Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 17.07.20

nomadic-camp-male-lions.jpg

Mantiveram-se como sócios, os verdadeiros Sportinguistas. Aqueles que seja qual for o presidente, o treinador os jogadores ou os resultados da equipa de futebol, mantêm-se fiéis ao grande Sporting Clube de Portugal. Aqueles que deixaram de pagar quotas, por não gostarem do presidente, do treinador, dos jogadores ou que querem, a todo custo, o regresso do Pastor, não fazem falta nenhuma ao Sporting! Não precisamos de letais ao Sporting. Foi bom ter havido esta limpeza geral.

Poucos clubes em Portugal ou no Mundo, se podem gabar de hoje poderem dizer que têm cerca de 75 mil sócios com as quotas em dia. Mesmo, com guerras internas, mesmo não ganhando (por vezes por não nos "deixarem") o campeonato de futebol há 17 anos, o verdadeiro Sportinguista não desiste... Somos a maior potência desportiva nacional factualmente. E... amamos o Sporting.

P.S.: Parabéns ao talvez maior clube de futebol inglês, o Liverpool, que depois de 30 anos sem ganhar o título inglês, se sagrou campeão. Eles, como o Sporting, jamais caminharão sozinhos..

Comentário do leitor J. Oliveira

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De Bento a 17.07.2020 às 08:41

Muito bom comentário.
Sem imagem de perfil

De Perry a 17.07.2020 às 09:05

Muito bom comentário. Agora eu como sócio cinco mil e tal quero competência. Os mandatos têm 4 anos.
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 17.07.2020 às 09:13

Antes de comentar, era importante perceber o que aconteceu e não estar a tentar denegrir outros sportinguistas.

O decréscimo do número de sócios não está relacionada com a destituição de Bruno de Carvalho, porque os sócios que deixaram de pagar quotas por causa da destituição de Bruno de Carvalho continuam na grande maioria a ser sócios do Sporting segundo o critério que foi definido pelo Conselho Directivo do Sporting, que era não ter quotas em atraso em Junho de 2018.

A sua destituição aconteceu no final de Junho de 2018 e quem votou contra a sua destituição teria que ser sócio e ter as quotas pagas nessa altura, por isso essa justificação não se aplica, este número só será possivel de quantificar na próxima renumeração ou extrapolar nos próximos relatórios de contas quando tivermos informação dos valores pagos em quotas.

O decréscimo de sócios é referente ao periodo que vai de 2005 até 2018, porque na renumeração anterior apenas foram removidos os sócios falecidos, por isso o decréscimo do número de sócios ser tão elevado e não qualquer relação entre este decréscimo e o Presidente anterior.
Sem imagem de perfil

De LG a 17.07.2020 às 10:08

Complementando o comentário anterior, do Paulo ferreira, é mais preocupante a descida dos sócios pagantes do que o número total de sócios.
Como é referido, em junho de 2018 havia quase 180 mil sócios, cuja atualização não era feita desde 2005. Ou seja, em 15 anos "perdemos" 75.000 sócios.

Mas a descida do número de sócios pagantes é "perigosa". Em setembro de 2018 (ou seja, na altura das eleições, em que haverá comprensivelmente, um esforço de pagar quotas em atraso) eram "só" 84.000, antes da renumeraçao seriam 66,67 mil, e com a recuperação dos 8 mil sócios anunciada na 4.ª feira passa para os números atuais: entre 74 a 75 mil sócios sem dívida de quotas e 32.000 com quotas em atraso até 2 anos, o que perfaz o total de 106.000 sócios.

Mais do que bravatas de dizer "ainda bem que saíram, que não fazem falta, ficamos com os autênticos", ou porque eram ovelhas adoradoras do "pastor", ou porque não gostam da direção, dos jogadores ou do-raio-que-os-parta, seriam importante perceber porque é que houve uma queda tão grande. Porque é que tanto sportinguistas (que entraram no período de Dias da Cunha, JEB, Godinho), com mais de 10 anos de sócio desistiram do clube. Em 2 anos perdemos 9 MIL SÓCIOS.

E o que é que ESTA DIREÇÃO está a fazer para os recuperar? Hoje já temos o André Bernardo (exclusivo do jornal do costume, claro) a dizer que a intenção até ao final do mandato é chegar aos 80 mil, mas como?
E de lembrar que em 2017/2018 o SPorting obteve 8,9 milhões de receitas de quotas, para o exercício 2020/2021 são estimados 8,1 milhões
Sem imagem de perfil

De José santos a 17.07.2020 às 10:56

Excelente post. Parabéns ao autor.. a verdade nua e crua 👏👏
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 12:50

A "verdade nua e crua" é inconveniente para alguns. Tem aqui 2/3 comentários nesse sentido.
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 17.07.2020 às 13:22

Caro Rui,

Eu acho que o post está incorrecto porque esta renumeração em nada ou quase nada foi influenciada pelos seguidores de Bruno de Carvalho.

Foram retirados de sócios todos os que deixaram de pagar quotas entre 2005 e Junho de 2018, e não os supostos seguidores de Bruno de Carvalho que deixaram de pagar quotas depois da Assembleia de destituição que ocorreu no final de Junho de 2018.

Vou dar o meu exemplo pessoal, o meu antigo número de sócio era o 86XX-0 e passei para 52XX-0, sou sócio desde 1980, baixei cerca de 3400 números, alguém acredita que estes 3400 sócios que deixaram de ser sócios são elementos que deixaram de pagar quotas porque o Bruno de Carvalho deixou de ser presidente?

Podem alguns milhares de sócios terem deixado de pagar quotas porque o antigo Presidente foi destituído, a questão é que isso em nada influênciou esta renumeração, quanto muito vai influenciar a seguinte, só teria tido impacto se o Conselho Directivo tivesse decidido que eliminava os sócios com quotas em atraso superior a 12 meses e não a 24 meses conforme foi decidido.

É bonito de ver alguns sócios a continuarem com guerras iguais as que Bruno de Carvalho fazia, em que há sócios de primeira e sócios de segunda, e se calhar alguns dos que dizem isso nem sócios são...

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 14:56

É a sua leitura do caso...
Sem imagem de perfil

De José santos a 17.07.2020 às 16:34

Eles só têm de lidar. É a verdade. O dono deles aldrabou a renumeração de 2015 pra iludir... Caíram agora na realidade..
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.07.2020 às 11:28

O clube não se pode confundir com quem, transitoriamente, o dirige. Claro que quem alcança vitórias consegue cristalizar a sua posição e até usar o seu estatuto de dirigente de um grande clube para proteger as suas actividades, menos legítimas, fora do clube e não é preciso identificar esses casos em Portugal pois é, por demais, evidente.
O Destituído tentou agarrar-se ao lugar mas não teve nem arte, nem engenho, para alcançar as vitórias reais e não imaginárias para sustentar essa sua pretensão ilegítima. A propaganda, só por si, não convence os sócios, durante muito tempo e assim qualquer dirigente de clube terá que apresentar resultados desportivos ou, por mais competência que ele e os seus escribas anunciem, será substituído na primeira oportunidade.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 17.07.2020 às 13:25

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.07.2020 às 14:12

A propaganda era a principal arma, usada com maestria, pelo anterior presidente. Porque quanto a resultados desportivos é o que se sabe. E foi destituído, não pela falta de resultados, mas pelas razões sobejamente conhecidas. Se há um aspecto em que esta Direcção é inábil, é na manipulação informativa. Portanto a regra dos resultados desportivos não é taxativa.
Sem imagem de perfil

De LG a 17.07.2020 às 15:23

"Se há um aspecto em que esta Direcção é inábil, é na manipulação informativa".

Atualmente, não concordo. Nesse aspeto, André Bernardo e Miguel Braga são bons no que fazem
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.07.2020 às 15:29

Nação Valente sentiu necessidade em falar na actual Direcção. E diz que a mesma é inábil na manipulação da informação. Talvez seja, mas não é apenas aí que é inábil. Tem revelado uma inabilidade extraordinária na gestão do futebol profissional que é e tem que ser o motor do Sporting, como Varandas disse e repetiu à exaustão, na campanha eleitoral.
Mantenho que os resultados são determinantes na manutenção das Direcções como se pode, facilmente, constatar no Fcp e Slb. Aí, as trapalhadas sucedem-se mas enquanto houver vitórias, no futebol, os artistas não largam o cadeirão do poder.
Voltando ao Destituído, bem sei que as razões formais para sustentar a destituição não se prendem com os resultados desportivos, mas é legítimo perguntar, se o Destituído tivesse vencido um campeonato, os sócios do Sporting teriam tido a clarividência de o destituir ou fariam como os do Fcp e do Slb que mantêm os tais cavalheiros há muitos anos na liderança dos respectivos clubes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 15:40

Se os sócios do Sporting tivessem feito isso, mereceriam o mesmo desrespeito que os sócios e líderes do SLB e FCP.

Há quem feche os olhos, fingindo que não se passa nada, mas nem todos nós somos assim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 15:44

P.S.: Já não vencemos o campeonato há 17 anos. É tudo culpa da actual Direcção?

Será melhor fazer alvo de muitos mais...

Mas continuem com essa "política" de decidir tudo com base nos resultados do futebol. Nem daqui a cem anos voltaremos a vencer!

Não aprendem nada, é só dar à língua crítica, a "nobre" tradição portuguesa.
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.07.2020 às 17:35

Os sócios que exigiram a vitória no campeonato em curso não são realistas. Eu não esperava tanto mas, confesso, que me surpreendeu uma época tão negativa. A actual Direcção "propagandeou " que a época tinha sido muito bem preparada e até disseram ( Varandas e Zenha) que o Sporting estava mais bem preparado que os rivais. Na verdade, foi a actual Direcção a criar expectativas irrealistas, mas, como disse Nação Valente, a actual Direcção é muito inábil em matéria de propaganda.
Na parte que me toca e como sócio, com quotas pagas e sem interrupções, apenas "exijo", no próximo ano, melhores resultados do que na presente época. E já agora que acertem, pelo menos numa contratação, até agora foi ZERO de acerto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 20:16

Não subscrevo esse seu ZERO, mas reconheço que a nossa identificação com futebol é muito diferente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 17.07.2020 às 17:56

Greenlight,

Sempre disse que um dos pontos fracos desta Direcção foi a gestão do futebol, aliás como outras, umas vezes por falta de recursos financeiros, outras por excessiva e má aplicação desses recursos. O problema, na minha perspectiva, tem a ver com a tentativa de ganhar um campeonato a qualquer preço.
Desde há muitos anos que o futebol é hegemonizado por dois clubes, muitas vezes de forma desonesta. Das duas uma: ou o Sporting segue o mesmo caminho,do que discordo, ou tem de construir uma base sólida, sem pressas e sem pressão no imediato, ou vai esperar muitos mais anos para conseguir ganhar campeonatos.
Ao adepto de futebol, de uma forma geral, pouca interessa se os resultados se conseguem dentro do campo, ou nem tanto. Por isso,se perpetuam no poder as Direcções que refere. No Sporting o Presidente destituído procurou seguir as pisadas do "mestre" do Norte, mas faltou-lhe sagacidade e inteligência. Se tivesse ganho um campeonato a história seria diferente. Mesmo assim, mais tarde ou mais cedo, teria feito asneira porque faz parte da sua natureza.
Imagem de perfil

De Greenlight a 17.07.2020 às 18:02

Nação Valente, estou completamente de acordo com o seu comentário das 17h56.
Sem imagem de perfil

De Bento a 17.07.2020 às 16:08

Completamente de acordo Nação Valente
Sem imagem de perfil

De Schemeichel a 17.07.2020 às 12:19

Portanto segundo o autor do post todos os sócios que se mantiveram são verdadeiros sportinguistas….. é a primeira vez no Camarote Leonino que me incluem na lista dos verdadeiros sportinguistas….. uma espécie de lista VIP para entrar na discoteca do Tamariz.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 12:47

É nesse local que os brunistas e restantes antis se concentram?

Parece que o Schmeichel está dentro do assunto.
Sem imagem de perfil

De Schemeichel a 17.07.2020 às 13:32

O local de encontro deveria ser uma Assembleia geral, local esse, onde democraticamente os sócios têm o direito de ser ouvidos.
Mas como diz o autor do post, o Sporting é só dos verdadeiros….. uns como são falsos, não têm direitos.
Sem imagem de perfil

De José santos a 17.07.2020 às 13:51

Diz bem, deveriam ser ouvidos.. mas há quem só pra lá vá para criar confusões, insultar e impedir que os sócios falem.. ou já se esqueceram do que os seguidores do pastor fizeram ao Sousa cintra, teve desistir de falar?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 17.07.2020 às 16:28

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Bento a 17.07.2020 às 16:28

"Diz bem, deveriam ser ouvidos.. mas há quem só pra lá vá para criar confusões, insultar e impedir que os sócios falem"

👍
Sem imagem de perfil

De Bento a 17.07.2020 às 16:14

Engraçado, não me lembro de você ter ficado incomodado quando o guru tratava mal os sportinguistas, se calhar ainda o exaltava como era seu costume.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2020 às 13:29

A mim pouco me interessa se foram recuperados ou não sócios.
Eu quero é que os sócios PAGUEM as quotas. O que interessa é o money total que se recebe das mesmas.

O que me interessa ter 100000000000 sócios, se só 10 pagarem?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.07.2020 às 14:57

E fazer referência aos factos que foram publicados?
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 17.07.2020 às 17:53

Não foi publicado nada sobre quotização. Essa só vem no relatório anual. E é dessa que eu estou á espera.
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 17.07.2020 às 13:36

Bravo, J. Oliveira! É assim mesmo.
O Sporting Clube de Portugal não é, nunca foi nem nunca será apenas uma instituição de pontapé na bola - mas, sim, indubitavel e comprovadamente, a maior potência de sempre, não só do desporto português, mas igualmente - pelo seu longo historial de conquistas, títulos e troféus, alicerçado num absolutamente inigualável eclectismo - um dos maiores, senão mesmo o maior, Clube desportivo do Mundo, do qual se orgulham os verdadeiros, sempre leais e fiéis sportinguistas!
Sem imagem de perfil

De José santos a 17.07.2020 às 16:41

A remuneração foi a melhor coisa que poderia ter acontecido neste momento.. por alguma coisa o pastor incitou o seu rebanho a pagar,pra evitar perder a pouca base de apoio que ainda tinha nas assembleias, se quiser ter ideia de voltar...

Com esta limpeza, serão meia dúzia de acólitos como sócios, dificilmente conseguirá ter base sócios para tentar voltar

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo