Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O leitor/comentador que aqui no blogue se apresenta como Perry é, na minha apreciação, excessivamente crítico em relação aos jogos do Sporting, tendo já criado anticorpos em relação a alguns adeptos, que põem em causa o seu sportinguismo.

Screenshot (954).png

Uma das vítimas mais comuns da sua análise é o treinador Rúben Amorim, o seu bode expiatório preferencial. Depois de um jogo menos conseguido, o senhor Perry questionou as suas decisões, o que já é recorrente, concluindo que a sua competência como treinador seria avaliada no jogo com o clube das Antas, no que ele designou como prova dos nove. Essa presunção de prova deu azo às reflexões que aqui faço.

Na altura referi que a minha preocupação eram os jogos mais próximos. Ganhámos um e perdemos outro, em Guimarães, com clara influência da arbitragem. Mas como Rúben Amorim ganhou ao Antas de forma bem categórica tiro uma conclusão: o nosso treinador passou na prova dos nove e está de parabéns, o que coloca o senhor Perry num grande dilema em relação aos restantes jogos. Qual será a próxima prova? A prova real, ainda mais rigorosa? Não seria mais sensato fazer esse tipo de provas no final da época?

Numa outra vertente, os árbitros mais mediáticos, como Duarte Gomes, Pedro Henriques e os do Correio da Manhã, foram lestos a apoiar o árbitro e o VAR, na invalidação de dois golos do Sporting no jogo da prova dos nove. E se em relação ao segundo golo pode haver alguma discussão, em relação ao primeiro há apenas má-fé, em defesa da corporação da arbitragem, ao considerar que há uma falta do Eduardo Quaresma. A questão já foi muita debatida e escalpelizada e tudo aponta, se quisermos ser verdadeiramente honestos, para falta nenhuma. Portanto, a prova dos nove sobre a arbitragem que temos é clara: árbitros de muito má qualidade e de duvidosa honestidade; analistas de arbitragem incapazes de se libertar da mentalidade corporativa. Gente sem verticalidade.

O campeonato é longo e quando vai a meio é bom ir em primeiro. Muitas provas dos noves ainda se farão, mas a absolutamente decisiva será a final. Até lá vamos estar atentos ao decorrer do campeonato e de outras provas, vamos ver se os adeptos continuam firmes e se a arbitragem passa na prova dos nove da competência, da honestidade e da seriedade.

thumbnail_380790616_6911189432235129_5242976317934

P:S: Este leitor do “Zé Ninguém” é o LEO, grande sportinguista e companheiro nos jogos que vejo pela televisão. O livro pode encontrar-se online na Chiado Books, Bertrand, FNAC, Wook. Também envio por correio se for pedido para as3559225@sapo.pt.

BOAS FESTAS

publicado às 05:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


34 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 21.12.2023 às 07:51

O Perry é muito nervoso mas acredito no se Sportinguismo ; tenho um amigo assim, quando vê os jogos em casa, se as coisas não estiverem a correr bem, sai de casa e só volta no fim do jogo.

O Zé Ninguém subiu a vida a pulso
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2023 às 11:11

Pois eu não acredito que seja sportinguista, mas se o é, dispensa-se. É um ser que só sabe viver no bota-baixismo. O Sporting não precisa deste tipo de adepto.

Escreveu este "livro" aqui e eu nem sequer o vou ler para não me irritar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 12:48

RCL

Com poucas excepções todos subimos a vida a pulso, tal como o nosso Clube. Só que numa escalada longa às vezes há escorregadelas. Eu compreendo o Perry, enquanto adepto, não compreendo é a embirração com o Rúben Amorim.
Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.12.2023 às 08:49

Para mim , este jogo do Porto era extremamente decisivo e era uma prova dos 9. Decisivo porque em caso de derrota estávamos todos no charco e muito sinceramente penso que não nos íamos levantar dele nesta época. Em relação á prova dos 9 do Amorim também foi depois de 10 jogos sem vencer os nossos principais rivais era um jogo crucial para a sua credibilidade como treinador. Disse aqui também e já vejo o nosso Sporting desde 1966 vi-o ser campeão na Póvoa de Varzim nesse ano num jogo muito sofrido que estes jogos ganham-se não se jogam, têm que se jogar como se fossem a final da Champions e dependêssemos completamente dele, temos que ter mais vontade que o rival em querer ganhar. Sempre foi assim nós derbys. A preparação psicológica de cada um tem que ser muito forte . O caso mais exemplar disso foi o do miúdo Eduardo Quaresma jogou como se fosse a última oportunidade da vida dele e Isso fez toda a diferença. Já vi jogos Sporting -Benfica em que estes eram super favoritos e nós com a nossa raça ganhamos no querer mais, lembrei-me da final da taça de 71 em que o Benfica de Eusébio levou 4+1 de nós ou a de 74 que tínhamos ganho o campeonato mas tínhamos perdido 5-3 15 dias antes em Alvalade e na final não tínhamos Yazalde. Foi-nos expulso um jogador e a equipa com uma raça do tamanho do mundo ganha o jogo no prolongamento. Amorim nainha opinião nestes jogos é muito soft,a equipa não entra em campo com aquele nervo que eu gosto de ver nestes momentos. Estes momentos nestes jogos são diferentes. Uma coisa que eu também disse aqui foi que me parece que ele está refém dos jogadores que exigiu á Direção e que custaram muito dinheiro e não consegue tirar a rentabilidade deles que julgava, mas isto em futebol é muito comum. O Porto e o Benfica também têm inúmeros casos destes. Se o jogador não rende tem que ser encostado e não acreditar naquilo que não tem nada para dar, assim como fizeram com o Vinagre. O Sporting ainda não ganhou nada e se quer ganhar tem que fazer um esforço e colmatar algumas carências que tem na equipa. A prova dos 9 como disse o caro Nação Valente vai continuar e este ano perdermos o comboio pelos valores em causa é uma perda praticamente irreversível
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 13:06

Caro Perry,

Faz um relato de vários jogos para colocar o foco na "raça" o que concordo é muito importante. Acrescento mais dois exemplos, e haverá mais: a vitória na Taça de Portugal com Marco Silva, a seguir despedido e a conquista do último campeonato com Rúben Amorim, contra todas as expectativas. E a raça incutida pelo treinador teve um papel fundamental.

Como mera especulação discordo que o Rúben Amorim seja pessoa de fazer exigências. Quando muito faz pedidos talvez com veemência, que são satisfeitos ou não, de acordo com as possibilidades. Pelo que tenho observado coloca em campo os que considera melhores, mas também não desiste de outros jogadores que sabe terem potencialidades. Quaresma é um exemplo. E quantos adeptos já o crucificaram. Temos de dar o benefício da dúvida a quem sabe mais que nós.

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.12.2023 às 11:08

Bom dia em concordância com o amigo Fúlvio dos Açores,

o Rúben nunca fala das arbitragens só mesmo em forma bem codificada (muito inteligente) e acredito que já descobrimos o código, "detalhes" quando fala em detalhes fala da arbitragem, por exemplo:
" não ganhamos em Guimarães por "detalhes"
" podíamos ter marcado mais golos mas não conseguimos per "detalhes"

e por aí fora...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2023 às 11:18

Mas onde está esse comentário do Fúlvio Amaral?
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 13:13

Eu penso, amigo Rui, que o Julius utilizou uma opinião retirada de outro post. Mas ele, se entender, esclarecerá.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2023 às 13:50

Ele já me explicou ao telefone. O comentário do Fúlvio Amaral veio do Facebook.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 13:10

Amigo Julius

Concordo. Rúben Amorim sem falar vai falando, para passar a mensagem. Como se costuma dizer, há muitas maneiras de cozinhar bacalhau.

Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.12.2023 às 14:03

A forma mais expressa do Rúben Amorim falar de arbitragem foi em Guimarães, quando lhe perguntaram se o momento decisivo do jogo foi o terceiro golo do Vitória logo após o Sporting ter conseguido o empate, e ele respondeu que foi ter sofrido o golo do empate, da forma que foi, antes do intervalo.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 21.12.2023 às 11:19

O nosso problema é as arbitragens, jogamos sempre condicionados, ao contrário dos rivais, por si os jogos são difíceis,quanto mais forças exteriores a estrangular nos, mas pronto vamos ter fé.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 13:17

Yazalde

Tem razão. Costumo dizer que jogamos muitas vezes contra mais que onze. Daí que as nossas vitórias devam ser muito valorizadas. Vamos ter fé mas confiança, empenho e dedicação.
Sem imagem de perfil

De Miguel a 21.12.2023 às 13:53

Ruben Amorim reconduziu o Sporting ao patamar mais elevado. O Sporting tem hoje uma equipa competitiva, capaz de ganhar campeonatos. As épocas já não terminam em Dezembro.
Escolhe criteriosamente os atletas e valoriza-os. Está a meter milhões nos cofres do clube. Trouxe a paz entre adeptos e equipa. Existe estabilidade e deve ser mantida. O ideal era o Ruben fazer carreira no clube, como o Alex Ferguson fez no United.
Há quem tenha saudades do tempo em que trocávamos de treinador duas vezes por época, ganhávamos zero e vendíamos os atletas a pataco enquanto os rivais se banqueteavam com dinheiro, mesmo vendendo gato por lebre.
Parte destes juízos saem da claque do DJ. É uma religião.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 14:33

Miguel

Subscrevo. De facto muitos Juízos, como diz, vêm dos saudosos do DJ. , mas nem todos. O leitor que citei não está seguramente nesse lote.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 21.12.2023 às 13:59

Amigo Nação Valente

No futebol a prova dos nove é tirada jogo a jogo, semana a semana.
Se nuns (Rúben Amorim e o Sporting) o resultado tem de ser, obrigatoriamente, sempre correcto, noutros (árbitros) o resultado é comummente errado, sem que isso implique alterações na aritmética original.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 14:37

Amigo Leão do Norte,

Concordo. Jogo a jogo. Grão a grão enche a galinha o papo. É preciso que o grão não esteja envenenado para não matar a galinha.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 21.12.2023 às 14:28

Só um pequeno reparo amigo Nação Valente.
O segundo golo anulado não merece discussão, não há falta nenhuma, apenas um lance normal de futebol, em que os dois jogadores chegam praticamente ao mesmo tempo à bola, há um ligeiro toque, e daí? de que forma foi prejudicada a ação do jogador do Porto?
Se fôssemos a analisar desta forma as inúmeras disputas de bola que existem num jogo, iam ser marcadas mais de 100 faltas por jogo.
Marcar falta neste lance, na minha opinião é simplesmente ridículo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 14:43

Jcscp

Não refuto a sua análise, mas quis salientar a diferença em relação ao outro lance onde a marcação de falta me parece não só absurda, mas cheia de má-fé.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 21.12.2023 às 18:35

👍
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.12.2023 às 17:06

Caro Jcscp,

Na realidade, no segundo golo, o Daniel Bragança está sobre a bola e vai para rematar, quando o jogador do Antas vem por detrás e mete o pé para travar o remate. Não há falta alguma!

Mais uma vergonhosa decisão do Nuno Almeida e Tiago Martins.
Sem imagem de perfil

De Jcscp a 21.12.2023 às 18:36

👍
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 21.12.2023 às 15:01

Amigo Nação Valente

De facto, há sportinguistas a quem a paixão tolda o discernimento. Numa competição como o campeonato (ou na vida de um treinador) não há uma prova dos nove, mas uma sucessão de provas do nove, se assim se quiser chamar. Será vencedor com for mais regular, quem conseguir uma melhor média no conjunto de “exames” que teve de realizar.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 17:58

Completamente de acordo, amigo Leão Zargo. No fim faz-se a prova real.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 21.12.2023 às 17:13

Acho o Ruben Amorim um excelente técnico.
O Sporting na minha opinião devia começar a formatar um novo Ruben Amorim (talvez com gente da casa) para na eventualidade da sua saída não haver um vazio e não se ter que começar do zero.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.12.2023 às 18:01

José Santos

Não sei o que pensa Rúben Amorim sobre a sua carreira, mas deverá querer ir mais além. Nessa hipótese faz sentido a sua sugestão, embora não me parece fácil.
Sem imagem de perfil

De José Santos a 21.12.2023 às 18:05

Pois cada um é como cada qual.....mas não era preciso ser igual....se fosse parecido já bom.....😂
Sem imagem de perfil

De José Santos a 21.12.2023 às 18:06

.... já era bom
Sem imagem de perfil

De De Perry a 21.12.2023 às 18:57

Como o Sr. Nação Valente tinha falado numa situação sobre o que eu disse sobre Amorim, não falei sobre a arbitragem. Todos sabemos que é na FPF que se cozinha isto tudo. As pessoas que estão á frente destes órgãos de soberania vão sempre no momento H, ouvir a voz do dono. Também todos sabemos que há um núcleo de árbitros que fazem sempre os jogos decisivos e decidem o campeão quem vai á Champions e quem desce, a corrupção Grassa dentro do futebol. A saga para o Sporting vai continuar até Maio. Em Portimão vamos levar com um deles cheira-me que será o coronel mor Artur Soares Dias, o mais perigoso, por ser o melhor árbitro e por via disso o mais habilidoso

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo