Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Ontem à noite, em conversa particular com o nosso colega e amigo Leão do Norte, surgiu uma dúvida sobre os parâmetros oficiosos do mercado da bola.
Isto, a propósito da nossa impaciência para ver reforços no nosso Clube, impaciência esta que, em alguns casos, é monumentalmente exagerada.
Ocorreu-nos que a época 2022/23 só termina oficialmente no dia 30 de Junho e que a nova temporada só começa no dia seguinte. Tanto assim deve ser, que todos os contratos de jogadores, indiferente do ano, terminam precisamente no último dia de Junho.
Assente na supracitada premissa, aparenta ser lógico que as novas contratações só podem ser oficializadas ou anunciadas no dia 1 de Julho.
Neste contexto, reparámos numa breve reportagem em que é indicado que o Sporting espera pela oficialização de Ugarte, nessa data, para então adquirir mais 40 por cento do passe de Pedro Gonçalves ao Famalicão.
Nesse mesmo contexto, repare-se que o próprio PSG ainda nada anunciou, mas já é do conhecimento geral que já há um acordo total entre as partes e que Ugarte já viajou para o Uruguai para gozar as suas férias.
Sendo assim, este enquadramento não impede acordos entre clubes e jogadores, apenas impõe parâmetros oficiais. A única excepção que será pertinente, aplicar-se-á a atletas que já estão livres, ou seja, sem obrigações contratuais com um clube.
__________________________________________
Em nota separada, está a ser noticiado que Tiago Tomás está a caminho do Wolfsburgo por 15 milhões de euros, o valor da opção de compra que, pelos vistos, o Estugarda não exerceu.
O Sporting assumiu a opção de compra obrigatória de 7 milhões de euros por Trincão. Este assinou um contrato válido por 5 anos, com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
O AZ Alkmaar está a exigir 8 milhões de euros por Yukinari Sugawara, lateral direito japonês de 22 anos.
_________________________________________
ADENDA
Pelos vistos, não fui suficientemente esclarecido no texto, e o caso de Grimaldo até foi citado como contra-argumento.
As regras da FIFA - e nada tem a ver com o fair-play financeiro - estipulam que um jogador que termina contrato com o seu actual clube no dia 30 de Junho, pode, durante a abertura do mercado de Janeiro, chegar a acordo quanto ao seu futuro com outro clube. No entanto, salvo autorização e em muitos casos compensação do seu clube, o novo vínculo só entra em vigor no dia 1 de Julho.
A precoce apresentação de Grimaldo no Bayer de Leverkusen foi uma estupidez e até o próprio jogador já comentou essa ocorrência. Ele ainda hoje é jogador do Benfica, pura e simplesmente porque o seu vínculo com o clube da Luz é válido até 30 de Junho.
As questões relacionadas com o fair-play financeiro e efeitos contabilísticos dos clubes são laterais. Nesse sentido, a transferência de Ugarte para o PSG só será oficializada no dia 1 de Julho.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.