Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Portugal somou apenas um triunfo na 2.ª jornada da fase de grupos das taças europeias de futebol, mas, junto com um empate, deu para ficar ainda mais perto do ‘milionário’ sexto lugar do ‘ranking’ da UEFA da Rússia.
O Sporting, que bateu em casa o LASK por 2-1, e o Sporting de Braga, ‘empatado’ em casa pelo Slovan Bratislava (2-2) após ter estado duas vezes a vencer, deram 0,6 pontos a Portugal.
Este registo deu para aproximar da Rússia, que somou apenas 0,333 pontos, também de um único triunfo – mais os mesmos três desaires de Portugal -, o do Zenit na recepção ao Benfica, por 3-1, quarta-feira, na segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Além dos ‘encarnados’, também não pontuaram um perdulário FC Porto (0-2 na casa do Feyenoord), que vinha numa série de oito triunfos consecutivos em todos as provas, e o Vitória de Guimarães (0-1 na recepção ao Eintracht Frankfurt).
Por seu lado, as restantes formações da Rússia esbarraram na recepção a três equipas espanholas: na ‘Champions’, o Lokomotiv perdeu por 2-0 com o Atlético de Madrid, culpa em grande parte de João Félix, e, na Liga Europa, o CSKA Moscovo caiu perante o Espanyol (0-2) e o Krasnodar face ao Getafe (1-2).
Desta forma, a distância encurtou de 0,367 pontos (43,216 contra 42,849) para escassos 0,1 (43,549 contra 43,449), o que significa que Portugal, que só precisava de mais uma vitória, já só necessita de mais um empate do que os russos.
As formações lusas estão em maioria (cinco contra quatro) na fase de grupos e todos os pontos que somarem (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os russos têm de dividir os seus por seis (0,333 por triunfo e 0,166 por igualdade).
Portugal, que já sabe que em 2020/21 (7.º nas contas entre 2014/15 a 2018/19) manterá a situação actual – uma entrada directa na ‘Champions’ e outra na terceira pré-eliminatória -, está bem posicionado para acabar a presente temporada no sexto posto e conseguir, em 2021/22, recuperar uma segunda entrada directa.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.