Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Presente e futuro

Naçao Valente, em 09.04.21

Estamos a viver um momento que não vivíamos há muito tempo; estarmos no primeiro lugar da principal prova nacional, com um avanço pontual significativo. Creio que muito pouca gente, nas suas melhores previsões, imaginaria esta situação, tendo em conta o ponto de partida, e muitas outras condicionantes.

naom_5fe8f9ff2757f.jpg

Tenho vindo, tal como muitos outros sportiguistas, a usar a sensatez, evitando entrar em deslumbramentos. É extremamente positivo ter mantido durante um tempo considerável dez pontos de avanço, mas este avanço, numa prova tão longa, e em que a contabilização assenta em três pontos por jogo, não é uma margem assim tão grande, quando ainda estão muitos pontos em disputa.

Portanto, moderação tem de ser a palavra de ordem, sem deixar de ter total confiança na equipa que nos tem surpreendido pela positiva. Pelo que já fez e pelo que precisa de fazer, precisa do nosso apoio incondicional. E estou convencido que este grupo unido e solidário está a fazer tudo, para ganhar este campeonato, e para dar essa alegria aos adeptos.

Pode-se pedir esforço, entrega, empenho. Não se pode é exigir que sejam perfeitos, e que não possam ter, melhores ou piores momentos. Nenhuma equipa consegue manter o seu máximo nível durante uma prova longa. Além disso, é preciso ter consciência que não temos um conjunto de galácticos. É um grupo com cerca de metade de atletas razoáveis e experientes, e de outra metade de jovens, alguns até com a idade de júnior, e com grande potencial, mas que não são jogadores feitos.

Por isso, custa-me ler análises que por aqui aparecem, a criticar a equipa e a sua direcção, após um jogo com um empate que foi injusto, e onde se pode dizer que não imperou a verdade desportiva. Todos nós temos a tendência para botar “faladura”, sobre tudo e mais umas botas, sobre qualquer assunto, sobre o qual geralmente até somos ignorantes. No futebol esse desiderato atinge o expoente máximo. Porque falar é fácil, para quem não tem que fazer. Porque quando tiver que fazer, pia mais fino.

Este grupo de 'leões' que nos espicaça as emoções e nos põe os nervos em franja, está a dar o seu melhor. Não devemos esquecer que quando entram em campo têm do outro lado onze adversários. E pode-se argumentar que têm que ganhar porque os outros são mais fracos. Mas não é bem assim. Os outros também sabem jogar, com uma agravante, quando jogam contra a nossa equipa, contra o primeiro classificado, fazem o jogo das suas vidas. E os nossos têm que o fazer em todos os jogos. E convém não esquecer que são humanos, e não máquinas. Há alturas que o muito querer, pode não significar poder.

Quando entramos na recta final, a nossa equipa, que vale como grupo, irá lutar jogo a jogo com todo o empenho. Haverá coisas a corrigir, há sempre. Mas uma equipa que ainda não perdeu nesta prova, merece não só o nosso apoio, mas também o nosso respeito. Não vai haver nenhum jogo fácil. Temos de confiar nesta equipa, ainda em crescimento. Não pode ser uma equipa só para o imediato, mas para o futuro. Se falhasse e todo o projecto podia ficar em causa. Vi, neste blogue, críticas despropositadas, mas vi ainda pior nas redes sociais; muitas facas afiadas. Os sportinguistas têm de continuar alerta e unidos.

publicado às 04:19

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De De Perry a 09.04.2021 às 09:14

A conversa não me interessa, para mim o que conta é o próximo jogo e a resposta que vão dar, claro que houve cenas no passado que nos tornam inseguros.mas o passado, apesar de ser lembrado por nós, também não conta. Agora o próximo jogo vai ser muito importante, tudo irá correr bem, mas...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 13:21

Perry,

Esta equipa já mostrou que foi capaz de se superar, depois de um resultado menos positivo. É isso que esperamos que aconteça.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 09.04.2021 às 09:26

Na minha opinião os dois próximos jogos (Famalicão e Farense) vão ser decisivos, se o Sporting vencer, o campeonato está ganho. Se perder pontos, a luta vai ser até ao fim, mas o Sporting é bem capaz de ir ganhar a Braga e à Luz se for preciso.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 09.04.2021 às 11:59

Mais importante do que esses dois era o anterior!
Vínhamos de paragem, começa a aumentar a confiança nos adversários, sustentada nos últimos jogos onde a nossa produção futebolística foi parca, e num hipotético quebrar da nossa equipa. Era importantíssimo demonstrar poder, firmeza e confiança.
Falhámos! Por isso esses próximos embates são decisivos. Com uma vitória no anterior, seriam apenas importantes...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.04.2021 às 13:06

E os adversários fizeram grandes exibições? Até parece que não viu como ganharam os rivais na última jornada do campeonato, com vitórias arrancadas com enormes dificuldades.

O problema não são as exibições do Sporting menos conseguidas, mas sim o que se passa nas águas turbas em que está mergulhado o futebol português.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 09.04.2021 às 13:22

Depois espantam-se que nos chamem de Calimeros!
Isto já nem chega a ser irritante, é simplesmente deprimente...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 13:25

Orlando Santos,

Sem pôr em causa a sua opinião, penso que todos os jogos são decisivos até haver uma margem de segurança, ou seja não precisarmos dos pontos em disputa. Concordo que o Sporting pode ganhar em Braga e na Luz, como já provou em jogos anteriores.
Sem imagem de perfil

De FF a 09.04.2021 às 10:37

Bom-dia, Nação Valente
Estou de acordo com a sua sempre apreciada análise.
Estou certo que a equipa, sob o comando de Ruben Amorim tudo fará para manter a senda de vitórias ou, pelo menos, não derrotas.
Permita-me apenas corrigir a frase "... quando entram em campo têm do outro lado
onze adversários." Por vezes, não são apenas onze, como aconteceu, p.e, no último jogo, situação essa que certamente se irá repetir.
Saudações Leoninas
FF
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 13:29

FF,

Obrigado pelo contributo. É verdade, como diz, que dentro do campo não basta sermos superiores. Temos que ser muito superiores.
SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.04.2021 às 11:26

Caro Nação Valente

Rúben Amorim definiu uma determinada estratégia para tornar a equipa leonina competitiva e vencedora. Essa estratégia envolve, nomeadamente, o sistema táctico e a atitude em campo.
O Sporting organiza-se em campo de uma maneira coerente e assumida por todos os jogadores, nunca procurando o domínio avassalador, mas sempre com uma atitude pragmática e atenta às fragilidades do adversário. A eficácia tem sido indesmentível, apesar de ter fracassado nos últimos minutos em Moreira de Cónegos. Faz parte do futebol.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 13:37

Subscrevo a sua apreciação caro Leão Zargo. Existe um modelo de jogo coerente e assimilado pelos jogadores. E apesar de conhecido pelos adversários, tem dado bons resultados. Em Moreira de Cónegos jogámos o suficiente para ganhar, e ao contrário de opiniões de alguns jornalistas, que falaram em "jogo medíocre" considero que já ganhamos, jogando pior. E o empate ao cair do pano não era previsível, mas com diz. é futebol. Agora é preciso continuar com o mesmo pragmatismo.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.04.2021 às 11:43

O futuro passa muito pelas decisôes que forem tomadas mas acima de tudo serão sempre os resultados a ditar, o futebol no Sporting vive ainda muito do presente no tribunal dos jogos. A própria mentalidade competitiva que tanto criticamos no clube só se consegue se tivermos boas equipas todos os anos ou em mais anos seguidos e que tenham o hábito de ganhar, qualquer equipa, qualquer jogador ficará disponível para dar sempre tudo o que tem para dar se acreditar que tem reais possibilidades de êxito e só com o tempo e com varios sucessos sucessivos o Sporting pode evoluir nessa mentalidade, nessa forma de pensar.

Se em Agosto passado me dessem esta vantagem de 8 pontos para Abril a 9 jornadas do final assinava sem pestanejar eu e todos os sportinguistas até mesmo que fosse 1 só ponto assinava, por isso só temos que estar gratos ao treinador e à equipa tudo o que têm feito neste campeonato que lideram de forma sensacional e se conseguiram tudo isto é porque têm qualidade é porque são realmente muito bons.

Qualquer dos 9 jogos que faltam podemos ganhá-lo a equipa ja deu provas que pode ganhar qualquer jogo em qualquer lugar, seguem sem perder e até podem acabar o campeonato invictos, a paragem das seleçôes trouxe-nos a fava a nós porque todos os outros estiveram perto de não ganhar os seus jogos, felizmente temos uma boa almofada e o empate não causou danos de maior.
Agora voltaram a estar juntos e a trabalhar com tempo a preparação do jogo seguinte e muito focados no essencial.
Somos Sporting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 13:52

Caro Julius,

Continuar na senda das vitórias é fundamental para não darmos esperança e motivação aos nossos adversários. A equipa sabe isso, tanto ou melhor que nós. E também sabe que a concentração e a entrega tem que estar no máximo.
Continuar a ter bons resultados é o caminho para vencer o campeonato, não apenas pelo que representa no presente, mas pela margem de manobra que dá à estrutura para continuar o projecto no futuro.
Como adeptos temos que continuar a apoiar, o que não significa que não façamos as nossas apreciações sobre o decorrer dos jogos. Outra coisa é arrasar a equipa e pôr tudo em causa. A crítica é útil se for construtiva. Para destruir chegam os adversários.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 09.04.2021 às 11:45

Bom dia, depois de uma semana onde eu li imensos disparates, então aqui no camarote foi uma fartura, que bom ler um texto equilibrado e onde impera o bom senso, mas do nação valente eu já não espero outra coisa.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 14:02

Fúlvio Amaral,

Vejo os jogos da nossa equipa com olhar crítico. E vejo muita entrega, concentração e vontade de vencer. Mas também vejo aqui e além um ou outro erro. É normal. A crítica é legítima, se for positiva. Penso que até a equipa fará a sua autocrítica. Os que aqui vêm escrever disparates como diz, não percebo qual a sua intenção.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 09.04.2021 às 12:35

É verdade! Ninguém sonhava com uma época destas!
O grande problema é que a evolução da tabela classificativa nos colocou numa situação privilegiada mas complexa!
Não sei ao que se refere por "críticas". A malta confunde muito o conceito assim como o de "apoiar".
Discutir falhas não é maldizer da equipa, é estar alerta e preparado.
Condenar esse exercício e adoptar uma postura de "acredito muito na equipa que faz tudo perfeito e os outros é que nos roubam" não fará com que ganhemos mas, apenas, uma atitude de enfiar a cabeça na areia.
Não há um único Sportinguista que, no início da época, tenha vaticinado tamanho sucesso.
Da mesma maneira, não existe Sportinguista algum que não esteja orgulhoso desta caminhada.
Por isso, todo e qualquer Sportinguista sonha e deseja ganhar este campeonato.
A questão é que somos... sportinguisras! Já vimos as coisas mais aberrantes acontecer ao nosso clube! Sabemos que tudo de mau que se possa imaginar, em termos de resultados futebolísticos, nos pode acontecer.
Por isso o último jogo fez soar o alarme! Não foi azar! O jogador do Moreirense não chutou para nenhures, a bola embateu na bandeirola de canto, foi à nuca do defesa e entrou! Isso é que é azar!
Se, como diz, a malta criticou, não é por amar menos o Sporting Clube de Portugal do que qualquer outro mas porque sentiu o momento.
A única forma de evitar o azar é mantê-lo longe.
É que já estamos mais do que martirizados de gozo, provocações e insultos, ao longo destas última quatro décadas. E todos conseguimos prever o monumental massacre de que seremos vítimas se não formos campeões. E isso terá inevitáveis consequências até na estratégia e planeamento para a próxima época.
Estamos, portanto, num momento delicado que tem que ser encarado com extrema seriedade e não com tiradas inconsequentes como "vai correr tudo bem" porque, na verdade, se não houver superação, sacrifício e rigor, pode mesmo correr o pior possível!
Este, é o preço do sucesso para o qual o nosso clube foi fundado. Este é o nosso desígnio! Saibamos TODOS estar à sua altura. Este é o momento de cerrar fileiras e esperar pela tempestade! Não é momento para distrações com antecipadas celebrações bem dispostas enquanto o vento levanta as telhas porque ainda não ganhámos nada...

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 14:29

Elitista

Peço desculpa, porque não me fiz entender. Penso não ter escrito que não é legítima a crítica. Esta mais que legítima é desejável, desde que sirva para corrigir procedimentos. E estou convencido que a própria equipa a faz, melhor e primeiro do que ninguém.

Mas crítica destrutiva como aqui e noutros espaços li, não só não ajuda, como prejudica. O que vale é que essas "críticas" não chegam aos os que têm que fazer o seu trabalho dentro do campo. Por isso questiono, como outros ,se com adeptos no campo, este percurso vitorioso teria sido possível. Eu li coisas como "meninos mimados", "despedimento de treinador" "Varandas Rua".

Há uma afirmação sua de que discordo: "todo e qualquer Sportinguista sonha e deseja ganhar este campeonato". Garanto-lhe que não. Há uma franja que continua a preferir a política de terra queimada, para poder reverter a situação para um passado indesejável.

Tenho, como outros, passado a mensagem de que só somos campeões quando não precisarmos dos pontos a disputar. Sempre concordei com os nossos comentadores televisivos que contrariaram os cantos de sereia de comentadores adversários de que já somos campeões. O momento de cerrar fileiras foi desde que isto começou, e tem de continuar até acabar.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 09.04.2021 às 18:49

Caro Nação Valente,
Fez-se entender perfeitamente.
Na verdade, a minha mensagem destina-se mais a pessoas ao estilo de um anónimo que respondeu a uma intervenção minha mais acima e a quem o caro respondeu com o polegar em sinal de aprovação - que eu confesso estranhar.
Esse tipo de adeptos são os tais para quem a equipa é a melhor do mundo e arredores, as vitórias estão garantidas e se não ganharmos a culpa é de todo o sistema solar menos nossa!
São o tipo de adeptos que faz as delícias o universo futebolístico adversário e nos grangeou uma altamente indesejável e odiosa fama de chorões.
Esses adeptos io-io (porque,no fim, já não têm o discurso de "apoio" mas de colocar tudo e todos em causa) não honram os pergaminhos vitoriosos do Sporting Clube de Portugal, antes envergongam os seus fundadores.
A glória no futebol não está destinada a quem erra por pouco mas para quem acerta!
Estamos a viver um momento histórico e devemos lembrar e homenagear a nossa saudosa Maria José Valério e colocar em prática os versos "rapaziada quer se possa ou se não possa, a vitória será nossa" nem que seja às cambalhotas, com a língua de fora ou com as chuteiras a rasgar, com o pé, a cabeça, o joelho ou as nádegas, é mete-la lá dentro! Para que todos possamos finalmente e merecidamente cantar "Viva o Sporting" (campeão)!

Os que não querem o Sporting campeão, não me merecem mais do que o mais profundo desprezo...
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 09.04.2021 às 23:38

"Há uma afirmação sua de que discordo: "todo e qualquer Sportinguista sonha e deseja ganhar este campeonato". Garanto-lhe que não."

Discordo desta sua afirmação por um simples motivo. Quem nao quer que o Sporting ganhe este campeonato,NÃO é Sportinguista. Até pode ser adepto do Sporting,mas quando alguem prefere que o Sporting perca,esse alguem não é Sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.04.2021 às 16:39

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 17:15

Caro Rui

Por lapso inseri o mesmo comentário em duplicado. Agradeço que apague.
Sem imagem de perfil

De Leão Campeão a 10.04.2021 às 02:28

Excelente comentário Elitista!
Finalmente...
Sem imagem de perfil

De Elitista a 10.04.2021 às 13:40

Obrigado!
Está na hora de deixarmos de perder tempo com questões acessórias (por vezes ridículas), desculpas de perdedor e concentrarmos energias em corrigir o que não fizemos bem para passarmos a ostentar o seu nick de forma permanente...

SL
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 09.04.2021 às 12:37


Concordo Nação Valente

Feliz Dia
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 16:49

Obrigado Luísa

Dia Feliz,

Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.04.2021 às 13:46

Nação Valente,

Os sportinguistas são reconhecedores do mérito desta equipa e portanto não me parece que tenha havido assim tantas criticas ao empate, o que aconteceu foram criticas a alguns erros cometidos pela equipa e treinador, criticas essas que também acontecem em jogos de vitória.... tivemos azar, mas houve jogos que tivemos sorte..... o Sporting tem tido algumas dificuldades ofensivas e portanto a critica se for construtiva serve para melhorar e sem essa critica não analisamos o que errámos, portanto esta coisa de proteger em excesso a equipa das criticas, dos adeptos, etc, isto pode ser prejudicial porque na prática quando protegemos demasiado alguém das criticas, essa pessoa depois não sabe lidar naturalmente com um factor que é intrínseco ao futebol, que é a pressão, e ninguém ganha títulos sem pressão.

Se é verdade que não é benéfico estar a levantar duvidas sobre se esta equipa do Sporting tem o arcaboiço mental para ser campeão..... mas também não é benéfico estar constantemente a menorizar esta equipa dizendo que não somos capazes de lidar com a pressão de sermos os principais candidatos ao titulo..... acho que a realidade está no meio termo.

Temos 8 pontos de avanço, e portanto a postura tem de ser que o Famalicão vai pagar a fava, porque estamos muito chateados com o empate e confiamos nesta equipa para o titulo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 16:47

Schmeichel

É fácil, especialmente, para quem não sabe dar um pontapé na bola, criticar aqueles que melhor ou pior o sabem fazer, para isso trabalham, e para isso são pagos. E há criticar e criticar. Uma coisa é fazermos as nossas apreciações de leigos de forma positiva, outra é pôr tudo em causa. Como já disse noutro comentário, se houvesse adeptos nos estádios, não estaríamos nesta posição.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.04.2021 às 15:04

O Sporting há 20 jogos que se mantém na margem mínima quanto às vitórias, o que um factor preocupante e não tráz descanso quanto aos próximos. Um empate com o Famalicão seria um desastre. É um jogo fulcral.
AHR
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.04.2021 às 16:52

Caro anónimo,

Deve identificar-se. Concordo que as vitórias tangenciais são preocupantes. Todos os jogos são fulcrais, e para serem ganhos.
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 09.04.2021 às 23:47

É verdade que apenas ganhar pela margem minima é demasiado arriscado,e que andavamos no limbo à demasiado jogos. Mas para mim,este ate foi o que tivemos mais possibilidades de chegar ao 2 a 0,e os jogadores nao se limitaram a gerir a magra vantagem como muitos comentadores opinaram. Revi o jogo sem a emocao do directo e com analise critica,e na minha opiniao mereciamos mais ter ganho este,do que outros num passado recente.

Penso que o Paulinho abriu o frasco de ketchup,e vai se "vingar" no domingo e bisar ;)

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo