Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reflexão do dia

Rui Gomes, em 09.08.19

mw-1360.jpg

"Desculpem-me a expressão, mas o Partido Socialista borrou-se de medo do Benfica. E isso incomoda-me".

Rui Santos - programa Tempo Extra, SIC Notícias - considera que o Partido Socialista se curvou perante o Benfica, ao esclarecer que as posições da ex-eurodeputada Ana Gomes não vinculam o partido.

Vídeo disponível aqui.

publicado às 03:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


52 comentários

Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 09.08.2019 às 03:51

Claro como a água. Eles mandam nisto tudo. Ainda agora como o slb não cumpria a lei das claques, adequaram a lei para que o clube do costa e do centeno a pudesse cumprir. Isto dito pelo próprio pm.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.08.2019 às 08:02

Mais uma conclusão absurda desse comentador.
O PS (ou outro partido qualquer) não podia, publicamente, ter outra posição, sem ser essa.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.08.2019 às 08:45

Porque um partido político não se pode deixar arrastar para um assunto sobre o qual nunca teve uma posição oficial. Mesmo sendo uma pessoa desse partido, essa pessoa não representa o partido nem o partido pode deixar que essa pessoa o represente numa opinião pessoal. A resposta nunca poderia ser outra.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 08:59

Ela deu a sua opinião pessoal e não falou em nome do partido. Este não era portanto obrigado a assumir uma posição pública, salvo pelas razões que o Rui Santos refere.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.08.2019 às 09:02

Era obrigado a dizer que a pessoa falou em nome individual e não em nome do partido, especialmente por o SLB pediu para que o partido tomasse uma posição pública sobre o assunto. E a única posição pública a tomar era esta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 09:20

Portanto, o partido falou por exigência do SLB e não por haver qualquer risco da opinião de Ana Gomes vir a ser interpretada como a posição do partido, dado que ela falou claramente em nome pessoal.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 09.08.2019 às 09:25

Portanto, na tua opinião o partido não deveria ter tomado posição sobre o assunto? Isso parece-me que poderia lançar mais achas para a fogueira, tendo em conta que este é ano de eleições.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 09:28

Eu não tenho opinião sobre a política portuguesa, mas parece-me claro que o partido sentiu a necessidade de aprazer o SLB, quando foi bem evidente que a Ana Gomes não falou em nome do partido. A ideia óbvia era de isolar a senhora para minimizar o impacte das suas palavras.
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 11:36

Caro Rui, o esclarecimento do partido, independentemente da preferência de cada um, é muito claro. O Benfica pedia dois esclarecimentos, se a opinião da deputada era a do partido e se apoiava a abertura de inquéritos sobre as transferências do Benfica. O partido respondeu que a opinião da deputada era pessoal, assim como o direito de todo o cidadão, e que o partido não tinha que esclarecer sobre qualquer posição quanto a abertura de inquéritos, e corretamente, visto que é uma competência judicial. Portanto, Rui Santos foi apenas estúpido nesta baboseira. Também ele cede ao populismo e ao facto de ter que mostrar resultados (audiências) ao patrão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 11:39

Meu caro,

Eu nunca discuto política, mas não atire areia para os olhos.

É por de mais evidente que a intenção do SLB foi de intimidar o partido e, em simultâneo, isolar a Ana Gomes, uma vez que não era necessário esclarecimento algum para compreender que a opinião era dela e não do partido.

Rui Santos tem razão, mas não é de esperar que adeptos como o caro venham a concordar.
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 11:43

E que adepto serei eu, na sua opinião pessoal? Acho que o clubismo lhe está a toldar a percepção das coisas. Nem tudo o que parece é e o que o Rui Santos disse, é. Nem tudo é futebol e nem tudo é política.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 12:43

Neste caso concreto, é a duas coisas à mistura e, diga-se, também, à conveniência.
Sem imagem de perfil

De antonio a 09.08.2019 às 15:33

Não me pretendo intrometer, mas parece-me óbvio que nenhum partido alguma vez assumiria que não agradar ao Benfica significa perda de votos, se é esse o seu ponto.

As pessoas não são estúpidas e sabem distinguir futebol e política.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 09.08.2019 às 14:15

Em certo sentido concordo com a Mike. O PS perante uma pergunta venenosa do Benfica, não podia dar outra resposta. A alternativa era não responder, o que perante um pedido de esclarecimento directo, seria no mínimo indelicadeza. Rui Santos pode ter alguma razão em tese, mas exagerou neste caso concreto.

O poder político em geral foge do confronto com o mundo do futebol, como o diabo foge da cruz. Como diz Mike, qualquer outro partido daria a mesma resposta, e acrescento eu, quer fosse ao Benfica, ao Sporting ou ao Porto.

O que considero errado é essa vassalagem dos políticos ao futebol. Consideram que os milhões de adeptos que os grandes clubes possuem pode reflectir-se em número de votos. Penso que é uma abordagem errada, porque dos tais milhões estatísticos uma grande maioria na segue o futebol, nem pauta a sua vida pela opinião de dirigentes desportivas.

Mesmo entre minoria que vive os clubes com paixão, uma elevada percentagem não mistura as suas opções eleitorais com paixões clubísticas. Há provas claras desse comportamento. Resta uma minoria de fanáticos que vivem o clube como uma religião. Penso que em termos eleitorais não têm significado.

Portanto, Rui Santos tem razão quando considera errado que o poder político preste vassalagem ao poder do dirigismo, e os políticos estão errados quando avaliam exageradamente esse poder A resposta, na mina opinião, não podia ser outra, e Rui Santos aproveitou-a para acentuar o medo que os políticos têm do mundo do futebol. Mas são todos e não apenas o Sporting, como pretende fazer crer Rui Santos.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 09.08.2019 às 17:52

Como o Mike diz, o Benfica pediu e o Ps obedeceu. Tudo a bem da nacao
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 17:57

Pediu ou exigiu?
Sem imagem de perfil

De Chakraindigo a 09.08.2019 às 19:09

Caro Mike,

E quais são as conclusões de Rui Santos, que envolvam o Benfica, que não sejam absurdas? ou provocatórias? ou acintosas? ou eivadas de má-fé?

Um comentador, supostamente imparcial, que defende tudo e os seu contrário, desde que sirva para apoucar o Benfica, que faz a pose de paladino da transparência e do fair-play, enquanto vai construindo uma narrativa assente em boatos, meias verdades e autos de fé.

A bem da minha sanidade mental, deixei de assistir há muito.

Um comentador que tem uma preferência clubistica conhecida, que a assumiu numa entrevista dada há muitos anos, e que, quando questionado, afirma com a maior desfaçatez que não tem clube, e o que o seu clube é o futebol, está apresentado.

Parece aqueles árbitros que são do Arrentela e do Odivelense.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 20:48

É curioso que passados tantos anos, muitos ainda não compreendem que a função principal de Rui Santos é dar show, e deve resultar para as TVs porque ele nunca está desempregado.
Sem imagem de perfil

De Chakraindigo a 09.08.2019 às 21:11

Nisso tem razão, mas quem dá show deve tentar agradar ao publico
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 09.08.2019 às 09:11

Esta co conclusão é estúpida. Imaginem o dia em que os Partidos ficasssem amarrados a toda as afirmações dos seus militantes.

Depois outra coisa, o PS depende do Benfica em quê? Se ele conseguir explicar em quê que o PS depende do Benfica, eu poderia acreditar na sua versão de loucura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 09:18

E qual a razão que o partido ficava "agarrado" à opinão dela, quando a Ana Gomes falou exclusivamente em nome pessoal e não do partido.

O SLB usa tudo e todos, mas "não precisa de ninguém"!
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 11:40

Diz bem! O partido não tem que opinar sobre todas as declarações, mas uma missiva foi-lhes endereçada publicamente. Tinham que responder a essa missiva. Quem fica mal (e muito) é o SLB que tentou arrancar do partido mais popular, atualmente, uma popular limpeza de imagem a toda a contestação que a transferência estava a levantar e esperar que o partido os "ilibasse" com uma resposta de que não deveriam ser abertos inquéritos desse género ou algo parecido. Sair-lhe o tiro pela culatra, visto que o PS não se deixou instrumentalizar e tomou a posição mais segura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 12:44

Talvez... mas veremos o que decorre daqui. Muito pouco, se alguma coisa, suspeito.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 09.08.2019 às 14:16

RASR, Benfica ficou ilibado por que o PS se distanciou da deputada? Este raciocínio é extraordinário, gostaria que me explicasse como foi possível Benfica ter ficado ilibado por PS ter demarcado da deputada.

Meu caro, Benfica queria e só isolar a deputada. E ela está hoje isolada sem apoio do seu partido. A ideia é enfraquecer a deputada, por que ela está numa guerra contra o Benfica. E Benfica não pode e nem deve ser simpático com quem o quer ferrar.
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 16:11

O ilibado foi em força de expressão (visto que ainda não há nada para ilibar ), em que, o que mais dá a parecer, é que o Benfica tentou limpar a imagem da situação que foi levantada com uma declaração do PS em que dissesse que o que fizeram não é ilegal nem obscuro. Não tenho dúvidas. Caso contrário, por que razão iria o Benfica pedir uma posição quanto à abertura de inquérito sobre as transferências do clube se fosse só para isolar a deputada? Não contaram foi com a posição neutra do PS quanto a ambos os pontos.

Quanto ao segundo ponto, qualquer deputado de qualquer partido está e não está isolado quanto às suas responsabilidades públicas. Todos emitem opiniões sobre tudo e sobre nada. Quando chega a hora de cair o martelo sobre alguns desses comentários, publicamente, os partidos demarcam-se mas, não tenha dúvidas mesmo nenhumas, eles protegem-se internamente. Se assim não fosse, não haveria segurança nenhuma em emitir opiniões como eles o fazem diariamente e é esta a sua subsistência profissional, diga-se de passagem. Atente ao que se seguirá caso o Benfica prossiga numa acção judicial contra a Deputada, quer seja pelo seu advogado, quer seja por movimentações políticas subsequentes, ela estará internamente apoiada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 20:51

Não acredito que quando se chegar à hora "H", haja qualquer processo contra a Ana Gomes. A ideia era de mostrar indignação e de algum modo também intimidar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.08.2019 às 09:15

Já aqui tinha escrito…. é inaceitável a posição do benfica a pressionar o PS…. o que vem demonstrar que futebol e politica afinal estão ligados, contrariando o principio básico da democracia que é a separação de poderes.

A lei das claques é um bom exemplo do medo que o estado português tem do benfica…. a lei é clara mas não se aplica….. tudo em prol do clube da Nação.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 09.08.2019 às 11:39

Schmeichel o que é inaceitavel é uma deputada lançar boatos para o ar sobre uma empresa portuguesa cotada em bolsa e depois não ter provas, e valer se da sua imunidade para o fazer pois depois de sair do cargo anda calado que nem um rato. Mais inaceitavel é a continuação da passagem da informação mesmo sem haver provs nenhumas, o que leva a crer que há algo obscuro na passagem desta mensagem.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 09.08.2019 às 12:31

Um cidadão é livre de opinar…. o que os benfiquistas pretendem é que a sociedade nunca se refira ao benfica, e para o fazer só com elogios a esse clube….
Temos pena, chama-se Democracia e só impondo uma ditadura lampiónica irão calar aqueles que expõem os casos de corrupção e teias de influência do benfica.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 09.08.2019 às 14:48

Um cidadão é livre de opinar desde que não acuse instituicoes ou ou pessoas sem provas e ai já não é livre pois a lei pune. O problema é que esta senhora só fez essa alegação sem provas porque estava protegida por se deputada europeia, daí ela nunca mais ter feito nenhuma declaração pois agora já pode ser processada por difamação, e dai o pedido ao ps pois a senhora só fez essa declaração, como ja expliquei atras, porque era deputada europeia pelo ps e dai o pedido de explicações ao partido.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 09.08.2019 às 15:47

Gosto tanto da forma solene com que vêm com a história de estar cotado em Bolsa. deve haver dias em que o tipo do restaurante onde almoço movimenta maia dinheiro que as acções do Benfica (ou do Sporting ou de qq outro clube)

As declarações da Ana Gomes iam provocando a maior depressão desde 1929.

A falta de noção é impressionante.




Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 11:41

Homem, o caro vai aí com muita confusão nessa cabeça e a pegar expressões das quais talvez pouco perceba...
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 09.08.2019 às 14:58

A parte de trazerem este assunto à baila sem qualquer novas provas ou velhas provas ou o resto, é alguma mentira que se esta senhora na altura que fez as declaracoes estava protegida e nao pode ser acusada? Porque ela nunca mais fez declaracoes? Porque agora ela pode ser processada por difamação e perder em tribunal, ela não fez um comentario geral.
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 16:13

Caro, o comentário dirigia-se ao caro Schmeichel
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 20:53

Caro Hugo Gomes,

Pela maneira que debate estas coisas, até parece que é o fim do Mundo.

Lighten up buddy!
Sem imagem de perfil

De Tiago Santos a 09.08.2019 às 21:27

Separação de poderes?.... E futebol na mesma frase?... Vai para ai uma mistura... Nota-se o conhecimento sobre Democracia...
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 09.08.2019 às 10:55

A Dra. Ana Gomes apenas demonstrou, mais uma vez e a título pessoal, independência, coragem e elementar dever de cidadania face a indícios e forte probabilidade de corrupção, tráfico de influencias e evasão fiscal.
Noutros países democráticos, decorreram e uam a decorrer investigações que conduziram à recuperação de muitos milhões de euros para o erário público.
O partido do Governo e seus representantes, apenas evidenciaram uma triste, lamentável e inadmissivel fraqueza e submissão, de certo modo complacentes.
Toda a argumentação e dialética subsequente, na tentativa de justificar o injustificável, somente veio reforçar e não desmentir, o que todo o País assistiu.
Vergonhosa actuação à luz do respeito pelos princípios da igualdade, transparência e separação dos órgãos de poder em qualquer Estado de Direito.
Bem haja Dra. Ana Gomes e todos aqueles que denunciam sem temor e com estulta coragem, atos que lesam o País e os portugueses.
SL

Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 11:48

Os comentários de Ana Gomes e outros como ela é louvável, porque, por vezes, é preciso certas pessoas mexerem com as instituições e que a elas não estão afetar para que as coisas aconteçam. Resultado disto é que a PJ e MP terão que investigar melhor estas transferências. Não quer dizer que resulte em.alguma coisa, assim como pode resultar o mesmo que aconteceu em Espanha. É de louvar espicaçar assim a colmeia com as repercussões que já se sabe que irão acontecer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 12:46

Tendo presente que se trata de Portugal, é de prever que pouco ou nada de consequente vá resulta e no que envolve o SLB ainda menos.
Sem imagem de perfil

De Elitista a 09.08.2019 às 13:53

Vai resultar o mesmo que nos processos e-mail, e-toupeiras, vouchers, operação lex, mala ciao, cesar boaventuta, jogos a perder etc...
Mata-se o mensageiro e, assunto abafado...
Sem imagem de perfil

De RASR a 09.08.2019 às 16:23

Caro Rui, sem ser ingénuo, quero acreditar que as instituições garantes da democracia farão o seu trabalho. Se assim não for, de que resta lutar? Se há uma acusação, quer seja para ilibar ou para condenar, as instituições (primariamente através da PJ/MP) terão que fazer o seu trabalho e ver se existe matéria para qualquer tipo de ilícito. O problema aqui é que os esquemas montados cada vez são mais complexos e desconexos e a lei anda sempre a correr atrás do prejuízo, o que se torna manifestamente difícil condenar uma instituição com enorme capacidade financeira e motivação ardilosa de práticas ilícitas.

Há, nos USA, uma ferramenta legal que não se admite, até ao dia de hoje, em Portugal, que se chama a black box. Veio para combater, principalmente, a atuação da cartelização onde não é preciso ficar 100% provado em como, onde, quem cometeu o ilícito financeiro, desde que se consiga provar que, devido às práticas preparatórias do ilícito, o resultado se obteu e condenam-se as empresas dessa prática ilícita. Em Portugal é muito mais complexo e quase impossível comprovar os esquemas financeiros ilícitos. E quando a lei os alcança, já eles mudaram a forma de atuar. Por isso, terá razão quanto ao que diz que nada acontecerá, mas é mais por culpa da forma como o crime financeiro é julgado em Portugal, não tanto por as instituições falharem, visto que também elas estão sujeitas ao escrutínio do recurso de penas quanto à forma como obtêm provas, declarações e tudo o mais. Aguardaremos os próximos episódios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.08.2019 às 16:28

Compreendo os seus argumentos, mas há muito que sou um enorme cínico no que à Justiça portuguesa diz respeito.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 09.08.2019 às 13:55

Benfica , politica , policias, Benfica, juízes , processos , Benfica ,Ministerio Publico , governantes , Benfica , toupeiras , padres , missas , Bruno Paixão , Benfica ..............é de facto uma grande salada ..made in Portugal.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 09.08.2019 às 15:01

Indiana julio pode juntar policia, juveleo, sporting, tribunais,policia, cashball, policia, tribunais,processo cardinal,tribunal,pj, caso alcochete, terroristas,bruno carvalho, geraldes,policia,violencia.
Tambem se pode fazer para o fcp, não existem inocentes no futebol portugues
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 09.08.2019 às 16:23

Ok , agora faça um exercício , feche os olhos e concentre-se no que eu descrevi e compare com o que apontou e veja as diferenças.

Policia ? Nao vá por aí fica a perder e muito

Juve Leo ?é uma claque do Sporting , registrada.

Tribunais? Por uma situação exterior ao Sporting , Alcochete foi um ataque á instiuição Sporting.

Casball ? Alguém o inventou, para algum objectivo que todos nós podemos imaginar , tudo se centra á volta de um desconhecido que disse o que lhe apeteceu dizer , mas nada de mensagens , emails ou testemunhas a provar.
Temos fantasmas por aí.

Cardilnalli ? Eu faria o mesmo que fez o dirigente do Sporting para apanhar um atrasado mental corrupto que todos sabiam que era corrupto mas deixavam o animal pastar , assim e dessa forma acabou-se a historia do famoso fiscal de linha corrupto de nome Cardinalli , eu faria o mesmo perante a inoperancia de quem deveria fazer e nada fez.

Terroristas ? Só conheço os vindos das fações arabes , o sendero luminoso, etc, os verdadeiros terroristas que assassinam pessoas e usam mais para isso que uma simples fivela de um cinto , o caro resolveu brincar com coisas serias.

Bruno de Carvalho , foi presidente do Sporting e um problema que os sportinguistas resolveram

Geraldes ? Foi director de futebol do Sporting , alguem o tentou incriminar com a invenção Casball mas no mesmo dia foi solto até hoje.

Violencia? Na historia rezam 2 mortos em dias diferentes e por adeptos do clube da salada.

Continua com os olhos fechados? Muito bem , agora abra-os e descreva a vossa salada em que estão metidos.
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 09.08.2019 às 16:32

Julio diga la de quais o brnfica foi julgado e condenado.e voce vir defender a juveleo essa entao é demais.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 09.08.2019 às 17:11

Nao me viu defender a JUVE LEO so disse que é uma claque do Sporting e registrada , eu fui dos primeiros elementos da JUVE LEO quando ela apareceu, a primeira claque organizada em Portugal

Em todas as claques existe gente boa e os "outros" que por la se inflitram , no meu tempo tudo era ás nossas custas até os panos que desenhavamos.
e só tinhamos um objectivo, apoiar a equipa com canticos .
Era um orgulho pertencer á JUVE LEO
Sem imagem de perfil

De António a 09.08.2019 às 19:28

E o facto de ALGUNS elementos estarem registados significa o quê? Menos crime? Menos tráfico? Menos ataque à imagem do Sporting? Menos elementos da extrema-direita?

Que tenha pertencido a uma claque não surpreende ninguém. Isso é óbvio desde sempre.

Deve estar satisfeito com a tarja colocada em Alvalade, com as ameaças a atletas (que nem após a invasão desapareceram), com a GNR a guardar treinos e instalações.

Entretanto, um vosso ex-atleta veio fazer umas declarações, mas, como são contrárias à narrativa, não interessam e não merece destaque.

Quanto a Ana Gomes, muito haveria a dizer sobre a sua postura e atuação. Os primos políticos não são de agora, vêm de muito antes e os filhos merecem toda a nossa dedicação.

Quanto à política, gostaria de saber quantos votantes põem a cruzinha no boletim por causa das suas simpatias clubísticas.

Por último, Rui Santos sempre foi um combatente de Vieira desde o tempo em que este último fez umas marotices ao pseudo-jornalista.

Um PS - O que os sportinguistas não disseram sobre Ana Gomes quando ela atacou Bruno de Carvalho! Ui, ui, ui! É só pesquisar.
Sem imagem de perfil

De sscp a 09.08.2019 às 18:42

Não há dúvidas que estar a treinar equipas no meio da Amazónia tem a sua vantagem. Ficamos completamente fora da realidade.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo