Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 28.07.22

10609685_415951681918184_4522979515517818096_n.jpg

Um post invulgar desta rubrica dando destaque a um leitor - Luís Barros - que aqui e noutros espaços anda a passar uma mensagem negativa, que me parece encomendada, sobre a formação do Sporting CP.

Eis alguns dos seus comentários...

"Mais um que sai a custo zero (Hevertton Santos). O Sporting cada vez mais parece a Santa Casa da Misericórdia".

"É para isto que andamos a investir na formação? O Sporting quando compra por milhões 50% do passe de jogadores fica quase obrigado a valorizar o jogador que comprou e dar ainda mais a quem o vendeu. Em contrapartida o Sporting dá jogadores e habilita-se a ganhar 50% quando for vendido. O tempo e as direcções mudam, mas o defeito a negociar continua".

"Não estou preocupado com a ida do Hevertton para o Estrela da Amadora. Estou é preocupado quando vejo numa época saírem dezenas de jovens jogadores a custo zero. Quando isso acontece, algo correu muito mal na formação. A tão apregoada aposta na formação este ano fica limitada ao Gonçalo Inácio e isto se ele ficar no plantel. Estou em crer que essa bandeira já foi derrubada. E com isto também se perdem muitos milhões".

"A geração entre os 19 e os 23 anos foi praticamente desbaratada, porque, supostamente, não tinham qualidade para vestir a verde e branca. Muitos foram campeões juniores e seniores. Muitos saíram a custo zero com anos de investimento deles na formação. Isto é um fracasso a nível desportivo e financeiro. Neste momento também já se sente que muitos dos que andam entre os 17 e os 19 anos são para despachar. Se isto é apostar a formação..."

"Custo zero (vulgo borla) é para quem adquire o passe do jogador como é óbvio, porque para o Sporting, o custo que se teve na formação dos jogadores dá um saldo financeiro negativo.
Mas no meio disto tudo sai uma questão. Será que a falta de qualidade na formação será só atribuída aos jogadores? Aqui afirmo já que não. Assisti ao longo dos últimos anos a muitos jogos da formação e vi muitos jovens perderem-se pela fraca qualidade de alguns treinadores e de uma filosofia de formação desportiva errada, em que se deu mais valor ao indivíduo do que ao atleta. O Sporting forma atletas não forma seminaristas".

publicado às 03:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De Ze Pevide a 28.07.2022 às 04:18

Que tal traduzir o texto para Português…
Sem imagem de perfil

De Luís Barros a 28.07.2022 às 08:24

Encomendado é este espaço de diálogo que deveria de ser aberto a todo o tipo de opiniões, sem entrarem em conversas de baixo nível, ataques pessoais ou linguagem de tasca.
A presunção do moderador em muitos comentários, mostra um indivíduo com uma cultura democrática pouco acentuada, que provavelmente andará à procura de qualquer convite para voltar aparecer em fotografias com dirigentes do Clube.
Faz muito bem.
Sou sócio, detentor de lugar no estádio
e votei na atual direção, mas, felizmente, também tenho liberdade em pensar e ter as minhas próprias opiniões, que jamais voltarão a ser colocadas aqui, mas sim noutros espaços de debate entre sportinguistas onde diferentes ideias podem ser confrontadas sem a chancela de um lápis azul.
Agora percebo porque o Julius deixou de comentar neste espaço. A paciência tem limites.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 11:40

Com tudo isso, também tem a liberdade de não dizer tantos disparates, inclusive da referência ao Julius, que não é para aqui chamado.

Comenta um assunto sobre o qual não tem o mínimo de conhecimento. Já no outro post pedi-lhe explicações e nenhuma foi dada.

Curiosamente, os que se queixam do "lápis azul" têm todos um factor em comum, óbvio para quem os lê, inclusive do administrador daquele outro espaço que lhe dá todo o palco possível para propagar disparates.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.07.2022 às 12:17

Luís Barros,

Deixando de lado apreciações pessoais desenvolvidas neste comentário, e focando o debate no que li no texto introdutório, concluo que, como tenho vindo a dizer, este mundo está cheio de "catedráticos" que debitam opinião sobre tudo o que mexe.

Neste texto verifica-se não uma abordagem reflexiva e leiga sobre a questão da formação de futebolistas, mas a opinião assertiva de alguém que se apresenta como uma sumidade sobre o assunto. Não há interrogações, mas certezas.

Avaliar o trabalho complexo que se faz numa academia de formação, não pode reduzir-se a meia dúzia de "bocas" próprias de uma discussão de café, embora este se tenha transferido para o espaço das redes sociais. Na escola de formação do SCP, considerada uma das melhores do mundo, existe um trabalho de equipa que começa na prospeção, e acaba na formação final de atletas. Como em tudo na vida, e em qualquer tipo de formação, haverá excelentes, bons, medianos, e medíocres. E isso não é apenas responsabilidade da formação, mas da matéria prima com que se trabalha.

Na questão concreta da formação de qualquer clube, há um processo longo onde se vão passando etapas. A seleção é constante, desde a captação. Os que chegam ao nível profissional, como o jogador referido já passaram por todos os crivos, menos por um: ter competência para jogar na equipa principal. E isto é transversal a todas as escolas de formação, e não significa falta de qualidade da mesma..

A tese desenvolvida no texto peca pois, na minha perspetiva de leigo, por uma rigidez de pensamento, que simplifica o que é complexo. Ao longo de qualquer formação e não apenas a desportiva, os que chegam ao topo são uma minoria. O raciocínio apresentado pelo autor levanta uma interrogação. Como é possível encontrar os melhores sem arriscar apostar num número elevado, onde eles se encontram escondidos? Se tiver resposta apresente-a aos executores que como diz, desbaratam milhões, esquecendo os milhões que geraram na formação.

Sem imagem de perfil

De João F. a 28.07.2022 às 09:57

É mais um que se considera ter as ferramentas todas para julgar do lado de fora o trabalho feito na Academia e que cada jogador saído da Academia, terá que ser forçosamente um jogador para a equipa principal.
Pertence à categoria dos que pensam, que quando um jogador saído da formação não vinga na equipa principal, só pode ser da culpa dos técnicos, porque acreditam que um jogador de futebol se fabrica, tal como se fabrica pão ou outro produto de consumo. Não conseguem interiorizar, que um técnico de futebol tem como função fazer vir ao de cima as qualidades inatas de cada jovem jogador e que depois das primeiras escolhas, há os que as têm com um grau médio e outros (muito poucos) que as possuem com um grau elevadíssimo, mas que mesmo assim a partir duma certa idade não evoluem mais, por motivos de ordem psicológica ou social, o que dá como resultado que em dezenas de jovens futebolistas só sejam aproveitados 1 ou 2 de qualidade suficiente para jogarem na equipa principal do Sporting.
Não há nada a fazer com gente assim. Ninguém a consegue fazer ver de outra forma, porque está convicta que tem sempre razão. Do lado de fora sabe tudo e os que trabalham na Academia são ceguinhos.
E assim de passa sem vergonha e sem escrúpulos, um certificado de nulidade a todos os que trabalham há muitos anos na formação, com regras e métodos avançados e comprovados pelos muitos jogadores que vingaram nos últimos 20 anos!

Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.07.2022 às 12:00

O blá blá da aposta na formação é uma treta. Amorim está há 3 anos e meio no SCP. Quantos jogadores da formação eram apostas firmes nessa altura e quantos são nesta temporada? São 3 jogadores da formação neste momento, facto. O blá blá que não há dinheiro é outra treta. O SCP tem nesta temporada o central msis caro da história do clube, o avançado mais caro da história do clube e o lateral mais caro da história do clube (entretanto saiu porque não tem lugar no plantel). Já deixaram de comentar muitos e muitos neste espaço (Julius, Carlos NT por exemplo que foram comentadores durante anos)... porque será? Estão todos errados e uma única pessoa estará certa, agora acompanhado do Tareco que insulta e faz o que bem lhe apetece.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 12:04

O sr. José Sousa aproveitou o ensejo para fazer o mesmo que fez durante anos na defesa do destituído.

Desapareceu deste espaço porque não gostava de ser confrontado e em tempos mais recentes regressou, só para fazer o mesmo.

Já o referi inúmeras vezes: não estou aqui para agradar a gregos e troianos, e muito em especial para aprazer quem apoia um personagem que quase destruiu o Sporting CP.

E esta foi a verdadeira causa do desacordo com o Julius. Já no que diz respeito ao Carlos NT, não faço a mínima ideia, salvo porventura mais do mesmo.

O v/sportinguismo deixa-me perplexo!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.07.2022 às 13:58

Como não podia deixar de ser.
Quando se apregoa ser mais Sportinguista que outros, está tudo dito.
Que não veja que nem sempre está certo e continue a teimar, também me deixa perplexo.
Sem imagem de perfil

De FB a 28.07.2022 às 15:39

O destituído, o lunático.. O drama o horror a tragédia!!!
Sportinguista sou eu, eu é que sou o "Presedente".
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 28.07.2022 às 16:14

No caso do Julius acho que à muito que já não era defensor de BDC, tinha ficado com a ideia que tinha sido o arraso do Julius à equipa após o jogo com o Santa Clara que tinha levado a esse desentendimento, o meu pai era defensor de BDC e não vou ficar chateado com ele o resto da vida por causa disso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 16:57

Todos os posts do Julius eram muito trabalhados/estruturados por mim antes de serem publicados.

Respeitava a sua opinião e muitas vezes até falávamos ao telefone para trocar impressões.

Ele exagerava com louvores a alguns dos seus favoritos e criticava excessivamente outros. O meu grande trabalho, além da estruturação, era moderar a sua linguagem e fazer a composição do seu português.. Na generalidade, o sistema funcionava bem.

A partir do jogo com o Santa Clara ele começou a arrasar (muito além de criticar) a equipa e alguns jogadores e reverteu a muita da linguagem que utilizava em tempos de outrora. Aí começou o nosso desentendimento, que, apesar de tudo até tinha solução fácil se ele me tivesse contactado. Nada me disse e apareceu no blogue a despedir-se. Atitude muito ingrata para quem foi muito seu amigo.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 28.07.2022 às 12:32

Caro Luís Barros, vou iniciar o comentário citando esta sua frase:

Estou é preocupado quando vejo numa época saírem dezenas de jovens jogadores a custo zero"

Certamente aceitará que os responsáveis da academia não andam a dormir, certo? Se saíram é porque não têm qualidade para o Sporting, e se saíram a custo zero será porque..... ninguém quis pagar qualquer quantia por eles?

Esteja descansado que a academia tem uma estrutura profissional com inúmeras provas dadas, e lá ninguém precisa das suas certezas nem das suas soluções fáceis para temas complexos.

Para todos os produtos só existe valor financeiro se existirem potenciais çompradores, e espero que se lembre disto quando um jovem sem qualquer valor de mercado sair a custo zero.

SL
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 28.07.2022 às 12:42

Li pelo menos dois comentários que explanam um raciocinio estruturado e que argumentam de forma civilizada e humilde. Identifico-me com esta maneira de estar. Disseram o que havia a dizer, não preciso perder tempo com "discussões de tasca". Só acrescento que o texto parece encomendado, tipo press release, pois já o tinha lido noutro blogue com alguns aplausos infundamentados.
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 28.07.2022 às 12:47

Sportinguistas, nós estamos a viver um momento da vida do clube que eu, nos meus 43 anos, não me recordo de ter vivido. Aliás, o meu pai (grande sportinguista de 70 anos) também já me disse o mesmo, não se recorda do clube estar tão unido e com uma perspectiva de futuro tão boa como agora.
Hoje o Sporting é um clube pacificado, unido, a evoluir, com uma estratégia para o futuro e acima de tudo (e o que tem faltado nos últimos anos) com resultados desportivos.

É bom discordarmos porque todas as ideias e opiniões são bem-vindas, mas usem essas opiniões para construir e unir...e não separar e dividir.

Em relação à formação, acho que nunca estivemos tão bem. Temos um treinador que aposta forte nos miúdos e temos muito talento na calha.

PS: O Nuno Mendes já rendeu quase 50M. O G. Inácio e Matheus Nunes, vão render balúrdios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 13:36

Contabilizando apenas as principais transferências da Academia, a formação já rendeu mais de 300 milhões de euros ao Sporting. Facto!

E, recorde-se, que o Sporting continua a receber sempre que um dos jogadores por si formados é subsequentemente transferido.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.07.2022 às 13:51

É um bocado isto. De vez em quando aparece 1 jogador da formação que rende um bom dinheiro e paga todos aqueles que não renderam. No entanto uma pequena correção: Matheus Nunes não é da formação do SCP.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 16:26

Matheus Nunes não é, mas a maioria dos outros jovens que têm sido chamados por Rúben Amorim são.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 28.07.2022 às 15:29

“Estamos a viver um momento da vida do clube que eu, nos meus 43 anos, não me recordo de ter vivido. Aliás, o meu pai (grande sportinguista de 70 anos) também”
Bem por momentos fiquei sem saber se o comentário era meu, grande coincidência.😉
Sem imagem de perfil

De Diogo Machado a 28.07.2022 às 16:47

Feliz coincidência.

PS: Tenho muita fé no Dário Essugo e no Rodrigo Ribeiro, acho que vão ter grande futuro no clube. E vê-se que estão a ser preparados pelo Amorim desde o ano passado...isto é planeamento e método.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 20:39

Acho que todos nós temos essa ideia deles. Esperar para ver...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.07.2022 às 13:56

Por um lado eu percebo o que o Luis Barros quer dizer, porque de facto andar a comprar 50% de passes e depois valorizar o jogador e só ganhar 50% dele parece injusto. Já falamos imenso sobre Pote e a sua valorização e que o SCP deveria ter denfendido uma compra dos outros 50% do passe por um preço inferior quando comprou os 50% iniciais.

Mas em relação à formação temos ainda poucos jogadores de nível elevado nos escalões imediatamente abaixo da equipa principal. Parece que a equipa sub17 e sub15 já terá bons valores, mas ainda vamos ter que esperar por eles. Entretanto, temos que competir com os que temos e se há jovens que não progridem na sua evolução, também não acho uma boa política estar a mentê-los só porque são da formação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 16:21

O negócio de Pote foi o possível na altura. Era melhot deixá-lo fugir para o FC das Antas?

Isto já foi debatido vezes sem conta!

A formação, ou melhor, a estrutura da formação estava quase a zero e tem vindo a ser reconstruída, com bons resultados à vista, tanto colectivos como individuais.

O que o Luís Barros quer dizer fica para interpretação. A minha é que ao exercer o seu direito a opinião opta por maldicência sobre um assunto que é óbvio de nada percebe.
Sem imagem de perfil

De João F. a 28.07.2022 às 17:39

Sem imagem de perfil

De RCL a 28.07.2022 às 14:23

Sou um simples adepto com currículo de Peão; tenho saudades desse tempo, orçamento reduzido(o meu) mas paixão incomensurável. Ali no Peão via o jogo a flor da terra e ouvia as conversas dos jogadores; percebi que só talento não chega, a personalidade e vontade de mover montanhas é determinante.
A Academia não dá, nem poderia , carreira a todos, muitos ficarão pelo caminho
Nem todos serão Futre, Figo ou Cristiano Ronaldo.
Cristiano Ronaldo teria feito a mesma carreira sem a Academia?
Respondo SIM
Mesmo lá na Madeira, Ronaldo como Pele das Favelas chegaria ao estrelato.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 16:24

Em qualquer modalidade desportiva e não só no futebol, e também não só no Sporting, a formação é um processo a médio/longo prazo em que a vasta maioria dos que o integram acabam por demonstrar que não têm talento para chegar a patamares mais elevados. O dito processo via desenvolver e apurar os melhores. Ao fim e ao cabo, como em tudo na vida.

Isto não é segredo!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 20:38

Perdão... "visa desenvolver".
Sem imagem de perfil

De Zé Pevide a 28.07.2022 às 16:59

Até podem pensar mas… só uma meia dúzia chega ao estrelato. Nada demais esta limpeza levada a cabo pela direção. São jogadores normais nada de transcendente. Aliás a academia estava cheia de entulho contratada no tempo do joy commission.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 17:18

É verdade...

Faz lembrar o sistema da NBA, NFL e NHL em que os colégios servem para a formação dos atletas e depois há o chamado "Draft".

Com isto, milhares ficam pelo caminho e só uma mão cheia de talentos chegam ao topo competitivo a nível profissional.

Quase todos os jogadores de basquetebol que jogam em clubes portugueses fazem parte dos supracitados "milhares", daí que foram forçados a vir para a Europa para jogar.

A essência da formação do Sporting, e de outros clubes de futebol, é semelhante, apenas com estruturas e processos diferentes.

A ideia é e sempre foi de todos anos aproveitar 2/3 talentos acima da média para a equipa principal. Mas até esse objectivo é de difícil concretização.

Temos um miúdo nos iniciados - Gabriel Silva - avançado que é uma autêntica máquina a marcar golos. Esta época, 45 golos e 16 assistências em 30 jogos.

Mas ainda é muito jovem. Veremos se continua neste curso. Se continuar, vai ser um craque na equipa principal. Mas o seu desenvolvimento obedece a um processo bem delineado pela estrutura da formação.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 28.07.2022 às 19:15

Se considerarmos a NBA, só 60 jogadores é que são escolhidos pelas equipas no draft e desses só cerca de metade é que pertencerão, de forma regular, à NBA. E a maioria dos que farão parte da NBA serão "role players".
Existem ainda alguns que, não sendo escolhidos no draf, são "free agents" e jogarão na NBA, mas são em número residual.
Quanto maior é o profissionalismo, maior é a selecção do talento. O aproveitamento em massa deixa de ter qualquer utilidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2022 às 20:36

Isto, dos milhares que são formados nos colégios e universidades e que nunca chegam lá.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo