Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Bruno de Carvalho falou á comunicação social pela apresentação do plantel de futsal do Sporting, e pronunciou-se sobre o movimento do mercado em relação a jogadores do Sporting. Transcrevemos aqui as suas exactas palavras para que mais tarde não hajam equívocos ou lapsos de memória, à conveniência:

 

«Há propostas para o Marcos Rojo e o Slimani, mas os valores estão abaixo daquilo que o Sporting legitimamente pretende. Para o William Carvalho é que não há propostas. Vamos ver o que acontece até ao final do mercado, em termos de entradas e saídas, mas o plantel não está fechado.

 

Sobre Shikabala, não é uma questão importante. Fomos lá jogar, passou-se aquela situação, mas vai ser resolvida. Se regressa amanhã ? Ainda não sabemos, mas vamos tentar.»

 

Portanto, existem negociações sobre Rojo e Slimani, mas nada em relação ao William. Acaba-se por não saber, concretamente, se existe algo com outros jogadores do plantel, dado que o presidente não fez essa referência, em qualquer sentido.

 

Sobre Shikabala, é por de mais óbvio que a situação é mais complexa do que se previa, muito embora o presidente a desvalorize. A realidade é que ainda não está resolvida e o próprio Sporting desconhece, neste momento, quando o jogador vai regressar.

 

publicado às 16:24

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


29 comentários

Sem imagem de perfil

De A. Figueiredo a 07.08.2014 às 17:35

O Shikabala teve uma evolução meteórica: de "aposta pessoal" passou a "pouco importante". Já falta pouco para atingir o estatuto mais próximo do que devia ter tido sempre para o Sporting caso não houvesse quem achasse que já sabe tudo inclusive do que de nada soube: o de totalmente dispensável. Uma brincadeira que custou 750 mil euros. Depois andamos nós a dar donativos para um pavilhão fantasma cujo projecto ninguém conhece. Pudera.

PS - o ideal era ficar já na terra dele e vir outro, desta vez um jogador de futebol egíptio de preferência.

SL
A. Figueiredo
https://faxverdeebranco.wordpress.com/
Sem imagem de perfil

De jose a 07.08.2014 às 17:51

Meu caro, se está a espera que esta direcção ou outra qualquer acerte em todos os jogadores que compra em segunda linha, se é assim tão certeiro, diga-me os números do euromilhoes...
O seu comentário so pode ser brincadeira...
Sem imagem de perfil

De j. a 07.08.2014 às 18:04

Se este custou 750mil, outros há não tanto tempo atrás custavam bem mais e ainda tivemos que pagar para sairem.
Além disso, Shikabala é ainda jogador do Sporting. Não vamos já enterrar-lo e dizer que foi um flop. Vamos ver no que dá...

As afirmações completas de BdC ainda incluiam:

"Surgiram algumas coisas pelo Slimani, que pelos valores que são não podemos considerar propriamente propostas. São tão baixas que nada têm a ver com as pretensões legítimas do Sporting. Surgiram também pelo Marcos [Rojo], mas nada daquilo que se aproxime daqueles que têm de ser os valores de um jogador que esteve na final do Mundial, que foi considerado um bom atleta para estar no onze da prova".

"Os jogadores só saiem pela cláusula ou por um grande negócio". "Ainda falta um mês, mas estas primeiras abordagens têm mostrado que não me parece que os clubes estejam mesmo interessados nos jogadores em causa. Também não estamos nada interessados em vender"
Sem imagem de perfil

De Petinga a 07.08.2014 às 17:48

Caro Rui,

"Portanto, existem negociações sobre Rojo e Slimani, mas nada em relação ao William. Acaba-se por não saber, concretamente, se existe algo com outros jogadores do plantel, dado que o presidente não fez essa referência, em qualquer sentido."

Nao me diga que ficava contente se o presidente fizesse uma exposicao detalhada explicando que existem ofertas do Getafe e do Stoke City pelo Capel, do Sevilha pelo Jefferson, do Marselha pelo Adrien e do Mónaco pelo Rui Patrício?... Já muito disse ele ao referir-se aos dois que estao a ser negociados. Por muito que nos gostemos de saber tudo ao detalhe nao acho que estas coisas sejam para ser divulgadas em praca pública. Já bem bastam os jornais que lancam clubes interessados sobre tudo o que mexe.

"Sobre Shikabala, é por de mais óbvio que a situação é mais complexa do que se previa, muito embora o presidente a desvalorize. A realidade é que ainda não está resolvida e o próprio Sporting desconhece, neste momento, quando o jogador vai regressar."

Na verdade duvido que ele desvalorize. Neste momento é por demais evidente que Shikabala é, desportivamente uma aposta que ainda nao resultou (eufemismo... provavelmente falhou redondamente). E o facto de ainda estar retido no Egipto é mesmo preocupante. Mas mais uma vez, o que podia o homem fazer senao desvalorizar a situacao e tentar afastar os vampiros da CS que procuram sangue? Quanto mais importancia o dirigente máximo der a este tipo de coisas pior. Ou queriam que ele dissesse "Estamos preocupadíssimos com a situacao do Shikabala. Sobretudo porque ele tem feito exibicoes muito pobres e nao demonstrou ritmo competitivo para uma equipa como a do Sporting"? :-D :-D
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 18:14

Meu caro,

Eu não espero nada e nada exijo. Limitei-me a transcrever as suas palavras para registo, caso mais tarde seja necessário refrescar memórias. Essas suposições são suas e não minhas.

Isso à parte, não sou ingénuo ao ponto de esperar que ele divulgasse detalhes. Mas, como falou nos três, poderia, se desejasse, ter tido, por exemplo, que também há ou houve uma proposta por Capel . Não disse, assunto arrumado, por agora.

Nas declarações à Imprensa ele desvalorizou, afirmando "não é importante". De qualquer modo, não dei muita importância a isso, porque parece evidente que há problemas e é por de mais expectável que ele não os vá explicar neste momento, publicamente.

Surgiu-me entretanto a ideia se Shikabala terá ido passar as férias ao seu país, e se foi, porque é que então não houve problemas, uma vez que ele se apresentou no dia marcado para o trabalho.
Sem imagem de perfil

De J. a 07.08.2014 às 18:05

Eric Dier: «Fui maltratado no Sporting»

http://www.record.xl.pt/multimedia/hora_record/interior.aspx?content_id=898642

Só para pôr mais água na fervura....
Sem imagem de perfil

De J. a 07.08.2014 às 18:07

Para ler com mais atenção amanhã...

Eric Dier falou em exclusivo ao Record. O defesa inglês faz duras críticas à forma como tratado no Sporting no último ano e meio, numa entrevista que pode ler no Record e no Record Online desta sexta-feira (8 de Agosto).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 19:04

Promete ser uma sexta-feira "quente", portanto.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 20:20

Acho que o Eric devia era ter estado calado.

Quem não tem palas nos olhos e sabe, minimamente, o que se passa no Sporting e a forma de actuar desta direcção, tem consciência porque razão ele saiu. Aliás, tem consciência que esta direcção não descansou enquanto ele não saiu.

Primeiro foi o Godinho que ficou com o odioso. Agora, mesmo sem saber o que ele disse ao Record, é o Eric que vai ficar com o resto do odioso. Pouco irá importar o que a direcção lhe fez...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.08.2014 às 18:21

Boa tarde,

Desde já assumo que sou defensor do trabalho do Bruno de Carvalho, mas não me tolda o raciocínio. Não há fumo sem fogo é um ditado que tem muita validade e começam a ser muitos casos em 18 meses com origem no caso Bruma e no afastamento com o empresário JM.

illori,moreto, idrissa, candé, alexandre silva, matheus, dier

Começam a ser muitos casos de valores da academia acima da média.

Admito que existam problemas de anos a fio que precisam de ser resolvidos, pelo que, existe a necessidade de uma maior flexibilidade no tratamento dos problemas estruturais do clube. Cada caso é caso, e não podem ser tratados todos da mesma medida, porque cada individuo tem a sua identidade e personalidade.

Julgo que Bruno de Carvalho ao querer fazer uma limpeza no clube tendo como premissa "só fica no sporting quem quer", está a descurar uma premissa muito importante que são as relações pessoais e profissionais com os diversos agentes desportivos, jogadores, pais e empresários.

É óbvio que estas situações, são mel para a comunicação social, principalmente grupo cofina, que a cada oportunidade não se coíbe de lançar um ataque cerrado ao nosso clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 19:00

Bom comentário meu caro.

Agradecemos, no entanto, que recorra ao uso do seu nome ou de um nick da sua preferência para evitar ser editado pelo sistema de moderação do blogue.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.08.2014 às 19:59

Peço desculpa pelo lapso, julguei que tinha colocado o nome.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.08.2014 às 19:06

Engana-se voce redondamente , o Sporting perdeu a grandeza na mesa de negociações , e isso é o que o BdC quer voltar a impor , e claro neste processo vai haver sangue obviamente , e só assim o Sporting voltará a ser respeitado na mesa de negociações.

Acredito que tenha noção que o Bruma , pediu 1M anuais porque outros no plantel também o ganhavam , como o Adrien e o Capel por exemplo , que joga na mesma posição que Bruma. Só que o Sporting tem teto salarial ( a minha duvida é se
é imposição de credores ou não) para respeitar , e ofereceu 300 mil ao Bruma , proposta essa que ele viria a ridicularizar numa entrevista mostrando que no Galatasaray ganharia 5 vezes mais.

Illori que pediu 800 mil para renovar , também chegou a dizer : " Estava preparado para estar 2 ano sem jogar".

Moreto Cassamá e o Idrissa , tiveram as suas familias a obrigar-lhes a assinar , pois foram diretamente aliciados pelo FCP que até para a familia ofereciam condições , algo que o SCP nunca poderia fazer. Já li na blogosfera que Moreto Cassamá ( no SCP era na sua idade considerado por muitos , o melhor médio do mundo) não se conseguiu adaptar e está a roçar o jogador banal.

O Candé simplemente acabou o contrato e o Sporting não lhe renovou , quanto ao Matheus Pereira desconheço a situação , mas posso dizer-lhe que eu como Sportinguista , gosto bastante da forma que o BdC etsá a lidar com os miudos , pois eu não aceito que os miudos se metam nunca a frente do Sporting , tratando o Sporting como uma coisinha , e fazendo-o refem apenas pela fama que teem nos escaloes de formação quando nem barba rija teem , e tentam meter o Sporting em sentido.

Quanto ao Dier , direção mantem a mesma postura , e este aqui a mim faz-me mais impressão , pois era daqueles que não olhava para o Sporting como um trampolim ou um escalão de formação , mas a verdade é que queria proteger uma clasula inadmissivel que lesaria sempre o clube se ele fosse valorizado , não tenho muitas duvidas que a dificuldade na renovação passou por Dier querer continuar a garantir a clasula que tinha já 4 anos, e também por não ser titular , foi evidente por demais que Dier estava aziado no SCP.

Culpa de BdC ? Não. Se poderia ter feito mais ?? Poderia , mas claro eu sou daqueles que está a perder a paciencia para o vedestismo destes putos , e esta atitude é a mais adequada na minha opinião.

Sporting vai ser mais respeitado na mesa de negociações quando os miudos virem que o Sporting "não papa grupos"
Sem imagem de perfil

De J. a 07.08.2014 às 19:28

Ao abrigo do acordo da nova reestruturação financeira, que segundo BdC, está prestes a ser efectiva, existe de facto uma nova tabela salaria que deverá ser respeitada pelos dirigentes do Sporting.
É claro que está bastante abaixo da tabela do Godinho e isso vai gerar situações desiguais dentro do plantel que caberá á actual direcção resolver.

Patricio, Rojo, Adrien, Capel são dos jogadores que mais recebem em Alvalade e com bastante diferença para os actuais contratos, mas enquanto não sairem, vamos ter que nos aguentar á bronca.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 07.08.2014 às 19:30

"não aceito que os miudos se metam nunca a frente do Sporting , tratando o Sporting como uma coisinha , e fazendo-o refem apenas pela fama que teem nos escaloes de formação quando nem barba rija teem , e tentam meter o Sporting em sentido."

Caro m1950, não diga que são os miúdos, porque eu não acredito, eles simplesmente são "instrumentos" maneatados por outros. São meninos que na maioria dos casos acabam de atingir a maioridade e alguns nem isso. Por vezes, vêem-se pressionados e sem coragem para enfrentar aqueles que os representam.

SL
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.08.2014 às 20:27

Boa tarde,

A grandeza na mesa de negociações perdeu-se no momento da saída do João Rocha.

Da geração Bettencourt (em quem votei), Godinho (em quem votei) e Bruno (não votei devido a quotas em atraso)

Pedro Mendes,João Carlos, Edgar Ié, Agostinho Cá, Montinho, Dier, Moreto, Idrissa, Alexandre Guedes, Alexandre Silva,illori,Bruma provavelmente Matheus Pereira, já foram e com que retorno em comparação com o investimento feito na maioria dos casos ao longo de 10 anos?

Compreendo que o Clube não pode ficar nas mãos de jogadores, familiares e empresários, mas também entendo que um Professor, não pode tratar os 30 alunos da mesma forma. Cada um tem a sua especificidade, Todos nós temos o nosso calcanhar de aquiles (eu sei o meu) e acredito que o calcanhar de aquiles do nosso Presidente, seja mesmo as relações com subordinados. Não é possível nem exequível em 18 meses pretender-se acabar com vicios de décadas, pelo que em cada caso a ser tratado deva de existir suficiente flexibilidade no trato do mesmo.

A força demonstra-te com actos e não com palavras, e, se ao longo dos anos fomos deslapidando o nosso património material, acabando-se esse, começou-se a deslapidar o património que faz o nosso Clube. As relações pessoais são uma vertente da condição humana do Séc XX em diante (salvo excepções). Sou admirador do Bruno Carvalho gestor e líder de um projecto, não sou admirador do Bruno de Carvalho que corta a direito num sector tão sensível como o da formação. Concordo que o ser da formação não é nem deve ser uma via aberta para plantel sénior, mas não concordo com a forma com que se pretende demonstrar essa corrente de pensamento.

Não podemos esperar de um Matheus Pereira satisfação, quando se vai buscar um Ryan Gauld (podemos o ir buscar, mas nunca menosprezando os nossos). O que pensa um Esgaio de um Geraldes?, um Medeiros de Heldon...so on so on.

O Baldé foi um grande mal no Sporting?...Foi sem dúvidas, mas uma década de erros, não podem ser curados como se tivéssemos um corta relvas a tirar ervas daninhas, ainda para mais com as ramificações em toda a formação. Não podemos chocar de frente com o melhor empresário do mundo, como se tivéssemos o camião tir, e ele um mini (dos antigos). Tem de existir tato no tratamento de cada situação especifica.

Não podemos ficar reféns destes agentes desportivos, mas temos de ter consciência, que num futebol globalizado, eles são parte integrante e são eles que mexem no tabuleiro de xadrex (vide tripeiros, braga e carnide). Temos de ser nós a fazer por nós, e, para isso temos de nos socorrer do que fazemos melhor, que é formar jogadores, não é despacha-los por tuta e meia ou porque se é intransigente na negociação de novos contratos.

Nós temos uma força inigualável, e de norte a sul, é unânime em que se voltarmos a ganhar com regularidade o futuro é nosso, mas para isso acontecer temos de trabalhar melhor entre portas ( bem vinda Sporting TV), porque a CS cá do burgo, anda doida para nos poder por na fogueira.

Peço desculpa pela extenção do texto,

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 20:41

Excelente análise caro Pedro Miguel. Subscrevo na íntegra.

SL
Sem imagem de perfil

De Balajic a 08.08.2014 às 14:20

Idem, idem. Aspas, aspas.

Concordo e seja bem vindo aos comentários.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.08.2014 às 20:48

Peço desculpas por alguns erros ortográficos, mas ás vezes dá nisto.

Para finalizar:

Djaló ( na entrevista dele, demonstra o quanto gosta do Sporting), Varela (não servia para o Sporting, mas serviu para a Seleção), Pereirinha ( foi o melhor o welder), Wilson Eduardo, Zezinho, Daniel Carriço...etc.

Sem dúvidas que nem todos são grandes jogadores, mas não são inferiores aos que vieram para ocupar o lugar deles.

Anos de má gestão, não são curados de um dia para o outro, por essa razão, não os podemos resolver como se fossemos os detentores únicos da razão e do saber.

Pior que uma má decisão é não tomar decisões, mas algumas delas, devem ser tomadas de forma pensada e não de forma " eu posso e mando"...esta é a critica que faço ao actual trabalho da nossa direcção, devemos fazer tudo em prol do clube, mas também temos de ter consciência do contexto em que o clube vive.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 07.08.2014 às 21:45

Muito bom texto caro Pedro Miguel, não concordando com tudo o que disse não deixa de estar muito perto do que penso.

Eu acrescentaria apenas uma "atenuante" para em parte justificar o porque de algumas das contratações não estejam a ser "cirurgicas" como foi prometido, existe um factor muito preocupante no nosso plantel principal, a existencia de diversos casos onde o clube terá menos de 50% do passe do jogador, não justificará tudo é certo mas também não deixa de ser um factor importante para quem tem a responsabilidade de gerir uma equipa profisional como a do SCP.

SL,
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 20:21

Concordo. Bom comentário.
Sem imagem de perfil

De Joao a 07.08.2014 às 18:48

Eu acho que o Bruno de Carvalho esta a desvalorizar a questao do Shikabala, nao tanto pelo jogador, mas para nao ter de admitir a burrada que os servicos juridicos do clube fizeram ao ser apanhados de surpresa por este truque do jogador.

Porque sim, era sua obrigacao saber das condicionantes legais que a viagem ao Egipto traria ao jogador na saida do pais e precaver a situacao, relembrando o jogador do que ele deveria fazer e garantir que ele o fizesse.

Estes erros de amadores eram para ser coisas do passado, mas afinal nao.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.08.2014 às 18:48

Tal como o Sr Rui Gomes , depois de ver Shikabala jogar preferia sinceramente ve-lo jogar a meio campo , eu penso que na cabeça dele , o meio campo tem mais tarefas defensivas , o que não acontece no futebol do Sporting sinceramente. E sim não o vejo como um jogador capaz de dar profunidade a um corredor , mas há vários jogadores com este estilo de jogo de interiorizar que partem da ala direita sendo canhotos , aconteceu o mesmo com James no FCP.

Eu do que vi do jogo contra os Açores mesmo tendo em conta o nível zero do adversário , Shikabala é mais importante no meio do que na direita que é a sua melhor ala , e Carrillo tem tido melhor rendimento que ele ali. No meio consegue ser um verdadeiro agitador de jogo , eu apesar dos golos não reconheço ao Martins capacidade para ser o número 10 do Sporting , ele é no máximo um médio centro tal como o João Mário , Shikabala nas costas do 9 é um jogador explosivo , está a ter problemas no jogo e eu leio dizerem que é falta de noção de jogo , eu penso que seja mais a comunicação que o está a afetar. Naquela zona do terreno penso que o Sporting devia ser ambicioso e não jogar com médios centros (Martins , JMário) , o número 10 do plantel ( Shikabala - embora este esteja mais para o segundo avançado do que para o 10 , e o menino Ryan Gauld que me parece ser um ÁS do ultimo passe e um número 10 puro, o que é raro nos dias de hoje).

As atitudes de Shikabala não me teem agradado , e eu com a idade que tenho , eu não tenho a minima duvida que fez de proposito , mal vi que ficou retido no Egipto , disse para mim mesmo que era malandrice , e a notica do DN confirmou apenas o meu pensamento. A direção vai tentar ignorar porque ninguem gosta de reconhecer que falhou , mas o BdC disse há pouco tempo : " Não queremos nomes , não queremos vedeta" , e Shikabala é isto mesmo que antonimou BdC.

Se a estratégia do Sporting é apostar na continuidade e numa força de base do ano passado , deve fazer um esforço financeiro para não vender ninguém , embora eu posso confessar que Rojo não é um jogador que me impressiona , e Slimani vai ter algumas dificuldades em encaixar neste futebol tão tecnicista , mas estou curioso para ver como responde. Agora eu estou farto de ver futebol de chuveirinho a procura do Slimani , só que infelizmente é a melhor forma de o alimentar.

Quanto ao William , eu fiz esta pergunta para os entusiastas da formação , mas como é obvio não tive respostas. O William se tivesse sido vendido ao United antes do Mundial onde fez 135 minutos , teria coragem de se apresentar nesta forma fisica vergonhosa ?

Vamos ver se a camisola do Sporting não lhe fica pequena este ano , e espero que consiga manter o rendimento , porque as vezes estar contrariado , não é propriamente pedir para sair mas sim estar com a cabeça fora do sítio , é perder o foco no jogo do local onde se trabalha , por achar que merece melhor.

Acredito que se não fosse a imagem pesada do BdC e a esta hora William estaria a forçar a saída , ele que tem um pai que até diz que já sonhava ver-lhe no Real Madrid ao lado do CR7 , estou expectante para ver como será a sua época.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 07.08.2014 às 19:33


Shikabala?

Desculpem a sinceridade, não vai dar em nada.
Não acredito que seja jogador para o SCP.
Até pode ser bom tecnicamente, mas tacticamente, nunca será um jogador disciplinado.

Mas se eu me enganar... melhor ainda!
Sem imagem de perfil

De Balajic a 07.08.2014 às 20:33

Concordo com o comentário e subscrevo.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.08.2014 às 21:00

Um pequeno exemplo do sangue que a cofina procura:

O rascord tem por hábito ter as melhores noticias em premium, mas " vá-se lá saber com que intenção", esta é para todos lerem. De notar a especificidade das 3 perguntas em particular a última:

!R - O principal motivo da mudança para o Tottenham não foi apenas financeiro?
ED – Nunca ia tomar uma decisão apenas baseada no dinheiro. Tive várias oportunidades para sair do Sporting no passado e nunca o fiz. Isso demonstra que não era uma questão monetária.
R – Acha que foi bem tratado pelo Sporting nestes últimos meses, principalmente pelo presidente que, em última análise, é a cara da direcção leonina?
ED - Desde o último verão que sinto que fui maltratado no Sporting. Nunca vou esconder isso. Para alguém que estava no clube desde os 8 anos e que nunca tinha tido problemas com ninguém… No último ano e meio fui muito mal tratado.
R – Ou seja, desde que Bruno de Carvalho chegou ao Sporting…
ED – Exactamente, desde que esta direcção assumiu a presidência do clube."

Não tenho dúvidas que se trata de um ataque directo ao nosso clube na figura do nosso Presidente, e, é contra esta CS que vamos ter de lutar, porque, CS&Pinto&Vieira&Mendes&Salvador, não vão descansar enquanto o nosso clube não definhar de vez.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2014 às 21:22

Caro Pedro Miguel,

Apenas duas perguntas, a título de curiosidade:

Neste caso trata-se de um diário da Cofina, e nós bem sabemos o que a casa gasta, mas partindo do princípio que o Eric Dier queria mesmo dar uma entrevista, a que diário desportivo é que ele se deveria dirigir ?... Isto, porque não conheço nenhum que seja simpatizante da causa sportinguista.

E, a segunda: já viu a entrevista toda ?
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.08.2014 às 23:46

Boa noite,

Não é a entrevista em si que critico, mas sim as perguntas que são feitas neste pequeno texto que foi libertado por eles, que acredito terem objectivos bem definidos. Acredito que hajam entrevistas maliciosas, sendo esta uma delas.

Não li toda, porque até ao momento só está disponível esta parte, mas amanha faço questão de a ler, para contextualizar estas 3 perguntas.

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo