Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

19854510_c5T8r.jpg

 

* Negócio de João Mário estará prestes a ruir, o que não será necessariamente mau, se o jogador não permanecer contrariado em Alvalade, ou se esta sua permanência se revelar fundamental à conquista de títulos.

 

Março de 2015, Estados Unidos

 

A General Electric encontrava-se novamente perante o abismo, após a grande crise de 2008. O outrora poderoso grupo (que chegou a ter uma cotação de 280 Biliões de Dólares em Bolsa) avaliava-se neste momento pouco mais de 30 Biliões de USD, fruto de uma desastrosa política financeira de sobrevalorização de activos sobre os quais não detinha suporte (cash flow) suficiente para os manter. Na ocasião, uma das maiores Holdings gestoras de participações norte-americana – a JP Morgan – procurava desbloquear um cativo patrimonial de 33 Biliões de USD à GE (que detinha património imobiliário um pouco por todo o mundo avaliado em cerca de 10 de Biliões de USD). Sem sucesso.

 

Para ultrapassar o impasse, eis que surge então um novo grupo de Private Equity, que com uma “pequena” equipa de 98 gestores, 4 semanas de trabalho e um Leverage Buyout (quando se adquire a participação pela compra de dívida), delibera a cisão total dos “activos tóxicos” da GE, possibilitando o grupo industrial concentrar-se exclusivamente na sua recuperação financeira. O resultado? Aumento de 11% em Bolsa com o fecho de ano a alcançar 17,3 Biliões em lucro (contra 27 Biliões negativos do ano anterior).

 

"This type of business provides us with deep insight into the market, letting it put more capital to work.”

Uma fonte da GE, ao Wall Street Journal

 

Agosto de 2015, Lisboa

 

Proveniente de Inglaterra, chega a Alvalade uma proposta de aquisição do passe de Carrillo por valores a rondar os 50% do montante descrito pela cláusula compensatória desportiva entre o atleta e o clube. O Sporting rejeita a proposta, considerando a aposta no jogador fundamental às suas aspirações imediatas – eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. A equipa inglesa e o atleta são porém informados que a partir o 26 de Agosto – após o jogo da segunda mão com a equipa de Moscovo, haverá abertura a diálogo. O Sporting tinha eliminado recentemente SL Benfica no jogo a contar para a Supertaça, e todas as expectativas estavam elevadas para uma época de sucesso desportivo e financeiro.

 

O primeiro jogo com o CSKA corre de feição. Carrillo tem uma das melhores exibições, estando presente nos dois golos do Sporting. A astúcia de Bruno de Carvalho no adiar do negócio estava “alinhada com as estrelas”. Dias mais tarde, perante a nossa eliminação, chega-nos uma segunda proposta por valores bem mais baixos dos que apresentados anteriormente. O Sporting rejeita a proposta, oferece um novo contrato ao jogador (elevando para o dobro a cláusula de rescisão) oferecendo metade do vencimento líquido descrito na proposta do clube inglês. O resultado? A história que todos conhecemos.

 

“If it's good only appears the proposal of Leicester, that colossus of world football? When I was young I also believed in Santa Claus, but then I stopped believing."

Bruno de Carvalho, 2015

 

Uma reflexão

 

Deverá imperar alguma ponderação nesta política de sobrevalorização de activos e posição negocial de “off-business” a que a que se está a sujeitar o Sporting, afim de evitar graves riscos a médio/longo prazo pelo inflacionamento do impacto salarial. Entre o Sporting não querer vender ou os clubes não quererem comprar ao Sporting, poderá existir uma falta de razoabilidade que iniba o aparecimento de mais propostas por um jogador nosso, partindo do princípio que as maiores verbas a circular nesta industria são efectivamente as transacções entre clubes. Esta posição do Clube poderia ter feito bastante sentido há alguns anos atrás, quando emergiam os Fundos ou se contratavam “Hulk’s” por 60 Milhões. Hoje, devemos considerar a criação de relações entre clubes e Cash-Flow imediato como uma solução para os próximos 10 anos, afim de se garantir estabilidade desportiva no clube (e financeira obviamente), que a falta de soluções de receitas próprias não nos permite manter. Não se trata do Sporting ter de aceitar qualquer proposta que nos ofereçam por um activo, mas do facto de estarmos a negociar com apenas um clube que na realidade não tem capacidades financeiras para alcançar o que o Sporting pretende.

 

Outra face deste modelo de gestão é a observável dificuldade em valorizar jogadores de segunda linha para o mercado primário – à excepção dos campeões europeus – algo em que o nosso treinador terá sido bem sucedido no passado. Poderão Gelson, Matheus e Semedo valorizar tanto quanto João Mário ou William, por exemplo? Dois caminhos nos podem assistir: a opção entre esta política de marchand de obras de arte, ou o aproveitamento reconhecido das aptidões de Jorge Jesus em formar, valorizar, ganhar e vender.

 

publicado às 13:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


50 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 23.08.2016 às 15:51

Não contradiz nada. Pelo contrário. Aliás, esta questão já foi discutida neste blog:

http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/football-leaks-revela-acordo-sobre-1674967

Mas registo que a posição oficial do Sporting e declarações do seu presidente carecem de prova, ao contrário de extrapolações subjetivas que omitem a tal posição do clube.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2016 às 16:09

Não atire areia para os olhos que é perder tempo, o seu, e especialmente o meu.

Não estou aqui para defender Carrillo, mas uma coisa é certa; o caso no seu todo é uma ambiguidade clássica.

Mas, como sempre, para alguns, BdC é um negociador impecável e foi essa a sua postura com Carrillo desde o primeiro dia !?!

Ficamos assim.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 23.08.2016 às 17:11

Viu-me dizer que BdC é ou não um negociador impecável? Não.

Referi a posição oficial do clube NÃO desmentida pelo empresário, numa operação que custou 10M ao Benfica e 4M em salários.

E que, já agora, vai mostrando na Luz o seu profissionalismo e comprometimento colectivo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.08.2016 às 18:39

Portanto, uma vez que o empresário não desmentiu corresponde à verdade. Vou tomar nota disto para futura referência.

Mas quem é que está preocupado com o actual estado do Carrillo ?... Mas digo-lhe uma coisa - e é-me cem por cento indiferente se concorda ou não - mesmo nas circunstâncias conhecidas, se ele tivesse sido utilizado até ao final da época, a jogar ao nível que ele estava então, teríamos sido campeões. Esta é a minha absoluta convicção !!!

Teria saído a custo zero na mesma, mas o título era nosso. Aprendi por experiência própria há muitos anos que ao tomar medidas contra um jogador, nunca se deve fazer o que acabará por punir a nós próprios.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 23.08.2016 às 19:26

Não. Tomo um comunicado oficial do clube e afirmações do presidente do Sporting como verdadeiras. São essas as referências futuras com que ficar.

O Sporting não sei se fez ou não tudo para manter Carrillo. Sei que acabou por lhe oferecer condições astronómicas que certamente o jogador não fez por merecer ao longo dos 4 anos do clube.

Sei também que fui um dos poucos, quando era assobiado por metade do estádio e a generalidade dos adeptos o queria correr a pontapé, a defender as suas potencialidades e não fiz dele um super craque apenas a partir do momento que se soube que iria sair, como muitos fizeram.

Obviamente que fez falta. Mas também sei que JM ocupou a sua posição e provavelmente vai sair por valores que irão pulverizar a maior venda de sempre do clube.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 24.08.2016 às 07:40

Rui desculpe-me, mas acredita realmente que o Sporting teria sido campeão com Carrillo? É também acredita que em janeiro, com contrato assinado com o Benfica, continuaria a jogar no Sporting? Absurdo, não seria possível, os sócios e adeptos não permitiriam. SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.08.2016 às 11:14

Meu caro,

Carrillo não assinou nada com o Benfica em Janeiro. Quanto muito tinha um pré-acordo.

O Sporting perdeu o título por dois pontos. Acredito que ele a jogar ao nível que estava valeria esses dois pontos. O atleta, não obstante as circunstâncias, tinha todo o interesse em mostrar o seu melhor.

Os sócios e adeptos não têm palavras nestas questões e, na realidade, só querem ver resultados.
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 23.08.2016 às 16:32

Lion73, quem não aceitou a proposta foi o Sporting. Não faz sentido nenhum o agente trazer uma proposta ao clube – com o conhecimento do atleta – para que o próprio jogador a rejeite mais tarde.

Por outro lado, previno-lhe que de futuro pondere as suas palavras no que toca a comentários seus nos textos que escrevo, afim de não assistir a uma total edição dos mesmos. Guarde os seus links e recortes de jornais para outras conversas que não os textos que escrevo, assim como a constante utilização da expressão "inverdades", numa tentativa clara (e mal sucedida) de descredibilizar os autores deste Blog.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 23.08.2016 às 16:42

Não é verdade que o Sporting tenha recusado o Leicester. Ponto.

Que não faz sentido o que o empresário fez, já o tinha dito o Sporting.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo