Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reflexão do dia

Rui Gomes, em 27.10.18

 

mw-860.jpg

 

"Os casos do Benfica - os emails, o e-toupeira, tudo isso - são uma vergonha para o futebol português.

 

Eu ando no futebol há alguns anos e obviamente presenciei e sei de coisas. Já contei tudo o que sabia às instituições do futebol português: FPF, Liga e Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol. E acredito que se vai fazer justiça. Digo-lhe mais: tenho a certeza que o futebol português jamais voltará a ser o mesmo, o dirigismo mudará, tudo será muito mais transparente.

 

Na cimeira dos presidentes da Liga eu disse que ia arrumar a minha casa, mas que eles também tinham de arrumar a casa deles. Nós vamos ser implacáveis na defesa da transparência".

 

Entrevista a Frederico Varandas na edição deste sábado do jornal Expresso.

 

Mais algumas considerações do presidente:

 

O empréstimo obrigacionista está montado e intermediado pelo banco Montepio, com cerca de 30 milhões de euros, para emitir em Dezembro. E o empréstimo anterior, cujo pagamento já fora adiado, iremos pagar tudo aos investidores na data prevista.

 

- O Wolverhampton paga 18 milhões de euros pelo Rui Patrício e o Sporting encaixa 14 milhões; os outros quatro milhões serão para os intermediários, sendo que a Gestifute, que era credora de sete milhões de euros do Clube, abdicou de três. E o Rui abdicou de um milhão de euros, do ano de contrato que restava do Sporting e de cinco milhões de euros, pelo prémio de assinatura. Não foi fácil e não posso explicar tudo.

 

- Já estamos a preparar 2019 e a agir em áreas específicas, que nos ajudam a ganhar. Na área de scouting, por exemplo, estamos a reformular o departamento e acabámos de contratar o José Guilherme Chieira, que esteve no FC Porto durante muitos anos. No departamento clínico, virá outro médico, João Pedro Araújo, que é melhor que eu.

 

- No Sporting que eu idealizo, a equipa tem de jogar melhor que o adversário pelo menos em 32 jornadas do campeonato. Pode nem ganhar, mas tem essa obrigação.

 

- Só dispenso jogadores ou treinadores quando tenho uma solução melhor em carteira.

 

- O primeiro passo é tornar o Sporting imune a essa fogueira e a própria comunicação social também está numa espécie de ressaca, estranha este vazio mediático. Se eu não falar durante duas semanas é estranho, mas já repararam, nos outros clubes, se os respectivos presidentes falam? Não.

 

- Como presidente, nunca entrarei dentro do balneário: é uma área de jogadores. Tal como eles nunca entrarão numa área de presidente. Também nunca farei uma crítica aos jogadores publicamente, porque essa será feita cara a cara.

 

- Quando cheguei à Direcção do Clube, uma das primeiras coisas com que me deparei  foi a validação de uma despesa de hotel no valor de 80 euros de um jogador que estava a fazer uns exames médicos.

 

- Uma empresa com receitas de milhões, 300 funcionários, mais de mil atletas - e uma despesa de 80 euros tem de ser validada pelo presidente? Isto só demonstra como o Sporting estava montado, tudo concentrado numa pessoa. Eram práticas da Idade da Pedra.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


51 comentários

Sem imagem de perfil

De c piedade a 27.10.2018 às 06:55

Oxala que assim seja as intancias despotivas disciplinares tenham coragem para o nosso futebol nao ser uma toupeiragem toda a vida
Sem imagem de perfil

De Contundente a 27.10.2018 às 08:59

Nada que não seja conhecido no Sporting. Saber contentar os adeptos.
Não se explica o Portimonense, o Loures, Arsenal e ainda tudo antes do arrastamento da equipa em campo, vem-se falar no Benfica.
Mudou a presidência mas segue-se a cartilha do anterior.
No caso de um qualquer provável desaire contra o Boavista, sai a parte Benfica 2.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 10:20

Quer dizer com isso que os resultados desportivos do Sporting anulam os processos em curso do SLB perante o Ministério Público ou até que não se deve falar neles, como se não existissem?

Mude o disco, porque esse está velho e muito riscado!!!
Sem imagem de perfil

De Contundente a 27.10.2018 às 12:07

Não, nada disso! Não são associáveis! Nem os resultados do Sporting nem os de quaisquer clubes.
E também não é criticável que fale no Benfica, sobretudo depois de ter sido instado a pronunciar-se pelo jornalista. Os acontecimentos no e do Benfica são factos.
O que eu disse, e reitero, é que vir repetir a ladainha do outro com "é uma vergonha para o país, é a vergonha do futebol português" isso já foi dito até à exaustão.
Se queria falar no Benfica, e devia porque a pergunta foi-lhe feita, só teria, por exemplo, uma coisa a dizer.
Está entregue à justiça e espero que essa seja feita.
Isso sim, era um senhor que marcava a diferença pela do antecessor. Vindo com da vergonha e blá blá por demais dissecado, mostra que pouco ou nada mudou no Sporting.
Daí eu ter a legitimidade de pensar que nada melhor para calar os adeptos depois dos desaires e das fracas exibições, do que vir falar nas "vergonhas que o país atravessa proporcionadas pelo Benfica"
Uma grande virtude, pelo menos, o Frederico Varandas tem. Outras seguramente terá que quando a oportunidade chegar, ou justificar, aparecerão. Conhece os sportinguistas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 15:55

Felizmente, a sua opinião, assim como outras opiniões "encarnadas", são isso mesmo. Uma leitura necessária para, por todos os meios, minimizar danos do SLB.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 27.10.2018 às 16:44

Sim, sim! Tal como o Dr. Frederico falou tanto do Cashball como dos processos que estão associados ao Benfica. Certo? Minimização de danos?

O que vale é que uma coisa não anula a outra, certo?
Sem imagem de perfil

De Contundente a 27.10.2018 às 19:10

O Rui Gomes interpreta-me como quiser. É seu direito.
E eu faço a leitura interpretativa daquilo que leio. Direito que também me assiste.
Por isso não vou contraditar aquilo que já formou opinião, Não era inteligente nem para mim nem para si estarmos aqui uma vida com o senhor a dizer que sim e eu a dizer que não.
A minha leitura, e penso não estar enganado, foi essa. Mas não pelos motivos que invoca que são estar eu e os benfiquistas a fazermos tudo para minimizar os danos do Benfica. Não é, seguramente, por uma pretensa intenção minimizadora de danos através das palavras dos adeptos que a Justiça vai penalizar menos o Benfica, se entender que deve ser punido.
Interpretei as palavras do presidente baseadas no contexto actual do Sporting, que, de todo, não se coaduna com o prometido na sua campanha eleitoral, de um Sporting forte e pujante, demolidor sobre tudo que se lhe deparasse pela frente.
Então, e como já se começam a ouvir umas vozes, vamos lá falar no Benfica e nas "suas vergonhas" que é disto que o meu povo (verde) gosta e não se repara em mais nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 21:20

Compreendo perfeitamente a sua posição, assim como a de muitos outros benfiquistas.

O Benfica anda há muitíssimos anos habituado a fazer o quer, quando quer, e onde quer, para atingir os seus objectivos.

O Benfica é de facto o maior clube português, mas isso não lhe dá imunidade para tudo. Disposição que vai contra a cultura do clube e dos seus adeptos, viciados que estão no "maior", no "glorioso", na "catedral", etc..

As opiniões variam, é natural mas os factos não.

Por tudo isto, e mais, eu acredito que não vai haver punição como consequência de todos os processos em curso. Ao fim e ao cabo, estamos a falar do Benfica e de Portugal. Que mais há para dizer?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 27.10.2018 às 09:11

Finalmente algo público a dizer.... nem que seja o que toda a gente sabe.... que o benfica é o clube das toupeiras!

Uma nota... vejam o tipo de comentários feito por benfiquistas no site Abola a esta notícia... eles dizem que o Varandas é o BdC 2, só porque fala dos casos de corrupção do benfica.... a teoria lampiónica é a de que temos todos de ajudar o clube do Estado Novo tipo ditadura acéfala e ai daquele que fale das toupeiras....
Sem imagem de perfil

De antonio a 27.10.2018 às 15:05

O FV falou porque lhe perguntaram sobre o assunto. Já a resposta foi como a do Bruno seria, só mais polida.

Ele sabe muito bem que tem de agradar a um certo grupo de adeptos, nos quais o Schmeichel se inclui.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 15:57

Ainda bem que sabe o que o destituído diria nestas circunstâncias!?!

Ou será uma tentativa de minimizar a credibilidade de um evocando o outro?

Depois não gosta de ser acusado de adiantar bocas avulsas.
Sem imagem de perfil

De antonio a 27.10.2018 às 16:43

Nao vamos fingir que o ataque ao SLB nao era estrategia do antigo presidente e que colou bem durante algum tempo. Ou vamos acreditar que FV falou no assunto desta forma porque é realmente conhecedor?

Quanto à credibilidade do mesmo, olhe que nao fui eu que afirmei que conheço os comportamentos desde há muito tempo e que só falei com as autoridades agora porque me convém afirmá-lo publicamente.

Nao meu caro, nao há dúvida que esta mensagem foi para o tal grupo de adeptos.

PS: nao estou a por em causa a veracidade das acusações impostas ao SLB
Sem imagem de perfil

De Augusto Bala a 27.10.2018 às 16:57

Não vamos é fingir que o Benfica é acusado num e será provavelmente em mais processos.
Também não vamos fingir que o país inteiro, à exceção de alguns cegos fanáticos, desconhece o teor dos mails, vindos a público, escritos e trocados por responsáveis do benfica, que enxovalham o clube, enojam o futebol português e a verdade desportiva.
E não vamos fingir que um dos pontos do programa do varandas é suspeição zero, logo estas afirmações encontram aí o enquadramento.
Sem imagem de perfil

De antonio a 27.10.2018 às 17:55

Estou de acordo consigo Augusto Bala.
Sem imagem de perfil

De Bragança a 27.10.2018 às 09:18

Cashball, invasão de Alcochete, debandada de jogadores e eventuais dificuldades de financiamento são assuntos internos do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 27.10.2018 às 11:03

Até ficava mal ele não falar do Benfica! "Muitos" queriam que o presidente falasse, e ele falou...
Sem imagem de perfil

De L a 27.10.2018 às 11:47

Também fala sobre futebol:

Sobre o futebol, Frederico Varandas destaca que idealiza um Sporting “a assumir-se como favorito em 32 jornadas da Primeira Liga e a jogar melhor do que o adversário” mas reconhece que a equipa não está atualmente nesse ponto. “O Sporting será assim. Hoje, não é. Sinto-me satisfeito com a qualidade do jogo? Não. Nem eu, nem o grupo, nem o treinador”, assume, prosseguindo: “80% do sucesso de uma equipa fica definido entre junho e final de agosto, com a construção do plantel e a pré-época, e os outros 20% definem-se na gestão de problemas durante o ano e no mercado de inverno. Com os 80% mal preparados, é impossível ter sucesso (…) Quero os melhores jogadores e o melhor treinador. Quero criar condições para este clube ser campeão, não se forma esporádica mas consistente”.

Sobretudo para aqueles sportinguistas que ainda se lembram onde o Sporting estava no Verão. Ou melhor, para onde muitos sportinguistas mandaram o clube nos últimos anos. E dada a casa de partida nada disto se faz num mandato! No Sporting e/ou no clube mais rico do mundo.
Sem imagem de perfil

De João a 27.10.2018 às 12:00

Adoro essa conversa de querer ser campeão de forma consistente e não esporádica....isso faz sentido quando se ganha alguma coisa, como estamos o esporádico já era bom.....
Sem imagem de perfil

De L a 27.10.2018 às 12:10

O Bruno a meio de 2º mandato andava a dar porrada nos jogadores porque nem isso. Cuidado.
Sem imagem de perfil

De João a 27.10.2018 às 15:13

Temos de parar com essa ideia de que quem critica a atual direção está a defender o anterior pateta ordinário que foi destituído....Odeio esse ser..... e não será por ele que deixarei o não de criticar o que achar criticável
Sem imagem de perfil

De João a 27.10.2018 às 11:56

Esperemos que sim mas para quem dizia perceber tanto de futebol, que era o melhor preparado e conhecia os balneários....Varandas anda muito desaparecido...não tenho saudades nem quero voltar aos tempos de um presidente em constante conferência de imprensa mas a verdade é que o momento não é bom, a equipa de futebol tem tido resultados fracos e exibições medonhas, as modalidades são uma sombra do ano passado e a situação financeira em cria grandes dúvidas.....alguém tem de dar a cara e falar....principalmente quem tanto prometeu!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 16:01

Porquê???

A equipa faz uma má exibição e o presidente é obrigado a aparecer imediatamente em público?

Não compreendo o raciocínio!

No máximo, a aparecer alguém, sem ser uma obrigatoriedade, seria o director desportivo, que está por cima da equipa técnica e faz de elo de ligação com a administração.
Sem imagem de perfil

De João a 27.10.2018 às 18:40

Não foi apenas uma má exibição, já são várias e alguém tem de falar, idealmente concordo que seria o director desportivo mas o responsável máximo é o presidente, se ninguém fala que fale ele
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 27.10.2018 às 12:03

Compreendo e até aplaudo a postura mais low profile de FV mas tem que haver mais que isso principalmente em casos como este.

Para já não devia ser o presidente a dizer isso - devia ser a CS. Se FV esteve reunido com Liga, FPF e APAF isso devia ser público e devia ainda sair cá para fora um ou outro pormenor do que foi falado.
Perfil Facebook

De Maria Inês a 27.10.2018 às 12:53

Eu cá, fiquei muito satisfeita com a entrevista da qual este destaque é o menos interessante. Posso enganar-me mas parece que está atento a tudo e a preparar-se para nao fazer asneiras:

"Só dispenso jogadores ou treinadores quando tenho uma soluçao melhor em carteira" (para bom entendedor)

Por outro lado e fazendo minhas as palavras do mike1906
Da minha parte, como não tenho agenda nenhuma, nem tenho a ambição de ser mais do que um mero sócio do Sporting, sem palas nos olhos, simplesmente dizendo o que penso sem preocupação de agradar ou de desagradar a quem quer que seja, vou-me abster de fazer aqui qualquer comentário.

E deixo só mais duas citaçoes do nosso presidente na entrevista ao Expresso, pela sua actualidade, com as quais estou 100% de acordo.

"Eu nao lei blogues, nao vejo o Twitter, nao tenho Facebook"

"Jamais um sportinguista receberá de mim uma directriz pra dizer isto ou aquilo. Isto é indigesto, gosto do PENSAMENTO LIVRE, MESMO QUE CRITIQUEM O SPORTING. É horrível, nao é do séc XXI; e até é humilhante para o comentador. EU ACREDITO NA DEMOCRACIA."

Adeuzinho!
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.10.2018 às 14:30

Varandas não fala apenas, nem principalmente, das trafulhices do Slb. No entanto não pode fazer de conta que não existem.
Parece estar atento ao que se passa (ou não se passa) no futebol. Aguardemos, mas e lembrando um post de Rampante, não sei se o Tempo vai dar tempo (passe a redundância) a Varandas. Receio que a prestação da equipa principal vá de mal a pior e que Varandas tenha que actuar antes do Tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 16:04

Voltamos sempre à mesma conversa: treinador, resultados, treinador, resultados...

E se viesse um novo treinador, como tantos desejam, e passado um mês os resultados não agradarem, lá vai o disco novamente. Acho que foi assim que numa época tivemos seis treinadores.

E, com isto, não estou a ser advogado de defesa de Peseiro.
Imagem de perfil

De Greenlight a 27.10.2018 às 16:13

Não são apenas os resultados (ou a falta deles) que não agradam mas também a fraca qualidade no jogo praticado. Eu acho que Peseiro não vai conseguir nem uma coisa nem outra mas desejo que, pelo menos, os resultados apareçam.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.10.2018 às 16:27

Já aqui referi várias vezes que não sou fã de Peseiro, mas também não vejo a necessidade de se andar diariamente a martelar na mesma "tecla".

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo