Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 13.05.21

185671533_10157721657171555_6101532310712000298_n.

Depois de já passada a euforia da vitória, e o nervosismo do (longo) dia de ontem, cabe-me também fazer algumas considerações sobre esta (brilhante) conquista do nosso Clube:

1 - Caro Dr. Varandas: permita-me que o felicite, demonstrou trabalho e competência, os sportinguistas só podem estar agradecidos. Eu faço mea culpa. É certo que fui uma das vozes aqui no Camarote Leonino que mais criticou a sua gestão, principalmente do futebol profissional, mas esta época tive clara percepção (desde o primeiro dia) que o trabalho desenvolvido iria dar frutos.

Assim aconteceu para grande felicidade minha e de todos os sportinguistas. Espero que o seu mandato seja pleno de realizações para o Sporting CP e obviamente para todos nós. Demonstrou grande acerto e aprendeu com os erros do passado (Quem não erra? Todos erramos...). Soube reunir as condições ideais para o sucesso e esse mérito é inteiramente seu.

2 - Caro Rúben Amorim: fui também daqueles adeptos/treinadores de bancada, muito céptico em relação à sua contratação e especialmente pelos valores envolvidos e falta de experiência, pior fiquei (eu e muitos sportinguistas) com a ponta final da época passada, se dúvidas existiam elas aumentaram...

Mas esta época as coisas mudaram; o Rúben soube construir uma verdadeira equipa, sem vedetas, (embora tenha muitos jogadores com imenso talento e qualidade) sem casos, com um balneário bem blindado e completamente à prova de intrigas e isso sentiu-se desde o princípio, a união e espírito de grupo daqueles rapazes é uma coisa extraordinária. A força mental que exibiram durante a época não é para todos, foi ela que muitas vezes permitiu vencer quando parecia impossível.

Todo este cenário favorável o Rúben Amorim soube construir, com humildade, com os pés bem assentes na terra e o trabalho feito é só para os predestinados e tenho a certeza que o Rúben é um deles. O meu eterno obrigado por tudo o que nos deu esta época e confio que consigo o futuro vai ser grande! Devo também saudar a restante equipa técnica, sem o vosso trabalho (muitas vezes invisível aos olhos dos adeptos) nada disto seria possível.

3 - Pra vós jogadores que semana após semana nos fizeram sonhar, que jogo após jogo demonstraram que são uma verdadeira equipa, com uma garra inigualável, que souberam enfrentar ventos e marés com uma força e um crer extraordinários, tiro o meu chapéu!

Sei quanto custou dentro de campo sentir na pele o juízo de apitadores manhosos, com critérios desiguais, coadjuvados por "VARs distraídos"... mas a melhor resposta souberam sempre vocês dar, a resposta da grande força de um colectivo "antes quebrar que torcer" e só assim levaram a bom porto o anseio da Nação Sportinguista!

Foram humildes, abnegados, verdadeiros leões que souberam deixar a pele em campo e comer a relva quando foi preciso. Mas também souberam dar um toque artístico e muito pessoal ao vosso jogo! O vosso talento e atitude são a nossa alegria! OBRIGADO!

4 - CA e Conselho de Disciplina - Apesar da alegria imensa que sinto, não me esqueço de vós, dedico-vos também esta vitória do Sporting Campeão e creio que também muito do mérito vos pertence. Interrogam-se porquê? Estarei a ser irónico? Não!

O que não nos mata, torna-nos mais forte e a vossa (in)justiça, forte connosco, fraca com quem manda nisto tudo (nos corredores podres do futebol português), foi bem evidente durante toda a temporada: as arbitragens manhosas, os castigos em alturas fulcrais, os processos e a ameaça constante e velada... tudo serviu para deitar abaixo uma equipa de jovens que só queria ganhar dentro do campo.

A vossa perseguição só serviu para fortalecer a equipa; os jogadores sentiram na pele todas as injustiças, não só com eles mas também com quem os comandava e isso foi um tónico poderoso, muitas vezes, para triunfar é na injustiça que vamos buscar forças e não tenho dúvida nenhuma que esta época assim foi, portanto o meu muito obrigado, sei que este momento deve ser especialmente penoso para vós mas é a vida, comprem Rennie, sempre alivia a azia....

Já vai longo o comentário, uma palavra muito especial para todos os que acreditaram!

O SPORTING É CAMPEÃO!

Comentário do leitor Paulo Salcedas

NOTA: Muito pelo momento extraordinário que atravessamos, decidi transcrever este comentário, que, na minha opinião, é excelente, apesar de ser excessivamente extenso para esta rubrica. Isto, porque sei por experiência própria que os leitores tendem não debater textos muito longos - salvo raras excepções - e também porque a estruturação e recomposição (mínima) de textos deste género dão-me muito trabalho. De qualquer modo, fica o nosso agradecimento ao leitor Paulo Salcedas.

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


44 comentários

Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 13.05.2021 às 08:56

1º Parabéns a todos os Sportinguistas por este titulo maravilhoso que tive o prazer de festejar com o meu filho pela 1ª vez!

Peço desculpa pelo off-topic mas recomendo que o Rui publique o post do Neto penso que na conta do seu instagram ... BRUTAL!!!

SL

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.05.2021 às 09:07

Enquanto que agradeço a recomendação, já tenho desde ontem um post com as considerações de Luís Neto que talvez publique amanhã.

Nas "histórias dos campeões". hoje foi a vez de Matheus Nunes.
Perfil Facebook

De Alberto Albuquerque a 13.05.2021 às 09:31

Rui Gomes

Este comentário do Paulo Salcedas representa todo o PENSAMENTO E ORGULHO que os Sportinguistas têm pela conquista de mais um campeonato. revelando todos os intervenientes, que merecem o nosso agradecimento e respeito, pois muitos contribuíram para esse êxito, estando á frente de todos os jogadores, que foram soberbos , o mal amado treinador, que demonstrou que todos estávamos errados, com uma humildade e competência de louvar e o Staff da SAD, que acertou no plano para atacar esta época. Todos os Sportinguistas esperam que esta vitória seja a primeira de muitas, sempre com respeito por todos os clubes e sem ajudas de ninguém, pois o nosso ADM não premeia as falcatruas. Uma palavra para os assopradores que nos tiraram pontos, que façam uma reflexão, pois é tempo dos jogos em Portugal serem verdadeiros e sem casos onde se nota as ajudas divinas, que não devem existir. Fernando Albuquerque (SCP CAMPEÃO)
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 13.05.2021 às 10:15

É justo e razoável para que todos os que criticaram Varandas, e eu fui um deles, metam a viola no saco e reconheçam e agradeçam o seu trabalho.

Este título é do Ruben e dos jogadores, mas começa no trabalho do presidente Varandas.

Viva o Sporting Clube de Portugal!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 11:31

Sem dúvida caro Juskowiak, eu faço mea culpa, não tenho problema nenhum. Só os burros é que não mudam de opinião e eu (felizmente) não me conto nesse lote.
Varandas e a sua equipa fizeram esta época um extraordinário trabalho e sinto que assim continuarão.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 13.05.2021 às 12:23

Paulo Salcedas

Eu votei no Dr. Varandas, pois os outros não me mostraram capacidade para tomarem conta da nau praticamente naufragada. Na altura pensei que seria óptimo o SCP arranjar investidores, pois a crise era muito grande. Havia um concorrente, que dava essas garantias. Mas, as opiniões , que ouvi é que o SCP não deveria ser "vendida" a terceiros, pois a ideia era que o nosso clube deveria continuar a ser dos associados. Confesso que é um assunto muito complicado, pois se repararmos os grandes clubes de futebol e noutras modalidades estão nas mãos de investidores. Uma coisa eu nunca abdicarei . é ser do Sporting. Por este motivo , que explico, optei pelo Dr. Varandas que estava dentro do clube e que tinha já uma boa experiência como médico e que sabia o que era necessário para o SCP ressurgir, pois andou á deriva algum tempo. Fez muitas asneiras, que não o culpo totalmente, pois se não tiver um bom director de futebol, difícil será meter-se em contratações de jogadores, pois a gestão de um clube é muito complexa., por isso o critiquei muitas vezes. Felizmente os dirigentes da SAD do SCP esta época mudaram o chip e essa mudança deu os resultados que estão à vista. Houve a contratação do Rúben em termos nada normais, mas quando se aposta na formação e se consegue estar desde a 6ª.l jornada à frente do campeonato, tudo o que nos parecia errado foi esquecido. Parabéns a todos. Fernando Albuquerque (SCP CAMPEÃO)
Sem imagem de perfil

De José Silva a 13.05.2021 às 11:35

Já agora e como não sou hipócrita nem mentiroso, também critiquei o Presidente quando fez aquelas contratações completamente falhadas de jogadores sem qualquer valor e não vale a pena referir os seus nomes porque toda a gente sabe quem foi mas, também sempre disse que o Presidente devia cumprir o seu mandato até ao fim sem qualquer sombra de dúvida porque o Sporting precisava e precisa de ter estabilidade. Já agora, e se não for demais, acabar o campeonato sem derrotas seria lindo..!
NB: Houve um presidente de um clube nosso rival,que deu há tempos uma entrevista dizendo que o nosso Presidente Varandas, devia dedicar-se à medicina..! Tenho a certeza que neste momento, a cabeça dele, não cabe sequer na Avenida dos Aliados...!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 11:43

eheheheheh será caso para dizer que para esse presidente o Sporting é cirurgicamente campeão? eheheheheheh
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 13.05.2021 às 11:42

Que grande comentário, grande campeão!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 11:44

Obrigado, campeão! SOMOS!
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 11:48

Até no discurso e na mensagem para fora Varandas melhorou substancialmente, muitas vezes era alvo de crítica por parte dos adeptos/sócios por essa questão mas esta época soube sempre quando falar, quando não o fazer e foi assertivo nas suas comunicações. Isso para mim vale o que vale (os atos valem mais que as palavras), mas sei que a comunicação é importante, muito importante para grande parte do universo leonino.

Quando se trabalha com seriedade e competência, os resultados mais cedo ou mais tarde aparecem e o êxito desta época do Sporting reflete isso mesmo.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 13.05.2021 às 12:16

Excelente comentário, que subscrevo na totalidade. Só falta a Varandas - e se quiser ser presidente por muitos anos - unir o que falta unir do Sporting, conforme promessa eleitoral. Sem alarde, com recato - como é aliás seu timbre - falta reunir com algumas sensibilidades e claques, agora que está numa posição de vencedor, mas com humildade é mais fácil poder unir toda a Nação Sportinguista de uma vez por todas.
Todos nós lhe ficaríamos gratos para sempre.

SL
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 12:47

Eu penso que este titulo tem também esse condão: unir os sportinguistas, aliás, essa união foi muito evidente ao longo desta época.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.05.2021 às 12:32

Subscrevo a "carta" das "palavras que nunca te direi" do Paulo, mas gostaria de acrescentar algo mais.

O presidente Drº Varandas foi criticado no momento que mereceu essas criticas, óbviamente que tentava e acreditava ele próprio que estaria a fazer o melhor pelo Sporting mas cometeu erros graves na preparação da época anterior, tal como Sousa Cintra com aquela sua "pancada" do Peseiro, o Drº Varandas foi desencantar aquele holandês que nunca ninguem tinha ouvido falar e ninguem sabe onde está agora, depois aquelas horríveis contrataçôes em cima do joelho foram demais evidentes que tinha que parar para repensar a política do futebol. E foi o que fez e muito bem, é apartir daí que começa a merecer todo o nosso respeito e elogios porque mostrou capacidade para reagir, para não desistir e recordamos que ao mesmo tempo "lavava" no silêncio as instalaçôes da Academia, dando-lhe um rosto completamente novo e muito renovado.

Depois não podemos esquecer o mal amado Hugo Viana, eu próprio faço mea culpa, todos estavamos convencidos que ele não tinha vida para aquilo e afinal como o Porro fez em Braga enganando a toda a gente naquele cruzamento que nunca saiu, o Hugo tambem nos enganou e bem a todos, porque afinal está a formar-se num excelente diretor do futebol e merece ele também o muito reconhecimento de todos os Sportinguistas e já agora um pedido de desculpas de todos nós.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 12:39

Exatamente Julius, mais importante que tudo é que Varandas soube aprender com os erros, dar a volta por cima e tomar as decisões certas e isso é fundamental. Tenho a certeza que o trabalho conjunto Varandas/Viana/Amorim foi o dínamo que colocou o futebol profissional na rumo certo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 12:45

Já agora o Keiser não foi assim tão mau, no (pouco) tempo que teve em Alvalade ganhou uma taça da Liga e uma taça de Portugal, coisa que o Bazófias do outro lado da 2ª circular, o treinador que ia arrasar e é pago a peso de ouro (já o era no Sporting) não conseguiu sendo que de 2015 a 2018 ganhou apenas uma Supertaça.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 13.05.2021 às 12:47

Faltava melhor comunicação no grupo e uma equipa campeã constroi-se com todos esses detalhes que o Keiser não conseguia nunca dar.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 12:49

Sim, sem dúvida Julius, eu apenas quis dizer que o Keiser não foi assim tão mau, o Mestre da Tática fez pior (em termos de troféus) e esteve mais tempo em Alvalade.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.05.2021 às 13:17

Caro Paulo Salcedas,
As suas considerações são muito lúcidas, justas e sinceras, por parte de alguém que, muito precocemente, tentou mobilizar os adeptos com uma onda de crença na equipa.

Partilho muito da análise do Paulo, embora nunca tenha sido céptico em relação ao Rúben Amorim. Desde o início que a sua contratação me deu esperança no futuro. Sempre aqui disse, inclusivamente em post especifico sobre o tema, que o Rúben Amorim, tendo custado muito dinheiro, poderia não ser um treinador caro. Caros são os que não rendem, mesmo que baratos.

Um obrigado ao Paulo não só pela participação activa, mas também pela forma como, com essa participação, procurou criar uma onda de crença e apoio à equipa.
Paulo, cá estaremos à espera de um novo ACREDITAR, versão época 2021/22!

Um grande abraço de CAMPEÃO para CAMPEÃO!

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 14:30

É verdade caro Leão do Norte! Obrigado pelas suas sinceras palavras! Para a época que vem cá estaremos, com muita força e ACREDITAR!
Em relação ao RA é justo fazer mea culpa, no fundo por vezes é a nossa maneira de involuntariamente sermos treinadores de bancada e porque já lá vão muitos anos a sofrer com o Sporting por vezes a tendência é sermos céticos, sem esperar para ver e é sem dúvida como o caro Leão do Norte diz: "Caros são so que não rendem" - sejam jogadores, treinadores ou até direções.
Tenho a certeza que todos os sportinguistas agora abençoam o dinheiro que custou.
Abraço de CAMPEÃO
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 13.05.2021 às 16:15

Paulo, é um facto que nós sportinguistas, com muitos anos a sofrer, por vezes temos a tendência de sermos céticos, mas esse sofrimento, em determinados casos, pode ter o efeito contrário.
No meu caso particular, e em relação ao Rúben Amorim, foi essa situação que ocorreu. Por estar "escaldado" por más experiências recorrentes, ao verificar nele sinais promissores e diferentes de tudo o que tinha visto anteriormente, desencadeou em mim o optimismo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 16:37

É verdade, é o tal "clic" que por vezes não sabemos explicar, aconteceu-me o mesmo no princípio da época em relação à equipa, depois de andar o verão todo (diga-se a pré-época) a ouvir falar em equipas que arrasavam, em muitos e muitos milhões, em vedetas, craques, Cavanis e afins, começou o campeonato e logo nos primeiros jogos o "clic" pela equipa do Sporting aparece-me com força... a atitude era diferente, a garra estava lá, era um Sporting renovado, livre daqueles tons de fado cinzento e dramático que tanto nos tinham atormentado nas épocas anteriores e livre daquela maldita Lei de Murphy, inibidora das nossas esperanças e isso fez-me acreditar, com muita força!!
Abraço de CAMPEÃO PARA CAMPEÃO!
Imagem de perfil

De Greenlight a 13.05.2021 às 13:23

Oportuno e acertado comentário de Paulo Salcedas. Eu votei em Varandas por se ter apresentado como o único candidato capaz de fazer renascer o futebol depois da catástrofe de Alcochete. Fiquei muito desapontado e até irritado com a má época do ano passado, que tinha sido anunciada por Varandas como muito bem preparada e critiquei-o por isso. Varandas e Viana acertaram, depois, na escolha de Ruben Amorim e nos reforços para a equipa e isso cedo se começou a perceber no decorrer desta época.
Agora, na hora da vitória e depois dos elogios merecidos que Paulo Salcedas dirigiu a Varandas faltou, apenas, sublinhar a sobriedade com que Varandas abraçou a vitória histórica no campeonato, não tentando ofuscar a luz para a equipa, a maior protagonista. Essa atitude de Varandas só é comparável a de Amorim que nunca puxou a vitória para si próprio, secundarizando os seus jogadores ap contrário de outra gente que bem conhecemos. Ainda bem que personagens com esse carácter, ou falta dele, já não ensombram a vida dos sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 13.05.2021 às 16:44

É verdade, até nisso foi admirável o comportamento de Varandas, discreto, soube dar o protagonismo e o palco aos artistas, leia-se equipa.
E Amorim fez um excelente papel comunicacional de motivação aos jogadores realçando sempre o grande trabalho que eles iam fazendo, motivando-os seguramente ainda mais...

Quanto ao outro quando ganha é ele o génio, o Mestre da Tática, com um ego do tamanho do mundo, quando perde a culpa é de todos ou de tudo menos dele...
Também digo, é uma página da nossa história recente que não queremos ver repetida nunca mais
Abraço de CAMPEÃO.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo