Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reflexão do dia

Rui Gomes, em 05.02.20

img_920x518$2020_02_04_23_36_09_1659819.jpg

Como os critérios de arbitragem diferem de jogo para jogo e de árbitro para árbitro.

Este lance em que Gabriel, do Benfica, claramente comete falta para expulsão sobre Fábio Martins, do Famalicão, mas que passa impune.

Ironicamente, foi este mesmo Gabriel que marcou o golo ao cair do pano que deu a vitória ao Benfica.

Nota: Este post e as minhas observações não têm nada a ver com o que Francisco J. Marques, director de informação do FC Porto, tem para dizer sobre o lance. Por mero acaso, foi o único vídeo que encontrámos em que se pode ver o lance.

publicado às 06:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


69 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 05.02.2020 às 08:16

Esse "anjo" Gabriel se fosse do Sporting levava vermelho direto, como aconteceu a João Pereira , há anos, num lance junto à linha lateral aos 10 minutos de jogo.
Claramente os jogadores do Benfica sentem-se à vontade para meter o pé e pisar.Os do Sporting estão sempre condicionados. Mas isto já é de há anos!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 08:54

É por de mais óbvio que há um total à vontade da parte dos encarnados.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.02.2020 às 08:33

Tanta ajuda.... só mesmo no pais da Europa onde mais pessoas apoiam um clube, neste caso o pais é o benfiquitão, onde corrupção e benfica fazem parte integra um do outro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 08:53

Acho que queria dizer "benfiquistão"...
Sem imagem de perfil

De antonio a 05.02.2020 às 08:41

É favor descer um pouquinho nessa página e rever um lance igual sobre o Grimaldo que também nao deu em nada. Conseguem admitir que o árbitro pelo menos manteve o critério nos dois lances, ou nem isso já conseguem?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 08:46

Esse lance teria ou não acontecido, porque entretanto o Gabriel já teria sido expulso.

E nem sequer falámos da grande penalidade, em que o jogador do Famalicão tem o braço junto ao corpo e não faz movimento algum para a bola.
Sem imagem de perfil

De antonio a 05.02.2020 às 10:26

Errado. O outro lance foi na primeira parte.
Ainda bem que nao falaram no penalti, pois também está errado quanto ao posicionamento do braco do defesa. As imagens sao publicas, nao custa nada olhar e admitir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 08:50

P.S.: E imagem parada não esclarece, teríamos de ver o lance em movimento, que eu não vi.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 05.02.2020 às 09:02

Aos 4 mts, um jogador do Famalicão, faz uma falta exactamente igual, que nem sequer foi assinalada!! Como é óbvio, "certas" TVs ficaram sem sinal, durante esse lance...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 09:05

Vindo de si, essa análise vale precisamente ZERO!!!

P.S.: Até pensava que vinha defender o penálti, injustamente assinalado a favor dos mesmos de sempre.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 05.02.2020 às 10:23

Só mesmo o caro, dizer que não foi penalty! Ainda chama aos outros facciosos! Desmentir o que eu disse, o caro não consegue!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 11:48

Confunde "conseguir" com estar disposto a perder tempo consigo!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.02.2020 às 09:17

Protagonista, o já recorrente "especialista" da arbitragem da BTV2 ou SportTv Tiago Rocha (o ex auxiliar despromovido à AF de Lisboa), meus amigos, quando ouvi, até escrevi o que afirmou o "especialista" da SportTv no lance do Gabriel:

"Era falta de Gabriel, num lance para amarelo, porque o Gabriel só atingiu a caneleira do Fábio Martins..." (by Tiago Rocha)

Ó meus amigos, não estou a brincar, o "especialista" de arbitragem da SportTv ou BTV2, foi desta forma surreal que justificou a não amostragem do vermelho directo ao Gabriel, bem, fiquei incrédulo, nem o Rola faria melhor!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 09:23

Meu caro,

Se não se identificar através de nome ou pseudónimo, não volta a ser publicado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 09:25

E, mesmo assim, o "especialista", se calhar, não sabe que a caneleira está sobre a perna:)
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.02.2020 às 09:42

Há duas faltas semelhantes, esta do Gabriel e a outra de um jogador do Famalicão, ambas deviam ter sido sancionadas com cartão vermelho, sem discussão, como é que é possível nem falta ter sido assinalada neste lance? Onde andava o VAR??
Penalty ridiculo a favor do SLB, claro, não podia perder nem empatar.....
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 05.02.2020 às 11:36

De acordo com a sua análise, ambas expulsões. Em relação ao VAR, a minha opinião é que, dependendo da análise pessoal de quem está atrás de umas câmaras, vai haver sempre tendências, contudo, nestes dois casos analisaram da mesma forma, o que já não é mau.
Discordo na sua análise ao penalty, creio que é penalty porque o braço não está encostado ao corpo, logo o ser assinalado penalty. No entanto, com estas regras todas da mão na bola, faz com que os jogadores abordem os lances de braços atrás das costas, retirando-lhes algum equilíbrio mas a necessidade assim o obriga. E, para quem jogou futebol, sabe que o movimento natural dos braços não é andarem colados ao corpo, é anti-natura, os jogadores não são gigantones para andarem com os braços dessa forma.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 05.02.2020 às 10:08

Eu, pessoalmente, acho que não era para vermelho. O pisão é claro mas não vejo intencionalidade.

Aceito que possa haver outra interpretação, mas esta é a minha.

De qualquer modo, como já foi referenciado em antes, se o árbitro tivesse expulso o Gabriel, partindo do princípio que teria o mesmo critério para o Famalicão, deveria ter expulso o Diogo Gonçalves logo aos 4 minutos por uma jogada em tudo idêntica (bem antes deste lance do Gabriel).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 11:54

Pela sua óptica, se tivesse lesionado o jogador, embora sem intenção, estava tudo bem?!?

Claro que houve intenção, é evidente no movimento.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 05.02.2020 às 15:53

Tanto quanto sei, não é a hipotética gravidade de uma lesão que condiciona o cartão a mostrar.

Por exemplo, o Luis Phelype lesionou-se com gravidade, num lance que nem falta foi. Acontece.

Neste lance, o Gabriel tenta proteger a bola e pisou o adversário. O mesmo aconteceu com o Diogo Gonçalves.

Acho que o único erro nestes lances foi a falta do amarelo ao jogador do Famalicão. Mais nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 16:51

Luiz Phellype lesionou-se num lance não sem falta mas que não foi assinalada. O mesmo aconteceu com Vietto.

Não confunda as coisas.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.02.2020 às 19:29

Luis Phelyppe lesiona-se num lance que nem falta foi????Nao surpreende!!!
Com árbitros do sistema , como vamos poder saber quando decidem marcar uma falta a beneficiar o Sporting? Tinhamos que ser advinhos.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 06.02.2020 às 14:49

Caros, há muito tempo que deixou de ser tido em conta a intencionalidade na análise dos lances.

O que é objectivo, neste lance do Gabriel e no lance do Diogo aos 4 minutos, é que há uma entrada que coloca em risco a integridade física dos adversários. Expulsão com vermelho directo, na minha opinião, sendo que o arbitro e o VAR, pelos vistos, avaliaram os lances de maneira igual, embora erradamente para mim.

Infelizmente em Portugal, só se fala de polémicas, quando se poderia falar de um bom jogo, competitivo, e com resultado incerto. E em que a arbitragem não prejudicou objectivamente ninguém.

Já se sabe, o Benfica nunca tem mérito nas vitórias, isso nem é discutível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.02.2020 às 14:53

E eu a pensar que o Benfica é o único clube em Portugal que ganha somente com mérito:)
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 06.02.2020 às 15:08

Caro RG, apesar de eu saber que o FCPorto é um clube corrupto, mesmo nesse tempo ganhou muitos títulos com mérito.

Podemos discutir causas e consequências, mas factualmente é assim.

Qualquer competidor para ganhar, precisa de ser pelo menos tão forte como os rivais, tem de ter aquilo que se chama "sorte", visto ser um jogo, e tendo em conta que é um jogo com árbitros, mesmo que imparciais, podem existir erros que desequilibrem a balança.

Assim como pode haver um Bryan Ruiz a falhar à boca da baliza, ou ate como já aconteceu em Espanha, no ultimo minuto de um jogo do Corunha, perder um campeonato por um penalty falhado.

Muito dificilmente algum clube ganha sem mérito, mas há quem tenha ganho com outros "méritos", não sou eu que o digo, é a história do futebol, e a justiça.

Os sportinguistas dizem que é estranho estarem sem ganhar 18 anos.

E não é estranho um clube como o Benfica, em 28 ou 29 anos do período do apito dourado, ter ganho só 3 campeonatos? Ao contrário do que sempre aconteceu na sua história?
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 05.02.2020 às 10:16

Houve um lance igual sobre Grimaldo ainda na primeira parte, se o árbitro tivesse dado vermelho, e Benfica tivesse jogado uma meias-finais com mais um jogador. O debate seria, aquela falta não era para vermelho.

Nestes dois casos, podemos acusar o árbitro de tudo, menos de dualidade de critério. Mas, seria mais vantajoso para o Benfica se tivesse que jogar maior parte do tempo com 1 jogador.

Nota: é claro que este post tem a ver com o Porto. A sagrada aliança. Porto joga com Moreirense e é beneficiado de tal forma (um golo limpo de Moreirense e expulsão perdoado ao Porto), numa disputa que interessa ao Sporting (o segundo lugar), não houve da vossa parte qualquer preocupação.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 11:50

Não diga coisas sem nexo. Não tem nada a ver com o FC POrto, nem sequer me passou pela mente e, ainda mais, nem sequer me preocupa.

Deve poupar esses argumentos para quem come gelados com a testa!!!
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 05.02.2020 às 13:28

Rui Gomes, eu não sou sportinguista e não entendo o vosso espírito. Mas, não entendo a vossa fixação com o Benfica. O Sporting está numa luta direta com os rivais, estava em terceiro lugar e ia receber o Porto. Tinha todas as chances de encurtar de 9 para 3 pontos de diferença. O Porto foi escandalosamente ajudado, não estou a falar de erros de arbitragem intencional ou não. E o Sporting nada. Nem a Direção e nem os adeptos.

Eu entendo a rivalidade. Mas, antes deve haver o Clube do coração. Nunca a rivalidade em primeiro lugar.

O jogo de ontem não foi escandaloso. Ganhou o Benfica. Houve lances para os dois lados. E o árbitro resolveu e bem deixar jogar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.02.2020 às 16:23

"Mas, não entendo a vossa fixação com o Benfica"

Entretanto, são os lampiões como este que vêm aqui botar faladura e opinar sobre o Sporting, acusando depois os sportinguistas de serem obcecado pelo seu clube. Será que os adeptos do Sporting fazem o mesmo nos sites lampiónicos? Nem sequer acredito, que os seus comentários sejam aceites.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 16:49

Se não se identificar através de nome ou pseudónimo, não voltará a ser publicado.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 12:27

Sugeri várias vezes ao Rui Gomes para ver o resumo do Moreirense.FCP, mas ele respondeu-me sempre que não fazia tenção de ir ver.
Também acho curiosa esta obsessão com o Benfica, e a falta de preocupação com o rival do norte, com o qual ainda poderia na altura discutir o segundo lugar...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 12:31

O caro tem enorme dificuldade em compreender que só há um eterno rival, e não é o FC Porto!!!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 12:36

Ok, o FCP não existe, nem compete com o Sporting.
Ainda há duas vagas para a Champions, embora uma seja para a pré-eliminatória.
Como há três candidatos (ou havia, pois há um que se vai afastando cada vez mais), seria natural que também prestasse atenção ao que se vai passando nos jogos do clube do norte...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.02.2020 às 13:27

Só para esclarecer: só existe mais uma vaga para Champions. As três vagas não são para este campeonato.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 13:51

Nação Valente: foi isso que eu disse.
Atualmente existem duas, uma direta e uma para a pré-eliminatória.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.02.2020 às 15:34

Tem razão. Percebi mal. De qualquer modo quem está a mais de 12 pontos do segundo lugar, tem poucas hipóteses de lá chegar.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 05.02.2020 às 14:54

E acha que maioria dos benfiquistas pensam o mesmo? À 40 anos que o grande rival do Benfica é o Porto!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 16:54

É-me indiferente o que a maioria de benfiquistas pensa, especialmente aqueles da sua laia.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 05.02.2020 às 18:31

" aqueles da sua laia"🤔😆😆😆 com uma resposta dessas, nem o caro Schmeichel, diria melhor!! Uma resposta à Sporting!!
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 12:25

Depois de ler aqui que o lance da grande penalidade não era grande penalidade, nem me apetecia dizer mais nada, mas não resisto a falar de uma coisa que são as leis da física.
O Gabriel pesará 70 kg, mais coisa menos coisa. Estava a rematar a bola, com o pé no ar e com o corpo em movimento e, como não tem asas, teria de apoiar o pé no chão depois de chutar a bola. Vem o Fábio Martins (que se fartou de dar cacetada o jogo inteiro) por trás e mete a perna no local onde o Gabriel ia pousar o pé. Gabriel que estava de costas para o jogador do Chaves, e portanto não o deve ter visto a tentar cortar a bola. Quando Gabriel ia pousar o pé, devido às leis da física e ao facto de não ser pássaro e não ter asas, estava lá a perna do Fábio... Não calcou nem fez força para baixo para magoar o Fábio. São lances de futebol que derivam do facto de este ser um jogo com corpos em movimento e em que se tenta dominar uma coisa redonda chamada bola. E um jogo em que existe contacto.
Houve mais lances destes durante o jogo, por exemplo um igual sobre o Grimaldo no início do jogo, cometido pelo Diogo Gonçalves. São lances que acontecem. Nem o Gabriel nem o Diogo Gonçalves são assassinos à solta em campo.
Mas há uns vídeos no YouTube de jogos passados em Portugal nos anos 80 e 90, com uma equipa de azul às riscas, em que se vê alguns "assassinos" à solta. é só ir procurar...
Sobre o penalty, não esperava isso do Rui Gomes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 12:35

Escreveu tanto para dizer tão pouco!

Tem a sua visão das coisas, mas não espere que todos tenham a mesma.

P.S.: O post não é dedicado a "assassinos" da história do futebol, apenas a um único lance num único recém-jogo.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 05.02.2020 às 12:55

Gabo-lhe a paciência, o primeiro parágrafo diz tudo
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.02.2020 às 12:59

Como é evidente, o Famalicão é que é culpado, não tinham nada que ir jogar ao estádio da luz, ficassem em casa que nada disto acontecia....
O bom senso é uma coisa que faz muita falta.... o futebol e a clubite têm este problema, toldam o raciocínio e levam as pessoas a fazer figuras de parvas... enfim
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 14:08

Concordo consigo, Paulo Salcedas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.02.2020 às 16:46

Caro João Paulo, o meu comentário anterior aplica-se à sua retórica, a mais nenhuma
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 05.02.2020 às 20:04

O bom senso falta a quem não percebe que pelo facto de um jogador ter aleijado outro, não significa que tenha cometido falta, há que analisar os movimentos dos jogadores, que foi o que o João Paulo fez e muito bem. Só errou ao dizer que Gabriel estava a rematar a bola, isso não estava, estava a correr prá bola e deu uma passada mais larga para assegurar a sua posição, não ia adivinhar que o adversário iria fazer uma rasteira naquele preciso momento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 21:16

Bem... ficamos por aqui, não vale a pena insistir. Quem andou no futebol sabe que estas coisas não acontecem por mero acaso e acidentalmente.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.02.2020 às 10:01

Meu caro Pacheco, veja as leis do jogo e depois falamos....
A intencionalidade ou falta dela é muito relativo, se perguntar aos jogadores se tiveram intenção de fazer falta obviamente lhe dirão que não e concerteza que muito possivelmente mais de 50% das faltas num jogo não são intencionais, no entanto, como é evidente devem ser sancionadas, quer no capítulo técnico, quer no capítulo disciplinar, ora esta em questão não foi sancionada quando deveria ter sido, tal como a tal falta semelhante de um jogador do Famalicão, deveriam ambas terem sido sancionadas com cartão vermelho e não foram.
Sem imagem de perfil

De João Faria a 05.02.2020 às 14:12

Parabéns João Paulo Gonçalves. Finalmente uma análise lúcida...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 14:39

A suposta lucidez de Joâo Paulo Gonçalves, como aliás a de vasta maioria de adeptos encarnados é de facto espectacular, ao nível da respectiva cultura desportiva.

É apenas curioso que tendo em conta o período em que já participa neste espaço verde e branco, nunca admite seja o que em detrimento do SLB, o clube nunca é favorecido pelas arbitragens, o clube nunca comete erros, o clube, não obstante os inúmeros processos em curso, é inocente em todos, e o presidente não é nada menos do que imaculado.

Fantástico... nas sociedades em que se come muitos gelados com a testa, deve ser um sucesso ímpar.

Siga a caravana...
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 14:48

Completamente enganado, Rui Gomes.
Se quer falar de cultura desportiva, olhe também para dentro do seu clube. Nos últimos largos anos tem muito para analisar.
O Benfica de vez em quando também é favorecido pelas arbitragens, tal como os outros.
O Benfica, ou quem manda nele, comete erros.
O Benfica ainda não foi condenado em qualquer processo em curso. Quando for, cá estarei para também o condenar.
O Benfica tem um presidente em que eu, como sócio, nunca votei nem vou votar.
Não como gelados com a testa. Ou, pelo menos, tento não comer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 16:55

"O Benfica de vez em quando também é favorecido pelas arbitragens"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.02.2020 às 17:23

P.S. Hà aqui uma questão que me ultrapassa totalmente...

Como é que um clube que é liderado há quase duas décadas por um reconhecido trafulha, não é, em si, também trafulha?

Ou será que ele conduz a sua vida particular de uma maneira e a do Benfica de forma absolutamente imaculada, com a ajuda de Gonçalves e outros, claro?
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 20:01

Bruno de Carvalho era um santinho...
Não foi assim há muito tempo que foi eleito por mais de 80% dos Sporting
uistas... Os resultados estão à vista.

Também não gosto da histórias da vida empresarial de LFV, mas não confundamos as coisas.
E o Benfica não é governado apenas por uma pessoa...
Já agora, eu não ajudo LFV em nada. Era o que faltava...
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.02.2020 às 19:35

Atençao temos louco no beco!!!
Um lampiao afirma que o Benfica foi favorecido pelas arbitragens???
Pode detalhar os jogos em questâo ?
Estamos super curiosos.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 05.02.2020 às 21:24

Chama-me lampião e espera que eu lhe responda?
Chamo-me João Paulo Gonçalves e sou Benfiquista.
Boa noite.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.02.2020 às 10:03

Por não ter sido condenado em nenhum processo, não significa que não seja culpado, isto à luz da justiça portuguesa que é o que todos sabemos....
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 06.02.2020 às 14:53

Caro JPG, ao falar do Fabio Martins, e das suas "tentativas" de lesionar um jogador do Benfica, antes da ida ao Dragão, lembrei-me de repente de teorias da conspiração, até tendo em conta os "assassinos" de azul e branco.

Fabio Martins nasceu em Canelas, essa nobre localidade de Gaia, e esteve no FCPorto desde os infantis até à equipaB, salvo erro.

Pronto, é o meu contributo para as polémicas.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 06.02.2020 às 15:27

ChakraIndigo, não entro por aí...
Senão perdia a fé no futebol...
Mas ele abusou um bocadinho, sim.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo