Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 18.03.19

 

1-x-0-euro-sporting-clube-portugal-eurosouvenir-pr

 

"É simples. Não há dinheiro. E sem dinheiro, como se diz, “não há palhaços..”. Pelo menos palhaços que nos façam rir, que é para isso que servem os palhaços.

 

Como sabe, temos inúmeras entidades a reclamarem dívidas de milhões ao Sporting, por ter incumprido à esquerda e à direita com fornecedores, clubes, agentes, obrigacionistas, investidores, um nunca mais acabar de gente que está a arder com o Sporting. Essa gente, querendo, paralisa o Sporting.

 

Se quiser uma comparação, lembre-se do que teve de aceitar Portugal quando em 2011 o País entrou em pré-bancarrota. Portugal foi obrigado a contrair um empréstimo de 78 mil milhões de euros para pagar as suas contas e ficou a dever a uma Troika de credores, que nos fez e continuará a fazer pagar os empréstimos com língua de palmo por muitos e muitos anos ainda. Quem podia, saiu daqui e foi procurar uma vida melhor no estrangeiro. Saíram os mais qualificados e não voltaram porque entretanto são mais bem pagos e mais reconhecidos lá fora.

 

No Sporting CP já tivemos o nosso Sócrates, a nossa bancarrota e a nossa debandada de profissionais mais qualificados... agora é preciso pedir emprestado para pagar as contas, apertar o cinto, fazer das tripas coração e seguir viagem.

 

Os sócios não aguentam?... Como diria o dr. Fernando Ulrich, ex presidente do BPI, a propósito do aumento inevitável de impostos quando a Troika se instalou em Portugal: "ai aguentam, aguentam".


Infelizmente, é o que é".

 

Leitor: João Gil

 

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.03.2019 às 07:36

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 18.03.2019 às 09:06

Aqui está um comentário de um "verdadeiro" sportinguista! O post é sobre o estado das finanças do Sporting, mas fala do seu grande"amor"!!
Sem imagem de perfil

De josé antonio a 18.03.2019 às 10:16

Mais uma vez, o assunto são alhos e tu respondes com bugalhos.
Já aqui te disse várias vezes, toma as gotas com medida, são as da preteleira do meio, as outras, as da prateleira de baixo são para o reumático!
Irra, já cansa!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:28

O tipo de boca avulsa do leitor Yazalde, que eu apaguei por estar fora de contexto, é muito semelhante ao que o José António tem por hábito escrever aqui.

Procuramos, dentro do possível, e seja ou não opinião contrária, comentários construtivos para promover debate igualmente construtivo. Bocas avulsas e "gritos de guerra" não satisfazem esse critério.
Imagem de perfil

De Rampante a 18.03.2019 às 08:39

Fez muito bem em destacar este comentário de João Gil, uma vez que estamos perante um comentário extremamente lúcido e resumido, dos problemas actuais que tanta discussão geram...

Parabéns ao leitor João Gil
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:30

A contribuição dos nossos estimados leitores é reconhecida.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 18.03.2019 às 09:16

Vamos lá ver se percebi bem o autor do post…. "sem dinheiro, não há palhaços”

- Fomos o maior investidor no mercado de inverno com um investimento superior a 12M.
- Iniciámos o ano com algumas apostas na formação, e desde a entrada do novo treinador batemos o recorde de passados 10 anos jogarmos sem nenhum da formação.

Estes dois pontos contradizem a retórica de falta de dinheiro…. porque a realidade é que esta direcção sempre teve à sua mão a resolução do problema de tesouraria, como se viu na antecipação do contrato com a NOS…. a verdadeira questão são as rescisões, já que só aqui houve um prejuízo para o Sporting de cerca de 100M€....

Para os sócios aguentarem tudo…. como diz o autor do post, seria importante começar por informar os sócios da realidade e começar a apresentar soluções desta direcção e não usar os mecanismos deixados pela anterior direcção.
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 18.03.2019 às 10:20

Caro Schmeichel, uma opinião acintosa mas lucida.

Além de que o plantel do Sporting não é assim tão mau.

Tome-se o Braga como exemplo: não há um único jogador jogador que fosse titular no Sporting. Nenhum! Ou talvez Raul Silva, dada a lesão de Mathieu, mas nem mais um.

Logo o que explica o campeonato que o Sporting está a fazer não se esgota na qualidade do plantel, mas também na competência de quem gere.

A meu ver, Varandas foi muito, muito, muito incompetente em trocar Peseiro por um treinador sem curriculo naquela altura.

Doumbia, Nani e Montero sairam a custo zero, ZERO! Os três a custo zero!

O meu augúrio é que a retoma verde não acontecerá com Varandas. O leão precisa de garras.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2019 às 12:10

A saída de Nani e a saída de Montero enfraqueceram claramente a equipa, para poupar uns tostões abdicamos de competir com os outros grandes?
Má politica e dará mau resultado
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 12:26

"Uns tostões" ???

Creio que está a ler o livro errado...

Além do mais, Nani talvez faça alguma falta, mas não vejo essa disposição relativamente a Montero.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2019 às 13:05

Acha que não? Considerando a nulidade chamada Luís Phelippe? Faz lembrar o filme de 2016 quando em Janeiro se trocou Montero por Barcos.
Tostões dado que se gastou a diferença não é assim tão grande, além do que Nani tinha e tem valor de mercado, a zeros nunca.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:20

Bem... a qualidade de Luiz Phellype é uma questão lateral.

O Nani recebia milhões de salário e o Montero também era bem pago.

Não tive acesso ao contrato de Nani, mas uma vez que ele chegou a "custo zero", é muito provável que houvesse uma cláusula a permitir a sua saída do mesmo modo. A ida dele para a MLS, sem restrições nem compensação para o Sporting, terá uma explicação lógica, acredito.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 18.03.2019 às 14:18

É é isto a opiniao de um tolinho. Alguem que acha que ter acesso a bens fiados é sinal de ter dinheiro na carteira. Porque o Sporting comprou o equivalente a 12 milhoes é sinal de que tem muito no banco.

Ali no bairro onde morava tambem tinha muita senhora fina a beber galao e a comer torradas e a fumar cigarros uns atrás dos outros ás 3 da tarde enquanto o marido trabalhava. Depois veio a crise.

Vestiam muito bem, e falavam muito da sua própria seriedade.

Quem nao achava piada era a dona da pastelaria que nao via maneira de lhes cobrar o que comiam.

Sao tolinhos como tu Schmeichel que devem ser identificados e desmascarados. Antes ignoravam-te nas tascas, agora tem de levar contigo. Mas tolinho és e tolinho serás.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:34

Devemos reconhecer o esforço da actual liderança em tentar reforçar o plantel no mercado de Janeiro, algo que todos nós queríamos.

Terá investido cerca de 12 milhões, o que não significou que desembolsou esse valor de imediato. É óbvio que andou no mercado à procura de jogadores com alguma qualidade mas de valor acessível.

O argumento que devíamos simplesmente recorrer à formação é, em grande parte, pura ilusão.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2019 às 14:53

"Porque o Sporting comprou o equivalente a 12 milhoes é sinal de que tem muito no banco."
Não, é sinal é que está mais endividado, para quem não tem dinheiro endividar-se mais não me parece boa política....
Sem imagem de perfil

De Cantona a 18.03.2019 às 09:54

É muito fácil antecipar receitas e cortar gastos, a parte difícil vem a seguir: no caso do governo a falta de investimento público, e no Sporting a fraca qualidade do plantel.

Benfica e Porto estão a gastar 90/100M em salários, ou seja, é preciso tempo reequilibrar as forças, para ganhar tempo é preciso gerir expectativas, e para gerir expectativas é preciso saber comunicar.

É injusto para a direcção, mas a realidade é que a massa adepta olha para esta época como o ano zero, ou seja, na próxima a exigência vai dar um grande salto, e nessa altura, com as dívidas pagas e as contas equilibradas, é preciso ter algo para mostrar. Se isso não acontecer volta a instabilidade vai voltar a reinar, porque até agora ninguém a única mensagem que se passou aos adeptos é que é para ganhar, o mais rapidamente possível. Lá está, gestão de expectativas.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 18.03.2019 às 10:03

Bom dia,
Misturar politica com futebol não me parece uma boa combinação mesmo sendo uma comparação.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 12:28

Fica ao critério de cada um.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 18.03.2019 às 15:51

Boa tarde, de acordo é só uma opinião não quero mudar critérios de ninguém.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 16:09

Não é questão de importância superior. Não passa de uma mera analogia, mais relevante para uns do que para outros.
Perfil Facebook

De Luis Vicente a 18.03.2019 às 10:04

Quanto ao post!
Excelente análise,lúcida e transparente e a meter a mão na ferida.
Só não entender quem não quiser.
Mas eu por exemplo,não consigo perceber como SportingSad,vai sair deste problema devido há facturação demasiado baixa e os custos operacionais demasiado elevado.
Cortando na despensa e nos custos,mas aí depois aparecem os adeptos que querem vitórias a qualquer preço,mesmo que se tenha de hipotecar p futuro da SAD.
Está complicado,mas tudo tem solução,desde que haja vontade.

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 18.03.2019 às 11:06

Aviso..
Não sou contra ninguém, sou sim contra ideias feitas.
Não são as pessoas, sim as ideias.
Entendam isto!.. É bom que não se confunda para manter uma sã discussão.

E agora, cá vai disto..
Se falta dinheiro procurem soluções, não palavras e compaixão.
As soluções não passam por pedir união, paz ou queixar-se da herência.
E isto, é que se ouve e lê por todos os lados..
E não é novidade nenhuma.. É assim desde tempos.. Uff!.
Só vi dois Presidentes que procuraram a solução mais que a quexinha, Dias da Cunha e Roquette. Vejam lá bem, até ganhamos campeonatos e fomos a finais. E paz, nem ver-la quando a mereciam.

1- A união é sinónimo de yes man!. E para melhor exemplo, o Bruno e os seus 90%
2- A paz, consegue-se quando a barriga está cheia.. Exemplo claro, os outros dois grandes clubes portugueses.
Pedir paz a "esfomeados" é matar galinha dos ovos d'ouro.
3- A maldição da herência passada, nunca pode ser um factor. Nunca!.. Nunca... Por exemplo, clubes que quase se perderam no anonimato FCPorto, FCBayern, Atl. de Madrid e muitos outros.
2- Queixinhas, são palavras que pedem compaixão, acho inadmissível.. Não vai da mão com o querer ser forte. Todos sabemos que não leva a nenhum lado. Fazer-se o coitadinho é duma pobreza mental.... Exasperante!

Já sei que isto não serve de nada..
Mas, repito..
A dita união, paz e fortaleza mental.. Consegue-se no campo, com vitórias.
Se o João Gil deu um exemplo do país eu dou como exemplo o C. Ronaldo. Sem união, sem paz, sem queixinhas mas sim, com soluções..
A unica maneira de obter o sucesso.

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De antonio a 18.03.2019 às 16:52

Este é o comentário mais lúcido. Simplesmente parece que as solucoes que se vao encontrando nao sao ainda o suficiente para jogar na mesma liga dos outros dois. Boa parte por causa das pesetas (ou falta delas) como referiu o autor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 22:38

Não é tão simples como isso!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 18.03.2019 às 17:28

Carlos N.T
Imagem de perfil

De Greenlight a 18.03.2019 às 11:48

Não vou discorrer muito acerca do "...nosso Sócrates, a nossa bancarrota..." Apenas importa dizer que com a contratação de JJ e as contratações de jogadores (muitos de categoria duvidosa) que se se seguiram (nessa altura, o JJ ainda não era um "expert" em academias de formação) o Sporting inflaccionou a sua folha salarial numa tentativa, frustrada, para ganhar o campeonato. Esse modelo, o da não utilização de jogadores da formação, parece apenas funcionar com o Fcp. O Sporting tem que baixar a folha salarial e olhar para a sua formação como o Slb já está a fazer. Mas, para isso há que ter um treinador que não tenha medo de apostar nos jovens, como o Slb tem, bem se que por mais um bambúrrio da sorte e não por escolha do seu presidente. Apostar nos jovens não é tarefa fácil, veja-se por exemplo o caso de Ivanildo que faz parte, ao que consta, dos planos da próxima época. O rapaz é simpático e bom atleta mas não serve, como se viu ontem em Moreira de Cónegos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:23

A performance de Ivanildo ontem desapontou-me imenso. Responsabilidade clara em dois dos golos do SLB, mesmo que João Félix estivesse em posição irregular no primeiro.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 18.03.2019 às 15:56

Boa tarde, como aqui defendi a continuação de JM é muito importante Ivanildo não está preparado para ser já uma aposta. Mesmo com Neto temos de 3 centrais do mesmo valor é o minimo.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 16:07

Bem... não é justo avaliar o jovem Ivanildo por um só jogo. Teve uma partida infeliz, é verdade, mas tem sido titular no Moreirense, clube que está a fazer um excelente campeonato.

O dilema com Mathieu, obviamente, é o seu elevado salário. Depois de Bruno Fernandes e Coates, será o jogador com o maior vencimento da equipa.
Sem imagem de perfil

De sloct a 18.03.2019 às 21:53

Infelizmente caro Rui, a avaliação do Ivanildo não é feita por um jogo, é feita por duas épocas a competir na (defunta) equipa B.

O jogador simplesmente não tem qualidade, nem para o Sporting nem para qualquer equipa com um mínimo de competência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 22:13

Bem... não posso dizer que o tenho acompanhado assiduamente, mas tinha outra ideia dele.

Sendo assim, teremos de rever o sector defensivo e ponderar seriamente não deixar sair Mathieu, elevado salário não obstante.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 22:41

P.S.: Curioso, no entanto, que ele seja um titular indiscutível no Moreirense, clube que está a fazer uma excelente época.

Poderá não ser jogador para o Sporting, mas leva a crer que será melhor do que assistimos ontem.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2019 às 12:06

Se não há dinheiro porque motivo se investiu uns milhões no mercado de inverno??
Mais uma razão para apostar na formação, onde está essa aposta?
E isso por si só justifica este futebol miserável e este treinador reles? Se não há dinheiro porque razão não se foi buscar um treinador português, jovem (mais barato) e conhecedor do futebol português?
Os jogadores não estão a receber ao fim do mês?
Só agora, ao fim de 6 ou 7 meses de nova direção apareceram as dívidas?
A situação do Sporting é complicada mas a política para o futebol profissional não tem sido a melhor.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 18.03.2019 às 12:12

No mercado de janeiro a direção procedeu a um corte na massa salarial global no futebol da ordem dos 10 milhões de euros/ano, segundo as notícias e as informações prestadas pelo clube. Portanto, aquilo que sucedeu resultou em princípio não num gasto, mas numa poupança. Quanto à formação, nao sei se viu ontem as duas (pelo menos) casas monumentais que o Ivanildo Fernandes deu contra o Benfica e que resultaram em dois golos oferecidos ao adversário (Ivanildo é o tal central maravilha da formação do Sporting que se diz que no ano que vem volta ao plantel para disputar um lugar de central..). O JJ custava 7 milhões por ano. Eu por exemplo defendo que se contrate não o JJ por 7, mas o Pep Guardiola, que custa 20 milhões por época. Só ele. Se conseguir convencer o Guardiola a vir treinar o Sporting na próxima época, vamos a isso. As dividas foram anunciadas na campanha eleitoral. Certamente se lembra que todos os candidatos, TODOS SEM EXCEPÇÃO, referiram nos vários debates os cerca de 130 milhões de déficit anual de exploração da SAD do Sporting. Foi tema diário de comentário durante meses nos jornais e nas TV’s. É público, está nos relatórios e contas do Sporting. São factos. As dívidas já lá estavam e a responsabilidade pelas mesmas tem dono(s) e rosto(s). Pode ignorá-las e fingir que não sabia. Como os anteriores não as pagavam, apareceram os credores para as executar. Pode não pagar e deixar que os tribunais lhe fechem a porta. É uma escolha dos Sportinguistas, claro. Eu sou Sportinguista e não quero que o clube feche a porta. Prefiro não ter basketball ou voleibol ou goalball ou outras modalidades que não têm público e gastam dinheiro do que não ter futebol à altura e ganhar campeonatos de kitesurf , de Karting ou de petanca, por muito respeitáveis que sejam algumas modalidades. Mas enfim, agora a culpa é do treinador e da nova direção. Pergunte ao Podence se quer voltar, ao Rafael Leão, ao William Carvalho, ao Gelson Martins e ao Rui Patricio...e já agora ao Tiago Djalo e ao Félix Correia. Quem criou as condições para hoje não termos futebol capaz nem formação suficientemente competente e em quantidade para a equipa principal não foram Frederico Varandas nem a actual direção. Se pensar um bocado mais friamente perceberá que a política é a possível, embora seja sempre possível fazer melhor e escolher outros caminhos para chegar ao objectivo desejado. SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 18.03.2019 às 12:56

Nunca leu ou lerá algo meu a afirmar que a culpa da situação financeira atual é da nossa direção atual, sei perfeitamente, e a maioria dos sportinguistas (exceto os fanáticos do destituído) sabem que o que se passa com as finanças é da exclusiva responsabilidade de direções anteriores (nomeadamente a última), há coisas ainda por explicar e muitos casos por resolver, alguns mesmo de polícia, espero bem e os sportinguistas esperam que a culpa não morra solteira. Ironias à parte nem JJ nem Keizer, não servem para o Sporting, como já se viu e comprovou.
Despachar jogadores a custo zero só para poupar em salários não sei se é boa ideia, enfraquecer a equipa á custa de tostões? Não há uma estimativa de custos no início da época? Ou foram despachados para gastar mais dinheiro em contratações?
Fala nos 10 milhões já agora fale no valor das contratações de Janeiro, e porque não pegar nesse dinheiro e regularizar dívidas do clube (como a do Rafinha por exemplo)?
Claro que o clube tem que pagar as dívidas, ninguém disse que não mas a forma de gestão do futebol profissional não me parece a mais correta nem a mais barata nem a que pode potenciar o valor dos nossos jogadores de formação:
A meu ver erros de palmatória:
- Deixar sair Montero e Nani: ficámos com 2 avançados centro, um deles está em crise psicológica, ou outro não tem categoria para calçar no Sporting (até hoje não o demonstrou), com isto a equipa enfraqueceu claramente
- Contratar um treinador sem curriculum e desconhecedor do futebol português, que "apostava" na formação, temos visto os resultados dessa "aposta". De certeza que há um treinador português mais barato, jovem e que aposte nos nossos jovens jogadores, despedir Peseiro foi acertado, contratar Keizer NÃO.
- Se se enfraqueceu a equipa com poupanças de 10 milhões em Janeiro porque motivo se gastaram 12 milhões em contratações no mesmo mês? Isto é poupar?
Não me parece, valia mais ir apostando nos putos........
Quanto á questão do Ivanildo: não sei o valor do miúdo nem o tenho acompanhado, mas se for a deitar fora jogadores jovens só porque cometem alguma fifia ou erro tinha muitos a deitar fora..... só um exemplo, Rui Patrício: Paulo Bento ateimou em dar-lhe a titularidade, mesmo após algumas fífias do jovem Rui Patrício, e dessa teimosia veja o que resultou: GR da selecção nacional, campeão da Europa em 2016, um dos melhores guarda redes da Europa e do mundo, isto tudo porque Paulo Bento apostou nele como o Sporting precisa de alguém que aposte nos jovens e não esta amostra de treinador.
Sem imagem de perfil

De RCL a 18.03.2019 às 14:15

Subscrevo o seu comentário, mais um com a qualidade e lucidez que nos habituou.
A nossa formação não é inferior à do Benfica(esta na moda) mas o anterior CD quase que a destruiu. O Sporting perdeu só com os jogadores que rescindiram centenas de milhões de euros.
Com o anterior CD o lema era : compre agora e pague depois. Na prática o SCP esta com as finanças abaixo de lixo, sob uma Troika qualquer.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.03.2019 às 14:25

Que a situação é má, todos sabemos, mas creio que so se saberá a verdadeira história através do resultados da Auditoria Forense.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo