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Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Segundo o que é noticiado esta sexta-feira mas que já consta há algum tempo - embora ainda não confirmado oficialmente - o Sporting vai deixar a Puma e está prestes a assinar um acordo com a MACRON, marca italiana de equipamentos desportivos, que poderá render cerca de 2 milhões anuais, extensivo a toda a actividade desportiva do clube. Os detalhes do contrato, inclusive a sua duração, ainda não foram revelados. Isto significará um aumento substancial comparado com os 600 mil euros anuais que o Sporting recebe actualmente da Puma, mas ainda distante dos patrocínios que beneficiam os nossos rivais. O Benfica assinou um acordo com a Adidas, em 2013, que consta render 60 milhões de euros ao longo de 10 anos, ou seja 6 milhões por ano. O FC Porto, depois de uma associação de 14 anos com a Nike,deverá assinar contrato com a pouca conhecida Warrior, efectivo na época de 2014/15, por valores ainda não divulgados. Pelo último contrato com a Nike, a equipa portista recebia cerca de 3,7 milhões por ano. A Warrior surgiu no mapa da elite de futebol quando concordou patrocinar o Liverpool, a troco de 30 milhões de euros anuais.
A MACRON foi fundada em 1971 e é sediada em Crespellano, Itália. Está envolvida em muitas modalidades desportivas, com o futebol no topo da lista, patrocinando clubes como o Nápoles, Lázio, Bolonha, Aston Villa, Mónaco, Real Bétis e AZ Alkmaar da Holanda. Em Portugal, está associada ao SC Braga, Gil Vicente, Arouca, Farense, Oliveirense, Famalicão e Portimonense. Sendo uma marca bem reputada, ainda está longe dos líderes do mercado internacional: Nike, Adidas, Reebok e Puma, só para nomear os principais.
É por de mais evidente que a actual realidade do Sporting difere significativamente da do Benfica e da do FC Porto, assim como a destes está a léguas de distância dos principais clubes europeus. A exemplo, enquanto que a Puma pagava 600 mil euros anuais ao Sporting, assinou contrato recentemente com o Arsenal, por 5 anos, 185 milhões de euros, ou seja 37 milhões por ano; a Juventus e o Real Madrid estão com a Adidas, o primeiro por 23 milhões de euros por época, o segundo por cerca de 32 milhões. O Manchester United tem contrato com a Nike, cerca de 350 milhões de euros por 5 anos, ou seja, 70 milhões por ano, enquanto que o Chelsea recebe a mesma verba global da Adidas, mas ao longo de 10 anos, ou seja 35 milhões por no.
Estas são realidades distintas das de Portugal e das dos clubes portugueses, com um impacte incomparável no mercado internacional. Para o Sporting poder aumentar o valor da sua marca, é lógico que terá de se tornar muito mais competitivo, tanto no contexto nacional como europeu, e terá de ganhar títulos com alguma regularidade. Uma vantagem distinta do nosso clube é que o seu ecletismo e, sobretudo, a sua Academia de Futebol, contribuem, e muito, para a valorização da marca.
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