Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Que prenda de Natal !!!

Rui Gomes, em 21.12.15

 

53835.pngLiga_NOS_futebol-300x168.jpgbrand.gif

 

O resultado é uma grande injustiça, mas o futebol é mesmo assim, especialmente quando a equipa claramente superior não consegue finalizar e a outra marca praticamente na única ocasião que ameaçou a baliza de Rui Patrício.

 

O Sporting controlou as operações por completo, logo a partir do primeiro minuto, mas sentiu imensa dificuldade - nomeadamente pelo corredor central - em penetrar a muralha defensiva do União da Madeira, que se posicionou em linhas muito baixas, limitando-se ao ocasional lance de contra-ataque.

 

ng5466203.jpg

Apesar da clara superioridade, a equipa leonina apenas criou duas verdadeiras oportunidades de golo na primeira parte, muito embora o guarda-redes "madeirense" tenha sido chamado a fazer duas ou três defesas de alguma dificuldade. Islam Slimani surgiu, aos 28', a disparar um potente remate que passou ligeiramente ao lade do poste. Um pouco mais tarde, já perto do intervalo, Fredy Montero aproveitou um cruzamento do lado direito para rematar perigosamente, com o guarda-redes a desviar o esférico para canto.

 

Como era esperado, Jorge Jesus levou a cabo algumas alterações no onze inicial, com Ricardo Esgaio no lado direito da defesa, Naldo no lugar de Ewerton, Gelson Martins na ala direita e Montero a complementar Slimani no eixo do ataque. Um 4x4x2 puro, sem qualquer jogador a desempenhar a posição "6", por norma, a função de William Carvalho. Adrien Silva a "varrer" o todo do meio-campo e João Mário a liderar a construção mais ofensiva. Como sempre, Bryan Ruiz faz sentir o seu futebol quando lhe é possível penetrar em diagonal ou a posicionar-se em zonas mais frontais. 

 

A segunda parte do encontro ofereceu mais do mesmo, embora com um  acréscimo de intensidade ofensiva por parte do Sporting, com diversas oportunidades desperdiçadas flagrantemente e, outras, com o guarda-redes do União a fazer boas defesas.

 

O golo apareceu quando e por quem menos se esperava, aos 69', com um cruzamento para o segundo poste e Ricardo Esgaio a ser negligente na cobertura. Acabaria por ser o momento decisivo do jogo.

 

2015-12-20-3.jpg

Confesso que sinto bastante apreensão com as substituições de Jorge Jesus. Era expectável que João Mário acusasse o desgaste do jogo de quarta-feira, mas creio que a equipa necessitava, então, de um jogador mais criativo e ofensivo, que não o Aquilani. Tanaka, a entrar, devia ter sido nessa altura e não dez minutos mais tarde, pela saída de Bryan Ruiz. Também é compreensível o cansaço do costa-riquenho, mas pelas circunstâncias do jogo e do marcador, seria, na minha opinião, o último jogador a sair. Matheus Pereira, que bem podia ter sido equacionado para uma entrada mais cedo, substituiu Gelson Martins aos 84 minutos.

 

Decerto que não era o que se esperava deste jogo na Madeira e muito menos ainda com o Natal à porta. Caso o FC Porto venha a vencer a Académica - mais do que provável - o Sporting abdicará da liderança durante o período Natalício.

 

A arbitragem esteve bem e não teve influência no resultado. Pelo menos, não me vêm à mente quaisquer lances de maior importância durante o jogo.

 

publicado às 04:40

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


46 comentários

Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 20.12.2015 às 20:40

Porra !!!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 20.12.2015 às 20:46

Não podia ser pior estes 2 desaires antes de um Sporting-Porto.
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 20.12.2015 às 20:51

O Sporting jogou como tinha de jogar. Em 100 jogos assim, ganha-se 99. Mas o futebol tem uma componente de sorte/aleatória que hoje foi extremamente madrasta para nós. O resultado é péssimo e vem numa má altura, mas agora só se pode olhar para a frente. Não tenho crítica nenhuma a fazer à equipa...
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.12.2015 às 21:17

Jogava com o Montero? So com duas unidades no meio campo? Quando se tem dois avançados que não sabem ajudar o meio campol um por falta de pés, outro por falta de atitude e físico, é complicado ganhar jogos com 2 unidades no meio contra 4..
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 20.12.2015 às 21:28

Não sei se jogava, mas eu neste jogo nem vou entrar em detalhes técnicos e de substituições... com Montero ou sem Montero, o que se jogou dava para ganhar 99% dos jogos a este União. Estivemos muito infelizes na finalização e eles ainda contaram com um guarda-redes inspiradíssimo. Bastava uma bola das inúmeras que rondaram a baliza adversária entrar de uma maneira qualquer, e estávamos a falar de uma razoável exibição e mais uma vitória.

Estou destroçado por este resultado, mas não foi um daqueles jogos em que se perde pontos devido a jogos enfadonhos. Mesmo em Arouca, fizemos muito menos por ganhar esse jogo!
Sem imagem de perfil

De HY a 20.12.2015 às 20:58

Verdade que também não faria as substituições como JJ fez...sobretudo, para quê o Tanaka a apreçar tantas vezes sobre a linha a centrar para os outros. Também guardaria BR, salvo se por situação física. E teria aberto com GM e MP em cada linha a partir de estarmos a perder (pelo menos). E no final, provavelmente teria abdicado de um defesa...

Mas é verdade que tudo isto, hoje, poderia não servir de nada. Há dias assim e hoje tocou-nos a fava... fizemos mais do que o suficiente...mas não chegou,
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.12.2015 às 21:00

Já tudo foi praticamente dito no post ... que grande desilusão mas só hoje que dia 2 recuperemos o nosso lugar como lideres do campeonato e os jogadores recuperem a confiança rapidamente.

SL
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 20.12.2015 às 21:01

dia 2 de Janeiro!
Sem imagem de perfil

De PedroC a 20.12.2015 às 21:08

Hoje tinhamos um grande teste a nossa capacidade de superaçao. Falhamos.

Nao tivemos hoje a sorte, que ja tivemos em muitos outros jogos.

Temos de olhar, e saber admitir, que o que nos tem valido na maioria dos jogos é a grande capacidade de superaçao e de querer que temos tido. Porque a qualidade, nao abunda assim tanto como se calhar a classificaçao indica.

Que continuemos a ter o querer que nos tem permitido lutar ate agora pelo primeiro lugar, e que dia 2 queira-mos mais do que o Porto.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 20.12.2015 às 21:09

SL
Duas derrotas seguidas que espero não virem a prejudicar o futuro.
Está aberta a porta para a critica dura a JJ... no entanto acho que a equipa fez muito pouco para trazer os 3 pontos...
Se o LOPA... não inventar vamos ficar em 2º lugar e à mercê de virem a Alvalade jogar para o empate que lhe continua a garantir a liderança.... com esta derrota também os de vermelho se aproximaram quando menos se esperava...
Até quando vamos ter um Esgaio na equipa... é muito mau vê-lo a defender e quanto mais a atacar... tem de evoluir muito para ser o tal defesa direito do SCP!
Passes e mais passes que pareciam remates... se nos jogadores do U.M. eu podia compreender ... no "meu" Sporting... não consigo... são pagos a "peso de ouro" e não fazem mais nada do que chutar uma bola....

Vamos levantar a cabeça e que venha o próximo jogo para o campeonato.
É natal e já demos as prendas... agora ano novo ...vida nova...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 20.12.2015 às 21:11

Uma achega....

O lance do golo... e ainda não vi repetições....logo no inicio parece-me fora de jogo.
Que não invalida o resto do lance e onde foram várias as falhas na defesa!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2015 às 21:15

Fora de jogo ???... O lance começa bem atrás e o jogador cruza quase da linha de fundo.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 20.12.2015 às 21:21

Fora de jogo no primeiro passe, bem cá atrás....
Depois o resto do lance é como diz....
Sem imagem de perfil

De PSousa a 21.12.2015 às 08:48

Rui,
Hoje ao ver o lance novamente, mais uma vez me fica a ideia de fora de jogo.
O lance começa num corte do Naldo em que a bola vai para o Bryan Ruiz que faz um mau passe, cortado por um homem do União que vai para um segundo homem e é este que faz um passe onde a defesa do SCP está a subir, é nesta altura que me parece estar em fora de jogo... depois é o resto da jogada em que o Joãozinho vai à linha centrar... e aí não há duvidas nenhumas!
Mas isto não invalida o mau resultado....
PS - não será por este jogo que se vai deitar tudo fora, na próxima semana pode ser que volte tudo a estar como antes! Esperança é verde!
Sem imagem de perfil

De SMCM a 20.12.2015 às 21:10

Acho que todos já identificámos duas características de JJ, sorte e falta de inteligência. Quando a primeira falha a segunda sobressai. O scp tinha um meio campo rotinado de quase 3 anos, estratégia de BC, manter para ganhar rotinas. JJ consegue desaproveitar isso, ora mete JM a ala direito, ora o tira, mete o adrien a atrás, dp à frente, consegue fazr de aquilani um 10 quando tem um Bryan que seria o melhor 10 do plantel... enfim tristeza. Depois consegue a proeza de manter o Montero em campo e colocar o tanaka a ala esquerdo. Qdo mais o scp precisava de qualidade a trocar bolo no meio campo JJ decide abdicar de ter meio campo. Ridículo. Quero ver no final do ano a borrada que o sr. 4milhoes vai dar ao SCP. E com ele vai o Bruno de Carvalho porque quem joga na roleta... arrisca-se a perder tudo.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 20.12.2015 às 21:29

O SÍNDROMA DO NATAL ATACA DE NOVO O SPORTING

É de facto interessante analisar este fenómeno do natal no clube de alvalade , eliminado da taça e derrota com uma das equipas mais fracas do campeonato , cilindrado no dragão no andebol e 2 derrotas da equipa B tudo isto numa semana.

No jogo de hoje á muito mais que comentar do que o Rui escreve e muitas perguntas a fazer.
Aos 10 minutos de jogo já começava a desconfiar que isto podia passar com tanta falta de ambição, a jogarem a passo e sem garra , desplicentes, no passe demasiado previsível e é nos apertos que se vislumbram muitas coisas.
Pergunto ao JJ se é desta forma que pretende ser campeão, ele próprio contagiado pela apatia da equipa , aquele JJ energico afinal só é enérgico quando está a ganhar .
Pergunto aos jogadores se julgam que serão campeões com tanta descontração e desconcentração nos lances de atirar á balisa , mau de mais , qualquer equipa deste plantel tem obrigação de ganhar ao União.
Pergunto ao presidente se este jogo nao tinha prémio especial de vitória porque á fente do campeonato todos os jogos mesmo contra o União, todos os premios têm que ter valor especial.

Pergunto aos comentadores das "palavras simpáticas" ao Gutierrez se hoje ficaram elucidados com a dupla Montero - Slimani.e com o nosso plantel!!!
E muitas outras perguntas ficão por fazer ,

Mais uma vez Esgaio mostrou que não é jogador para o Sporting , nao basta jogar benzinho tem que saber muito mais que aquilo, Gelson ainda não está preparado para titular , FALTA-LHE e muito!!! Matheus é mais jogador e equilibrado, e já agora um conselho ao Gelson se queres vingar de verdade como grande jogador de futuro, nao chega fazer bem o primeiro movimento sobre a bola (brinca na areia) o verdadeiro desiquilibrador é o que consegue depois dar o melhor seguimento ao desiquilibrio que provocou e as tuas conclusões das jogadas caro Gelson saiem quase sempre inconsequentes , pensa nisso puto porque assim vai ser dificil.

Montero .....assim não , nao pasa nada!!! foste titular ,nao te deste conta? estiveste 90 minutos no "aquecimento "

A vitória neste jogo tinha importancia super acrescida sendo o jogo que antecedia o jogo com o Porto e tudo se perdeu , entrar no jogo frente ao Porto á frente na classificação obrigaria ao Porto a outras estratégias de risco , agora (quantas vezes vimos este mesmo filme?) o Porto jogará a gerir o jogo obrigando o Sporting ao risco , tudo se inverteu, o Pinto da Costa esfrega as mão de contente , ele melhor que ninguem saberá o que fazer nestas circunstancias.
O próprio Benfica fica aí logo atrás a espreitar e a automotivar-se e até o 2º lugar pode vir a ser uma miragem
O presidente tem tambem culpa neste enorme falhanço de hoje, a "vontade" que os jogadores mostraram no jogo de hoje percebeu-se a forma bastante mal preparados mentalmente e quizá descurado um prémio especial para a vitória.
anjinhos!!!!

Que desastre ó JJ porque agora mesmo ganhando ao Porto já não é a mesma coisa!
e.......perdendo , tchau titulo a 4 pontos do Porto e ter que ir ao Dragão nunca mais os apanham , tudo porque hoje nao conseguiram ganhar ao União da Madeira fazendo dos 90 minutos um passeio de doutores engravatado e de sapatinhos de verniz que nao podiam sujar .
Vão á mer.......
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2015 às 21:41

Meu caro,

Teria muito para dizer, mas tente perceber que escrever um post para publicação e logo a escassos minutos do jogo terminar, não é a mesma coisa que escrever um comentário e hora e meia mais tarde, tipo conversa de café com um amigo.

Não concordo com todas as suas observações, mas isso não obstante, viso explicar que neste tipo de artigo tenta-se abordar o essencial.

P.S. O Gutiérrez é que teria resolvido neste jogo o que não resolveu em tantos outros jogos ???
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 20.12.2015 às 21:46

O Gutierrz provávelmente nao resolvia ou até podia resolver mas não é essa a questão , o plantel do Sporting é o que temos com alguns jogadores que no máximo custaram 3 M , é esse o patamar de qualidade que podemos esperar , e o Gutierrez não é de todo pior do que os que lá estão ou se quiser os "outros" nao são melhores do que ele e hoje mais uma vez isso ficou claro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2015 às 22:10

A sério Julius ?... Onde estaríamos hoje sem o Slimani, em termos de avançados ?
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 20.12.2015 às 22:30

Rui Gomes mas quer entrar nessa discussão? isso tem discussão ? É o momento para esse tipo de discussão? Isso leva a algum lado? , isso traz-nos os 3 pontos que deixámos na Madeira contra uma equipa banal?

Como pode comparar o Slimani com o Gutierrez , o Slimani é o nosso unico 9 o Gutierrez é segundo ponta de lança , tem outras funções , pretende que as explique?

Não podem ser nunca comparados , compare sim o Gutierrez com o Montero ou o Tanaka , mas são os jogadores que temos e nao temos outros.
Quando o próprio Slimani tem como principais caracristicas de ponta de lança eximio nos cruzamentos que pouco ou nada existiram hoje.

Não faz muito tempo Gutierrez falhou um golo quase certo quando se isolou pela esquerda atirando ao lado do poste e foi crucificado, hoje vimos o nosso ponta de lança Slimani falhar isolado no centro da pequena area atirar contra a figura do guarda redes um golo fácil num jogo que pode tornar-se crucial para o campeonato.
Hoje vimos o próprio Montero ser desplicente num remate frontal dentro da area atirar para ..fora.
Factos são factos e o que conta são os numeros e hoje falharam redondamente e falharam os que estavam lá hoje ,nao vamos agora procurar culpar tambem os que nem jogaram.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.12.2015 às 22:37

Se não é "discussão" para agora (até nem compreendo porquê) qual a razão que mencionou Gutiérrez e nos termos que o referiu ?

E não preciso que me explique a diferença entre um ponta de lança e o chamado falso ponta de lança.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 20.12.2015 às 22:57

Mencionei Gutierrez porque tem jogadores que parecem que não entendem quando chega a sua hora , quando têm a sua oportunidade e nada fazem para merecê-la , hoje deveria ter sido dia do Montero e deixou-nos a todos fulos com a sua actuação , ja tem idade para saber que quando um determinado jogo parece querer "emperrar" nas escassas oportunidades que aparecem (e ele tem pontapé forte) deve chutar na direção da balisa e nao querer colocar a bola, com chuto forte mesmo no alcance do guarda-redes este nao a vai segurar .
Foi desplicente e com pouca mentalidade .
Mentalidade extranha a de hoje dos nossos jogadores na globalidade.
O jogo foi muito mal preparado , o União nao foi levado a sério e é imperdoável pelas consequencias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2015 às 00:18

Li aqui diversos comentários seus a colocar Jorge Jesus nos altos dos "Pirenéus ".
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 21.12.2015 às 00:41

e quando merece é ahí colocado, da mesma forma que será criticado quando assim tambem o merecer , eu nao defendo "divas" nem falsas estrelas terrestres iluminadas sejam eles treinadores, presidentes ou jogadores e muito menos os que recebem milhões por muito pouco fazerem.

Criticarei sempre a direito quando defraudam com derrotas os sentimentos de carinho dos adeptos pelo clube , pior quando a origem dessas derrotas vem do mau trabalho executado ou de uma deficiente pré-preparação .
Têm uma vida super priviligiada e parecem que nao a sabem valorizar.
Muitos deles nao a merecem ter.
Se recuar no tempo tambem encontrará comentários meus bem duros a Jorge Jesus.
Hoje falharam todos e decepcionaram-nos bastante.
E não têm desculpa agora acabou-se o crédito que tinham, num ápice, em uma simples semana.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 21.12.2015 às 00:49

E nao me venham com comentários de procura de desculpas para o sucedido de hoje , desafio quem quiser a comentar a verdade do que aconteceu hoje sem espinhas , porque a verdade é que passearam-se quase todo o tempo de jogo de fatinho e sapatos de verniz e só quando sofreram o golo é que arribitaram as orelhas , muito tarde claro está.
Assim nunca serão campeões de nada , ninguem merece ser campeão a jogar a passo.
JJ pode dizer o que quiser cá para fora , mas tem um tremendo problema para resolver lá dentro.
E agora pois que o resolvam porque podem ter fo.... tudo.
Imagem de perfil

De Profeta a 20.12.2015 às 21:29

O Jesus deveria estar precavido para o facto do Norton de Matos de vez em quando fazer das suas... http://i.imgur.com/L8OKWeE.png

Mas não fiquemos tristes. Piores dias virão.

Bom Natal a todos os Sportinguistas.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo