Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




francisco-geraldes-5c7c1a68-5521-45cf-9d96-b251166

Francisco Geraldes chegou a ser considerado um dos melhores jogadores da sua geração na Academia de Alcochete. Agora, que deixou de pertencer aos quadros do Sporting, pode parecer que se trata de uma afirmação excessiva ou descabida, mas, na verdade, ele é um talento puro e raro que possui grande inteligência e criatividade.

Trata-se de um jogador ambidestro, um tecnicista capaz de exprimir no campo aquilo que pensa tacticamente, que joga e que faz jogar, competente nos passes longos, procurando sempre novas soluções ofensivas. Sabe posicionar-se no terreno e sair no transporte ou na distribuição, mas precisa de melhorar a intensidade na disputa da bola. Hoje por hoje será um “8,5”, pois possui qualidade técnica, é sábio na movimentação, domina os tempos do jogo e passa a bola com mestria.

Apreciei muito a elegância rara com que se despediu do Sporting CP, o seu Clube desde criança. Sem azedume nem rancor, reconheceu que era o momento de partir para uma nova aventura. Que seja muito feliz na “Caravela”!

Texto da autoria de Leão Zargo

publicado às 03:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Bento a 23.08.2020 às 10:15

Leão Zargo

Ele na equipa principal não demonstrou qualidade.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:12

Bento,penso que o Francisco Geraldes demonstrou qualidade, mas não foi capaz de a potenciar ao nível do que o Sporting pretende.
Sem imagem de perfil

De MAV a 23.08.2020 às 10:22

O LZ disse tudo o talento está lá mas a intensidade que põe em campo e a maneira como olha para a carreira não deixa FG subir para outros patamares
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:14

MAV, ele não corresponde ao futebolista "tipo", é um jogador diferente que não encontrou um lugar no Sporting para ele. Veremos o valor dele daqui a um ano.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 23.08.2020 às 10:44

FG é assim tão bom?? É um bom jogador mas claramente insuficiente para uma equipa chamada grande...
Se fosse assim como agora (depois que se sabe que vai sair) o caracterizam já tinha pegado de estaca no Sporting ou tinha sido bem vendido.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:18

Paulo Salcedas, nem sempre os bons jogadores pegam de estaca. Geraldes é um bom jogador com características específicas capaz de jogar em espaços curtos e competente no ataque posicional. Pelos vistos isso não bastou para permanecer no Clube.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 24.08.2020 às 10:57

Caro Leão Zargo, o FG é da formação do Sporting, não estamos a falar de um jogador contratado de fora, quando um jogador da formação pese embora todas as oportunidades que lhe deram não se consegue afirmar é porque efectivamente não tem capacidade para tal, porque adaptado ao clube já ele está há muito tempo.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.08.2020 às 12:49

Caro amigo L Zargo um 8,5 tem que ter mais "chegada" mais golo e mais coragem para decidir ele próprio em vez de mais um passinho. Áparte o elemento fisico ser para o fraco.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:23

Indiana, não contesto mas também não subscrevo. Ele até marcou uns "golinhos", à volta de 12 pelo Sporting B e 6 pelo Moreirense e o Rio Ave. Nada disto é o Sporting, eu sei, mas é só para sublinhar que ele marca os seus "golinhos".
De acordo quanto a "mais coragem"... ou talvez "mais confiança". No que refere ao físico ainda vai a tempo de melhorar.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.08.2020 às 16:41

Devia quisá ter começado por aí , dedicar-se mais , a leitura é fantástica mas se tem tempo para ler tambem devia ter para mais uns treinos extra de ginasio ou de exercicios de que lhe dessem mais alguma musculaçao . Quando se tem dedicaçâo e se pretende atingir objectivos que parecem querer escapar a soluçao è ainda mais dedicaçao e tempo de entrega aos treinos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:59

Indiana, como sabe, cada jogador tem uma personalidade própria, mentalidade, valores, objectivos, etc. Na síntese de tudo isso pode-se dizer que há um jogador-padrão. O Geraldes não corresponde ao jogador-padrão, é diferente do que é habitual. Isso não é bom nem é mau, necessariamente, desde que o jogador seja capaz de exprimir em campo a sua eficácia técnica e táctica. O que ele não conseguiu.

No entanto, ele ainda ainda está a tempo de fazer uma boa carreira. O facto de ser culto e inteligente pode ser uma vantagem porque permite decidir melhor, isto é, associar bem o controlo da bola, a noção do espaço e das posições dos companheiros e adversários com a consequente decisão.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 23.08.2020 às 17:21

Sim tem ainda 25 anos , mas na minha opiniâo o jogador que aos 25 anos nao atinge o patamar da sua expectativa de carreira tem nessa epoca a dos 25 anos a sua derradeira oportunidade.
Veremos como vai encarar a próxima época e como se sai dela.

Nota: teve oportunidade de ouro nos derradeiros jogos da ultima campanha do Sporting , o Amorim confiou-lhe a responsabilidade de ajudar a fazermos pelo menos 2 pontos nos ultimos 3 jogos e falhou , teve pouco descernimento , arcou com excesso de pressâo nele próprio e nao consegiu desenvencilhar-se perdendo a ousadia que se lhe exigia .
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 17:28

Caro Indiana, veremos como é que o Geraldes vai encarar a próxima época e o desempenho que conseguirá.

Concordo com sua "nota". Ele teve uma oportunidade fantástica que não aproveitou. É verdade. Ao vê-lo em jogo tive a esperança que ele se revelasse importante para o plantel da próxima época. Infelizmente não conseguiu.
Sem imagem de perfil

De William a 23.08.2020 às 12:53

Colocar uma foto do Nuno Santos de vermelho é que foi mal planeado :)

De resto, mais do mesmo. Já se esperava este cenário para o Geraldes.

SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:27

É curioso o caso do Nuno Santos. Saiu do Benfica e do Porto no momento certo para se afirmar e regressar a um grande. Geraldes "arrastou-se" em empréstimos sucessivos na expectativa de permanecer num grande. Estou com curiosidade de o ver durante a próxima época no Rio Ave.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 23.08.2020 às 13:11

Acho que o Leão Zargo exagerou nos elogios.

Francisco Geraldes é um ótimo jogador para equipas pequenas, que simplesmente não tem o que é preciso para jogar num grande.

Que vá, que seja lembrado com a postura elevada que sempre teve no Sporting, e que seja feliz.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:31

Juskowiak, de certa forma é verdade o que afirma. Eu diria que ele tem o que é preciso para jogar num grande, mas nunca o demonstrou em campo que é a verdadeira prova dos nove. Que seja feliz, pois claro.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.08.2020 às 14:19

É um desperdício e um erro.
É verdade que estagnou, principalmente por ter sido obrigado a regressar depois de meia época em grande no Moreirense (um dos responsáveis pela Taça da Liga), mas parecia ter ganho novo fôlego depois de grande época no Rio Ave.
O novo empréstimo promovido pela comissão de gestão foi uma forte machadada. E FG tem consciência disso, há poucos meses deu uma entrevista, realista, em que admitia que já não iria chegar tão longe como tinha pensado.
Mas ninguém exige que seja titular absoluto. Apostar na formação também é apostar em jogadores para a rotação.


Mas sem rotaçao (para outros clubes) não há comissão. Agora temos brinquedos novos, para o ano rinse, wash, repeat.
Sem imagem de perfil

De Bento a 23.08.2020 às 14:48

LG

Vocês diziam mal do plantel, e agora que é dispensado um dos elementos mais fracos dizem que está mal!?
Para vocês tudo o que a direção faz está mal, nem que para isso tenham que se contradizerem constantemente.
Sem imagem de perfil

De LG a 23.08.2020 às 15:09

Esse "voces" é muita gente. Diga onde é que disse mal do FGeraldes, que é o que estamos a discutir. E o plantel no global, era bom?

FG conseguiu ser mal gerido por 3 direções (BdC quando regressou do Moreirense, CG quando o emprestou ao Frankfurt e agora Varandas quando o cede ao Rio Ave - o que é que Nuno Santos fez no Rio Ave que FG não tenha feito no Moreirense ou no mesmo Rio Ave?)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:40

LG, há uma diferença importante (entre outras) que distingue Nuno Santos e Francisco Geraldes. O Nuno Santos permaneceu durante três épocas no Rio Ave com tempo e condições para desenvolver as suas qualidades. Geraldes andou de empréstimo em empréstimo sempre ligado ao Sporting e sonhando com o regresso a Alvalade.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 16:34

LG

É interessante recordar a boa época que Geraldes estava a fazer no Moreirense... e Jorge Jesus pediu (ou exigiu) o seu regresso para não o utilizar. Com isto não afirmo que a culpa foi do JJ, mas talvez o percurso do jogador tenha sido interrompido.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 23.08.2020 às 19:17

Geraldes durante formação era considerado uma grande promessa mas na minha opinião o que falta ao Geraldes é componente física, já o vi ao vivo e é um puto, o futebol moderno obriga a grande intensidade física e ele não a tem.
Ele é um jogador talentoso mas precisa de ser mais eficiente no seu jogo para compensar a sua menor estatura.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 23.08.2020 às 22:17

Geraldes mede 1,75 de altura (menos 1 cm do que Jovane!) Mas pesa apenas 62 Kg. A tal questão do poder físico.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo