Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Realidades distintas

Rui Gomes, em 07.03.14
 

 

Segundo o que é noticiado esta sexta-feira mas que já consta há algum tempo - embora ainda não confirmado oficialmente - o Sporting vai deixar a Puma e está prestes a assinar um acordo com a MACRON, marca italiana de equipamentos desportivos, que poderá render cerca de 2 milhões anuais, extensivo a toda a actividade desportiva do clube. Os detalhes do contrato, inclusive a sua duração, ainda não foram revelados. Isto significará um aumento substancial comparado com os 600 mil euros anuais que o Sporting recebe actualmente da Puma, mas ainda distante dos patrocínios que beneficiam os nossos rivais. O Benfica assinou um acordo com a Adidas, em 2013, que consta render 60 milhões de euros ao longo de 10 anos, ou seja 6 milhões por ano. O FC Porto, depois de uma associação de 14 anos com a Nike,deverá  assinar contrato com a pouca conhecida Warrior, efectivo na época de 2014/15, por valores ainda não divulgados. Pelo último contrato com a Nike, a equipa portista recebia cerca de 3,7 milhões por ano. A Warrior surgiu no mapa da elite de futebol quando concordou patrocinar o Liverpool, a troco de 30 milhões de euros anuais.

 

A MACRON foi fundada em 1971 e é sediada em Crespellano, Itália. Está envolvida em muitas modalidades desportivas, com o futebol no topo da lista, patrocinando clubes como o Nápoles, Lázio, Bolonha, Aston Villa, Mónaco, Real Bétis e AZ Alkmaar da Holanda. Em Portugal, está associada ao SC Braga, Gil Vicente, Arouca, Farense, Oliveirense, Famalicão e Portimonense. Sendo uma marca bem reputada, ainda está longe dos líderes do mercado internacional: Nike, Adidas, Reebok e Puma, só para nomear os principais.

 

É por de mais evidente que a actual realidade do Sporting difere significativamente da do Benfica e da do FC Porto, assim como a destes está a léguas de distância dos principais clubes europeus. A exemplo, enquanto que a Puma pagava 600 mil euros anuais ao Sporting, assinou contrato recentemente com o Arsenal, por 5 anos, 185 milhões de euros, ou seja 37 milhões por ano; a Juventus e o Real Madrid estão com a Adidas, o primeiro por 23 milhões de euros por época, o segundo por cerca de 32 milhões. O Manchester United tem contrato com a Nike, cerca de 350 milhões de euros por 5 anos, ou seja, 70 milhões por ano, enquanto que o Chelsea recebe a mesma verba global da Adidas, mas ao longo de 10 anos, ou seja 35 milhões por no.

 

Estas são realidades distintas das de Portugal e das dos clubes portugueses, com um impacte incomparável no mercado internacional. Para o Sporting poder aumentar o valor da sua marca, é lógico que terá de se tornar muito mais competitivo, tanto no contexto nacional como europeu, e terá de ganhar títulos com alguma regularidade. Uma vantagem distinta do nosso clube é que o seu ecletismo e, sobretudo, a sua Academia de Futebol, contribuem, e muito, para a valorização da marca.   

 

Tags:

publicado às 17:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 07.03.2014 às 19:07

As marcas pagam consoante a visibilidade e o lucro que a sua associação com os clubes lhes dá. O Porto vende-se como o clube que ganha mais títulos no futebol nas últimas décadas, o Benfica como o clube que tem mais adeptos. O Sporting tem tido uns fogachos. Tem de ser mais competitivo consistenmente para ter mais poder negocial com os patrocinadores e com as marcas desportivas.

Mesmo assim este ano houve claramente uma melhoria notória nas vendas relativamente aos últimos anos. Por exemplo, a camisola principal com publicidade e a camisola do 12. jogador estão novamente esgotadas, pelo menos na Loja Verde online. Já por altura do Natal também haviam esgotado. Não sei há quanto tempo isto não acontecia, mas é mesmo isto que o Sporting precisa e mais. Quanto mais camisolas o Sporting vender (e outros produtos), maiores serão os valores dos contratos que o clube venha a firmar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.03.2014 às 19:44

Além do registo competitivo, devemos reconhecer que em termos normais o mercado do Benfica tem sempre uma dimensão superior, nacional e internacionalmente. Com um Sporting competitivo e ganhador de alguns títulos, tem a capacidade para ultrapassar o FC Porto, o que não é caso agora, obviamente.

Não refuto a sua tese Lionheart quanto às camisolas, mas faz-me lembrar de um sabão especial que só está à venda em farmácias e àquela que eu vou está frequentemente esgotado porque nunca encomendam em grande número. Acredito, contudo, que pelo bom momento desportivo haja maior procura, o que é absolutamente natural.

Tudo isto à parte, digo-lhe desde já que o equipamento da Macron não me impressiona, mas tudo indica que vai ser esse mesmo.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 07.03.2014 às 19:59

É lógico que as camisolas do Sporting agora têm mais procura, não só porque o clube está mais competitivo, mas também porque tem jogadores que são chamativos, como o William Carvalho ou o Montero. Quanto mais craques, mais gente vai querer réplicas das suas camisolas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.03.2014 às 21:34

Quantas venderá o Real Madrid de Cristiano Ronaldo diariamente ? Deve ser um número espantoso...
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 08.03.2014 às 00:23

Não faço ideia, mas devem ser milhões. O Ronaldo é uma marca mais reconhecida internacionalmente que vende MUITO mais do que todos os clubes portugueses juntos.

E a propósito de clubes portugueses, continua o impasse na Liga. Os mesmos que elegeram o actual President da Liga, agora querem correr com ele e meter lá outro testa-de-ferro. O problema de fundo é que a esmagadora maioria dos clubes não tem viabilidade económica e por isso precisam de dependências para sobreviver. Daí que o sistema, seja de que cor for, é uma espécie de "suporte de vida" para estes. É claro que com este tipo de promiscuidades a competição tem vícios muito graves à partida, mas poucos clubes querem verdadeiramente a verdade desportiva. Querem sim a sua parte do quinhão, à sua escala. E por isso o símbolo da corrupção, o Porto, é também um facilitador, daí que nunca tenha havido uma revolta contra o sistema. Portugal não é uma terra de oportunidades. Aqui é sete cães a um osso e com o empobrecimento do país, pior...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2014 às 00:43

Na realidade, este estado da Liga é permanente e já há uns anos, com contornos que variam somente mediante os personagens mais protagonistas em qualquer momento e os respectivos interesses.

Troca de insultos entre presidentes, LFV a confrontar o presidente do Guimarães com uma dívida relativa a um empréstimo, não sei se seu pessoalmente se do Benfica. Carlos Pereira a chamar "velho gagá" a Pinto da Costa e este, infalivelmente, a liderar a matrilha.

A respeito das camisolas, nunca me esqueci da transferência de Beckham para o Real Madrid. Ainda ele não tinha chegado a Espanha e no fim de semana do anúncio foram vendidas 250 mil camisolas dele. Incrível mesmo o impacte no mercado de certos clubes e, especialmente, de certos jogadores que são vistos como ídolos.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 08.03.2014 às 01:26

O nível cultural da generalidade dos presidentes dos clubes é muito baixo, por isso não admira que a coisa tenha sido feia. Não há uma visão de conjunto, não há uma tentativa sequer de fazer com que a competição seja viável, porque também não sabem. Cada qual tenta desenrascar-se a enganar o próxima. É futebol não é diferente do país, é o seu espelho.

O Beckham foi contratado essencialmente pelo seu "star power" em especial no mundo anglo-saxónico, onde o Real Madrid queria penetrar comercialmente. A contratação do Bale enquadra-se igualmente na lógica de mostrar aos clubes ingleses que o Real pode mais financeiramente do que eles. Não é só a nível de selecções que as grandes potenciais se combatem. As grandes ligas profissionais são símbolos do poder económico desses Estados, daí que quando o Real Madrid tirou o Ronaldo do maior clube inglês foi um sinal da Espanha a afrontar a Inglaterra para dar mais poder à "La Liga".

Repare como os ingleses se acham "donos" dos jogadores do Sporting. É só "notícias" na imprensa, certamente sopradas por dirigentes do Manchester United, de que levam o William por metade da cláusula de rescisão, mais o Carlos Mané, etc, etc. Estão muito mal habituados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.03.2014 às 01:50

Estou a preparar um pequeno post sobre o estado das coisas na Liga, caso o nosso "pessoal" deseje debater a contenda amanhã (hoje).

A realidade é que os ingleses têm o poder nas mãos, mas quero crer que eles próprios já reconhecem que para levar um William Carvalho ou um Carlos Mané, terão de pagar "forte e feio".
Sem imagem de perfil

De Hugo a 31.05.2014 às 03:04

A Juventus está com a Adidas? Nunca esteve: foi Kappa, e é agora Nike
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.05.2014 às 07:32

Assinou contrato com a Adidas por 6 anos, a partir da época 2015/16.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo