Caro Petinga,
Victor Golas durante o seu 1º ano de Júnior (2007/08) era ligeiramente superior a Rui Patrício quando tinha a mesma idade (2005/06). Infelizmente, quando terminou a sua formação a 30 de Junho de 2009 o Sporting não possuía um Sporting B. Excelente miúdo, tinha regularmente alguns problemas com o peso e desceu um pouco o seu nível exibicional em 2008/09).
Renato Santos era um jogador interessante e teve uma excelente carreira na formação do Sporting inserido numa geração (1991) que sobretudo até aos Juvenis B foi dominadora e onde havia muita concorrência para as alas, nomeadamente, Januário Jesus e Alexander Zahavi. Na sua última época no Sporting (2009/10) o Renato mostrou o suficiente para ser uma aposta low-cost do Sporting, mas, não havia Sporting B e o jogador infelizmente foi dispensado quando terminou o seu percurso enquanto Júnior.
Wilson Eduardo eu afirmei-o inúmeras vezes, era um excelente "9" (ou um extremo, sobretudo direito mais que razoável) nos Juvenis, mas, era óbvio que ele nunca iria ser um "9" no futebol sénior numa equipa que jogasse em ataque continuado. O tempo deu-me razão, o Wilson foi referência ofensiva na Académica, mas no Sporting caiu para a ala. Uma situação semelhante passou-se com o Carlos Mané que desde os 13/14 anos que era por demais evidente que a sua melhor posição era na extrema direita, mas mesmo quando era Júnior continuaram a insistir em colocar o jogador na posição "9" quando era óbvio que ele no futebol sénior dificilmente teria futuro nessa posição numa equipa como o Sporting.
Greg Garza era bom miúdo, humilde, trabalhador, raçudo, não acho que fosse pior (de todo) do que vários outros laterais esquerdos que temos produzido nos passados 6 anos.
Diogo Rosado era o maior talento em Alcochete pós-Nani, mas foi MUITO mal trabalhado do ponto de vista psicológico, tal como foram vários outros. Se tivesse realizado o seu potencial, teria sido jogador para ser vendido por mais de 20 milhões há 3-5 anos. Também não teve Sporting B, mas, acima de tudo não teve acompanhamento necessário.
Pedro Mendes era um central acima da média, entre 2009 e 2012 fez-lhe falta a existência de um Sporting B. Não era uma certeza, mas foram 3 anos desperdiçados, nunca iremos saber que salto qualitativo poderia ter dado. Os 2 primeiros anos da transição de Júnior para Sénior são absolutamente cruciais no desenvolvimento de um jogador, se forem desperdiçados é muito difícil recuperar o e realizar o potencial do jogador.
Renato Neto não teve oportunidades suficientes para mostrar o que poderia valer integrado num verdadeiro projecto desportivo. Para além do talento e atleticismo, é um rapaz com boa mentalidade e que podia sem exagero jogar em 7 posições diferentes, mas para mim, a sua melhor posição era como "10".
André Martins é como tantos outros jogadores, brilham com um determinado treinador, mas não brilham com outros. Diego Capel brilhou com Domingos, mas não com Leonardo ou Marco, da mesma forma que se Ricardo Sá Pinto (não tinha condições estruturais nem emocionais para isso) ou Jesualdo Ferreira tivessem ficado, talvez André Martins estivesse outro noutro patamar em termos da sua evolução.
Cedric Soares na formação jogou sem exagero em 7 posições diferentes, sendo que onde rendia mais era como "8" box-to-box, mas foi convertido em lateral direito quando era Sub-16 e já jogava nos Sub-17. Foi uma decisão acertada, pois o Cédric como "8" notava-se que nos últimos 30 metros não sabia o que fazer com a bola. É um bom atleta embora seja "baixinho" e na minha opinião tem ligeiramente peso a mais devido à desnecessária hipertrofia muscular nos braços e deltoides, possui uma excelente condição física, tacticamente é mediano (isto é capaz de ser um elogio...) e que tenta com a sua raça suprir aquilo que lhe falta e sempre faltou, um "end-product" ofensivo, veja-se os cruzamentos dele.
Henrique Gomes é bom miúdo, mas, não era jogador para o Sporting, faltava-lhe agressividade e confiança. Mateus Silva era um central razoável.
Abraço
Saudações Leoninas.
André Carreira de Figueiredo
Caro André,
As suas informações são excelentes, obviamente, mas preferia que esperasse um pouco mais para as dar. A ideia é de desafiar os conhecimentos dos leitores, mas a partir do momento da informação do André o post morre.
Espero que não interprete mal estas minhas palavras. Tenho outros posts do género já preparados e ficaria de igual modo agradecido pela intervenção do André, apenas um pouco mais tarde.
SL