Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem semeia ventos colhe tempestades

Leão Zargo, em 27.04.16

 

19522492_f7Gs9.jpg

A recente decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) sobre o litígio entre o Sporting e a Doyen revela que algo de profundamente insensato domina a vida do Clube. O temperamento primário e a pulsão instintiva de Bruno de Carvalho, aliados à presunção que ele sempre revelou de que acredita que passou a ser o que de facto nunca foi, provocam grande apreensão nos sportinguistas. Receia-se o pior quando alguém confunde a percepção da realidade e as decisões que toma são em geral reactivas, raramente prospectivas.

 

A direcção do Sporting recorreu da decisão do TAD, apresentando no Tribunal Federal Suíço um “requerimento para efeito suspensivo” do pagamento por conta do caso Doyen. Segundo os jornais, o Clube terá argumentado com a necessidade de “salvaguardar interesses de compromisso, quando se trata de evitar que o pagamento exponha o devedor a dificuldades financeiras”, alegando mesmo não ter o dinheiro suficiente, no caso da execução do acórdão, para manter o treinador e determinados jogadores do plantel.

 

Ainda segundo os jornais, o Sporting solicitou a um revisor oficial de contas uma análise da situação financeira do Clube e um parecer sobre o “dano que causaria a execução imediata da sentença” que determina o pagamento de cerca de 14 milhões de euros à Doyen. As conclusões do relatório são extremamente preocupantes, no que refere ao passivo corrente, défice de tesouraria e crédito disponível.

 

Rogério Alves afirmou de forma sibilina que o Sporting “é um clube devedor”. Mas, a situação pode ainda ficar agravada pelas afirmações de Bruno de Carvalho na última Assembleia Geral do Sporting quando sugeriu que o TAD terá “inventado” um valor para o salário de Nani. O pior ainda está por vir.

 

É inaceitável que o presidente do Sporting não tome decisões sustentadas juridicamente. É inimaginável que o presidente do Sporting não cumpra com o estabelecido em contratos assinados livremente, não obstante determinados juízos sobre os mesmos. É impensável que o presidente do Sporting considere que pode governar uma instituição relevante arrastando mais e mais processos nos tribunais.

 

O Sporting recorreu para o Tribunal Federal da Suíça, o que significará mais despesas sobre custas judiciais e aumento dos juros, para além de se adiar um pagamento inevitável, continuando a reputação do Clube a ser enlameada. Não se conseguiu a renegociação ou um acordo adequado na devida altura, não é por uma pendência desesperada que vamos ganhar o que quer que seja. A contestação de um contrato faz-se em tribunais criados para o efeito, agora já é tarde. E pode interferir com o Fair-Play Financeiro imposto pela UEFA.

 

publicado às 14:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.04.2016 às 16:15

Caro Leão Zargo,

Vou apenas referir um ponto que me parece importante.... que é a afirmação de que todos os contratos têm de ser obrigatoriamente cumpridos, como se fossem uma lei divina.

Actualmente temos visto diversos exemplos de contratos a não serem cumpridos, e por instituições muito maiores do que o Sporting, falo de países como Portugal, Grécia ou Islândia.
A Islândia recusou-se a pagar a sua divida bancária ; na Grécia foi perdoada 50% da divida; em Portugal fala-se constantemente na renegociação das PPP's.

Portanto, os contratos não são leis.... podem ser anulados por diversos factores, e ir a tribunal e utilizar os direitos definidos legalmente para contra argumentação, é um direito que assiste o Sporting. O Sporting nunca se recusou a pagar uma decisão do Tribunal.

Dizer ainda que caso o Sporting vendesse o Rojo pela clausula de rescisão, o Sporting iria lucrar a soma fabulosa de 500mil€.... isto na minha forma de ver é um contrato abusador e que no qual a FIFA deveria intervir na defesa do interesse do futebol. Temos vários exemplo na história de decisões que mudaram o âmbito dos contratos desportivos, exemplos disso a Lei Bosman, que permitiu aos jogadores de futebol terem direitos tal como os restantes trabalhadores. Portanto, os tribunais existem para isto mesmo....
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2016 às 16:32

Caro Schmeichel
A lei divina não é chamada para o caso do cumprimento de contratos livremente assinados. A lei divina, por definição, ocupa-se das questões divinas, enquanto que os tribunais se ocupam das leis terrenas. Por outro lado, o que se passa nos países que refere é diferente em cada um deles, como o caso do Sporting é de outra dimensão. É conveniente colocar as coisas nos seus devidos lugares.

Garanto-lhe que não sou entusiasta das condições financeiras e contratuais que permitiram a vinda de Rojo para o Clube. Mas, por outro lado, Rojo não viria para o Sporting se não fossem as que foram. É como a pescadinha de rabo na boca.
Na realidade, considero que BC agiu mal desde o primeiro momento e, ainda hoje, não percebo qual era a intenção dele. O Sporting nunca procurou renegociar as condições e entrou logo em conflito. O resultado é péssimo e dificilmente quantificável financeira e institucionalmente.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.04.2016 às 18:59

O Leão Zargo fala do contrato, mas esquece-se que do ponto de vista contratual, o Sporting não era obrigado a vender o Rojo. então eu pergunto, porque razão o vendeu, se nada ganhava com isso?!? é preciso recordar os eventos em que o Rojo se recusou a jogar? e as pressões a que o Sporting foi sujeito? dizer simplesmente que os contratos são para se cumprir é muito redutor, perante um grupo de gente como a Doyen, que como se tem visto, gosta muito de negociar com determinados presidentes e determinados clubes....
Portanto fala-se muito da falta de ética do Sporting, mas para o Leão Zargo pressionar um clube a vender um jogador é ético?!?

Quanto às vantagens do não pagamento a pronto, são evidentes.... fairplay financeiro e não venda das pérolas do plantel! Dizer que ficámos mal vistos institucionalmente, mas por quem?! pelos fundos?! é para onde durmo melhor.... relembro que desde aí, assinamos contrato com a NOS e com o melhor treinador em Portugal, portanto não houve perda de credibilidade, bem pelo contrário!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2016 às 19:49

Caro Schmeichel
Referi no meu comentário que "não sou entusiasta das condições financeiras e contratuais que permitiram a vinda de Rojo para o Clube". Acrescento que também não sou entusiasta do recurso à generalidade dos fundo financeiros pelas condições que são inerentes.
Mas, a partir do momento em que há uma relação contratual esta tem de ser assumida por todas as partes. Se uma das partes não está satisfeita "sai" em condições previstas para o efeito. Agora, o que se passou foi outra coisa: a direcção do Sporting pretendeu apossar-se de dinheiro que não era seu.
Sem imagem de perfil

De Jose a 27.04.2016 às 20:43

Caro Zargo,

Em tese qualquer pessoa de boa fé, após assinatura de um contrato e como diz de livre vontade deve ser para cumprir, acontece que uma das partes intrometeu-se em gestões que não estava autorizado, fez pressões para vender o jogador que nos era útil não ganhando nada. O jogador recusou-se em treinar, gerou confusao no clube e tudo isto parece-me que é tudo normal para si.
Pergunto, se voce tivesse um negocio numa situção semelhante em que o seu parceiro exigia a venda do activo do contrato numa deterimanda altura que prejudicava muito a performance da sua empresa, não tendo ganho com essa venda, como é que reagiria?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2016 às 21:27

A usual conversa propagandista.

Não compreende, mas pior ainda, recusa-se de compreender.

Sendo essa tese verídica - e é por de mais óbvio que não existem comprovativos lesivos ao Sporting nesse sentido - existem mecanismos nas regras da FIFA para punir essas pessoas e acções. Isto, no entanto, em nada se relaciona com um contrato entre as partes.

Por fim, nós sabemos que Rojo agiu indevidamente para pressionar o Sporting a avançar com a transferência. Isto é factual. Agora, tem o leitor alguma prova que isto ocorreu por iniciativa/planeamento da Doyen ?
Sem imagem de perfil

De jose a 27.04.2016 às 22:34

Naturalmente que eu não tenho provas, mas voce não é nenhum anjinho que acredita que o Rojo agiu por sua iniciativa, acredita nisso?

Vamos ser justos, a Doyen não agiu bem com o SCP em relação ao Rojo.
Todos nós sabemos que muitas vezes ainda que toda a gente saiba quem é o ladrão, a falta de provas faz com que ele ande a solta e aos poucos toda a gente está a ver quem é a Doyen mesmo sem provas.

Quanto a a sua frase de conversa propangadista já não impressiona ninguém. Toda a gente sabe quem criou estes cancros no sporting ou é preciso lembrar?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds