Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Depois de já passada a euforia da vitória, e o nervosismo do (longo) dia de ontem, cabe-me também fazer algumas considerações sobre esta (brilhante) conquista do nosso Clube:
1 - Caro Dr. Varandas: permita-me que o felicite, demonstrou trabalho e competência, os sportinguistas só podem estar agradecidos. Eu faço mea culpa. É certo que fui uma das vozes aqui no Camarote Leonino que mais criticou a sua gestão, principalmente do futebol profissional, mas esta época tive clara percepção (desde o primeiro dia) que o trabalho desenvolvido iria dar frutos.
Assim aconteceu para grande felicidade minha e de todos os sportinguistas. Espero que o seu mandato seja pleno de realizações para o Sporting CP e obviamente para todos nós. Demonstrou grande acerto e aprendeu com os erros do passado (Quem não erra? Todos erramos...). Soube reunir as condições ideais para o sucesso e esse mérito é inteiramente seu.
2 - Caro Rúben Amorim: fui também daqueles adeptos/treinadores de bancada, muito céptico em relação à sua contratação e especialmente pelos valores envolvidos e falta de experiência, pior fiquei (eu e muitos sportinguistas) com a ponta final da época passada, se dúvidas existiam elas aumentaram...
Mas esta época as coisas mudaram; o Rúben soube construir uma verdadeira equipa, sem vedetas, (embora tenha muitos jogadores com imenso talento e qualidade) sem casos, com um balneário bem blindado e completamente à prova de intrigas e isso sentiu-se desde o princípio, a união e espírito de grupo daqueles rapazes é uma coisa extraordinária. A força mental que exibiram durante a época não é para todos, foi ela que muitas vezes permitiu vencer quando parecia impossível.
Todo este cenário favorável o Rúben Amorim soube construir, com humildade, com os pés bem assentes na terra e o trabalho feito é só para os predestinados e tenho a certeza que o Rúben é um deles. O meu eterno obrigado por tudo o que nos deu esta época e confio que consigo o futuro vai ser grande! Devo também saudar a restante equipa técnica, sem o vosso trabalho (muitas vezes invisível aos olhos dos adeptos) nada disto seria possível.
3 - Pra vós jogadores que semana após semana nos fizeram sonhar, que jogo após jogo demonstraram que são uma verdadeira equipa, com uma garra inigualável, que souberam enfrentar ventos e marés com uma força e um crer extraordinários, tiro o meu chapéu!
Sei quanto custou dentro de campo sentir na pele o juízo de apitadores manhosos, com critérios desiguais, coadjuvados por "VARs distraídos"... mas a melhor resposta souberam sempre vocês dar, a resposta da grande força de um colectivo "antes quebrar que torcer" e só assim levaram a bom porto o anseio da Nação Sportinguista!
Foram humildes, abnegados, verdadeiros leões que souberam deixar a pele em campo e comer a relva quando foi preciso. Mas também souberam dar um toque artístico e muito pessoal ao vosso jogo! O vosso talento e atitude são a nossa alegria! OBRIGADO!
4 - CA e Conselho de Disciplina - Apesar da alegria imensa que sinto, não me esqueço de vós, dedico-vos também esta vitória do Sporting Campeão e creio que também muito do mérito vos pertence. Interrogam-se porquê? Estarei a ser irónico? Não!
O que não nos mata, torna-nos mais forte e a vossa (in)justiça, forte connosco, fraca com quem manda nisto tudo (nos corredores podres do futebol português), foi bem evidente durante toda a temporada: as arbitragens manhosas, os castigos em alturas fulcrais, os processos e a ameaça constante e velada... tudo serviu para deitar abaixo uma equipa de jovens que só queria ganhar dentro do campo.
A vossa perseguição só serviu para fortalecer a equipa; os jogadores sentiram na pele todas as injustiças, não só com eles mas também com quem os comandava e isso foi um tónico poderoso, muitas vezes, para triunfar é na injustiça que vamos buscar forças e não tenho dúvida nenhuma que esta época assim foi, portanto o meu muito obrigado, sei que este momento deve ser especialmente penoso para vós mas é a vida, comprem Rennie, sempre alivia a azia....
Já vai longo o comentário, uma palavra muito especial para todos os que acreditaram!
O SPORTING É CAMPEÃO!
Comentário do leitor Paulo Salcedas
NOTA: Muito pelo momento extraordinário que atravessamos, decidi transcrever este comentário, que, na minha opinião, é excelente, apesar de ser excessivamente extenso para esta rubrica. Isto, porque sei por experiência própria que os leitores tendem não debater textos muito longos - salvo raras excepções - e também porque a estruturação e recomposição (mínima) de textos deste género dão-me muito trabalho. De qualquer modo, fica o nosso agradecimento ao leitor Paulo Salcedas.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.