Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

19937295_PatH5.jpg

 

Tribunal popular ou colectivo de Alvalade. Começou com Roquette, acompanhado do seu advogado. A provecta idade do ex-presidente retirou-lhe lucidez e fê-lo satisfazer-se com pouco. Uma audiência sem história.

 

Depois foi o dia de presença de José Eduardo Bettencourt e de Luiz Godinho Lopes na travestida "comissão". Se a primeira presença se esperava, já a última apenas se compreende pelo facto do engenheiro querer "por os pontos nos is" junto de adeptos, isto para quem, como ele, processou Azevedo de Carvalho, sede em que Bruno terá de prestar contas. Ainda assim eu não o teria feito.

 

Bettencourt não foi só. Acompanhavam-no 3 (!) advogados 3, um dos quais um ilustre sportinguista. Quando se chegou ao tema "comissões" Bruno começou a não gostar da história tais foram os números comparativos que foram esgrimidos pela outra parte a este propósito.

 

Nesse dia, em que Godinho Lopes também foi ouvido, marcaram presença, pelo Sporting, entre outros, Azevedo de Carvalho, Marta Soares, jovens membros das emudecidas claques e o único personagem que dominava os dossiers em questão, Nuno Silvério Marques, este quiçá lembrado dos seus velhos tempos de Colégio Militar.

 

Ausência notada a de Bacelar Gouveia, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, a contas com o processo que Godinho lhe moveu e com crescente afastamento da entourage de Bruno.

 

O bombeiro de Vila Nova de Poiares teve (mais) um dia negro. Confrontado, na audição deste, com o facto de ter sido um entusiástico adepto de Godinho Lopes,  o comendador Marta Soares tremeu e, à falta de outros argumentos,e  perante o olhar desconfiado da plateia, saiu-se com a única estirada possível: a de que se tinha enganado quando havia tecido públicas loas a Godinho, perguntando, em voz alta, e visivelmente incomodado, se não tinha direito ao erro.

 

Foi o começo do incêndio que antes ameaçara já pegar com Bettencourt.

 

E o fogo alastrou mas para o lado menos esperado tal a força do vento na sala. Da parte do Sporting, Bruno, qual delegado do Ministério Público, abre o libelo acusatório e dispara balas contra o seu antecessor, falando, essencialmente, dos gastos por época. Godinho, que chegara sozinho e sem advogado, e revelando um apreciável domínio dos dossiers e dos números, mesmo os actuais, respondeu-lhe à altura e demonstrou-lhe que os gastos do consulado de Carvalho eram, afinal, bem superiores aos seus. Carvalho, atordoado, afinou e nunca mais se recompôs. Visivelmente agastado e não esperando estar a ser derrotado em casa, precisamente na área em que, supostamente, "dá cartas", abandonou o recinto de jogo. E, quando se esperaria que retornasse nem que fosse para uma tentativa de "faena final", de Bruno nem mais uma sombra se viu. Partira para não mais regressar deixando os seus pares órfãos do "Querido Líder"!. O desapontamento entre os seus apaniguados era já indisfarçável...

 

No final de 7 horas de tribunal com Godinho, a que se somaram as 4 de Bettencourt, o plano de Bruno falhara. No momento final em que se esperava que as coisas ficassem por aí, eis que o ausente Bruno teve de "engolir novo sapo". Virando-se para Godinho Lopes, dois associados representativos de sectores do clube, envergonhados com tudo o que se passara e afirmando não se rever naquele tipo de postura, pediram-lhe desculpa.

 

Era o fim de festa e o porquê de Godinho Lopes ter publicamente declarado "sair mais aliviado de Alvalade". Bruno, esse, ainda não acredita que o tribunal de "faz de conta" que resolvera criar lhe trouxesse, afinal, tanta dose de arrependimento.                                    

 

Há dias em que nem Nuno Saraiva o safa. Nessa noite Bruno dormiu atormentado. 

 

publicado às 11:39

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


73 comentários

Imagem de perfil

De PF a 30.09.2016 às 06:21

Bruno de Carvalho de inteligente nada tem, já fez a cama em que se vai deitar mas alguns dias de fama ninguém lhe tira. Pobre criatura que aos poucos e poucos vê a viola em cacos, mas não está só e quando a noite das facas longas chegar, mais cedo do que se pensa, à personagens que também têm de assumir responsabilidades nesta estratégia suicida, nomeadamente; o bombeiro, Bacelar e alguns "opinion markers" que de uma forma acrítica prestam vassalagem a alguém que na história vai ser conhecido como "Bruno o impostor".
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 30.09.2016 às 08:25

O Ricardo Leão deve ter de facto umas fontes muito importantes... para saber tantos pormenores de uma reunião com acordo de confidencialidade...

Quanto ao conteúdo, ainda tenho mais dificuldade em acreditar que as supostas dívidas à Segurança Social, ao JJ no Porto, e outras atoardas que já vimos o RL lançar para o ar sem nunca se verificarem. Até podia GL ter conseguido limpar um pouco a sua imagem, com algumas justificações plausíveis e até haver algum entendimento (o que já custa a acreditar), mas conseguir criar "problemas" e fazer sair Bruno de Carvalho com o "rabo entre as pernas" não vejo como poderia acontecer, tendo este tanto argumento e facto para utilizar que não abona nada em favor de GL em contrapartida com o excelente mandato que a actual direcção está a realizar...

Só uma questão mais concreta que o RL refere que "enfureceu Carvalho": custos superiores neste mandato deste é totalmente mentira! Foram muito inferiores nos 2 primeiros anos, e relativamente parecidos ou ligeiramente superiores no ano passado e neste ano. Mas mesmo considerando que gastou o mesmo ou um pouco mais, as receitas subiram para mais do dobro, o que mata logo esse argumento antes de sequer se tornar assunto!
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 30.09.2016 às 10:31

Ui, o Sporting deve ser de longe o único clube com mais Brunos no mundo... tal a quantidade sócios e adeptos que apoiam e acreditam no trabalho de um presidente que, juntamente com outros que trabalham com ele, conseguiram recuperar o Sporting de uma situação muitíssimo complicada.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 30.09.2016 às 12:53

terá conseguido, Presidente?
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.09.2016 às 12:40

"Só uma questão mais concreta que o RL refere que "enfureceu Carvalho": custos superiores neste mandato deste é totalmente mentira! Foram muito inferiores nos 2 primeiros anos, e relativamente parecidos ou ligeiramente superiores no ano passado e neste ano. Mas mesmo considerando que gastou o mesmo ou um pouco mais, as receitas subiram para mais do dobro, o que mata logo esse argumento antes de sequer se tornar assunto!"

Game, set and match.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 30.09.2016 às 12:58

A pergunta que se devia fazer é:

Para que um acordo de confidencialidade num assunto que se tratou na praca pública, que faz parte de uma promessa eleitoral e que envolve o bom nome de todos os envolvidos?

Porque se faria um acordo de confidencialidade que na práctica previne os visados/acusados de se defenderem, e eventualmente limparem a sua imagem pública, do que já foi dito pelo Presidente e acólitos até aqui, independentemente do que se tenha passado entre paredes?

A quem serve o acordo de confidencialidade?
Sem imagem de perfil

De Antonio JC a 30.09.2016 às 17:20

"Só uma questão mais concreta que o RL refere que "enfureceu Carvalho": custos superiores neste mandato deste é totalmente mentira! Foram muito inferiores nos 2 primeiros anos, e relativamente parecidos ou ligeiramente superiores no ano passado e neste ano. Mas mesmo considerando que gastou o mesmo ou um pouco mais, as receitas subiram para mais do dobro, o que mata logo esse argumento antes de sequer se tornar assunto!" = VMOCS? É claro que as receitas sobem quando não se paga o que se deve...
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 30.09.2016 às 19:05

Estou a falar de receitas, sim, de bilheteira, publicidade, TV, Gamebox's, patrocínios, etc... o que tem a ver as VMOCs aqui, pode-me explicar?
Sem imagem de perfil

De Antonio JC a 30.09.2016 às 20:16

Economia básica: Reunir tudo que se deve, somar e tentar pagar com o que se tem em caixa hoje. Sobra quanto? E esse quanto, representa qual % do valor do clube na sua totalidade economica? Encobrir o que se tem empurrado com a barriga (VMOCS) parece ser a especialidade dos doentes que ainda defendem o presidente. Mas nem te preocupes, deves fazer as contas igual aos 4 campeonatos que o sr. presidente conseguiu "ganhar" em 2015/2016 para chegar aos 22...
Sem imagem de perfil

De Vasco Figueiredo a 30.09.2016 às 08:29

Vão à AG fazer alguma pergunta?
Gostava de vos ver por lá, trocar algumas ideias.
Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De nao digo a 01.10.2016 às 21:09

ACHAS???????? Então o trinca tem lá o exército da Juveleo e afins para tomar conta dos que se atrevem a perguntar seja o que for. Infelizmente ele está a criar um estado de tirania que a única coisa que se pode ouvir naquelas assembleias é "meeeeeeeee meeeeeee"!!! Fico triste!
Sem imagem de perfil

De J. a 30.09.2016 às 08:39

A vontade que tem o autor de dar uma volta á história. Então no periodo mais negro do Sporting que eu me lembro (Bettencourt-Godinho) quem sai queimado então é o actual presidente????
Já nem falo dos resultados desportivos. Porque foi tudo mau demais.
Mas assim de repente, não era o tal Bettencourt que ganhava quase 300 mil euros por ano como presidente do Sporting? Para quem critica o que BdC ganha actualmente....E depois, já nem discuto os negócios da era Godinho, mas nao foi este senhor que deixou um prejuizo acumulado de mais de 100 milhões de euros ao SPorting, a par da pior classificação de sempre e pior de tudo o caso Pereira Cristovão???
Sem imagem de perfil

De Agente X a 30.09.2016 às 08:45

Depois bateste com a cabeça e acordas-te... mas isto é o que? O Sr. Rui deveria moderar este tipo de invenções, sim porque eu sei que isto é puramente mentira!
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 30.09.2016 às 09:43

"Acordas-te, acordas-te"... Jovem, podes voltar a comentar por aqui quando souberes escrever em Português, ok? E aproveita também para ver se "afinas" um pouco o escasso cerebelo que o destino te deu. Bom trabalho e até lá!
Sem imagem de perfil

De Sapo Sapeca a 30.09.2016 às 08:51

Os "jornalistas" do Correio da Manhã coraram de vergonha depois de ler esta histó(e)ria toda. Nem eles conseguem ser tão imaginativos.
Quando se dedicar à ficção use outro pseudónimo!
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 30.09.2016 às 09:44

Sapeca, por muito que te esforces nunca chegarás a sapo. E cuidado com essa dor de cotovelo.
Sem imagem de perfil

De Sapo Sapeca a 30.09.2016 às 11:24

Está mesmo muito confiante naquilo que diz. Presunção e água benta...
As suas fontes devem ser as mesmas que disseram que o Guardiola veio ver não-sei-quem à Luz.
Pergunte lá outra vez a ver se foi mesmo assim...ficará surpreendido.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 30.09.2016 às 09:42

Ainda ontem estava a comentar com um amigo leão a minha estranheza pelo silêncio do Carvalho relativamente ao que nessas comissões se passou. A conclusão foi "parece que já está a ganhar algum sentido de estado". Eis afinal a razão pela qual a coisa está a passar o mais despercebida possível. Correu mal. Como irá correr mal caso apareça um candidato válido à presidência nas próximas eleições, tão fácil é deitar abaixo este castelo de cartas. Não querendo que reveles as fontes, Ricardo Leão, mas será que podes desvendar se o teu conhecimento do que se passou vem de fonte mais ligada aos inquiridos ou mais ligada aos "inquisidores"?
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 30.09.2016 às 09:52

A coisa correu mesmo mal. Quanto ao resto eu se fosse ao Bruno teria mesmo a certeza com que apoios conta... SL
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.09.2016 às 09:45

Tenham calma amigos Sportinguistas aqui o RECORD Leão, amanhã já vem com um POST a pedir desculpas!
Eles inventam cada coisa... olhem dia 2 de Outubro é dia de Assembleia Geral, recebeu a convocatória? Se sim, apareça!
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 30.09.2016 às 09:53

Por acaso recordas bem bacano. O Sporting ainda não a enviou. Podes pedir aos serviços pf? Agradecido.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.09.2016 às 09:59

Em primeiro lugar "Bacano" é quem te fez as "orelhas"! - SIM, desci ao teu nível!
Segundo, eu recebi por @, tens acesso a isso????? Sabes usar????
E por fim, um conselho a quem dirige o BLOG e te convidou a vir para aqui debitar o teu veneno... Será normal não editar comentários dos seus pares que não se adequam ao estilo do BLOG ou é só para quem vem de "fora!"
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.09.2016 às 10:01

És sócio? Tens as quotas em dia?
É que só esses é que recebem a convocatória, se precisares de ir lá tentar falar.... posso enviar para ti o meu email... diz aí o teu que eu envio!
Imagem de perfil

De Ricardo Leão a 30.09.2016 às 10:03

Cá vai: bruno.carvalho@sporting.pt.
Obrigado.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 30.09.2016 às 10:05

Fraco em resposta, como sempre!

Se eu fosse o Rui Gomes estarias a escrever mas era no Correio da Manhã!
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 30.09.2016 às 12:32

Caro PSousa,

Inúmeros dos comentários do Ricardo Leão não têm qualquer conteúdo e limitam-se a insultar os demais leitores.

É lamentável não só essa falta de respeito para com que se dirige a este espaço para ler o que ele escreve, como uma evidente falha da moderação neste espaço, que tem evidentemente dois pesos e duas medidas na avaliação dos comentários que faz da dupla Ricardo Leão / Profeta face a todos os demais.

Mas é o espaço deles, está livre de agir dessa maneira.

Daí que convide-o a manter a dignidade e integridade. Não desça ao nível dos demais comentários, esse é o objetivo, como sempre foi. Escamotear a realidade. Vai ler este post e tem zero de conteúdo. Só elogios a Godinho Lopes. Enfim!
Sem imagem de perfil

De js1974 a 30.09.2016 às 10:24

Digam-me uma coisa, que validade tem um acordo de confidencialidade com alguém que é ex-sócio e ex-presidente?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.09.2016 às 10:45

Isto de se investigar anos e anos de incompetência, é normal que crie anticorpos.... não se esperaria outra coisa de quem quase destruiu o Sporting para dar de mamar à banca e empresários!

Comparar uma auditoria de gestão a um ditador, é apenas a revelação dos receios do autor deste post, que no fundo receia que a verdade da gestão do Sporting seja conhecida.... saber o que se passou deveria ser um fundamento essencial para que os erros não se repitam, mas já se sabe que a croquetagem encara o conhecimento dos factos como uma atitude ditactorial!!
Imagem de perfil

De Profeta a 30.09.2016 às 11:23

Ninguém gosta de se sentir enganado (para não dizer outra coisa), e são estes schemeichels os primeiros a fazer fugir o bruninho lá para fora!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.09.2016 às 12:13

É exactamente por não nos querermos sentir enganados que existe esta auditoria de gestão.... saber o que se passou!!

Os croquetes andam esquecidos do que era o Sporting em Março de 2013:

- 10º classificado na Liga;
- dois meses de ordenados em atraso;
- 45M€ de prejuízo anual;

Não é importante saber como chegámos a essa situação?! pelos vistos não.... foram tudo actos de gestão cometidos por ditos doutoures, que nos colocaram na pior posição na nossa história, um clube com mais de 100 anos!
A elite que nos governou e que passava o poder entre si como fazem os Reis, quase por escolha directa desde o Roquete, tem de ser chamada a explicar porque tomou aqueles actos de gestão.... parece-me básico em qualquer instituição da dimensão do Sporting!
Imagem de perfil

De Profeta a 30.09.2016 às 12:25

O que me parece básico é que todos esses presidentes foram eleitos pelos sócios, e se não havia oposição a essa continuidade, foi porque esses presidentes eram eleitos com maiorias esmagadoras (pelo menos até ao Soares Franco), e não estavam assim tão insatisfeitos, ao ponto de surgir uma oposição.
Esta é a verdade.

O resto são teorias para coitadinhos!
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 30.09.2016 às 13:08

Não foi o caso da reeleição de Godinho Lopes.
Imagem de perfil

De Profeta a 30.09.2016 às 13:21

Aliás, até ao Bettencourt.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.09.2016 às 14:44

O que é o facto de esses Presidentes terem ganho democraticamente, impede esta Direcção de promover uma auditoria de gestão? por exemplo na Islândia o primeiro ministro não foi detido por corrupção?

A insatisfação para com esses actos de gestão só se tornaram evidentes pelos sócios do Sporting, aquando da presidência do Bettencourt.... mas isso não invalida que desde o Roquete, todos os presidentes que o seguiram foram basicamente a continuidade dele. E o que aqui está em causa nesta auditoria não é prender ninguém, é exactamente perceber como foi possível termos chegado àquela situação, que foi uma continuidade de erros de gestão acumulados.... começando na construção de um estádio sem pavilhão, e acabando nos acordos ruinosos com determinados fundos de investimento.... tudo isto tem de ser explicado!
Imagem de perfil

De Profeta a 30.09.2016 às 16:49

Quem não conhece a história do clube é que pode achar que só agora é que se vão encontrar respostas.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.09.2016 às 17:35

Então se você conhece a história, explique-me como chegámos à situação de Março de 2013.... explique-me exactamente como foi possível em 2 anos de gestão de Godinho Lopes, 90M€ de prejuízo!

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo