Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem brinca com fogo, queima-se !

Rui Gomes, em 25.01.18

 

image.jpg

 

Jorge Jesus tanto insistiu em "brincar com fogo" que se queimou, ou melhor, queimou o jogador e por consequência também a equipa, considerando o seu valor para o colectivo.

 

O problema que confronta o Sporting a curto e provavelmente a médio prazo é Gelson Martins, cuja condição física já há umas semanas tem vindo a ser causa para preocupação. O jovem extremo saiu de campo frente ao FC Porto, esta quarta-feira, aos 43 minutos, com aparente lesão na coxa.

 

Será reavaliado nos próximo dias, mas tudo indica que não vai estar disponível para a final da Taça da Liga, a ser disputada no sábado, e que poderá ser obrigado a parar cerca de duas semanas. Confirmando-se esse cenário, está em risco de falhar o próximo clássico com o FC Porto, agendado para o dia 7 de Fevereiro, referente à primeira mão das meias-feinais da Taça de Portugal.

 

Entretanto, o Sporting ainda vai disputar dois jogos do campeonato: frente ao Vitória de Guimarães, na quarta-feira, e frente ao Estoril, a 4 de Fevereiro.

 

E a realidade nua e crua é que não há outro extremo no plantel, muito menos um da elevada qualidade de Gelson Martins. Há alternativas em género de adaptação; o que Acuña tem vindo a fazer desde o primeiro dia, ultimamente até não muito bem, Iuri Medeiros já foi para Itália e temos então Daniel Podence. Consta que Rúben Ribeiro também poderá ser adaptado.

 

Esta posição foi uma das lacunas identificadas na equipa, há muito. Esperava-se acção nesse sentido durante a abertura de Janeiro do mercado, mas até ao momento nada consta. Pity Martinez tem sido muito falado, mas é um jogador muito caro e poderá não estar ao alcance do Sporting. A outra alternativa é Raphinha. Tudo indica que já está assegurado contratualmente, mas só para chegar no Verão. É o melhor jogador do Vitória de Guimarães e o clube não aparenta estar disposto a prescindir dele nesta altura.

 

Veremos, então, o que Jorge Jesus vai inventar...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Soneca a 25.01.2018 às 15:36

Agora é que está a começar a temporada do scp.
A equipa está presa por arames (Gelson, wc, acuna, Mathieu, coentrão...) e nota-se em todos os jogos as enormes dificuldades físicas.
Com mais 3 clássicos, viagem ao fim do mundo na Liga Europa, castigos e mais lesões, não são monteros e wendel fora de ritmo que vão conseguir substituir os “quase mortos”.
JJ - o expoente máximo de como espatifar uma equipa toda, versão 2017/18...
As versões anteriores são cópias desta.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 25.01.2018 às 16:57

É preferivel andar preso por arames mas ainda em todas as competições que fresquinhos que nem uma alface numa só.Cotovelite.

Quem tem trinta e tal jogos nas pernas é natural que acuse desgaste mas em compensação há a enorme motivação de estar em todas a frentes e isso suplanta parte do desgaste.

Gelson raramente se lesiona é um jogador que vai a todas e responde quase sempre positivamente , lesões musculares que nao cheguem a ser roturas musculares são recuperáveis em menos tempo de momento que nao seja a cronica pubalgia que obriga a paragem .

Quanto nao dariam os fresquinhos que nem alface terem que jogar ainda mais 3 classicos e a liga europa mesmo que estivessem "quase mortos"

JJ espatifou a equipa ?? mas ela continua a nao perder , para uma equipa espatifada nao estará mal, imagino o que seria se estivesse fresquinha que nem uma alface como aquela que vê a final ou finais do Sporting no sofá.
Sem imagem de perfil

De J. a 25.01.2018 às 15:43

JJ já nos habituou que só mexe naquele onze titular quando alguem se lesiona e está incapacitado de dar o seu contributo.
É totalmente reactivo na gestão do plantel em vez de ser proactivo dando minutos a outros jogadores que fazem parte deste plantel. Só mesmo nos jogos com o Oleiros para a Taça ou Maritimo para a Taça da Liga é que Jesus fez uma rotatividade completa, o que até se desaconselha pela falta de rotinas em onzes totalmente novos e acaba por ser contraproducente para os jogadores que entram pois é dificil mostrar mais nestas circustâncias.

Por exemplo na defesa, André Pinto só joga quando Matthieu se lesiona, Ristovski idem idem em relação a Piccini. Se não for por lesão, jogam sempre os titulares. O Coates joga sempre e por agora o Coentrão também.

No meio campo, temos Petrovic, Battaglia, William Carvalho, Palhinha, Misic, Wendel e Bruno Fernandes. Se Misic e Wendell não contam este ano, e Petrovic/Palhinha servem apenas para treinar. Temos apenas 3 jogadores usados por JJ para jogar na posição de médio centro.

Nas alas, temos B.Ruiz e B.César como alternativas directas a Acuña. Mas é o Acuña que joga sempre, salvo lesão claro.
Como alternativas a Gelson, tinhamos Iuri que foi embora e não veio ninguém. Assim que apenas Podence pode fazer o lugar.

E por assim adiante...alguem percebe esta gestão de plantel?
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 25.01.2018 às 16:01

Se fosse a JJ metia o Rsitovsky a lateral direito e o Piccini a extremo direito, ganhava poder defensivo e Piccini é bom ofensivamente, mas isso sou eu a pensar e sou maluco.....
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 25.01.2018 às 17:32

Na minha opinião o Rúben Ribeiro como interior direito (à imagem do que o João Mário fazia) é a melhor solução, neste momento.
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 25.01.2018 às 17:31

Eu diria que era algo espectável. O Jesus é igual a si mesmo e já desde os tempos no belenenses que fazia isto. Há 2 coisas que o Jesus faz SEMPRE por todos os clubes por onde passa:

Todos os anos comprar vários jogadores (dá a 'fama' de receber comissões....) e usar os jogadores até rebentarem.

(Noutros tempos era até conhecido por 'Alquimista'.... mas isso já era outra conversa).

O Gelson segundo consta nos 'corredores' a lesão é na virilha e não na coxa. E não é de agora, já é de várias semanas.

Duas semanas parece-me pouco para uma correta recuperação.


Além da lesão do Gelson que falhará vários jogos, também o Danilo irá parar 1 mês. São 2 baixas importantes quer para o Porto (1.º Classificado) quer para o Sporting (2.º classificado).

Além desses 2 jogadores, também outros 2 jogadores poderão ser suspensos:

Marega: por agarrar o pescoço do Coentrão em resposta ao racismo de que foi alvo. (Houve um caso recente em que a Liga levou 1 semana a aplicar um castigo de 3 semanas).

Fábio Coentrão: Teve picado com o Marega o jogo todo, nada de mal nisso. Até diria que é disso mesmo mesmo que estes jogos precisam, mais 'sangue na guelra'. Isso é normal no futebol. Agora o Fábio chamar ao Marega "Preto do Crlh" é que é inadmissível. Segundo as normativas da FIFA e UEFA, deveria ser punido.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 25.01.2018 às 17:37

É um assunto que obrigaria a longos comentários mas isso agride a paciencia de todos e com toda a razão.

Nao podemos pensar que o treinador nao sabe que necessita desde o inicio de mais um extremo rapido e experiente por isso se falou varias vezes nas tentativas de trazer o Pitty Martinez mas 15M e 17M só estão ao alcance da malta dos e-mails com toda aquelas negociatas que fazem no minimo estranhas .

JJ pensou que o Iuri podia ser solução mas as vezes que foi chamado e foram algumas nao respondeu , nao está em causa as qualidades do Iuri mas falta-lhe intensidade e respostas mais constantes no jogo .
Podence tambem foi testado e varias vezes, mais intenso que o Iuri mas foge da baliza como o diabo da cruz .

Ficámos todos na expectactiva até quando Acuna e Gelson conseguiam aguentar-se mantendo a qualidade , Acuna foi o primeiro a ceder , nao teve descanso e fez seguida a liga argentina e a portugesa , tinha que ceder , nao é uma maquina e agora tenta manter-se de pé o maximo de tempo possivel disfarçando as suas limitações fisicas actuais conforme vai podendo , mas necessita parar 10/12 dias .
E por fim Gelson com saturação muscular , tambem necessita de parar 10/12 dias no minimo.
Por isso o Sporting tentou e tem tentado para que Raphinha venha ja em Janeiro mas Pedro Martins nao abre mao do extremo que tem sido crucial no ataque do Vitòria mais ainda quando passam por problemas de alguma gravidade e que inclusive estão sob uma enorme pressão dos seus adeptos.

Soluções , ou consegue-se ainda alguem antes do dia 31 ,mas alguem com arcaboiço , fartos de ameças estamos nós , ou temos que recorrer a soluções do plantel aí volta-se á formula antiga com o Bryan Ruiz e uma adaptação do Rubem , nao tao despropositada porque fez muitas vezes essa posição no Rio Ave .soluções em que a equipa perde claramente velocidade e profundidade até porque os nossos laterias Coentrão e Piccini tambem acusam naturalmente desgaste para as constantes cavalgadas que ainda vão ter que fazer.

Nao á jogos menos faceis apartir de agora como ficou demonstrado em Setubal em que voaram 2 pontos contra uma equipa muito limitada.
Cada jogo será uma final e têm que ir a jogo os que derem melhores garantias e sem invenções .

E comentamos o que nos dá para enxergar porque nao sabemos toda a verdade do que se pode passar com outros jogadores como exemplo o Bruno Fernandes e o Mathieu que constantemente mostram esgares de cansaço.

Sabado imagino que JJ terá que mexer metendo alguns dos consagrados no banco e outros no hotel a dormir e a levar massagens mas nao pode exagerar , afinal ganhar ao Porto só faz sentido se ganharmos a taça , um elemento importantíssimo de adrenalina para manter a motivação em alta.

Todos vimos os rostos fechados de decepção dos jogadores do Porto e tecnico Sergio Conceição e isso nao pode acontecer-nos no sabado, seria pessimo.

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 25.01.2018 às 17:49

Por acaso acho que o problema aqui até é mais de quem construiu a equipa do que propriamente do treinador

Agora se JJ achou que não precisava de mais nenhuma extremo - obvio que tb tem culpa no cartorio

No entanto acho que RR pode fazer bem a posição assim como Podence e BC (cesar não Carvalho )

Não estamos habituados e estar em tantas competições ao mesmo tempo, tem que haver uma boa rotação e espero que JJ consiga fazer isso bem.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 25.01.2018 às 17:59

"Por acaso acho que o problema aqui até é mais de quem construiu a equipa do que propriamente do treinador"
Desculpe ... o Jesus não disse ainda há dias que o plantel tinha sido construído à imagem dele?!
Sem imagem de perfil

De MaTic a 25.01.2018 às 17:59

Há aqui pessoal que não sabe comentar os comentários alheios, sem ser em modo agressivo/conflituoso!
Aprende a respeitar as opiniões alheias, rapaz!
Cotovelite, como lhe chamas... isso não passa mas é de um enorme síndrome de inferioridade
Faz uma catarse pah!
JJ espatifa equipas
Ponto!!!!
Se ter cotovelite é ter vencido 12 das últimas 16 provas nacionais, e ter ganho mais pontos na Europa em 10 anos, do que tu em mais de 50, então tenho os cotovelos todos rasgados, e tu os joelhos...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 25.01.2018 às 18:21

Grande parte dessas conquistas que comenta foi com o espatifador de equipas
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 25.01.2018 às 18:05

A verdade é que o Jesus joga sempre com os mesmo 13/14 jogadores ... não é de agora.
O que não invalida que esteja sempre a pedir/exigir mais jogadores!
Depois verifica-se algo de peculiar que é o seguinte: Qualquer jogador no plantel que não esteja nesse grupo, já sabe que dificilmente terá uma oportunidade, e qualquer jogador que seja contrato de novo, terá oportunidade quase de certeza ...
O que mais critico no caso concreto é a dispensa do Iuri, quando não temos outras opções para a posição.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 25.01.2018 às 20:16

Bingo...
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 25.01.2018 às 18:08

Com tanta aquisição, desde há 3 anos, e ninguém se lembrou de arranjar uma alternativa credível a Gelson. É o único que acelera o jogo, como JJ admitiu. Sem ele, é como ligar o cruise control no carro... Incompreensível esta falha !
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 25.01.2018 às 18:40

Pedro nao é facil , é uma posição muito cotada no mercado , mesmo na America do Sul pedem muita grana pelos consagrados .

Parece que vem o Raphinha mas no final da epoca .

Imagem de perfil

De PSousa a 25.01.2018 às 20:22

Gelson lesionou-se?
Não há problema, JJ coloca o Bruno César!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo