Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Li este fim de semana o artigo do José Eduardo no jornal "A Bola" e se dúvidas houvesse fiquei esclarecido: o Marco Silva vai mesmo sair do Sporting no final da época e o objectivo do Bruno Carvalho é deixá-lo cair com o mínimo estrondo possível junto dos sócios. Para isso conta com a ajuda do recém-contratado assessor de imprensa lampião que está a fazer um excelente trabalho no Record e ainda com os enviados-especiais que pululam na blogosfera leonina.
José Eduardo até já traçou o perfil do substituto e não me admirava nada que, do que ele escreveu, estivesse a falar de Vítor Pereira (uma versão do Leonardo Jardim mas em pior) ou do Paulo Sousa (ainda a crescer, pode ter potencial mas parece ter interessados na Alemanha).
Com este ambiente que foi criado, imagino o peso que o Marco Silva há muito carrega sobre os seus ombros e ao qual os "seus" jogadores não podem ser indiferentes. O pior é que o Bruno Carvalho ainda faz questão de se sentar nos jogos junto de quem não tem qualquer empatia por ele, num ambiente que me descrevem como de "cortar à faca". O que ganha o Sporting com isto?
As críticas esmagadoras que já li sobre a exibição de ontem, especialmente da 1ª parte, são já muito influenciadas pelo que disse atrás e fazem parte deste "fazer da cama" ao Marco Silva.
A verdade é que com titulares por exemplo como Rossel e Tanaka o que se espera da 1.ª parte ? A culpa é do treinador que os põe a jogar, dirão alguns, mas ele punha quem para aqueles lugares, assumindo que queria poupar William e Slimani: Montero? Bluff bem caro! Enoh? - ainda cá está ?; King ? - quem?; Dramé ? nem na equipa B joga; Sacko ? fraquinho; Gauld - está lesionado e esta época sem lesões foi o jogador mais caro do mundo preço vs minutos jogados equipa principal; Cissé? está emprestado e já mostrou a sua qualidade; Slavchev ? - está emprestado e ainda não mostrou nada; Rabia? - estará a fazer companhia ao Shikabala ? A outra alternativa é lançar às feras ainda mais jovens da formação pré-Virgílio que é quem nos tem valido.
Ontem ainda tivemos o mérito de conseguir ganhar a jogar 10 contra 11, o que é sempre difícil e fechámos a questão do 3º lugar, mas nada disto foi sublinhado.
É incrível como a instabilidade em Alvalade é criada pelo próprio Presidente e num ano de pré-eliminatória da Champions, absolutamente fundamental, que à partida dá maior vantagem a quem mantém a estrutura do ano anterior, estamos a dar tiros nos pés, como nos casos dos despedimentos de Robson ou da não contratação de Mourinho.
Explicam-me que as razões para tudo isto são surreais e tem a ver com interesses muito pragmáticas que são normais noutros clubes e pessoas, mas não acredito nisso e não vou aqui avançar com teorias que são difíceis de provar.
Pelo que fez este ano com os recursos e condições de estabilidade que lhe deram, Marco Silva sem dúvida merecia continuar, independentemente da vitória na Taça, mas há quem pense mais no seu ego e noutras coisas do que no Sporting e isto perante o aplauso de alguns que há muito andam de lenço branco no bolso mas não têm coragem de o usar.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.