Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O assunto que eu menos desejo abordar neste espaço, hoje e já há algum tempo, é o ex-presidente destituído. Tornou-se vincadamente repugnante relembrar o personagem e os seus mais de cinco anos à frente do Sporting Clube de Portugal.

Por força das circunstâncias, nomeadamente o desfecho do julgamento sobre a invasão à Academia, sentimos a obrigação de voltar a comentar o evento e, inevitavelmente, quem presidia ao Clube nesse período. 

Com este post, pretendo fechar o "livro" e é o meu mais sincero desejo não ter de voltar a o abrir num futuro próximo. Dito isto, não o faço sem primeiro dizer algumas coisas que me vão no íntimo e uma vez que não estou aqui com a intenção de agradar a gregos e troianos, também não me incomoda muito ferir algumas sensibilidades.

Ao longo da sua existência centenária, o Sporting Clube de Portugal agregou bons e maus dirigentes, bons e maus presidentes, mas Bruno de Carvalho chama a si a distinção de ser a figura mais ignóbil que já representou o nosso Clube.

É um ser humano de baixos valores morais ou éticos, mentiroso compulsivo e sobretudo obsceno, que não olha a meios para servir os seus interesses pessoais. Um insignificante anónimo da sociedade, surgiu em Alvalade através do pára-quedas populista, com o ínfimo condão de agregar à sua volta um agrupamento de ideólogos de baixo nível, energúmenos e alguma boa gente que se deixou iludir pela proverbial banha da cobra.

Ocasionalmente já apelidei alguns de anormais, mas mesmo reconhecedo que a maioria não o é, só anormalidade pode verdadeiramente demarcar quem ainda hoje o segue depois do muito que ocorreu nos últimos anos e que, de certo modo, ainda persiste.

Só esta condição excepcional pode realmente explicar o não reconhecimento que a recém-absolvição de Bruno de Carvalho no Tribunal de Monsanto não infere de modo algum a sua total inocência e isenção de responsabilidade, directa ou indirecta, na infâme invasão à Academia Sporting.

Podemos imaginar interpretações subtis e atirar para o meio da discussão os argumentos mais criativos e fantasistas, mas a análise final, hoje e eventualmente nos anais históricos, por mentes sensatas, só poderá ser que o evento só surgiu no pensamento dos malfeitores e levado a cabo, pela simples razão de Bruno de Carvalho ser o presidente do Clube, tendo ele tomado parte ou não no todo do processo.

Nunca tive grande esperança de haver total condenação, apenas e tão só porque não confio na Justiça portuguesa. Por conseguinte, o veredicto de registo desapontou, sem dúvida, mas não surpreendeu.

Onde sempre depositei bastante confiança num ajuste de contas foi nos resultados de uma auditoria. Uma foi de facto efectuada no início do consulado de Frederico Varandas, mas com um desfecho muito insatisfatório, ou porque não investigou ao nível mais desejado ou ainda porque os actuais dirigentes decidiram que não beneficiaria a imagem do Sporting vir lavar roupa suja na praça pública. De qualquer modo, não há acusações dirigidas ao ex-presidente destituído porque não há provas, mas, mesmo assim, não se livra de suspeitas. Aquela sua choradeira no Tribunal sobre a falta de meios para transporte público, marcou-me decisivamente, neste contexto.

Ainda fica muito por dizer, mas já escrevi mais do que era a minha intenção inicial. Sei antecipadamente que este texto não vai agradar a uns quantos leitores, mas como referi logo no início, não estou aqui para agradar a ninguém. 

Para aqueles cujo primeiro instinto é de denegrir e insultar por todos os meios, aconselho-vos a não perder tempo precioso, dado que essas 'obras' não serão lidas por mim e muito menos publicadas. 

publicado às 04:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


58 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 31.05.2020 às 08:25

Acho que o melhor se pode fazer a B. C., é simplesmente ignorá-lo. Quando o vejo aparecer na tv mudo logo de canal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 09:05

Eu faço ainda mais. Salvo nestes últimos dias, por obrigação, nem sequer me dou a ler seja o que o envolva, tanto nas páginas das redes sociais como nos sites desportivos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 31.05.2020 às 08:38

Caro Rui Gomes

Somos da mesma geração e, em parte por isso, compreendo cada letra do seu texto. Conheci vários presidentes no Sporting. Gostei de Brás Medeiros, de João Rocha e de Dias da Cunha. Também apreciei Amado de Freitas, embora o seu mandato tenha sido breve, e José Roquete. Todos eles pretenderam servir o Sporting.

Bruno de Carvalho é rigorosamente o oposto de todos eles. Introduziu um elemento de gestão do poder que era desconhecido dos sportinguistas. Um elevado nível de tacticismo estratégico no exercício da presidência, de tal forma que frequentemente os interesses pessoais do presidente e os interesses institucionais do Clube não eram coincidentes. Não me recordo de outro presidente assim.

Nunca na minha vida corri atrás de Messias que aparecem com uma missão regeneradora de algum país ou instituição. A vida ensinou-me que esses Messias deixam atrás de si um rasto de destruição. Quando se vão embora está tudo ainda pior do que quando chegaram como arautos da salvação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 09:03

Excelente caro Leão Zargo.

Aprecio, muito em especial... "A vida ensinou-me que esses Messias deixam atrás de si um rasto de destruição. Quando se vão embora está tudo ainda pior do que quando chegaram como arautos da salvação".

Descreve com exactidão o estado de coisas com o ex-presidente destituído. Triste ainda que ele insista em perseguir esse percurso de destruição pelos meios ao alcance, mesmo à distância. Demonstra total ausência de consciência e carácter.
Sem imagem de perfil

De LG a 31.05.2020 às 09:25

Todos sabem ao que vem o Rui, no que respeita a BdC por isso nada de novo.
Só comento esta parte:
Auditoria: "uma foi de facto efectuada no início do consulado de Frederico Varandas, mas com um desfecho muito insatisfatório, ou porque não investigou ao nível mais desejado ou ainda porque os actuais dirigentes decidiram que não beneficiaria a imagem do Sporting vir lavar roupa suja na praça pública".
Ou ainda a hipótese mais verosímil, não acharam nada mais do que bombinhas de carnaval, mas não se coibiram de lançar os foguetes e apanhar as canas. Não se importando de, divugando os resultados da auditoria, prejudicar a vida interna do clube (foi um mimo, por exemplo,todos ficarem a saber quanto é que ganhava todo e cada um dos atletas do clube). É como a não condenação no processo de Alcochete, ele é culpado, só não encontraram as provas, na auditoria é igual, se não encontrou nada é porque não "investigaram ao nível mais desejado. Justiça de pelourinho, parte II.

E, pese embora acredite que nunca mais será sequer sócio, BdC vai continuar a ensombrar a vida do Sporting enquanto a a direção continuar nesta competência pelos anos que lhe faltam continuar a sua política de terra queimada em relação ao passado (se bem que agora já podem diversificar as desculpas para a incompetência, para além da "herança pesada", vamos ter dois anos de desculpas covid pela frente). Por isso, acho que rapidamente vai quebrar a sua promessa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 09:33

A narrativa brunista usual de LG a defender o indefensável.

´Tendo em conta a ausência total de carácter, é de admitir que o destituído continue a tentar ensombrar o Sporting, mas não pelas razões que cita.

Ele assim agirá até chegar o dia em que algo o trave de uma vez por todas. Ele está destinado a acabar mal.
Perfil Facebook

De Paulo Apolinário a 31.05.2020 às 09:43

Lamento, mas o Covid-19 não é uma desculpa, é uma realidade.
"... política de terra queimada em relação ao passado..."?
Segundo o seu ponto de vista, eu acrescentaria ao presente e ao futuro.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 31.05.2020 às 23:04

Primeiro a Herança Pesada" que já vai em cerca de 150M de proveitos, para o Sporting e para Jorge Mendes - depois o COVID e nun instante estamos no fim do mandato, sem que esta direcção se responsabilize de nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 23:21

Para já, esta sua boca avulsa nada tem a ver com o post!!!

Não sabe ler???

Segundo, deve adiantar informação correcta e não demagogia brunista.

Terceiro, deve actualizar esse seu "banco" de informação.

Fui suficientemente claro?
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 31.05.2020 às 10:48

Exactamente caro LG!

Comentando esta afirmação do RG:
"ou porque não investigou ao nível mais desejado ou ainda porque os actuais dirigentes decidiram que não beneficiaria a imagem do Sporting vir lavar roupa suja na praça pública."

O nível foi tão "baixo" que até revelaram os vencimentos de todos os funcionários e atletas do clube (uma boa fonte de informação para a concorrência).

A lavagem suja foi tão "baixa" que até os batuques (300 mil €), o negócio com uma "loja" de chineses de 25 mil € foram noticia e serviram de desculpabilização para o estado das finanças do clube.

Só sobre o Protocolo do Wang 2 MILHÕES de EUROS e o reconhecimento de 6 MILHÕES de EUROS de divida a Jorge Mendes que não EXISTIAM nos R&C de anos anteriores é que ninguém quer/quis sabes.

De resto são as opiniões e percepções do Rui, que lamento que coloque adjectivos a quem não partilha das suas opiniões.

Eu também tenho as minhas sobre este CD e ninguém as me vai tirar no entanto não tomo a opiniões de outros como anormais ... alias anormal para mim é não saber conviver com as opiniões diferentes das nossas ... um dos maiores problemas de BdC mas não só!

Siga o circo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 10:52

Muitas palavras para dizer muito pouco, como já nos habituou aliás.

De resto, o actual CD nada tem a ver com este assunto!!!
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 31.05.2020 às 10:56

Nem com este nem com nenhum outro são uns verdadeiros inimputáveis para o Rui
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 31.05.2020 às 11:00

Cenas Talvez,

Sobre a auditoria está tudo dito. Vazar informação para o Record sobre a mesma diz tudo sobre esta direção. Significa que têm pouca ética e que recorrerão a todos os instrumentos para se desculparem a si mesmos e tentar culpar tudo no passado. No fundo, são o mesmo que BdC, apenas um pouco mais inteligentes pois não fazem as coisas a "céu aberto".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 12:10

Esperava um pouco mais do Mike, mas enfim... o fastidioso brunismo acima de tudo.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 31.05.2020 às 13:21

Sem imagem de perfil

De Sofia Pargana Melo a 31.05.2020 às 09:28

Embora muito difícil, porque ele adora falar alto e a comunicação social adora por-lhe um microfone à disposição, o melhor seria ignorá-lo, a ele e ao seu séquito barulhento. Mas, infelizmente, vamos continuar a não ter paz...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 09:36

Aos poucos, ele vai cavando a sua própria "sepultura", é uma simples questão de timing.

Entretanto, vai chatear quem se deixar incomodar.
Imagem de perfil

De PSousa a 31.05.2020 às 10:31

SL
Vai haver muito barulho, a denominada seita já está em reuniões. Vão se pedir AG's, vão continuar a tentar derrubar a atual direção, vão continuar a dizer mal de tudo e de todos.
E mais agora, que não podem entrar no estádio, vão certamente existir concentrações fora do mesmo com os gritinhos normais.
Enfim... o Sporting tem adeptos e sócios que são o próprio veneno. Só se consegue atenuar estes venenosos com uma vitória no campeonato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 10:38

É possível que assim seja, mas barulho nunca resolveu coisa alguma.

Vitória no campeonato não será esta época, decerto. Veremos embreve o comportamento da equipa em condições excepcionais.

P.S.: Surpreendeu-me não ter surgido a comentar a foto com o seu filho.
Imagem de perfil

De PSousa a 31.05.2020 às 15:18

Como assim? A foto com o meu filho?
Aqui sempre foi com esta foto.
É disso que fala?
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 16:49

Veja este nosso post, que eu encontrei casualmente no Sporting:

https://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/so-eu-sei-porque-fico-em-casa-5783165
Sem imagem de perfil

De FF a 31.05.2020 às 10:35

Bom-dia,
Se fosse devidamente investigado o caso de Alcochete, certamente que se saberia quem foi que esteve por detrás do acontecido.
Recordo o que se passou em 1974, com o desfecho do. caso Watergate.
Quanto à falta de meios do patife, sugiro-lhe que cante:
"I got plenty of nothing
and nothing is plenty for me ..."
(Porgy and Bess - Gershwin)
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 10:40

Desconhecia essa.
Sem imagem de perfil

De Jose carlos a 31.05.2020 às 10:52

Desprezo..o melhor dos remedios
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 10:55

Dentro do possível e em análise final, concordo.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 31.05.2020 às 10:56

Lembro-me da primeira vez que o vi em 2011 a apresentar o Van Basten. Fiquei algo surpreendido com toda aquela gente entusiasmada (hoje percebo que foi em troca de um jantar).

Com os maus resultados da equipa e com uma propaganda muito bem orquestrada na net, cheguei a levar a sério muito do que ele dizia.

Chegados a Dezembro de 2014 com o caso Marco Silva/José Eduardo e passado cerca de 1 mês com os processos a sócios por comentários no Facebook (perdidos em tribunal claro 😂😂😂), foi nessa altura que me apercebi sobre o que tínhamos.

Percebi que não podia haver sportinguistas bons e maus.

Essa personagem é para enterrar de uma vez por todas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 12:11

É mesmo!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 31.05.2020 às 12:18

Existe um grande problema neste texto do Rui Gomes.... ele fala em acerto de contas, porque na cabeça dele o BdC deveria ser empaulado e enxovalhado na rua como se fazia na idade média. A absolvição é uma coisa que não existia na idade média e portanto existem pessoas que ainda não se habituaram a estas modernices do Direito.

Não existe uma visão democratica por detrás do processo anti BdC mas antes uma visão de que valia tudo para mandar abaixo o BdC.... por isso o apoio ao super incompetente Varandas, isto é em nome ao ódio ao BdC têm de apoiar este presidente que nada tem de positivo.
Aceito criticas mesmo que desmesuradas ao BdC, não aceito é em nome a esse odio acabarem com a democracia no Sporting, existem estatutos e parece-me a mim que esta absolvição foi surpreendente para alguns porque na cabeça deles o Sporting como a Justiça é apenas para os eleitos, e portanto perante esta coisa de haver sportinguistas que são contra o Varandas temos de criar o bicho papão do BdC, até mesmo apos decisão tribunal dizem que é culpado porque sim, ignorando as leis e os interesses do Sporting, tal como o fizeram quando fecharam acordos ilegais com as rescisões de Alcochete.
Existem mesmo alguns sportinguistas que ficam incomodados com estas decisões do tribunal pois afinal vejam lá.... o ataque foi externo e portanto o clube Sporting não pode ser responsabilizado.... e isto é mau na cabeça destes sportinguistas!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 12:42

Nada "melhor" que o Schmeichel para erguer a bandeira fanática do brunismo.
Sem imagem de perfil

De Profeta a 31.05.2020 às 14:30

Enxovalhado e humilhado em praça pública como na idade média? Nada que ele não tenha feito durante 5 anos. Mas o caro Shemeichel não aprende mesmo!
Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 31.05.2020 às 20:18

O meu caro Profeta disse muito com poucas palavras, muitos parabéns.
Saudações leoninas desde a Califórnia
Sem imagem de perfil

De José santos a 31.05.2020 às 12:37

Já expliquei ontem noutro post, que o lunático nunca mais poderá voltar a ser readmitido. Os estatutos abrem e fecham lhe a porta simultaneamente.. parece que na época já estariam a prever o futuro...

Deixem nos gritar, importante é dentro de campo. Tudo o resto é fumaça..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2020 às 12:42

Esperamos que assim seja.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo