Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Questões do mercado da bola

Rui Gomes, em 09.06.23

Mercado-da-bola.jpg

Ontem à noite, em conversa particular com o nosso colega e amigo Leão do Norte, surgiu uma dúvida sobre os parâmetros oficiosos do mercado da bola.

Isto, a propósito da nossa impaciência para ver reforços no nosso Clube, impaciência esta que, em alguns casos, é monumentalmente exagerada.

Ocorreu-nos que a época 2022/23 só termina oficialmente no dia 30 de Junho e que a nova temporada só começa no dia seguinte. Tanto assim deve ser, que todos os contratos de jogadores, indiferente do ano, terminam precisamente no último dia de Junho.

Assente na supracitada premissa, aparenta ser lógico que as novas contratações só podem ser oficializadas ou anunciadas no dia 1 de Julho.

Neste contexto, reparámos numa breve reportagem em que é indicado que o Sporting espera pela oficialização de Ugarte, nessa data, para então adquirir mais 40 por cento do passe de Pedro Gonçalves ao Famalicão. 

Nesse mesmo contexto, repare-se que o próprio PSG ainda nada anunciou, mas já é do conhecimento geral que já há um acordo total entre as partes e que Ugarte já viajou para o Uruguai para gozar as suas férias.

Sendo assim, este enquadramento não impede acordos entre clubes e jogadores, apenas impõe parâmetros oficiais. A única excepção que será pertinente, aplicar-se-á a atletas que já estão livres, ou seja, sem obrigações contratuais com um clube.

__________________________________________

Em nota separada, está a ser noticiado que Tiago Tomás está a caminho do Wolfsburgo por 15 milhões de euros, o valor da opção de compra que, pelos vistos, o Estugarda não exerceu.

O Sporting assumiu a opção de compra obrigatória de 7 milhões de euros por Trincão. Este assinou um contrato válido por 5 anos, com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

O AZ Alkmaar está a exigir 8 milhões de euros por Yukinari Sugawara, lateral direito japonês de 22 anos.

_________________________________________

ADENDA

Pelos vistos, não fui suficientemente esclarecido no texto, e o caso de Grimaldo até foi citado como contra-argumento.

As regras da FIFA - e nada tem a ver com o fair-play financeiro - estipulam que um jogador que termina contrato com o seu actual clube no dia 30 de Junho, pode, durante a abertura do mercado de Janeiro, chegar a acordo quanto ao seu futuro com outro clube. No entanto, salvo autorização e em muitos casos compensação do seu clube, o novo vínculo só entra em vigor no dia 1 de Julho.

A precoce apresentação de Grimaldo no Bayer de Leverkusen foi uma estupidez e até o próprio jogador já comentou essa ocorrência. Ele ainda hoje é jogador do Benfica, pura e simplesmente porque o seu vínculo com o clube da Luz é válido até 30 de Junho.

As questões relacionadas com o fair-play financeiro e efeitos contabilísticos dos clubes são laterais. Nesse sentido, a transferência de Ugarte para o PSG só será oficializada no dia 1 de Julho. 

publicado às 04:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De LG a 09.06.2023 às 08:19

Não sei se alguém vos tentou "vender" isso, mas primeira premissa está errada: não há qualquer obrigação de que as novas contrataçoes só sejam feitas a partir de 1 de julho, apesar de haver acordos entre clubes antes.
.
E basta dar de memória um exemplo da época passada, St. Juste foi anunciado na CMVM em maio, ainda o campeonato estava a correr.
Ou seja, nada impede que se contrate um jogador entre janeiro e junho, coisa diferente é a produção de efeitos desse contrato, que começará obrigatoriamente não antes de 1 de julho.

Por isso, não, a aparente inércia não resulta de qualquer "parâmetro oficioso do mundo da bola". É apenas uma questão contabilística, de necessidade ou não de dinheiro até 30 de junho, por causa do fairplay financeiro
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.06.2023 às 09:25

Ninguém tentou "vender" nada. Sou eu quem define o que quero "comprar" e, felizmente, não estou à mercê de tentativas de venda.
É óbvio que não há obrigatoriedade das novas contratações serem feitas só a partir de 1 de Julho. Há inúmeros exemplos a apresentar.
Situação diferente, e que foi abordada na referida conversa, é a situação de muitos clubes só a quererem oficializar após essa data. Muito por questões contabilísticas ou de fairplay financeiro (também abordadas) mas também por questões de gestão do plantel. Refiro-me especificamente à existência de opções de compra, renovações de contratos, a serem efectuadas, ou não, até 30 de Junho e que o anúncio da venda, ou compra, de um determinado jogador pode indiciar aspectos sobre terceiros que o clube não deseja por agora revelar.
Cada vez mais os clubes são cuidadosos no timing do anúncio das contratações pois sabem que muitas delas têm um efeito colateral sobre outras decisões, nomeadamente contratações ou vendas, a tomar.
Ao explanar em post um tema de conversa pode não se conseguir transmitir todo o conteúdo e o seu enquadramento.
Sem imagem de perfil

De LG a 09.06.2023 às 09:48

O que se passou na vossa conversa e não ficou transcrito no texto não é, obviamente, minha culpa.
Quem escreve isto "Assente na supracitada premissa, aparenta ser lógico que as novas contratações só podem ser oficializadas ou anunciadas no dia 1 de Julho" parece querer dizer que legalmente não há a possibilidade de o fazer antes, quando não é verdade, como demonstrei.
Aliás, nem é verdade para os jogadores que acabam contrato (como também é referido no texto).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 11:24

LG;

Tanta agressividade no seu comentário para quê?

Abordou-se um tema para ser debatido, apenas isso. Se não gosta, não é obrigado a comentar.

De qualquer modo, continuo a insistir que um jogador que tem contrato até ao dia 30 de Junho, mesmo podendo negociar com outro clube antes dessa data, o novo contrato só pode entrar em vigor a partir do dia 1 de Julho.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.06.2023 às 11:50

LG,
Os novos contractos só vigoram a partir de 1 de Julho.
Nada impede que, de comum acordo, os clubes anunciem uma transferência antes do período de entrada em vigor do contracto associado a essa transferência.
Mas o contracto só vigorará a partir dessa data e há clubes, vendedor ou comprador, que só oficializam o negócio em função da entrada em vigor do contracto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 11:14

Têm o exemplo muito recente do Grimaldo, contratado pelos alemães e com apresentação oficial em pleno curso da competição
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 11:19

Eu até acho que a apresentação dele foi uma estupidez.

Isso não obstante, Grimaldo ficou na posição de poder chegar a um acordo com outro clube a partir de Janeiro, como jogador livre, mas o novo contrato só entra em vigor no dia 1 de Julho, dado que o vínculo com o Benfica é válido até 30 de Junho.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 11:57

Sim mas é óbvio que temos que separar a publicidade do negócio da sua data oficial, a data oficial não impede que o negócio seja assinado, publicitado e apresentado antes, tudo o que for assinado terá a data de 1 Julho.

Outra coisa bem diferente é o tempo que o clube e o seu treinador têm ainda para organizar o seu plantel para a próxima época.

Não podemos desprezar vários fatores importantes á parte as financeiras, em Portugal o futebol e os títulos e os lugares de acesso à Liga dos Campeões são divididos principalmente por 3 concorrentes que se observam mutuamente, para eles é também importante o que cada decide investir na época seguinte, os 3 treinadores são observadores e jogadores neste jogo triplo de xadrez, se um se reforça os outros 2 tentam responder para equilibrar as suas equipas, os seus planteis, por isso o tempo que têm para a composição do plantel é também gerido com estratégia.

Esse tempo é divido em várias fases, a primeira obviamente atacar de pronto as prioridades, o reforço de setores mais fragilizados, esse trabalho sim é independente dos que os outros concorrentes façam ou não façam, apontar os alvos e entrarem em negociações que serão também estratégicas para quem não tem capacidade de comprar batendo os valores das clausulas, depois sim entra a tal estratégia de observação e claro ficam também muito dependentes do que pode suceder nas saídas, o que menos podem controlar, no último dia do mercado pode sempre sair alguém de forma inesperada e menos prevista.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 12:10

As questões que o Julius apresenta são secundárias e não foram referidas por mim no texto.

A única questão importante é a data oficial dos contratos, assim como as inscrições oficiais pelos novos clubes dos jogadores nas respectivas ligas e federações.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 12:13

O Sérgio Conceição mostra na sua postura claramente essa estratégia que descrevi, pressiona sempre a SAD portista no período da preparação da nova época, com ameaças que pode ir embora para com isso obrigar a SAD portista a responder ao que os outros concorrentes investem e se não ficar satisfeito com o que tem pode mesmo bater com a porta, comento este exemplo porque é o que tem sido mais exposto na CS e com isso mais fácil de perceber.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 12:25

Isso nada tem a ver com o que eu escrevi no post. Até porque Sérgio Conceição ainda tem um ano de contrato com o FC das Antas, segundo disse Pinto da Costa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 11:28

JUlius,

Agradeço que explique os parâmetros relacionados com Grimaldo.

E peço isto, tendo em mente que ainda hoje é jogador do Benfica, apesar do novo contrato que só é válido a partir do dia 1 de Julho.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 12:04

É simples caro amigo, o jogador e o seu novo clube podem oficializar o acordo que entrará em vigor depois de ele cessar o seu contrato com o clube atual. Mas também é claro que neste caso do Grimaldo teve que ter a autorização do Benfica para se deslocar a Alemanha para fazer a bateria dos testes médicos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 12:12

Não é verdade. O contrato do jogador com o seu novo clube só pode ser oficializado no dia 1 de Julho.

Ele ter viajado à Alemanha para os testes médicos nada tem a ver com o assunto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 12:29

A diferença está no pode e no deve.

Alguma lei da FIFA impede o anúncio público? Outra é, não o devia ter feito, por diversas razões que serão sempre questões que envolve adeptos e colegas do plantel.

Temos outro exemplo dessas questões, um jogador de hoquei em patins do Benfica já assinou pelo Porto para a próxima época, o anuncio foi público e foi retirado do plantel pela Direção do Benfica, O Grimaldo só não foi também retirado do plantel porque as necessidade falaram mais alto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 12:38

Continua a insistir na mesma tecla!!!

Não confunda a apresentação do jogador - o que ocorreu com Grimaldo até é um caso raro - e a oficialização de vínculos contratuais.

Grimaldo ainda hoje é jogador do Benfica e só passará a ser oficialmente do Bayer de Leverkusen a partir do dia 1 de Julho.

Desconheço as regras relacionadas com o hóquei e nem sequer sei desse caso que cita. Nada tem a ver com o futebol e com o que eu indico no post.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 12:40

Mas os alemães oficializaram a transferência com um video.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 12:44

As leis da FIFA são transversais, temos na CS a divulgação de várias transferências em curso e já oficializadas de jogadores que já publicitaram a sua transferência para o seu novo clube sabendo que oficialmente só conta a partir de 1 de Julho.

Um jogador que termina o seu contrato a 30 de Junho é livre de tornar público o seu novo clube, um jogador que tem todavia contrato após o dia 30 de Junho só o pode oficializar se outro clube bater a clausula ou se ambos os clubes (vendedor e comprador) chegarem a um acordo, podem oficializar mas a data do novo contrato só terá inicio a partir de 1 de Julho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 12:54

Porque razão o Julius vem dizer a mesma coisa, por outras palavras?

Uma transferência ser anunciada, mesmo precoce, é uma coisa, ser oficializada é outra bem diferente.

A explicação que eu escrevi no post é 100% correcta e não se trata da minha opinião, é facto.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 09.06.2023 às 13:07

Mas a questão é pertinente e ainda voltando ao caso Grimaldo e com a sua apresentação oficial pelo clube alemão com o tal vídeo do clube, se o Benfica podería fazer uma queixa à FIFA mesmo sabendo que o contrato só entra em vigor a partir de 1 de Julho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.06.2023 às 13:31

A gravação da apresentação só era para vir a público no dia 1 de Julho. Os alemães precipitaram-se e no dia seguinte ele jogou pelo Benfica.

O que Grimaldo tem com o clube alemão é um pré-acordo. O contrato, em si, só se tornará oficial no dia 1 de Julho.

Isto até é um caso muito raro. Nunca se vê um jogador ser apresentado antes dos contratos serem oficializados.
Sem imagem de perfil

De Lenhas a 09.06.2023 às 23:51

Que grande confusão aí vai.

A situação de um Grimaldo em fim de contrato é totalmente diferente de um jogador com contrato.

Mas numa coisa são iguais. Quando há acordo ou princípio de acordo, esse tem, se exceder os valores definidos em função do capital da sociedade, de ser divulgado ao mercado.

Vendas/compras, tudo o que seja materialmente relevante. Se o clube ainda não divulgou compras ou vendas é poder ainda não as fez. Se tiver feito e estiver a esperar por dia 1, para gerir regras de fair play ou para gestão fiscal (ter menos lucros num ano por contrapartida de um ano de prejuízos), está a cometer evasão fiscal.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo