Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Lisboa recebe a inédita 'final 8' da Champions, isto quase 65 anos depois da capital ter recebido o primeiro jogo da competição, na altura chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Foi ao Sporting, como representante de Portugal que coube a honra de participar na edição inaugural. A participação era feita por convite e a estreia teve lugar no Estádio Nacional no Jamor no dia 10 de julho de 1956. O convidado por o Partizan de Belgrado.
Os verdes e brancos tinham dominado o futebol nacional nos últimos anos, daí o convite, apesar do terceiro lugar no campeonato do ano anterior. Era o resquício dos 'Cinco Violinos', equipa que fez história entre o final dos anos 40 e início dos anos 50.
Dos violinos, essa linha avançada de luxo dos verdes e brancos, só dois ainda subsistiam no Clube por altura desse jogo histórico europeu: Eram eles Manuel Vasques e José Travassos, como recorda o portal da UEFA.
O jogo haveria de terminar empatado a três. Martins (14', 78') e Quim (65'), começaram a dar vantagem aos verdes e brancos, Milutinović (45', 50') e Bobek (73') deram a volta ao marcador na segunda parte.
Recorde os 'onzes' das duas equipas:
Sporting: Carlos Gomes, Manuel Caldeira, João Galaz, Armando Barros, Manuel Passos (cap), Juca, Hugo Sarmento, Manuel Vasques, João Martins, José Travassos, Quim.
Partizan: Slavko Stojanović; Bruno Belin, Čedomir Lazarević, Ranko Borozan, Branko Zebec, Božidar Pajević, Prvoslav Mihajlović, Miloš Milutinović, Marko Valok, Stjepan Bobek (cap), Anton Herceg.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.