Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
A vitória do Sporting B sobre a AD Fafe por 1-2 no encontro da 13ª jornada - e penúltima - da fase de apuramento de campeão da Liga 3 permite que a equipa leonina dependa de si para a subida à Liga 2. O triunfo foi alcançado na fase final do jogo, com golos de Rafael Nel aos 82 e 90+11 minutos que revelaram a argúcia, velocidade e técnica próprias de um goleador. O seu segundo golo, com um magnífico chapéu ao guarda-redes depois de uma cavalgada de mais de 60 metros, merece ser visto e revisto.
O avançado fez parte da formação como defesa-central, jogou no Benfica e no Belenenses antes de vir para o Sporting em 2020 para os sub-16. A capacidade goleadora e o espírito combativo que o caracterizam levaram a que Rúben Amorim o convocasse em 2023 para a pré-época e foi utilizado em dois jogos de preparação, frente ao Torreense e Union St. Gilloise, a quem marcou um golo. Estreou-se na equipa principal, num jogo oficial, em Fevereiro de 2024, com o Young Boys para a Europa League. Nessa época, na equipa B, conseguiu 8 golos em 27 jogos. Na que está a decorrer marcou 6 golos em 15 jogos.
A polivalência é outro atributo de Rafael Nel que chamou a atenção de Rúben Amorim. Chegou a Alcochete como um extremo veloz, goleador, com grande capacidade técnica, mas nos últimos anos ganhou rotinas como um avançado de referência, muito oportuno, e com bom jogo aéreo e sentido de baliza. Os dois golos à AD Fafe mostraram isso mesmo. Também é capaz de jogar na posição de médio ofensivo.
Com 20 anos de idade, Rafael Nel tem contrato com o Sporting até 2029 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Na fotografia, Rafael Nel no jogo com o Young Boys para a Liga Europa.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.