As pessoas mais atentas ao pequeno Mundo da bola, aquelas que não têm a massa encefálica no frigorífico (entre as quais me incluo
), já perceberam que está em curso uma nova campanha de marketing (a juntar às outra!). Esta é muito simples e básica: pretende-se generalizar na opinião pública as ideias seguintes:
1) O Campeonato Nacional 19/ 20 (Por mimetismo piroso, chamam-lhe Liga!) será disputado apenas e só entre Benfica e Porto.
2) O plantel leonino, com a excepção de Bruno Fernandes, é formado por jogadores sem gabarito para envergar a camisola verde e branca.
3) O Sporting, beneficiando da fraca prestação do Braga, poderá, quando muito, aspirar ao 3.º lugar.
4) Se Sporting CP conseguir terminar no 3.º lugar, os sportinguistas devem dar-se por satisfeitos.
5) Porto e Benfica são equipas de "champions". O Sporting é da Liga Europa: «segunda divisão europeia».
Blablabla, blablabla...
Enquanto se martelam estas balelas através dos meios de comunicação social, Benfica e Porto continuam a manipular os clubes concorrentes(?) de menor dimensão. Fazem-no através certos de esquemas relacionados com o financiamento desses clubes/ SAD. Intrometem-se na contratação de treinadores e na compra e venda de jogadores. Benfica e Porto controlam as instituições desportivas FPF, LP (estruturas e sub-estruturas internas). Vieira é suspeito de corromper um juíz! Vale tudo e vai tudo: agentes desportivos; empresários de jogadores, accionistas de clubes, observadores, árbitros e etc. Pelo meio, o SL Benfica queixa-se dos escândalos de arbitragem nos jogos onde intervém o Porto; e o FC Porto, por sua vez, queixa-se dos escândalos de arbitragem nos jogos onde intervém o Benfica... João Pinheiro, Manuel Mota, Rui Costa e etc. são associados aos Benfica. Jorge Sousa, Carlos Xistra, Soares Dias e etc. são associados ao Porto. Todos juntos contra o Sporting: afinal os milhões da Champions só estão ao alcance dos dois primeiros.
A esta hora o árbitro do Sporting vs. Porto já estará escolhido. Pinto da Costa e Filipe Vieira, obviamente, foram informados!
Assim vai o futebol portuguezito; fraquito!