Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quo Vadis Shikabala ?

Rui Gomes, em 27.07.14

 

A pergunta não é retórica !... Pelas informações disponíveis sobre o jogador egípcio, eu fui um dos adeptos mais entusiasmados pela sua contratação no último dia do mercado de Inverno. Fundamentalmente, porque via nele uma possível solução para o jogo do Sporting pelo corredor central. Tem estado praticamente a "estagiar" desde que chegou a Alvalade - teve apenas rodagem na equipa B na época passada - e se este inicio de pré-época serve de alguma indicação, não será em um futuro muito próximo que Shikabala irá integrar, com alguma regularidade, o onze do Sporting.

  

Com tudo isto, de forma simples e breve, gostaria de compreender o que se pretende de um jogador de 28 anos e com contrato até 2018. Não obstante a utilização que lhe tem sido dada pelos treinadores, inclusive Marco Silva, Shikabala não é e nunca será um extremo. Poderá até contribuir de algum modo nessa posição, não nego a possibilidade, mas não será aí que se verificará o seu melhor rendimento.

 

Quo vadis Shikabala ?

 

publicado às 05:12

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


41 comentários

Sem imagem de perfil

De a mama continua a 27.07.2014 às 07:16

Este caso é mais um caso que comprova o que tem sido dito por muitos adeptos.
Há uma tentativa clara de adestramento do rebanho.
Inventam estorias mirabolantes, entenda-se, falsidades sem qualquer preocupação, de modo a conseguirem manter os adeptos neste estado de medo, letargia, não acção o mais tempo possível, para que continuem com a boca na teta.
Vou dar o seu caso que ilustra bem, o senhor uma pessoa com muitos anos de desporto, só vem questionar, esta contratação passados tantos meses de o jogador andar a ser pago para treinar porquê?
Precisamente pelo que eu frisei no início, o modu operandis deles visa intimidar, criar medo, colocar os adeptos num estado de não acção, e mesmo que não admita, e diga, á eu não tenho medo, a realidade é que o modu operandis deles funciona, e inibiram-o de se exprimir, mantiveram-no por muito tempo calado, compreende?

Sobre esta situação, então não se verifica logo que um jogador que não joga é porque não tem qualidade?
É preciso andar este tempo todo para perceber isso?
Porque é que as pessoas foram atrás das estorias postas a circular á conveniência?
Tempos negros estes do clube.
Sem imagem de perfil

De HY a 27.07.2014 às 08:38

Ah, o Rui andou meses com medo de se exprimir? Coitado, não se deu por nada... Eu até me pareceu sempre, lendo os seus posts sobre o jogador, que ele estava entusiasmado (provavelmente, mais até do que o aconselhável em casos semelhantes) com a contratação. Devia ser da manipulação psicológica a que estava sujeito.... Por isso é que nunca abriu a boca contraverta direcção...

Mas o Shika afinal não dá? Está há meses sem jogar (como alias os responsáveis assumiram que ia suceder)? Coisa inédita, inadmissível... Nunca aconteceu num clube como o Sporting. Mosqeras, Kmets, Heldinhos, Pongoles, Purovics e dezenas de outros Jeffrens e companhia, foi tudo gente para chegar e pegar de estaca... Que isto do futebol é ciência certa.

Só que agora ninguém diz nada, apesar de este ter ter custado peanuts... Tal como o Magrao e o Welder... É um escândalo, tá tudo amedrontado, castrado animicamente (e em alguns casos, suspeita-se, até em sentido próprio). Sobretudo o Rui, que não ousa sequer formular a aparência de uma crítica a esta direcção...

Felizmente que há gente alertada por aí!
Sem imagem de perfil

De Felizberto Hortêncio a 27.07.2014 às 09:03

Este argumento do "apesar de este ter custado peanuts" é bem ilustrativo do tico e do teco a funcionar na cabecinha do brunista. O tico e o teco são bons amigos. Entendem-se muito bem porque não percebem sequer quando um e outro discordam.

"Vamos implementar uma cultura de exigência" excepto se custarem peanuts...
"Vamos apostar na formação" portanto siga a contratar 25 jogadores em pouco mais de 1 ano.
"Vamos lutar pela dignificação do futebol português"... "allô, João Loureiro, oh meu grande amigo, há quanto tempo?... apresentação no Bessa! Claro que sim!".
"Vamos fazer um plantel de 20 jogadores na equipa A"... vinte e tais, que é para que qualquer jogador da equipa B possa ser opção caso haja um surto de malária na equipa A.
"Vamos reorganizar os quadros da Academia e redefinir a sua rede de prospeção", pelo que vamos despedir toda a gente e deixar as contratações com os amigalhaços do Inácio.
"Vamos aproveitar os quadros pertencentes ao Sporting Clube de Portugal", fazer 3 despedimentos coletivos e contratar a agência de comunicação para escrever o jornal do clube.
"Vamos criar as condições para a construção de um pavilhão multidesportivo", portanto vamos abrir uma conta bancária, fazer um peditório e nem sequer dizer que os 10 milhões de euros orçados para a coisa terão de vir exclusivamente do bolso dos donatários.

Que interessa se é bom. Desde que não seja dos lambuças dos croquettes e não seja especialmente caro (e que importa se o que é barato ou caro é relativo à riqueza que uma pessoa tem...), o tico e teco estão contentes.

Porque o tico e o teco são uns amigalhaços.
Sem imagem de perfil

De força sporting a 27.07.2014 às 09:47

Excelente comentário!
Sem imagem de perfil

De Noivo de Verde a 27.07.2014 às 11:49

Felizberto, o seu de facto seria um excelente comentário se...não fosse baseado em mentiras!

Se forem caros, não valerem nada e aniquilarmos as contas do clube já podem ser contratados 19 num ano??
Se hipotecarmos os passes de jovens promessas aos fundos, vendermos um par deles em saldos para pagar as contas que se aniquilou também já não faz mal?

Pelos vistos não deve achar Montero, Slimani, Jefferson, Mauricio, Slavchev, Oliveira, Shikabala, Rosell bons jogadores. Uma vez que custaram peanuts não servem para o Sporting certo??

Essa da apresentação do Boavista/dignificação do futebol português que apresenta é pura demagogia! Uma coisa é o cu, outra coisa são as calças!

Caso não saiba o plantel de 20 era o ano passado para uma única competição! Este ano sempre se falou em 25 jogadores pois estamos em 4 competições...se ao menos o seu tico e teco se recordasse do porquê de termos estado em 1 competição o ano passado e em 4 este ano....

Se os quadros da academia foram reorganizados, deixe que lhe diga, foi para muito melhor apenas a julgar pelas contratações que foram e estão a ser feitas. Se bem que há quem preferisse obviamente contratar grandes valores como jeffren, elias, bojinov, etc, etc...

A Sporting TV também suspeito que não lhe interesse muito ver pois de certeza que, á semelhança do jornal, deve ser 24h de endeusamento do lider certo??

A do pavilhão mais uma de pura demagogia sem ponta por onde se pegue, mas garanto-lhe que sei exactamente o valor que o sr.Felizberto já contribuiu!

O que interessa é chamar de burros, seguidistas, rebanho, entre outros nomes carinhosos a todos aqueles que acreditam que estamos a conseguir endireitar-nos.

Sabe qual é a diferença? Eu explico-lhe. É que todos aqueles que estão com a direcção admitem e sabem que existem erros pontuais e vão continuar a existir. Coisas importantissimas como a cor dos calções ou o empréstimo dum Welder.

Enquanto que aqueles ressabiados que não suportam que um "miudo" esteja a ter sucesso vão sempre criticar tudo o que seja feito, não darão nunca a mão a palmatoria, não serão nunca capazes de dizer: isto foi bem feito, isto resultou, parabéns, boa medida, enfim, algo positivo...sabe o que é isso??

Nem quero imaginar se por alguma magia/sorte/acaso formos campeões este ano...
Pense lá bem e tente lá descortinar de que lado é que o tico e o teco estão afinal.
Sem imagem de perfil

De jose a 27.07.2014 às 12:49

Olá, não concordo que a compra do Welder tenha sido um erro, ninguém tem uma bola de cristal que diga este será uma mais valia.

Aliás, acho que o sporting deveria utilizar mais vezes a logica da contratação do Montero, Magrao, Welder, Montero, Piris... vem por emprestimo, acertou, acciona a clausula, foi flop, no fim da temporada, xau até um nunca... Por exemplo se o Eldon, fosse contratado nesta lógica, teria sido incomparavelmente mais barato e já tinha ido a sua vida...

Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 15:01

Caro Felizberto aonde é que o amigo andou durante todo este tempo para finalmente aparecer agora? Aonde andou no passado de durante uns 10 anos? Nada o consola nesta Direçao diga então as suas sugestões o que faria o caro? Como resolveria o assunto?? Estamos ansiosos por saber.
Sem imagem de perfil

De eu vi um sapo a 27.07.2014 às 08:55

O Rui com medo de se exprimir...hilariante! Primeiro começa-se a ler e vem o disco riscado de sempre do rebanho mas depois vem a piada do medo.
Até dispõe bem logo ao domingo de manhã.
Sem imagem de perfil

De Cortinados de veludo a 27.07.2014 às 13:30

"estorias" é muito bom!!!

Mas 'modu operandis' também...

É muito fácil verificar a tendência que o autor do blogue tem em procurar criar divisões quer no plantel quer nos sócios/adeptos do SCP... Usando e abusando de não-temas...
Acho que a utilização de algo que tenha a ver com o Sporting Clube de Portugal por parte deste sitio na internet deveria ser expressamente proibido. As lengalengas que escreve são um exercicio de masoquismo. Só igualado pela constante perseguição que o autor move à direcção leonina, que tão boa conta de si tem dado (para infelecidade do autor)...
Sem imagem de perfil

De MaxMartins a 27.07.2014 às 08:26

É caso para perguntar...: o que se passa. acabou-se-lhe a mama...?

Ao que parece, não há dúvida de que Shikabala é mesmo um jogador que faz a diferença e ao que parece também, dito por quem melhor o deve conhecer (Manuel José), é um jogador com alguns "problemas"...
No entanto e embora eu pessoalmente deseje que o jogador "vingue", se acaso isso não acontecer não considero que seja um drama...é pena, mas paciencia...sempre assim foi e sempre assim há-de ser...: jogadores de qualidade que por isto ou por aquilo, nunca conseguiram mostrar o seu real valor em alguns clubes...
Agora o que eu não entendo é a razão porque "algumas pessoas" poderão "ter medo" da actual Direcção e ficarem por isso inibidas de expressar as suas opiniões...
Creio que já é tempo de "aceitar" que temos à frente do Sporting uma Direcção que é diferente do que estavamos habituados a ter...
É claro que nem tudo o que fazem é do agrado de todos os adeptos e nem sequer vou dizer que tudo têm feito bem...porque estaria a faltar à verdade...
No entanto, parece-me que o balança é francamente positivo e por isso merecem até ao presente, o meu apoio e o de muitos outros adeptos...

Mas se no amanhã houver razões para criticar alguma coisa menos conseguida, creio que nem eu nem ninguém deixará de o fazer..."por medo" da actual Direcção...

Mas ainda há quem acredite em fantasmas...?

SL
Sem imagem de perfil

De Miguel a 27.07.2014 às 12:05

Eu digo mais... medo é o que a direcção de GL, sob a batuta de Paulo Pereira Cristóvão, impunha sobre quem ousava criticar publicamente a anterior direcção. E utilizavam a guarda-armada da Juve Leo para manter a ordem. Não me vou esquecer da vergonha que se passou no Dragão há 2 épocas onde alguns sportinguistas foram agredidos nas casas de banho por seus elementos e à frente da polícia. Sportinguistas esses que foram identificados por elementos da JL durante a visita de GL ao Solar do Norte. Além de outras coisas que eu próprio pude verificar com a minha própria experiência, e isso ninguém me tira...

Sem imagem de perfil

De sardinha a 27.07.2014 às 10:59

Ahhhh! Sabe tão bem ver o Sporting jogar à bola, equipa oleada, bons resultados, promessa de bom futebol, reforços mostrarem-se.

Shikabala tem lutado, jogado para a equipa e parece estar a conquistar um lugar no lote de extremos a utilizar. A qualidade técnica e imprevisibilidade são evidentes e vão fazer falta ao longo da época.

Os comediantes anónimos em período de desmame que aqui aparecem a difamar a torto e a direito só vincam que este é o caminho certo.

Bem, agora vou ver SPORTING TV e encher a alma de verde e branco! A mesma SPORTING TV que aqui há umas semanas os comediantes mamados diziam que era um embuste, que nem sequer existiam estúdios e o diabo a sete...
Se isto não são galinhas sem cabeça ou porcos a andar de bicicleta, parecem! Pelo menos divertem!

FORÇA SPORTING!
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 27.07.2014 às 15:39

«SPORTING TV que aqui há umas semanas os comediantes mamados diziam que era um embuste, que nem sequer existiam estúdios e o diabo a sete... »

A sério que houve gente a escrever isso?
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 27.07.2014 às 11:59

Passando à frente que certos comentários que se riducularizam a sí proprios, Shikabala é ainda uma incognita - pelo menos para mim

Até ver parece-me que parte na posição de "arma secreta" um pouco à imagem de Slimani no inicio da epoca passada e cabe-lhe a ele lutar para ganhar um estatuto diferente na equipa

Gostaria do o ver jogar também no meio, mas isso implincaria tirar André Martins da equipa e para já tem sido dos melhores

Ainda bem que temos várias e boas soluções
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 15:38

Comentário lúcido e sensato caro Iorda9.
Sem imagem de perfil

De Marco Silva a 27.07.2014 às 12:36

Que satisfação!
Os ressabiados continuam ressabiados e os que andaram a mamar tantos anos (no fim já não sugavam leite, mas sim sangue) continuam aguados o que significa que o Sporting continua no bom caminho.
Quanto ao Shikabala , jogador em quem também deposito enormes esperanças, é preciso não esquecer que a sua condição física não é a melhor por causa do Ramadão o qual está na sua fase final.
Parafraseando a SportingTV , "estamos bem, estamos (agora) em casa" por muito que custe aos habituais detractores que na ânsia de dizerem mal são capazes de descer ao nível mais rasca que se conhece.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 14:49

Bem visto Marco Silva um dos problemas que que tem prejudicado o Shika é exactamente o Ramadão e nao alimentar-se durante todo o dia e os jogos serem ao final de tarde entes de finalmente poder comer, o nosso treinador de forma inteligente dá-lhe menos tempo de jogo é obvio , o outro aspecto é que Shika segue um processo de aprendizagem a tambem ter que defender o que nunca o tinha feito foi sempre o crak das suas equipas e jogava livre, nao desesperem a sua hora irá chegar e deixar de boca aberta todos os que duvidaram da sua qualidade.
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.07.2014 às 15:10

De facto desde Janeiro a ganhar forma fisica e e a ambientar-se a chave disto deve estar no final do Ramadão penso eu de que!
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 15:17

a sua boca é uma das que irá ficar aberta meu caro, tenha paciência que a hora chegará
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.07.2014 às 15:20

Assim espero Carissimo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 15:29

Curiosamente, já se viu noticiado que Shikabala não respeita o Ramadão com rigor absoluto. Isto, não obstante, esta explicação fica longe do que se pretende saber, dentro do enquadramento técnico.

Como já disse e repito, ele não é e nunca será um extremo, até é bastante evidente que percorre a ala muito pouco, sempre com a natural tendência de penetrar o corredor central.
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.07.2014 às 15:34

Pois! mas tem de se manter a narrativa né?
Sem imagem de perfil

De jose a 27.07.2014 às 12:57

A compra do shikaballa na minha opiniõe foi uma excelente oportunidade de negócio, face algumas opiniões, é um jogador acima da média e com detalhes de craque, mas sabemos que nem sempre o potencial de um jogador reflete-se em campo, depende dos treinadores, motivações... Eu também gostava de o ver mais vezes em campo, no lugar do A. Martins ou a extremo,

O que nao se pode dizer é que caso ele nao vingue no sporting foi um erro a sua compra e para o Slimani foi uma excelente compra, falar depois é facil.... Até jogodares de primeira linha muitas vezes dão em flops, os de segundo linha, o risco é maior.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 13:07

Caro José,

Com o respeito que me merece...

Sei que é domingo, mas nem por isso devemos ser menos realistas.

Primeiro, no comentário mais acima, vem a surgir que o Marítimo largasse o que para si era um dos seus melhores jogadores nas mesmas condições do Welder e do Piris. O Magrão veio em condições diferentes. Acha que o Marítimo existe para servir o Sporting ?

Segundo, agradeço que me explique essa "excelente oportunidade de negócio" com Shikabala, porque me ultrapassa completamente.

A minha esperança original era, como indico no post, que ele fosse uma solução para o nosso meio campo. Até agora verificamos algumas bos indicações técnicas e nada mais. Daí a pergunta do post: o que é que na realidade se pretende dele ? Nem sequer, por enquanto, questiono a contratação, apenas gostaria de a compreender em termos técnicos (sem oratória demagógica).
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 14:42

Um "pequeno reparo" os poucos minutos que ShiKabala tem jogado e para quem entende de futebol vê que está ali um portentoso jogador imprevísivel com um pé esquerdo fenomenal e joga tambem bem com o direito. Um jogador habituado a ser sempre o centro das atenções agora tem que entender que a equipa estará primeiro e sempre, Habituado em 11 anos nas jogadas individuais possivelmente gostaria de jogar em total liberdade posiçao dada a um grande crak , aqui na Europa tem que defender tambem. No fim dos jogos vejo-o sorridente e nao contrariado, a sua hora irá chegar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 15:45

Eu já verifiquei alguns dos seus dotes técnicos, pretendo saber apenas como irão ser aproveitados em benefício da equipa. Uma outra tendência natural sua é não defender, algo que pode ser trabalhado, evidentemente, mas que nunca será o seu "millieu". Não podemos esquecer que este jogador não é um miúdo de 18 ou 19 anos. A maior fatia da sua carreira já está feita.

No final da Taça de Honra, em que ele nem participou nas cerimónias, não se viram muitos sorrisos.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 16:10

Tambem verifiquei esse "pormonor" no final da taça inclusive nao participou "na festa" bom nao sabemos o que vai no balneário. Neste ultimo jogo que jogou 10 minutos estive com particular atençao no final do jogo e viu-o feliz a abraçar os colegas. O Ramadão deixa por vezes alguns atletas de mau humor quizá fosse isso ou qualquer birra momentãnea por querer a jogar a titular nesse jogo e Marco castigou-o.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 16:15

Além do Ramadão, ainda temos a Taça de África, mais uma razão para o Sporting pensar duas vezes antes de contratar jogadores do género.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 27.07.2014 às 15:49

A alternativa para o Shika não ter de defender seria fazer como o Louis van Gaal, defender cá atrás com 8 ou 9 homens em 5-3, Montero também teria de defender, para depois no ataque dar liberdade aos laterais para subirem no terreno e deixar Shikabala sempre livre apenas para atacar, como fez o Arjen Robben pelos Países Baixos... Ou usar o 4-4-2 para o efeito. E aí admitir que o Shikabala era mesmo a estrela da equipa. Mas se há coisa que no Sporting não encaixa nada bem é haver estrelas que só fazem o que lhe apetece. Basta recordar o lema do Sporting.

Algo que o Shikabala deveria recitar como um mantra de cada vez que não tem a bola nos pés.

E não estou a criticar o moço, pelo que vi dele nos dois últimos jogos, tem procurado jogar para a equipa e não para si, o que demonstra um mínimo de vontade de aprender e inteligência. ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 15:58

Há muito que insisto que o melhor modelo para o Sporting é um 4x4x2, não rígido mas variável.

Sinto muita curiosidade para ver o que o 4x3x3 vai produzir na Champions, especialmente contra equipas de topo.

Não é segredo algum que todas as equipas têm sempre um jogador que defende pouco ou nada. O sistema de jogo terá de compensar e desde que esse que não defende consiga justificar através das acções ofensivas. Robben é de facto um exemplo, CR7 é outro, entre muitos mais.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 16:19

Bem observado nos momentos que jogou de facto tentou jogar quase sempre para a equipa e com critério. Até pode vir a conquistar a "liberdade" no seu jogo mas terá primeiro que conquistá-la perante o seu técnico e reconhecimento da equipa. Está ainda a fazer um reset aos seus vícios naturais que adiquiriu durantes muitos anos por ser a vedeta das suas equipas. Sinto que vai supreender.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2014 às 16:36

A ala iniba o seu natural talento, na minha modesta opinião.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 16:47

Sem duvida que jogar na ala o inibe e o limita, pode ser que Marco já conheça o que ele pode fazer nas outras zonas , posiçao 10 e o teste tambem na ala, tambem é a jogar alguns minutos nas alas que adquir mais rapidamente a boa forma fisica e aprende a defender. Marco saberá o que está a fazer.
Sem imagem de perfil

De altaia a 27.07.2014 às 15:18

Enquanto os André martins Adrian Cedric Carrilho etc.continuarem a ser o melhor que nós temos mesmo depois do Tanaka que espero não se eclipsar como outros por aí estamos conversados o resto é paisagem
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 27.07.2014 às 15:35

Rui acho que está mais que visto que a qualidade técnica do Shika não deixa grandes duvidas a ninguem, mas como foi dito no comentário anterior o jogador passou toda a sua vida a jogar numa anarquia táctica que também pode ser visto quando este se encontra em campo é verdade que o mesmo já tem 28 anos e com essa idade já se torna dificil alguem corrigir erros de anos, mas há que ter paciência porque na minha opinião a qualidade está lá, podemos sempre encara-lo como o Gauld mas que veio c 10 anos de atraso para o clube, poderá ainda aprender a jogar o futebol europeu como poderá nunca consegui-lo, percebo a sua ansiedade com este jogador mas há que dar mais tempo até porque a forma dele o ano passado parecia deplorável.

Pena é que a cada post tenha que se fazer um scroll enorme nos comentários para se encontrar o tema do post porque de resto é só MERDA!!! É só bocas dos supostos "chupistas do croquete" e dos "seguidores do profeta", porra pah mas é assim tão dificil serem Sportinguistas? tenham vergonha na cara! Deixem de defender as vossas damas a cada comentário e apercebam-se que apesar de este achar isto e o outro achar outra coisa somos todos Sportinguistas, ou pelo menos deveriamos ser....

SL
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 27.07.2014 às 16:22

boa e mais nada!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio palhas a 27.07.2014 às 17:24

Certíssimo caro Aleixo ainda para mais no meu tlm o scroll e exasperante 😊
Sem imagem de perfil

De sloct a 27.07.2014 às 20:10

É exactamente por isso que relativamente à maioria dos posts me tenho abstido de comentar, embora não de ler.
Sem imagem de perfil

De F. Pais a 27.07.2014 às 19:38

Certíssimo caro Aleixo. E essa «agora o Sporting é nosso», o Sporting, sempre foi nosso... dos sportinguistas. Um abraço.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo