Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Porque te vais embora Marco?

City Lion, em 20.04.15

 

18277185_NZk8A.jpg

Li este fim de semana o artigo do José Eduardo no jornal "A Bola" e se dúvidas houvesse fiquei esclarecido: o Marco Silva vai mesmo sair do Sporting no final da época e o objectivo do Bruno Carvalho é deixá-lo cair com o mínimo estrondo possível junto dos sócios. Para isso conta com a ajuda do recém-contratado assessor de imprensa lampião que está a fazer um excelente trabalho no Record e ainda com os enviados-especiais que pululam na blogosfera leonina.

 

José Eduardo até já traçou o perfil do substituto e não me admirava nada que, do que ele escreveu, estivesse a falar de Vítor Pereira (uma versão do Leonardo Jardim mas em pior) ou do Paulo Sousa (ainda a crescer, pode ter potencial mas parece ter interessados na Alemanha). 

 

Com este ambiente que foi criado, imagino o peso que o Marco Silva há muito carrega sobre os seus ombros e ao qual os "seus" jogadores não podem ser indiferentes. O pior é que o Bruno Carvalho ainda faz questão de se sentar nos jogos junto de quem não tem qualquer empatia por ele, num ambiente que me descrevem como de "cortar à faca". O que ganha o Sporting com isto?

 

As críticas esmagadoras que já li sobre a exibição de ontem, especialmente da 1ª parte, são já muito influenciadas pelo que disse atrás e fazem parte deste "fazer da cama" ao Marco Silva.

 

A verdade é que com titulares por exemplo como Rossel e Tanaka o que se espera da 1.ª parte ? A culpa é do treinador que os põe a jogar, dirão alguns, mas ele punha quem para aqueles lugares, assumindo que queria poupar William e Slimani: Montero? Bluff bem caro! Enoh? - ainda cá está ?; King ? - quem?; Dramé ? nem na equipa B joga; Sacko ? fraquinho; Gauld - está lesionado e esta época sem lesões foi o jogador mais caro do mundo preço vs minutos jogados equipa principal; Cissé? está emprestado e já mostrou a sua qualidade; Slavchev ? - está emprestado e ainda não mostrou nada;  Rabia? - estará a fazer companhia ao Shikabala ? A outra alternativa é lançar às feras ainda mais jovens da formação pré-Virgílio que é quem nos tem valido.

 

Ontem ainda tivemos o mérito de conseguir ganhar a jogar 10 contra 11, o que é sempre difícil e fechámos a questão do 3º lugar, mas nada disto foi sublinhado.

 

É incrível como a instabilidade em Alvalade é criada pelo próprio Presidente e num ano de pré-eliminatória da Champions, absolutamente fundamental, que à partida dá maior vantagem a quem mantém a estrutura do ano anterior, estamos a dar tiros nos pés, como nos casos dos despedimentos de Robson ou da não contratação de Mourinho.

 

Explicam-me que as razões para tudo isto são surreais e tem a ver com interesses muito pragmáticas que são normais noutros clubes e pessoas, mas não acredito nisso e não vou aqui avançar com teorias que são difíceis de provar.

 

Pelo que fez este ano com os recursos e condições de estabilidade que lhe deram, Marco Silva sem dúvida merecia continuar, independentemente da vitória na Taça, mas há quem pense mais no seu ego e noutras coisas do que no Sporting e isto perante o aplauso de alguns que há muito andam de lenço branco no bolso mas não têm coragem de o usar.

 

publicado às 10:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


112 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 20.04.2015 às 12:55

Por respeito aos users do blog e ao seu administrador Rui Gomes, cujas ideias no minimo discordo quase na globalidade, mas a quem reconheço honestidade intelectual vou-me inibir desta vez de adjectivar mais um exercicio (....) do City Lion. O espaço em branco, que seja preenchido pela imaginação de cada um.

Mas algumas notas.

- Uma equipa bem preparada, não deixa de ser competente porque faltam 1 ou 2 titulares, mesmo que as alternativas sejam inferiores.

- Numa equipa bem trabalhada, os jogadores evoluem e não regridem ou estagnam. O que William, Cedric, Adrien, Jefferson e muitos outros estão a fazer por comparação com o ano passado, é de uma diferença gritante. Para pior.

- Quando se quer criticar uma politica de contratações e alguns jogadores incluidos na mesma, convém ter algum critério e conhecimento factual do que se está a falar.

Se Gauld não joga na A, tal é por mera opção técnica, que é um jovem de muito talento, como tem provado na B e na A, quando foi opção na Taça da Liga. Já o viu jogar? É a pergunta que faço.

Não é um jogador vindo do CNS e que custou tostões, que entretanto leva 11 golos na II liga ( Enoh ), que tem que servir de alternativa a Slimani. Há Montero ( que custou 2M e uns trocos e ainda é o melhor marcador da equipa nestes 2 anos ) e Tanaka, que tem um excelente racio de golos e assistências vs minutos jogados. São 3 avançados que em conjunto levam 28 golos em todas as competições.

Se não houver Jefferson, há Jonathan, que até revelado bastantes dificuldades nos últimos meses. É flop? Não sei. É internacional A argentino, é muito jovem, os seus primeiros jogos foram interessantíssimos e entretanto tem regredido.

Como ele, regrediram outros e vários deles nucleares.

Portanto aqui a questão é. Alguns destes jovens vindos de campeonatos periféricos não têm qualidade ou não estão a ser aproveitados e potenciados?

Afinal, jogadores de qualidade que parecia indiscutível, estão neste momento a léguas do que se sabe que valem,

Até Nani, está.

Slavchev, intenacional bulgaro de 20 anos, não serve ou ainda não serve?

Há Wallyson.

Sarr não servia? Havia Tobias.

Rosell não serve? Muda-se o desenho táctico e joga-se em duplo pivot com JM e Adrien, quando William não está a 100%.

Eu não sei se MS vai ficar ou sequer se deve ficar. Tenho sérias dúvidas, quer para um lado, quer para o outro.

Ultrapassam-me os méritos identificados no treinador, ao ponto da sua glorificação.

Serve tal como arma de arremesso ao presidente, pelas divergências passadas ou existentes?

Não tenho dúvidas que sim.

Curioso é que o próprio treinador É uma escolha do presidente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.04.2015 às 13:36

Não estou minimamente preocupado em defender Marco Silva, mas acho piada ao enorme embelezamento do futebol da época passada. Pragmático e com maior consciência defensiva, até concordo, mas pouco mais, não obstante o mérito de LJ.

Com um terço de jogos a menos comparado a esta época, realizámos 5 jogos sem marcar golos e 10 em que marcámos apenas 1.

Quanto ao resto, mais do usual mesmo do lion73. Há que defender a "causa" !
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 20.04.2015 às 14:26

Cada um com as suas causas, Rui.

Jardim pega numa equipa desconjuntada, vinda de um sétimo lugar e durante boa parte da época retirou dos meios existentes, o melhor que tinham para oferecer.

A segunda metade da época foi pobre a nível qualitativo, mas nunca houve falta de consistência, não houve bipolaridade, não houve falta de responsabilidade, não houve displicência. Quando os resultados não eram favoráveis, a sensação que ficava era que estes causados por incapacidades próprias, bem mais que por falta de uma identidade, por desagradável aos olhos que fosse, na fase final da época.

Lamento, mas esta época há demasiados exemplos dessa tal bipolaridade. Com erros da estrutura incluidos e acima de tudo na politica de contratações que pelo seu perfil, muito dificilmente seriam mais valias no curto prazo e com especial incidência na descompensação no eixo central da defesa, ainda assim parece-me evidente que quase todos os jogadores nucleares estão hoje vários níveis abaixo do ano passado ( lembro que só saiu um titular ).

Não critico o 3º lugar. É o lugar natural,, nesta fase, do Sporting. Natural e minimo obrigatório.

Critico a falta de evolução do futebol da equipa e, essencialmente, dos jogadores, com excepção de Carrillo.

Nota final: é impensável a eventual derrota na final da Taça. Impensável e inadmissivel.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.04.2015 às 14:52

Então se estamos a jogar pessimamente, é impensável e inadmissível não ganhar a Taça de Portugal ?
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 20.04.2015 às 17:27

Se calhar porque é impensável e/ou inadmissivel estarmos a jogar pessimamente.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.04.2015 às 20:54

Ou seja, sendo assim, é pensável/admissivel perdermos a final.
Imagem de perfil

De City Lion a 20.04.2015 às 14:59

Lion73, começo pelo fim - depois de não conseguirmos aguentar o Jardim, o Marco Silva era a escolha óbvia fosse qual fosse o Presidente. Fala por exemplo de William, Cedric e Jefferson mas omite o que se tem passado com eles a nível directivo nomeadamente com promessas não cumpridas (não estou a cometer nenhuma inconfidencialidade) e que naturalmente afectou o respetivo rendimento. Fala-me ainda de uma série de contratações bem duvidosas de jogadores sem qualidade para o Sporting mas que chegaram junto com mais 30 "contratações cirurgicas". O Marco Silva deu mostras este ano de saber pôr a equipa a jogar e trouxe a Alvalade publico que gosta de ver futebol - alguns jogos até entusiasmaram - e apesar do ambiente que lhe criaram, soube confirmar o 3º lugar e levar-nos à final da Taça - com esta equipa que lhe deram melhor era muito difícil apesar de alguns alucinados terem achado que saímos da pole position.
Sem imagem de perfil

De OCR a 20.04.2015 às 16:30



Há quem já se tenha esquecido como acabou a época no ano passado. Depois com lote de apenas 15 ou 16 jogadores com um mínimo de categoria para jogar numa equipa com os pergaminhos do Sporting, o que é queriam mais?! Que o treinador se servisse mais da equipa B? Mas quais são os jogadores com a categoria suficiente na equipa B, para jogar na equipa principal do Sporting? Só se acham que são os Dramé, Enoh, etc.etc!...

Já se esqueceram que se no ano passado a equipa arrancou o 2º. lugar, houve muito demérito da equipa do Norte, que fez uma época miserável.

No ano passado por esta altura já andavam pela blogosfera os habituais a fazerem "a folha" ao LJ e portanto só foram disputadas as provas nacionais, este ano com os jogos europeus que ajudaram muito a sobrecarregar com desgaste o tal lote de 15 ou 16 jogadores, já começaram também a justificar a possível dispensa do MS.

E assim vamos andando e indo...com os brunistas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo