Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem manda no Futebol em Portugal? (Parte II)

Rui Pedro Barreiro, em 24.01.20

1912548-LOAAHFUW-7.jpg

(Pintura de Martinho Dias "The Boss")

Tal como prometi, aqui estou a voltar ao tema, visto que razões académicas me impedirão de partilhar convosco, durante a próxima semana, as minhas singelas reflexões.

Manda a Federação (FPF), manda a Liga (LPFP), manda o Benfica, manda o Porto, outros dirão: manda o empresário Jorge Mendes. Os diferentes poderes do Futebol, em Portugal, conseguiram, por exemplo, que os direitos televisivos não sejam negociados em conjunto, que se sinta sempre alguma/muita suspeição nas arbitragens e que dois clubes sejam quase hegemónicos nos últimos quarenta anos.

A grande maioria das associações portuguesas de futebol tem presidentes benfiquistas, certamente só por causa da estatística, o que por sua vez facilita a obtenção de maiorias e de decisões favoráveis.

Por outro lado, como poder traz dinheiro e este traz poder entra-se num ciclo vicioso difícil de ultrapassar, visto que o dinheiro pode comprar os bons profissionais, que por sua vez tendem a reproduzir o sucesso.

Como se não bastasse, as "elites" dirigentes do Sporting, em diferentes versões, não só  não conseguiram romper este ciclo vicioso, como afundaram ainda mais a diferença para os que ganham quase sempre. Por culpa própria e por responsabilidade alheia, o meu clube não tem sido capaz de renovar-se como eu gostaria.

Diziam-me,  quer no "reinado" de BdC, quer depois, que existiam forças que queriam fazer com que tudo corresse mal para os lados de Alvalade, de forma a tornar aceitável pelos sócios, ou mesmo inevitável para estes, a venda da maioria da SAD. Nunca acreditei muito nessa "teoria da conspiração", contudo, pelo que leio e ouço começo a considerar que esta "história" não será totalmente descabida.

Que fique aqui a minha opinião: Ganhar, ou a sua ânsia, não deve entorpecer o espírito, por isso sou contra a perda da maioria da SAD por parte do Sporting e votarei contra essa eventual proposta, não deixando de responsabilizar quem o permitir ou o promover.

publicado às 02:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


62 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.01.2020 às 10:31

Manda todo o Mundo, só na manda o Sporting. Isto é para ir ou para chorar.

Vamos ao factos:

1. O atual presidente da Liga de Futebol foi o candidato apresentado pelo Porto e apoiado pelo Sporting. Na altura da sua primeira eleição o Benfica apoiou e tinha um outro candidato que por sinal era um das grandes figuras do Sporting. E tinha feito um bom trabalho na recuperação da Liga. Como é preciso ir contra o Benfica, foram mamados pelo Porto.

2. As tua afirmação "a grande maioria dos presidentes ligados" ao futebol são do Benfica. Só por desonestidade alguém afirmaria tal coisa hoje, o Presidente da Federação é um grande benfiquista, diz a lenda que o homem é fruto do acasalamento de uma águia real e um pardal. O Presidente da Liga, aquele senhor que marcou um golo com a mão do avançado em pleno Dragão e que deu campeão ao Benfica, na mitologia do livro do Bom Sportinguista, o homem é filho de uma pomba da paz. Os Presidentes das associações do Porto e de Braga são benfiquistas incuráveis. Tipo grive das aves. Como são os Presidentes da associação dos jogadores e dos árbitros.

3. O dinheiro pode comprar bons profissionais. Mas, não só isto que conta. A cultura desportiva também conta. O Benfica tem num dos seus grandes pilares, o senhor Oliveira, um sportinguista. No atual estado do Sporting, ou seja, no DNA do Sporting, nunca se aceitaria que algum profissional de alto escalão fosse benfiquista.

4. Eu acho estranho que os sportinguista venham agora criticar os negócios individuais da televisão, depois do Sporting ter feito o melhor negócio de sempre. Até melhor do que o do Benfica, segundo defendiam. Mas, percebe-se o intuito desta tua posição. Geriram mal o vosso dinheiro, como o gito está a acabar e o contrato é de 12 anos, estão-se a ver aflitos com o futuro. Só não entendo, que culpa tem o Benfica, a vossa casa é gerida mal e porcamente? Tiveram um Presidente que conseguiu queimar dezenas milhões de euros em ativos. Até pouco que receberam foi por compaixão dos atletas, por que do que se tem lido das testemunhas o Sporting não ia receber um centavo. O que ia arrebentar de vez com o Sporting. Deem graça a Deus destes atletas não saírem magoados com clube, sim com o Presidente.

Nota: continuem a não olhar para dentro. Continuem a achar que o demônio é o Benfica, que o grande amigo é Porto. Virão quão cego irão sair do buraco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.01.2020 às 10:35

Se não se identificar, o próximo comentário seu não será publicado.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 24.01.2020 às 10:57

Rui Gomes foi por descuido. O texto é meu.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 24.01.2020 às 10:49

Ainda bem que identificou os presidentes das associações de Porto e Braga como não Benfiquistas. Quanto a olhar para dentro estou completamente de acordo, e se leu o que escrevi: "Por outro lado, como poder traz dinheiro e este traz poder entra-se num ciclo vicioso difícil de ultrapassar, visto que o dinheiro pode comprar os bons profissionais, que por sua vez tendem a reproduzir o sucesso.
Como se não bastasse, as "elites" dirigentes do Sporting, em diferentes versões, não só não conseguiram romper este ciclo vicioso, como afundaram ainda mais a diferença para os que ganham quase sempre. Por culpa própria e por responsabilidade alheia, o meu clube não tem sido capaz de renovar-se como eu gostaria." Não escamoteio a responsabilidade própria.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 24.01.2020 às 11:18

Rui Pedro Barreiro, o Presidente das Associações do Porto e do Braga são incuráveis anti-benfiquistas. Pelo que se vê, tu não conheces as pessoas, queres (como todos fazem) cria uma desculpa, para justificar o fracasso do Sporting. Aconselho-te a fazer um levantamento e averiguação sobre quem são as pessoas que mandam ni futebol português.

Aquilo que não estais a perceber, eu posso explicar para ti.

Um clube com o Benfica (com a sua massa associativa, com o seu ecletismo, com o seus títulos, o poder da sua marca) se for bem gerida internamente, é uma instituição poderosíssima. Este é o Benfica atualmente. Eu não sou desonesto para afirmar que o Benfica não manda nada. É claro que o Benfica manda e defende os seus interesses usando este poder. Aquilo que vocês não percebem ou não querem ver, é que o Benfica é Todo-poderoso pela força que tem. E a potência máxima desta força é sentida pela estabilidade, pela boa gestão e pelas vitórias. E o Sporting não assim menos do que tem o Benfica. Em pé de igualdade (estabilidade, boa gestão e vitórias), o Benfica estaria sempre um pouco a frente do que o Sporting. Ou seja, o Sporting está na posição que está (muito lá atrás) fruto do vosso distúrbio interno.

E estando o Sporting neste estado é claro que todos irão aproveitar. E irão tirar partido da fraqueza do Sporting.
Vai o Benfica, o Porto, os agentes e qualquer um buscar ganhar da fraqueza do teu clube. E seria a mesma coisa, caso fosse o Benfica a exprimentar desta fraqueza. E vocês já tiraram partido da fraqueza do Benfica. Só que nós conseguimos sair do buraco. Demorou 20 anos, custou-nos muitos campeonatos e muitas derrotas nas negociações de atletas e contratos (a SPORTTV, jogadors como Gamarra) foram exemplos deste nosso estado de fraqueza. Mas, na altura todos aproveitaram e fizeram bem. Hoje o Benfica é uma estrutura fortíssima, como ficou provado com os ataques (da aliança do Porto e do Sporting), saímos ainda mais forte e digo-te mais, o Benfica hoje tem tudo para alargar o fosso para os rivais. Benfica tem condições interna (e motivos externos, porblemas no Porto e Sporting) para dominar da forma que quiser para dominar que nem PSG na França, Juventus na Itália, Bayern na Alemanha.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 24.01.2020 às 15:02

Não posso deixar de concordar com o comentário acerca das condições internas e externas para o Benfica dominar o futebol português. Isso só corrobora o que escrevi. Quanto a dominar, porque será que nas competições europeias não acontece o mesmo?
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 24.01.2020 às 15:16

Rui Pedro Barros isso é facil de explicar, porque o nosso campeonato é de uma qualidade muito fraquinha, e como o campeonato grego ou mesmo alemão, ganha sempre a mesma equipa e não fazem nada na europa, o slb e bom em Portugal e só, pois não há competitividade para mais.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 25.01.2020 às 13:51

Hugo Gomes, a Liga NOS não é assim tão fraca como diz. Podia ser uma Liga melhor? Podia!

Se formos analisar a frio os resultados e fazer uma comparação poder econômico, população e relevância de cada país notaremos que a Liga não é assim tão má.

1. Portugal tem duas equipas no Top 20. O Benfica fez uma má época há dois anos, se não fosse, estaria no Top 10. Ter duas equipas no Top 20 não é assim tão má. O Sporting com todos os problemas está no Top 30. Ou seja há condições para Portugal ter 3 equipas no Top 20.

2. A Liga NoS é a melhor Escola de Formação da Europa atualmente.

3. Há uma massa associativa muito grande. Tanto o Benfica, o Sporting e o Porto são clubes com centenas de sócios.

4. A comunidade portuguesa e as ex. colonias dão uma dimensão internacional boa para a Liga.

5. Tem hoje uma das melhores Escola de Treinadores.

O maior problema são os dirigentes. Da década de 80 à atualidade as rivalidades foram agudizadas, ao ponto de hoje os três principais clubes não estão dispostos a coordenador uma Liga melhor.

Há condições da Liga ter 4 ou 5 clubes no Top 20. Ou 2 no Top 10.

Eu pessoalmente diminuía o número de equipas de 18 para 14 ou 12. Profissionaliza a arbitragem e pagava um bom salário. Não aceitava nenhum árbitro com ligação aos clubes.
Aproveitava os estádios do Europa. Com 14 ou 12 clubes, quem não tiver um bom estádio jogava nos estádios do Euro.
Só aceitava jogadores que tivessem jogado pelo menos nas seleções de base dos seus países.
Centrlizava as transmissões.
Punia a valer qualquer prevaricação.

Imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.01.2020 às 15:24

Rui Pedro Barreiro,

O SLB não dominar nas competições europeias é normal, pois é uma equipa Portuguesa. O que já não é normal é o número de cartões amarelos/vermelhos que os seus jogadores vêem lá fora e que não vêem na nossa liga. Isso é um bom indicador do alcance da sua influência.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 24.01.2020 às 16:47

Prove lá com factos essas suas contas dos cartões vermelhos/amarelos nos jogos europeus do Benfica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.01.2020 às 16:52

Acho que o Mike já publicou aqui as respectivas estatísticas, mas deixo isso ao critério dele.
Sem imagem de perfil

De RCL a 24.01.2020 às 21:13

Liga dos Campeões 2017/18
(fase de grupos)
Benfica : - 6 jogos
- 6 derrotas

Cartões:
- 12 amarelos
- 2 VERMELHOS

Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 24.01.2020 às 23:16

Sporting: 67 amarelos e 5 vermelhos em 31 jogos (não estão contemplados os últimos jogos, designadamente o último em que tivemos mais 3 expulsos).
Benfica : 41 amarelos e 2 vermelhos em 35 jogos.
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 17.02.2020 às 01:02

E você consegue reduzir a história dum clube com 55 anos de presença regular nas competições europeias aos dados dum único ano! Fantástico o seu rigor…
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 17.02.2020 às 16:23

Pedro Piedade não sei se está a referir ao meu comentário, mas longe de mim ignorar a presença de qualquer clube português nas competições europeias. Quanto ao rigor, deixarei essa análise para si. Para mim basta-me que faça uma série dos últimos 5 anos, mas se quiser fazer a análise dos últimos 10 talvez seja mais rigorosa. Cumprimentos e boa semana de trabalho
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 24.01.2020 às 16:46

Mas acha mesmo que algum dia algum clube português, deste pequenote mercado de 10 milhões, pode dominar as competições europeias?
Acorde homem, ou será que o comentário só lhe serve para atacar um clube rival como se o seu clube tivesse um percurso brilhante na Europa, a contrapor?
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 24.01.2020 às 17:16

Acordado ando, o Pedro é que pelos vistos não quer entender o que digo, apesar de reconhecer, implicitamente que há quem domine por cá!
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 24.01.2020 às 20:46

Rui Barreiro, acho que não queres entender. O Benfica manda na proporção do tamanho do clube. O Sporting manda ou devia mandar na proporção da força do Sporting, o Porto manda na mesma forma.

Sporting manda, não é um clube qualquer tanto que teve o perdão da dívida. Isto é sinal de poder. O Sporting podia mandar mais se tivesse melhor organizado. Mas, a organização é um problema do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Manuel Gomes a 26.01.2020 às 05:45

Negócios negocios@negocios.pt

29 de novembro de 2002 às 08:20

"A regularização excepcional de dívidas ao Fisco «esconde» um perdão fiscal ao Benfica que «poupa» 2,5 milhões de euros, noticiou o «Semanário Económico»."
(https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/perdao_fiscal_limpa_dividas_do_benfica)
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 26.01.2020 às 20:21

Não entendo o seu comentário, no contexto do meu. Claro que nada justifica os erros próprios do meu clube. Mas, o defeito só pode ser meu.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo