Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Screenshot (597).png

Algumas considerações do Dr. Frederico Varandas, em síntese, na entrevista de ontem à noite na CNN Portugal, entre as quais a confirmação que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições de 5 de Março.

Sobre Rúben Amorim

"Nunca liguei muito ao que se diz sobre Amorim, caso contrário nunca o teria contratado. Todos achavam que não era bom para o Sporting. Foi uma jogada de antecipação, foi um momento decisivo, se não estaria num rival no final do ano, não tenho dúvidas algumas. Quando fechámos Amorim já havia pressão para ele não assinar pelo Sporting. Amorim dificilmente vai encontrar na carreira uma estrutura como esta.

A função de um presidente é reunir e fazer acreditar num projecto. Sporting chegou a um momento, em 2020, quando pode ir buscar este treinador, tem ao seu lado uma estrutura espectacular. Rúben Amorim é ainda jovem, está no primeiro ano da Champions e vai aos 'oitavos', campeão e está a discutir os outros títulos. É um treinador brilhante, um homem normal, como o presidente ou outros administradores. É um excelente líder. Amorim tem um contrato que quis assinar, até 2024, se me preocupar com Amorim tenho de me preocupar se vai haver sismo em Lisboa.

Saída? Não é hipótese. Amorim é inteligente, sabe que está a crescer, tem as condições ideias para crescer. Se calhar não vai estar 10 anos no Sporting, 8, 6, 4... Sei que assinou um contrato e está feliz. É um não assunto para nós. Ele é muito transparente. Claro que não tenho plano B. O Rúben Amorim é muito feliz no Sporting, para mim é um não-assunto. Sofríamos por não ter o Amorim, agora estamos a sofrer por o ter? Eu não, que não sofro nada. Preparado para o perder? É um não-assunto para nós, para mim e para o treinador".

O dia em que a bola não entrar

"Com opiniões positivas fico sempre lisonjeado, tal como vi agora esta carta aberta de 200 notáveis, que é uma palavra que não gosto de utilizar, não acho que haja… É um adjectivo que não considero justo. Há sócios conhecidos e outros que não o são. Claro que fico sensibilizado quando ando na rua e os sportinguistas vêm agradecer-me.

Em relação às sondagens, obviamente fico muito sensibilizado, mas não é por dizerem que fizemos um grande mandato ou mau trabalho que vamos alterar o nosso clube. É uma das qualidades da minha equipa, sermos imunes ao que se diz. O futebol é muito volátil. Sei que hoje tudo é maravilhoso, que ganhámos muitos jogos no último minuto, que muitos títulos e jogos vão ser decididos em pequenos detalhes, e que vai haver vezes que não vamos ganhar.

O sucesso não é eterno, e esse é o maior desafio de uma liderança. Sei que chegará a um momento em que a bola não vai entrar e que o fulano A, B, C ou D, que foi fundamental para a conquista do titulo, dizem que já não presta. Já perdi toda a ingenuidade de querer mudar o mundo, mas o mundo também se vai moldar a mim. Acredito no processo e na forma como trabalhamos. Quanto mais vezes trabalharmos bem, mais perto vamos estar de vencer".

img_467x599$2022_01_18_01_14_21_1951507.jpg

Sobre a arbitragem

"O Sporting tem uma maneira clara e transparente e ter colaborado por lutar por um melhor futebol, íntegro, transparente e positivo. Considero, sem dúvidas, que a arbitragem está muito melhor. A herança dele (Fontelas Gomes) foi terrível. Até achei curioso há uns tempos o Vítor Pereira dizer que é sportinguista. Não tem ajudado muito recentemente. Foi um retrocesso, uma desgraça. Basta ver o caso dos emails... Ninguém sentia, nem a Federação, foi feito um trabalho muito positivo. Está a evoluir. Está perfeito? Não! Os clubes estão perfeitos? Não.

O VAR tem passado por dores de crescimento. O Sporting agora é mais respeitado, porque também se dá ao respeito. Não é fazer barulho, protestar para inglês. Nós falamos pouco, mas quando temos de falar, falamos. Em três anos e meio falei com Fontelas Gomes várias vezes e nunca critiquei um árbitro ou pedi um árbitro. Ele pode comprovar isso. Dou o meu feedback de como as coisas podem evoluir".

Sobre Marcus Edwards e reforços

"O objectivo era manter o plantel que temos, seria o objectivo. Temos um departamento de scouting, que nos dá alternativas se fizerem falta. Tabata? Por troca não! Completamente fora. Nunca existiu. Não vou mentir. [Edwards] É um jogador que interessa ao Sporting, ao nosso treinador, é interessante, mas interessava já há algum tempo e não chegámos a acordo. Posso gostar de uma coisa, mas se colocar em risco a sustentabilidade do clube, não. À data de hoje dificilmente vamos ter mexidas. Ficava contente com o plantel que temos. Se pudesse ter 70 milhões, claro que reforçaria. É óbvio que se pudesse ter mais um central direito e ponta de lança, teríamos. Mas não vale a pena estarmos a chorar com o que não é possível".

Nuno Santos sabe que fez mal

"Hoje de manhã na Academia, falei com ele e disse-lhe tudo o que achava. Gerou muito falatório por culpa do Nuno Santos. É um grande jogador, decisivo para sermos campeões nacionais. É um profissional de futebol. Sabe que vai ser insultado, tem de saber. Não vai ser sancionado internamente, vai ser advertido. Ele próprio sabe que fez mal".

Futebol e Justiça

"Estando a justiça como está, se alguma coisa está mal nestes 30 anos é porque a justiça não funcionou. Se o problema está naquele juíz... falamos de fiscalização, não estou a pôr nenhum juíz como administrador. Em vez de se tratar o mal pela raiz, isola-se o futebol... Se há bandidos no futebol, que sejam presos".

Trocas de jovens com o FC Porto

"O Sporting fez trocas apostando no valor desportivo do jogador. Fizemo-lo com o Gonçalo Esteves, um jovem de 17 anos, com o Marco Cruz, outro internacional português, ainda mais jovem, em quem acreditamos. Fizemos do ponto de vista puramente desportivo. Porque é que o FC Porto as fez, terá de lhes perguntar. O Sporting não pôs essas trocas nos resultados, no relatório e contas".

Aliança entre Benfica e FC Porto

"Não tenho nenhum sinal que haja essa aliança. Não me preocupa. O Sporting tem feito o caminho sozinho, sem nenhuma aliança. Estamos habituados a trilhar o nosso caminho sozinhos, muitas vezes orgulhosamente sós. Não me preocupa se existe uma aliança entre FC Porto e Benfica".

Recandidatura

"Serei novamente candidato. Isto exigia que a minha equipa também o quisesse. Tive de falar primeiro com a minha família, é um cargo extremamente egoísta, afecta muito todas as pessoas à volta. Nunca pensei em não terminar o mandato, isso nunca. Quando decidi candidatar-me, acreditava que venceria e acreditava que este rumo levaria ao sucesso. Sei que essa foi uma das armas do sucesso foi nunca nos agarrarmos à reeleição. Tivemos de tomar medidas muito impopulares; tivemos de tomar medidas que muitos sócios, adeptos e até grupos de adeptos não iriam entender, saberíamos que teríamos de meter o dedo na ferida. Os 40 anos de insucesso de uma forma generalizada não se explicam apenas com factores externos, mas sim internos. Isso teria de ser mudado, teria de ser duro, e foi".

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De FF a 18.01.2022 às 09:12

Bom-dia,
Excelente entrevista a confirmar o carácter impoluto do Presidente Varandas.
Por mim, a quem vou entregar os votos correspondentes aos 42 anos de associado do SCP, espero a sua reeleição.
FF
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.01.2022 às 10:01

Muito boa entrevista.
Objectivo, directo, pragmático. Não fugiu às perguntas e foi afirmativo nas respostas.
Sem medo de "bandidos", "terroristas" ou "artistas".

Sem qualquer protagonismo ou exibicionismo. Centrado no Clube, valorizando essencialmente os que contribuem para o sucesso. Longe vão os tempos do egocentrismo e do narcisismo.

Anunciou a desejada e natural recandidatura, sem necessitar de "pôr-se em bicos de pés" ou até propagandear a excelente obra feita. Não é que não tivesse motivos, mas não é o seu modo de agir.

Presidente, assim certamente continuaremos no caminho do sucesso. Os sócios saberão acompanhá-lo e ajudá-lo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:00

"Os sócios saberão acompanhá-lo e ajudá-lo"...

Bem espero que assim seja!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 18.01.2022 às 22:58

A grande maioria terá a clarividência e a inteligência para o fazer.
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.01.2022 às 10:33

Boa entrevista de FV, ficou claro onde foi o ponto de viragem no seu mandato a contratação de RA e a sua importância nos resultados obtidos mesmo fazendo elogios ao resto da estrutura ele sabe quem é master mind do sucesso.
Muito bem a repetir o que disse sobre o bandido. Apesar de muito sportinguista só olhar para o clube vermelho há muitos anos que defendo que são faces da mesma moeda.
A resposta sobre Nuno Santos eu teria dito que eram assuntos internos do clube.
A génese do jogador é aquela não vamos mudar o jogador mas sim controlar os seus impulsos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:10

Por muito boa que seja a gestão global de um clube, os resultados desportivos são sempre o estandarte de destaque.

Não é justo, mas é uma realidade!
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.01.2022 às 10:35

Ontem Ronaldo recebeu mais um prémio merecido é pena só aparecer quando tens algo a receber... enfim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:01

Sentiu tanto a necessidade de dar a "bicada" que fez o mesmo comentário em dois posts.

Fantástico!?!
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.01.2022 às 22:48

Sabe porque o fiz? Como o comentário não foi logo aprovado no outro post calculei que o RG não iria aprovar o mesmo ou não fosse o caro um defensor do jogador em causa .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:53

Eu não sou um "defensor" de Cristiano Ronaldo, mas sim um grande fã, que sente enorme orgulho em ele ser português e ainda por cima formado no Sporting.

Terá sempre a minha admiração por tudo o que tem feito no futebol!

P.S.: Eu não elimino comentários só porque sim.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 18.01.2022 às 11:33

Excelente entrevista do nosso Presidente, respondendo a tudo e chamando "os bois" pelos nomes, quando foi preciso. Ouvi a entrevista em directo e fiquei muito satisfeito pela sua recandidatura.Como ele disse e muito bem, o "fosso" para os rivais ainda não está "fechado" e será preciso continuar este caminho árduo, para não andarmos novamente 19 anos, para sermos campeões, embora e também por motivos externos ( apitos dourados e toupeiras). Força Presidente, dia 5 de março, esperamos todos a sua realieição. Saudações leoninas.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.01.2022 às 13:20

Eu gostei da parte onde ele falou que Rogério Alves não iria entrar na lista da recandidatura. Acho que ele já deu o que tinha a dar e agora só tem muitos anticorpos contra ele e ele próprio mina a lista de Varandas, portanto acho uma boa decisão. Estou curioso para ver quem escolhe para PMAG.

Entretanto já saiu a lista de Nuno Sousa e parece que Ricardo Oliveira também irá submeter a sua candidatura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:04

Confesso que não conheço esses outros cavalheiros.

P.S.: Esperava muito mais de Rogério Alves.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 18.01.2022 às 19:57

Não precisam de gostar de mim. Basta gostar do Sporting. Este é o pensamento que saliento, pelo seu significado. De resto, uma entrevista serena, ponderada, humilde. Varandas, surpreendeu-me.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 21:06

Salvo os usuais oposicionistas arruaceiros, é praticamente unânime que a entrevista foi excelente.

Acho que como sportinguistas, mesmo aqueles de nós que não o apoiámos no último acto eleitoral, temos causa para sentir orgulho no presidente do nosso Clube.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 18.01.2022 às 20:11

Excelente entrevista, muito bem conduzida pelo jornalista e perfeita quanto ao teor esclarecedor, por parte do Dr. Varandas.
Sempre directo e assertivo nas respostas, coerente, lúcido e completamente conhecedor de todas as matérias e dossiês.
Comunicação cristalina, vertical, coerente e concisa - com elevação e sem prescindir da humildade.
Reafirmando e reforçando os valores que nos diferenciam e dos quais nunca abdicamos - a ética e a luta pela verdade das competições.
Aprendeu muito, em pouco tempo.
Dá corpo e registo indelével, a uma nova Era no dirigismo desportivo que abala, rompe e rasga, de cima a baixo, o caduco e conspurcado paradigma que tem vigorado nas últimas décadas.
Navegamos na crista e surfamos na brancura das ondas da mudança e, não mos pântanos da corrupção ou no chafurdar da trafulhice e tráfico de influências.
Isto é o nosso Sporting CP, sempre com Honra e Dignidade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 21:11

Mesmo para os homens mais inteligentes e fundamentalmente competentes, é preciso algum tempo para a adaptação a uma posição de enorme responsabilidade como é a presidência do Sporting CP.

Parece-me que é isso que aconteceu com o Dr. Frederico Varandas.

P.S.: É evidente que os resultados desportivos contribuiram muito para essa adaptação, mas é sempre consequência do trabalho de grupo adequadamente liderado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:07

Uma breve observação minha, para não escrever uma adenda no post...

Não pode passar despercebido que se fosse para criticar este post teria para cima de 100 comentários.

Natureza humana ou apenas sportinguista?
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 18.01.2022 às 22:26

Uma boa observação Rui, mas se é assim ainda bem, quer dizer que não conseguiram arranjar algo a apontar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 22:31

Sim... mas se estamos sempre disponíveis para a crítica, também devemos louvar quando há causa para isso.

E eu estou à vontade para dizer isto, dado que, como já mencionei várias vezes, não apoiei o Dr. Frederico Varandas no último acto eleitoral.
Sem imagem de perfil

De MAV a 18.01.2022 às 22:53

O RG queria era críticas para poder chamar arruaceiros e afins como vê da minha parte tem o País real ora eu penso por mim não por facções como os alinhados que aqui no blogue gostam muito de dizer amém.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2022 às 23:02

Difícil compreender o seu raciocínio!

Eu não estou aqui para agradar a gregos e a troianos e não espero, nem desejo, que digam ámen a seja o que for.

O blogue vive dos debates, sejam eles construtivos e apenas isso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo