Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Primeiro estranha-se, depois entranha-se

Naçao Valente, em 06.03.20

download.jpg

Fernando Pessoa, que não sei se ligava ao futebol, para além da poesia, escreveu o slogan para promover um refrigerante novo em Portugal, e que é,  "Primeiro estranha-se, depois entranha-se". E, com convicção ou não, acabou por estar certo.

Quando se contrata um treinador de futebol, e um pouco conhecido, enquanto tal, não se sabe se vai entranhar-se ou não. Para já, para muitos sportinguistas, apenas se estranha. Fazendo um esforço para ser isento, focando-me apenas no acto e no seu contexto, e não em pressupostos em relação a quem o toma, prefiro assumir a expressão na sua totalidade.

A decisão de contratar Rúben Amorim, por mais especulações que avancemos, só obedece às motivações de quem a tomou. Podemos dizer que foi desespero, podemos afirmar que é de grande risco, podemos dizer que é deveras ousada, e o mais que nos vier à cabeça. Mas a verdade é que certamente foi ponderada, discutida, avaliada, por quem tem legitimidade para a tomar, até porque implica a disponibilidade de uma verba muito significativa. Neste sentido, parece-me de bom senso dar, no mínimo, o benefício da dúvida.

A vantagem ou desvantagem da bondade desta contratação, ou de outra, nunca se deve avaliar à priori. As avaliações feitas deste modo, valem o mesmo que os prognósticos dos resultados de jogos, com uma agravante, ou é por revanchismo ou por má fé. Tanto mais que a história recente do Clube está cheia de más decisões, já comprovadas. Se este acto de gestão desportiva foi bom ou mau saber-se-á a seu tempo, e só então poderemos apurar consequências.

88273546_10156675285196555_8487569337899548672_o.j

Pode-se dar um bom número de exemplos de decisões que correram mal - que são por de mais conhecidas - que geralmente passaram incólumes e sem o mínimo de contestação. O problema é que a memória é muito curta, e a avaliação sempre subjectiva e à conveniência.

Outra questão discutível é a ética desta aquisição, retirando o técnico ao clube para quem trabalhava, embora com base nos regulamentos, mas sem o seu acordo. O presidente desse clube pelos vistos rejeitou qualquer negociação e mostrou não querer perder o treinador neste momento... se estava a ser sincero. Nesse aspecto, tenho que referir, que não me parece muito correcto e que esta norma devia ser revista.

Mas concretizada a contratação, de acordo com as regras em vigor, Rúben Amorim, que aceitou o desafio (não foi obrigado a tal) como um passo em frente na sua carreira, é o treinador do Sporting, e precisa de ser bastante apoiado por todos os que põem o Sporting acima de direcções, e que não reagem previamente em função de simpatias, ou das suas avaliações subjectivas. O seu êxito é antes de mais o êxito do Sporting.

P.S.: Admito que a cláusula de rescisão é muito elevada, e pouco comum, mas era a única possibilidade para trazer o técnico de imediato. Fomos informados pelo presidente que será acomodado no orçamento já aprovado para o futebol. E se não há equipas sem bons jogadores, muito menos as há sem bons treinadores. Só o tempo o dirá.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


42 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 06.03.2020 às 14:57

Nao creio que haja qualquer "estranhar". Há apenas tres opinioes:
1 os que acham uma péssima decisao, mas que tem alguma esperanca
2 os que estao completamente embriagados pelo facto do treinador ter um excelente percurso no Braga
3 os que vao aguardar por resultados, mas que tem desde já alguma esperanca

:)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 16:50

António,

Estranhar insere-se em qualquer das três opções. É simples, duvido que alguém estivesse à espera.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 06.03.2020 às 15:20

De 1929, data da criação do slogan, a 1977, data do início da comercialização da Cola-Cola em Lisboa, passaram 48 anos!
É muito tempo para o Sporting esperar...:-)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 16:54

Pedro Piedade,
Desde os anos oitenta, até à presente data, passaram 40 anos. Quantos campeonatos? Tudo é relativo!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 15:32

Concordo que a regra poderia ser alterada, mas não esquecer que o "mercado" de treinadores não obedece às mesmas regras que o de jogadores, onde existem apenas 2 janelas de transferências. Não sei se em Portugal seria bom implementar a regra de impedir um treinador de exercer funções na mesma liga durante a mesma época por 2 clubes diferentes.

Já vimos muitas vezes no passado treinadores despedidos nas primeiras jornadas do campeonato e que depois simplesmente foram parar a outro clube da mesma divisão que também tinha despedido o treinador. Fazer um treinador esperar 1 ano para poder voltar a trabalhar na mesma divisão pode ser demasiado penoso, pelo menos no nosso país onde não existem tantos como em Inglaterra, França ou Espanha. Nós cá temos uma realidade diferente.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 06.03.2020 às 16:42

Certamente que os regulamentos não previram a mudança dum treinador entre clubes na mesma competição e na mesma época porque ninguém julgou que isso fosse possível acontecer.
Ainda por cima entre dois clubes que lutam pelo mesmo 3º lugar na tabela, onde apenas cabe um deles.
Mas na verdade é criticável do ponto de vista ético e desportivo e nenhum dos intervenientes fica bem na fotografia, nem o Sporting nem o Rúben Amorim.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 18:03

Pedro Piedade,

E já agora se me permite, o Presidente do Braga, que se queixou, mas que aprovou com outros clubes, o regulamento que está em vigor.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 18:27

Neste caso, provavelmente, o arrependimento pela a omissão (se é que é o caso), nada mais. Muito provavelmente, outros pensarão agora o mesmo perante um caso concreto e que também aprovaram. Aliás, provado pelas novas cláusulas de rescisão quer do novo treinador do Sporting quer do SC Braga.

Acho que começará agora uma nova era de valores de cláusulas de rescisão de treinadores nos clubes de menor dimensão. Nunca se sabe...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 20:09

Concordo com a ideia de se abrir um precedente nas cláusulas de treinadores. Foi o que me ocorreu na sequência deste caso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 16:57

Mike,

A situação não é treinar mais que um clube, desde que esteja sem trabalho. A questão é poder ser contratado quando trabalha para outra entidade profissional, a disputar a mesma prova.
Perfil Facebook

De Vasco Almeida a 06.03.2020 às 23:26

Esse mesmo presidente que se queixa é o mesmo que foi contratar o Jorge Simão ao Chaves com o campeonato a decorrer.
Sem imagem de perfil

De Carlão a 06.03.2020 às 15:47

A principal crítica que tenho visto entre os Sportinguistas é de facto a elevadíssima quantia que sai dos cofres por um treinador praticamente sem currículo, deve ser record do guinness no futebol mundial...
Muitos falam da célebre história de Mourinho e Luís Duque, esquecendo-se, convenientemente ou não, que Mourinho à data já tinha um longo percurso como adjunto de um dos melhores treinadores de todos os tempos, Bobby Robson. Ruben Amorim tem uns quantos jogos pelo Braga na Liga e outros pelo Casa Pia, não é bem a mesma coisa.
10M + juros + IVA é algo que desafia toda a lógica, não deixando qualquer margem de manobra para o insucesso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.03.2020 às 16:51

Vira o disco e toca o mesmo!!!

Devem recorrer à v/imaginação e apresentar algo mais original.
Sem imagem de perfil

De Carlão a 06.03.2020 às 18:41

O mesmo se aplica a si, que mesmo que o actual presidente se passasse da cabeça e decidi-se mudar o símbolo do Sporting para um milhafre, para agradar ao Jorge Mendes, você arranjava maneira de vir para aqui defendê-lo, no matter what.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 17:07

Carlão,

Ter sido adjunto de Bobby Robson não dá competência a ninguém. Certamente Mourinho não foi o único. Com ou sem essa tarefa seria sempre um grande treinador.
Se Rúben Amorim atinge ou não os patamares de Mourinho, só o tempo dirá. Da mesma maneira só com tempo se saberá se pagar 10M foi ou não bom investimento. O bom senso ensina que avaliações devem ser feitas com base no que irá acontecer.

Pode correr mal? E se correr bem?
Sem imagem de perfil

De Carlão a 06.03.2020 às 18:38

Volto a repetir: por 10M só pode mesmo correr bem, nem há outra hipótese possível...
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 06.03.2020 às 21:11

Nação Valente, é uma decisão errada em qualquer caso pois as probabilidades de um sucesso ao nível do que o preço exige são diminutas, especialmente se tivermos em conta o plantel actual do Sporting - vamos ver que investimento é feito para a próxima época em jogadores.

Se por sorte acontecer um Mourinho como no Porto, é só mesmo isso, sorte.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 22:04

Respeito a análise mas discordo. Na minha perspectiva não é correcto afirmar que as probabilidades são ou não diminutas. Probabilidades não são certezas, nem resultados concretos. Apenas perante estes se pode dizer se a decisão foi errada ou não. Se acontecer um "Mourinho" não é sorte, é competência, embora de sorte toda a gente precise, incluindo "mourinhos".
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 22:30

“Se acontecer um "Mourinho" não é sorte, é competência...”
Acha isso mesmo? Competência é conseguir “acertar” na maioria das vezes porque requer mais que sorte.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 23:19

De acordo, competência é "acertar".
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 06.03.2020 às 15:51

Não creio que seja uma questão de estranhar ou entranhar - apenas de achar se é uma boa ou má decisão.

E daqui a uns tempos fazer uma avaliação com base nos resultados.

As críticas a esta contratação não são como diz subjectivas ou com base em simpatias.
São baseadas na experiência do treinador e no seu custo.

Obviamente que pode correr bem - na teoria á partida tudo é possível principalmente no futebol, mas objectivamente esta contratação tem mais probabilidades de correr mal do que bem

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 17:17

Cris Dileo,

Uma coisa não invalida a outra. Estranhar significa que o acontecimento é imprevisto. Se correr bem, terá sido uma boa decisão, e entranha-se, isto é torna-se um sucesso.

Considerar que as críticas são objectivas, quanto ao sucesso ou ao insucesso, não tem nenhuma objectividade. Com que provas? Tal e qual como a contratação de Mourinho no início de carreira. Com base no currículo quem apontava ao sucesso que veio a ter.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 17:39

O caso de Mourinho e mais uns quantos são a exceção e não a regra. É uma pura argumentação com base probabilistica. A comparação faz sentir ainda mais que estamos perante o caso de termos comprado alegremente um bilhete da taluda e dizer que “é desta!” Porque é disto que estamos a falar ao investir tanto dinheiro nesta fezada, é que vai estar aqui o próximo Mourinho e ainda vamos ganhar uma pipa de massa! E até pode ser que tenha razão à 7.ª vez, quem sabe...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 18:37

Mourinho há só um e apenas aparece como exemplo. Rúben Amorim poderá, ou não, ser um grande treinador, mas será Amorim , não Mourinho.

Não vejo que haja semelhança entre esta contratação e as anteriores. Há falta de rigor na informação, pois esta contratação foi a 3.ª e não a 7.ª. Especificando: Keiser, Silas, Amorim. Os outros técnicos pertenciam ao clube, e foram de transição.

Quando se contrata um novo técnico é porque se acredita nele. Coisa diferente é se o insucesso se deve apenas aos técnicos ou a outros factores. Para ser honesto tenho que dizer que não se deve apenas aos técnicos, e já há muito tempo.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 19:20

Certo. Aliás este será o 6.º treinador e não o 7.º, se não estou agora também equivocado.

São todos treinadores sem grande curriculum, o 1º praticamente desconhecido pela grande maioria, os últimos deram algo nas vistas no início da sua carreira na liga principal, mas ainda nada de muito consistente, parece mais impulsivo que racional. Eu, pelo menos, parece-me ver algum padrão. A grande diferença é que agora houve investimento a sério, passando a haver muito maior risco financeiro para além do normal desportivo.

Mas, penso que agora, com a coisa já feita, é ter a esperança no sucesso e pronto.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 06.03.2020 às 18:13

Nenhum técnico em início de carreira tem currículo, mas também nenhum custou 10M de euros.

Ainda hoje vem na CS que a Juventus estaria disposta a chegar aos 8M para "roubar" Zidane ao Real
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 18:59

Um técnico, como outra coisa qualquer, custa o que o comprador tiver disposto a pagar. Se vale ou não já é outra conversa. E no caso concreto esse valor não se pode avaliar apenas no imediato.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 17:26

O que é verdadeiramente estranho é achar-se que os problemas advém essencialmente do treinador quando já passaram 6 desde o início deste CD. Houve, então, o “azar” de todos eles serem mesmo maus para se decidir para gastar 1/7~1/6-in (sem ordenados) do que se diz ser o orçamento para o futebol “só” para um treinador que, ainda por cima, ainda não provou verdadeiramente nada.

Todos falam da grande asneira na LE no Sporting, mas parecem esquecer do desaire, também um pouco inexplicável, do Braga. Como raio se deixa virar num ápice de um 0-2 para um 3-2 e uma derrota em casa perante um adversário que, pelo jogo, parecia ainda estar ao alcance do Braga? Pode ser que, neste caso, tenha apenas sido burrice apenas dos jogadores, certo?

Até pode ser que venha a ter “sorte” no Sporting, mas não esquecer que pode ser, mais uma vez, o bafejo da novidade, como já aconteceu no passado ou pode ser que se confirma que o Amorim seja mesmo um génio do futebol. Mas não deixa de ser uma aposta racionalmente inacreditável, quase ao nível de um apostador compulsivo, com a diferença que apostou com dinheiro de outrem.

Acho que aqui a dicotomia do estranhar/entranhar não é propriamente bem usada. Seria se fosse uma questão de estilo, carácter, técnica singulares do sujeito em causa. Começa a dar a ideia que o presidente gosta de decisões polémicas e altamente discutíveis (no que diz respeito a escolha de treinadores): desde treinadores que não lembram a um careca, precipitação perante algumas demonstrações que o deixam vidrado e apaixonado, parecendo que fica completamente cego a argumentos mais racionais. É o que parece, tendo em conta a longa lista com que já nos presenteou.

Pode ser que seja desta...
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 21:03

Iur Semog,

Primeiro que tudo esse pseudónimo é bastante original. Nunca cá tinha visto comentar alguém que mete o nome dum dos autores do blog, ao contrário. lol
Regista-se o sentido de humor.

A respeito dos 6 treinadores que já passaram pela equipa, não esquecer que 2 deles foram de transição, 1 era mesmo mau (Peseiro), outro não era mau mas também não era bom (Keiser) e Silas para mim era o melhor de todos e o único que realmente tinha sido bem contratado. Não estou a ver qual foi o 6º treinador. Estás a contar com o Sinisa Mijhailovic? Esse saiu com Sousa Cintra.
Sem imagem de perfil

De João F a 06.03.2020 às 21:25

Os treinadores contratados pelo Varandas foram o Keiser, Silas e agora o Amorim. Os outros, uns foram herança do destituído e do Cintra, enquanto o Pontes já pertencia aos quadros do Sporting.

Há gente que ataca os cartilheiros dos lavadores da TVLixo, mas aproveita coisas deles quando lhe interessa.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 22:13

Se ter 3 treinadores numa época (4 com um interino) o deixa descansado e considera normal, está a vontade. Com ou sem TVs ao barulho.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 21:33

Peseiro (não foi contratado pelo FV)
Tiago Fernandes (interino)
Marcel Keizer
Leonel Pontes (interino
Silas
Ruben Amorim

6 treinadores durante 1/2 mandato de FV (ainda há muito para andar). O Sinisa Mijhailovic é do tempo do destrambelhado (últimos suspiros) que foi posto na alheta pelo dedinho fixe Sousa Cintra. Não contei com ele.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 22:11

A verdade é que apenas foram contratados três técnicos: Keiser, Silas, Amorim. Peseiro foi contratado por Cintra. Os outros eram funcionários do Clube, o que ainda acontece com um deles.
Sem imagem de perfil

De Iur Semog a 06.03.2020 às 21:47

A confusão do 6º advém de ter metido na minha cabeça de alho chocho que, com o Ruben Amorim, teria havido 7. Confusão minha! Enfim, apenas ligeiramente perdoável pela, de qualquer maneira, fantástica longa lista em tão pouco tempo. Não havendo potencialmente outro, sempre deverá ser um record!

Bem...pelo que estou a ver, o Braga em breve deve fazer mais 15M€
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 06.03.2020 às 20:04

Caro Nação Valente

Ontem na apresentação, Rúben Amorim foi sincero, concreto e convicto. Possui um discurso esclarecido e capacidade de liderança. Acredito que a nossa equipa vai ser capaz de exprimir em campo as qualidades positivas dos seus elementos. Tenho confiança de que no próximo domingo, em Alvalade, terá início o processo de viragem, da recuperação sportinguista.

Um abraço
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 20:13

Também considero, caro Leão Zargo, que a actual equipa para além da maior ou menor valia técnica, precisa de uma injecção de confiança. E concordo que o discurso de Rúbem Amorim traz essa esperança.

Abraço
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 06.03.2020 às 21:17

Há outra coisa que não falei, mas que chamo a atenção agora.
O Ruben até pode ser bom, mas vai precisar de jogadores de qualidade para poder equilibrar a equipa, pois neste momento não consegue formar um 11 com jogadores de qualidade indiscutível.

Se Varandas diz que estes €10M fazem parte do orçamento da próxima época, então serão €10M que não poderão ser gastos em contratações.
Relembro que esta direção não conseguiu arranjar jogadores de qualidade quase nenhuns, tirando Vietto e agora aparentemente Sporar. Nenhum jogador de qualidade irá custar menos de €6M / €7M.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 06.03.2020 às 22:18

Mike,

Concordo que é preciso renovar o plantel. Penso que isso já está em marcha, com regresso de jogadores emprestados e promoção de um ou outro do escalão inferior. Também consta que haverá contratações de qualidade para sectores mais frágeis.
Sem imagem de perfil

De João a 06.03.2020 às 21:32

O Braga está a ganhar 2-0 ao intervalo. O treinador é o Custódio que até foi jogador do Sporting, e a cláusula de rescisão ao que foi transmitido pelo Braga à CMVM são só 15 milhões de euros. Tem 100% vitórias na I Liga, just saying.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo