Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem não tem cão caça com gato

Rui Gomes, em 30.05.18

 

radio_brasileira_1978_benf_porto.jpg

 

Há um velho ditado que diz "quem não tem cão caça com gato". E há quem se contente com poucochinho. Apenas em função de fracos resultados no futebol, por muito menos, já caíram presidentes.

 

É preciso relembrar os desmemoriados selectivos, que o Sporting foi fundado como um clube de futebol e que como tal se fez grande. Quando nas aldeias longínquas ouvíamos os relatos ao domingo, era pelo futebol e pelas estrelas da época.

 

Tirando o ciclismo que nos passava à porta, e o atletismo mais tarde com as suas medalhas sabíamos lá de "modalidades". É o futebol que gera dinheiro e patrocínios fundamentais.

 

Se assim não for, modalidades bye bye.

 

Nação Valente

 

publicado às 04:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


47 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 08:55

Conhece muito mal o Sporting. Desde a fundação que a génese do ecletismo está bem presente. Já agora muita da Grandeza do Sporting, deve-se claramente a grandes feitos e atletas de outras modalidades. Dou aqui alguns exemplos, já ouviu falar em Carlos Lopes? Joaquim Agostinho, diz-lhe alguma coisa? Fernando Mamede? Livramento, jogou um jogo chamado Hóquei Patins, sabe o que é? e poderia obviamente continuar por aqui fora. Futebol é sem duvida a modalidade principal, mas dizer uma coisa dessas, principalmente num clube como o Sporting é negar a própria génese do clube. Sportinguistas como você, são pouco reconhecidos no clube.
Sem imagem de perfil

De Joao a 30.05.2018 às 09:56

Felizmente que temos verdadeiros sportinguistas como o carlos para nos ensinar o que é o clube a todos nós.

É só pena que depois de 23 de junho deixe de aparecer, depois da missão cumprida. E’ assim, aparecem de repente, inundam as caixas de comentários e depois desaparecem. São os mistérios dos blogues sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 10:28

O Carlos, não apareceu apenas nesta crise, nem irá desaparecer após 23 de Junho, seja o resultado qual for. Apenas me interessa o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Joao a 30.05.2018 às 11:03

Quem é que você julga que engana? Como você já apareceram e desapareceram outros.

Você, por mero acaso, apenas começou a comentar nestas últimas semanas. Se calhar não tinha computador ou não sabia o que era a internet até o mês passado.

Parabens, aprendeu rápido
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 11:59

Foi consigo que aprendi, muito obrigado senhor professor........
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 11:08

Corrija lá isso, e diga "apenas me interessa o bem estar do querido líder porque este personifica o Sporting"
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 12:00

Deve dormir e acordar a pensar nele. Mas serão pesadelos ou sonhos cor de rosa???lol...
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 30.05.2018 às 11:56

Falar de si próprio na 3.ª pessoa não costuma ser bom sinal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 12:33

Ao longo destes últimos anos apareceram aqui muitos 'Carlos' e o Camarote Leonino sobreviveu a todos.

Apelidei-os de "enviados especiais", uns remunerados, outros iniciativa própria, mas todos com o mesmo objectivo em mente: a desesa por todos os meios do lunático presidente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 18:11

Perdão... queria dizer "a defesa".
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 30.05.2018 às 10:26

Carlos...alerto para o facto de que já estamos no século XXI. O mundo mudou ligeiramente desde que o Eládio Climaco apresentava os Jogos sem Fronteiras. Sem visibilidade lá fora, não há investimento, não há patrocinadores, não há sustentabilidade. É básico. Querer ser eclético à força, só porque temos um passado recheado de exitos em diversas modalidades não nos leva a lado nenhum, seja no presente, seja no futuro. Como diz o Nação Valente, e bem, é o futebol que gera dinheiro e patrocínios fundamentais. Sem isso, esqueça.

Eu também gostava de ser mais novo, mas agora já estou mais velho. Como diz o Bruno Miguel: "É chato"
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 10:30

Onde é que me viu dizer que o Futebol não era a modalidade principal? mas dai até essa conversa vai muito. Aliás nos países mais desenvolvidos as ditas modalidades, são muito mais acompanhadas do que aqui. Apenas em países menos desenvolvidos, é que apenas existe uma cultura sómente de Futebol.
Sem imagem de perfil

De Carlos S a 30.05.2018 às 10:39

Existem N clubes que sao conhecidos nas modalidades e nem sequer têm futebol
Basket, Andebol, Futsal, Hoquei, etc
Sem imagem de perfil

De Joao a 30.05.2018 às 11:07

Exacto Carlos. Vamos fechar o futebol(afinal são apenas umas prima donas que não ganham nada) e dedicar apenas nas modalidades que mereçam.

Estratégia de sucesso para você e todos os que vibram com o ecletismo. Você e os outros 17 podem sempre encher os pavilhões por esse país fora. Podem sempre pagar esse ecletismo do vosso bolso também
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 30.05.2018 às 11:12

Esta coisa de comprar/patrocinar clubes que têm determinadas modalidades e colocar umas camisolas a dizer Sporting é um grande forma de demonstrar o nosso ecletismo. Se não ganharem nada, desaparecem...porque "é chato".
Sem imagem de perfil

De Fidalgo a 30.05.2018 às 11:20

Concordo! É esquecer o futebol e apostar em modalidades como o Dressage.

O ecletismo no Dressage é tal, que a página na internet que o Sporting dedica à modalidade está em desenvolvimento desde que "compraram" a mesma. Só fazem referências aos títulos que alguém conquistou em 2015/2016.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.05.2018 às 00:15

Embora tardiamente e fora do período do debate, por não ser me ser possível participar nessa altura, quero esclarecer e desmistificar uma série de afirmações, que não correspondem à verdade.
Cado tiro cada merlo. Este leitor/comentador não tem pudor em inventar o que lhe dá na real gana. Penso que é mais novo que eu, mas não sei se quando eu ia ver atletismo ao estádio nacional, quando a pista ainda era de terra, já tinha deixado a chucha. E não sei se via correr Manuel de Oliveira, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Cabral, Américo Barros, Aldegalega, João Serra, e tantos outros. Não sei se já tinha pelos na cara, quando Joaquim Agostinho, com quem tive de a honra de falar pessoalmente, fora do âmbito desportivo, corria pelas estradas de Portugal e não só. Não sei se já usava calças de homem quando a selecção de Hóquei em Patins, ganhava quase tudo e rejubilávamos com os relatos na rádio.
Quando não se sabe o que se diz é melhor ficar calado. Como não sou desenhador não posso fazer-lhe um desenho para perceber, que com todo o ecletismo do mundo, o Sporting não seria o clube desportivo que é com milhões de adeptos, sem o futebol. A génese do clube é futebol, ponto. Onde viu na sua história que foi fundado para jogar andebol ou futebol de cinco, agora futsal, por exemplo? As modalidades vão surgindo com o seu crescimento, naturalmente, mas não são o seu tronco principal. São, na argumentação de quem quer, iludir a realidade, para promover o "lunático" que dirige o clube.
Por fim, não sabia que é porta voz do clube no sentido de dizer quem é sportinguista reconhecido. Talvez tenha razão, eu já fui chamado de sportingado. Agora se é uma opinião, meramente, pessoal vem no seguimento de outros disparates que aqui escreve, e nem merece qualquer comentário.



E


Pode dar
Sem imagem de perfil

De Carlos a 31.05.2018 às 09:55

Meu amigo antes de mais, gente mais velha, só pelo facto de ser mais velha não me dá lições de nada. O que dá estaleca ás pessoas é o tipo de vida e não os anos de bilhete de identidade. Sendoa ssim todos os velhos eram sábios, ou então estavam todos ao comando de tudo e mais alguma coisa, o que como sabe não é verdade. Em segundo lugar, onde é que eu afirmo que o Futebol não é a principal modalidade? em terceiro lugar não me dá Lições de História, para isso existem os livros. Não preciso que me digam quem foi o Afonso Henriques, sei onde ir ver. Sempre soube da magnifica gesta do Hóquei português, sobretudo a partir de 1947, quanto ao Manuel de Oliveira, realmente já não é do meu tempo, mas não o fiquei a conhecer pela sua douta lição, há imensos anos que conheço este atleta. Quanto ao LOpes e Mamede, esses sim já são do meu tempo. Quanto ao resto já vi que eu em muitos menos anos que o amigo, conquistei muito mais cultura desportivo do que os seus doutos anos. Passe bem.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.05.2018 às 16:03

Para encerrar este debate, na parte que me toca, vou esclarecer, mais uma série de insinuações sem sentido:
Nunca dei, nem pretendi dar lições a ninguém: limitei-me a responder a uma série de interrogações/insinuações, que coloca. Para além disso, ajudei muita gente a aprender, embora houvesse alguns que se recusassem a fazê-lo. Há sempre quem prefira a ignorância, com todo o direito.
Só de forma muito arrevesada pode tirar das minhas palavras que velhice é sinónimo de sabedoria, apesar de ser uma questão discutível. O que disse é que ser mais velho é ter outras vivências.
Enquanto profissional ligado à História, fico satisfeito por saber quem é Afonso Henriques. Continue, está no bom caminho.

Quanto à questão da cultura desportiva, presunção e água benta cada um toma a que quer.


Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.05.2018 às 11:13

"O Sporting não pode andar nestas andanças, e teremos que adequar as modalidades ao que se passa nos outros clubes europeus, que se traduz na redução das modalidades de alta competição para duas ou três, mais o futebol, e o resto dedicar-se-á ao trabalho de formação e iniciação. Não faz sentido ter seis ou sete modalidades de alta competição mas, se as ditas modalidades mostrarem viabilidade económica, evidentemente que terão lugar no Clube, adoptando uma vertente menos competitiva e mais de formação. "

Pedro Santana Lopes a 30 de Maio de 1995

Sempre podemos voltar a acabar com as modalidades, o clube corta com custos desnecessários e ficamos com uma pujança financeira como tivemos no passado.
Tudo isto para libertar fundos para investir fortemente no futebol profissional e ganhar tudo e mais alguma coisa como no passado.
Bem dito...bem feito e por isso é que ele dizia na altura e com toda a razão "Vocês nem imaginam o que vai ser o SCP".


Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 12:09

Mais um lirico, até parece que o Sporting quando desinvestiu nas modalidades, ficou mais forte no futebol. Com esta oposição deve estar o Bruno de Carvalho bem descansado e já agora a rir á gARGALHADA, TAL COMO EU.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 12:27

O Carlos anda aqui em campanha?

É que só neste post já se verificam 8 comentários seus.

Se é de facto campanha, nomeadamente pró-Bruno, terá de pagar pelo privilégio e espaço.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 14:47

Se existem muitos comentários meus, será porque ainda vou dando umas respostas para reposição de alguns ataques. Quanto a campanhas, não sou disso, já fui muitas vezes convidado até para politica, mas não gosto de me curvar perante interesses.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 15:44

O que deu vejo é fundamentalmente propaganda avulsa. Deve moderar essa sua apetência para não me obrigar a intervir.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 12:59

Será? Tenho a impressão que o Bruninho já nem dorme direito há muitos dias com medo que a mama se acabe.....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 13:51

Dá para imaginar que a fragilidade do seu "trono" o tem bastante perturbado neste momenti.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 18:13

As pressas... queria dizer "momento".
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 11:14

As modalidades são a bandeira do querido líder, já que no futebol sénior é a desgraça que se vê....
É que nas modalidades basta injectar dinheiro para se obterem resultados, já no futebol não é bem assim..... é preciso perceber de futebol (ter um bom director desportivo) e promover a união dentro do grupo de trabalho, ora BdC é incapaz de tal coisa sendo perito em dinamitar balneários, especialmente em vésperas de jogos importantes, mas enfim, os adeptos "Carlos" acham que procede bem.....
Nas modalidades a coisa vai bem, pudera, o Brunocas não mete o nariz e só paga o cheque ao fim do mês dos salários daí que os atletas o defendam.
Desengane-se quem pense que no futebol as coisas vão melhorar, com BdC não vão de certeza, vai haver mais compras loucas e resultados pouco ou nada.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 12:08

Claro os Presidentes anteriores do Sporting tiveram imensos exitos no Futebol.... Cada lirico.
Sem imagem de perfil

De Joao a 30.05.2018 às 12:41

E este não é melhor que os anteriores. Mas o carlos quer que ele continue. Pelo “ecletismo”, só pode.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 14:48

A minha posição há muito ficou aqui espelhada.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 12:57

Justificar fracassos por culpa própria com o desempenho passado dos outros..... enfim. É tipo "eu errei mas os outros também.... e erraram mais que eu"
Já agora compare o investimento no futebol desses presidentes anteriores e do actual e depois compare os fracassos, tendo em conta claro o investimento feito
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 13:53

É a velha e bem conhecida "computação" de dois negativos, na esperança que seja aceite como um positivo.
Sem imagem de perfil

De Sim Abelha a 30.05.2018 às 14:33

E mesmo olhando para o passado, com FSF e Paulo Bento ficámos 3 vezes em 2º, com duas taças e duas supertaças. É bom? não não é, mas para quem reclama do passado, fez mais do que BdC em 5 anos, e com muito menos investimento!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 15:48

Sim, mas não é conveniente dizer isso, por ser muito inconveniente para o presidente lunático e seus apóstolos.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 30.05.2018 às 14:51

Essa de desculpas fracassos pelos investimentos, não lembra a ninguém. Se ele investiu mais é porque conseguiu os recursos que outros não souberam ou não tiveram capacidade para ter. Efetivamente no Futebol, o investimento foi grande e com pouco retorno. Concordo. No resto o sucesso tem sido evidente. O Sporting passou de 90.000 para 170.000 sócios e dai vai mais dinheiro apra as modalidades e já agora bem gasto, a esmagadora maioria dos sportinguistas tem tido grandes alegrias ai.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 15:49

Mais propaganda avulsa!
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 30.05.2018 às 12:10

Não é um assunto que me diga respeito, mas convém lembrar o que um Grande Senhor sobre a abertura de novas modalidades em série, disse em 2013:

“(...) e nós aqui arranjamos algumas modalidades que ninguém sabe o que são... e o Sporting não pode ter 29 modalidades amadoras (...) é uma coisa que não lembra a ninguém!…".
Professor Moniz Pereira.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 12:24

Curiosamente, o basquetebol feminino que até estava a ter muito sucesso, foi afastado, aparentemente por não poder subsistir por meios próprios. Entretanto, foram despendidos milhões em várias outras modalidades.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 30.05.2018 às 12:58

Milhões + 1 saco azul :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.05.2018 às 13:55

Bem... sobre o saco azul não me pronuncio nesta altura. Teremos de esperar para ver o que os processos vão dar, sendo verdade, no entanto, que já se vê muito fumo.
Imagem de perfil

De PSousa a 30.05.2018 às 18:36

Talvez a 1906 se possa aplicar esta frase:
"Tirando o ciclismo que nos passava à porta, e o atletismo mais tarde com as suas medalhas sabíamos lá de "modalidades"."

Agora não se aplica a 100% a quem nasceu na década de 60/70/80 - muitos deles são Sporting pelo seu ecletismo, começando mesmo pela ginástica e\ou natação (piscina do Campo Grande).
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.05.2018 às 23:24

Posso ser velho mas não sou tão velho assim, senão já estaria no livre dos recordes. Volto a afirmar, os sportinguistas do Portugal profundo, ainda nas décadas de 60, 70, pelos menos, eram especialmente adeptos de futebol ede e hóquei em patins. graças às grandes vitórias da selecção nacional. Com o aparecimento de televisões a fazer transmissões directas, as modalidades começaram a ser mais conhecidas. Mas nessa altura já o Sporting tinha atingido a sua grande dimensão e não foi com "modalidades".
Quem vivia na proximidade da sede, é natural que tivesse mais algum conhecimento, mas o que via, quando vivi em Lisboa, era o estádio de Alvalade cheio para ver futebol. E quando ia ver atletismo, estavam presentes "meia dúzia de gatos". Não é muito correcto tomar a árvore pela floresta.
Imagem de perfil

De PSousa a 30.05.2018 às 23:37

Pois meu caro, por vezes deixei de ir "à bola" para ver jogos, em especial de Volei, isto claro quando coincidiam.
Se quer por as coisas no termo de distância, aí sim concordo que o SCP era conhecido pelo futebol e pelas modalidades que aponta...
Mas não façam disso "arma" para tentar menosprezar o que se tem feito, pois foi isso mesmo que levou a muitos estarem do lado do "outro".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 31.05.2018 às 16:08

PS,
Sabe que aqui neste espaço, nunca se menosprezaram as modalidades. Agora vir para aqui sobrevaloriza-las, para defender o indefensável, é que me parece pouco honesto.
Imagem de perfil

De PSousa a 31.05.2018 às 17:36

NV,
O problema é que não as estamos a sobrevalorizar, ao contrário dos que dizem que o SCP é só "futebol".
Honestamente, e volto a frisar, há muitos jovens que não são do SCP pelo futebol.
Tenho amigos que os seus filhos são do SCP, pela ginástica, pela natação, pelo pólo aquático etc. E só por isso não concordo com a frase que acima mencionei.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo