De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 16:00
Sempre se disse que o SCP não precisava de adversários porque já os tinha entre os sportinguistas, e este tipo de posts, sendo legítimos porque é essencial a um clube saudável consagrar entre os seus o direito à opinião, provam a veracidade da sentença. A todos os níveis, excepto o da comunicação, onde tem de facto havido exageros, a direcção presidida por Bruno Carvalho vem fazendo um trabalho objectivamente positivo, com a devida correspondência nos resultados desportivos. Sinceramente, já não consigo perceber qual é o ponto dos detractores: uma questão de orgulho? De não quererem dar a mão à palmatória? E há uma questão que eu gostaria de ver respondida por quem critica tanto esta ideia - meio abstracta - de o SCP ser "nosso", ou ser "de todos os sportinguistas": não é isso uma coisa boa, pretender que a esmagadora maioria dos sportinguistas se veja representada no e pelo seu clube? Que raio de privilégios seriam os de quem agora vem mostrar azedume por já não os ter ou medo de os perder? Se não eram nenhuns, então o que justifica tanta contestação, quando não repulsa, face a um discurso integrador, abrangente, expansionista até? Quem acusa este presidente de ser populista pode ter alguma razão no capítulo da comunicação, onde ele extravasa de vez em quando o bom-senso, e ainda assim sempre em defesa do que entende ser melhor para o SCP. Mas acaso é populista a gestão dele? Acaso é populista reduzir orçamentos? Racionalizar custos em toda a estrutura? Dimensionar ambições desportivas à escala do realismo? Como eu prefiro contribuir para o sucesso do meu clube a prejudicá-lo com pedradas que só destroem, gostaria de exortar os sportinguistas que não podem ver "o Bruno" a explicar o que é que ele não fez que deveria ter feito ou o que é que ele fez que não deveria ter feito. Não se confunda: o que ele disse que não deveria ter dito eu já sei e sou o primeiro a apontar. Mas falemos dos actos, não das palavras. E até podemos esquecer os resultados, para não choverem aí perguntas do tipo: "Ai agora os resultados justificam tudo?". Agradecia mesmo que me respondessem.
De zargo a 07.04.2014 às 16:32
Essa dos adversários internos tem a sua piada, Marcos. Mas é capaz de ser assim, sabendo que adversários (como chapéus) há muitos!
O Bruno de Carvalho bombardeia com napalm tudo o que mexe, ameaça todos com a sua “voz grossa”, reuniu um exército de fanáticos que vêm bruxas conspiradoras em cada esquina e, agora, imaginam inimigos em cada esquina, pois sabem, ao contrário do que proclamam, que o BdC não é abrangente, nem integrador, ao contrário do que afirmas. Há muitos e muitos sportinguistas que não se revêm neste presidente, muitos afastam-se por se sentirem enxovalhados ou não se quererem identificar com quem utiliza o insulto gratuito. O efeito é o enfraquecimento de BdC, porque fica mais isolado de muitos que amam o Sporting. E o percurso será longo e duro e a estrada tem muitas curvas. Quando o estado de graça se acabar ele estará quase sozinho rodeado apenas pelos fanáticos que arregimentou e pelos brunistas a quem deu emprego.
De Jorge a 07.04.2014 às 16:44
Não sabe o que diz, a esmagadora maioria dos sportinguistas estão com o Presidente. Pode-se não concordar com tudo o que diz nem gostar de algumas caracteristicas suas, mas o seu sportinguismo e a maneira como defende o clube só não agradam a quem realmente não sente o clube! Só me ocorre realmente que não gostam dele aqueles que de lá foram corridos e alguns que são orgulhosos demais para admitir que erraram na sua avaliação, a avaliação do "é outro Vale e Azevedo" e afins...
Até o meu avô, pessoa muito conservadora que para mudar as suas opiniões é preciso quase haver um cataclismo, que votou Godinho Lopes e não se revia no Bruno, diz hoje em dia que o Bruno foi a melhor coisa que aconteceu ao Sporting!
À parte do debate sobre quem aprecia ou não e estilo e a postura deste presidente, em que dados CONCRETOS assenta sua afirmação que "a esmagadora maioria dos sportinguistas estão com o presidente" ?
Se me disser que a esmagadora maioria dos sportinguistas está satisfeita com os resultados desportivos desta época, em pleno acordo.
O exemplo singular do seu avô é engraçado mas não serve para sustentar o seu argumento.
De Jorge a 07.04.2014 às 17:23
Não tenho dados concretos, vou-me baseando na experiência própria. No que leio, no que converso com outros sportinguistas, no que vejo relativamente à relação presidente-adeptos nos locais que frequenta (núcleos, estádios, etc)... arrisco dizer que tenho mais provas disto do que o leitor Zargo tem relativamente a quem não está com BdC.
Muito subjectivo e discutível meu caro, essa afirmação, especialmente na ausência de dados que nos permitam fazer a distinção entre a questão em debate e o evidente grau de satisfação pelos resultados desportivos. São duas coisas muito diferentes.
De sergiom a 07.04.2014 às 20:49
As próximas eleições servirão para dissipar dúvidas...
E... como bem sabemos, tudo vai depender dos resultados até essa data, salvo alguma situação excepcional.
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 17:25
Rui Gomes, com todo o respeito, há que zelar pelo rigor dos argumentos. No meu comentário lê-se: "(...)não é isso uma coisa boa, pretender que a esmagadora maioria dos sportinguistas se veja representada no e pelo seu clube?". O Rui pergunta-me: "(...)em que dados CONCRETOS assenta sua afirmação que "a esmagadora maioria dos sportinguistas estão com o presidente" ?". Acaso leu alguma afirmação da minha parte? E, além de eu ter feito uma pergunta, o verbo "pretender" indica uma intenção, não uma concretização.
Por vezes, o alinhamento dos comentários cria confusão. O meu era dirigido não a si mas ao leitor Jorge, que até já respondeu.
De Gonçalo Catarino a 07.04.2014 às 17:00
No passado houveram episódios que esses sim enxovalharam a história e democracia do Sporting Clube Portugal e esses ditos sportinguistas que se refere nunca se afastaram ou repudiaram tais actos, nomeadamente nas assembleias gerais onde haviam sempre os "guarda-costas" das sucessivas direcções a intimidar quem ousava questionar as decisões da altura, havendo mesmo situações onde sócios chegaram a ser agredidos.
Mas não, agora é que se sentem enxovalhados...
De João Neves a 07.04.2014 às 17:05
Meu caro, está apresentado: houveram episódios, houveram agressões e houveram inconformidades.
De Gonçalo Catarino a 07.04.2014 às 17:18
Então apresente-me lá para todo mundo...
De João Neves a 07.04.2014 às 17:29
Uma pessoa que não sabe uma das regras gramaticais mais básicas da língua portuguesa.
E uma pessoa que acha que os outros se dividem em dois: os que votaram no Bruno, foram agredidos (nem se sabe bem onde, mas enfim) e nunca desistiram (e adoram este tipo de videos auto-laudatórios) e os que votaram nos croquettes, mandaram agredir as pessoas e/ou nada disseram quando isso aconteceu.
Sinceramente que gostava de ver descobrir o seu mundo na simplicidade das suas escolhas. Mal por mal, sempre se ignoravam os erros de português...
De Gonçalo Catarino a 07.04.2014 às 17:49
Claro pessoas da sua estirpe não deixa ao acaso qualquer oportunidade para se mostrar superior aos outros.
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 17:57
Mas que petulância... Sabe o senhor das condições que teve a pessoa a quem assim de dirige? Olhe para a Assembleia da República e para os profissionais dos media e seja honesto a ponto de reconhecer que essa regra gramatical básica da língua portuguesa é hoje transversalmente desconhecida por boa parte da sociedade. Não fosse incoerente com este meu discurso e de um modo impulsivo eu quase viraria contra si a abusiva inferição que faz. Apresentá-lo-ia...
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 17:20
Zargo, não consigo perceber. Não respondeu a nada do que eu pedi. Continuou a bater na tecla daquilo que o presidente diz, não comentando nada do que ele faz. Isso de arregimentar um exército de fanáticos que vêem bruxas conspiradoras em cada esquina é, do meu ponto de vista, uma valorização excessiva e pessimista do alcance que alguns dos discursos mais inflamados de BdC possam ter. Dou-lhe o meu exemplo - e julgo que o Zargo, não me conhecendo de lado nenhum, não tem legitimidade para me incluir no dito exército ou suspeitar que eu esteja mandatado para defender a actual gestão do SCP, como é prática comum, por exemplo, do DesertLion sempre que alguém discorda dele: eu não vou nessas teorias da conspiração do BdC, por mim limpava-as do mapa e acho que não favorecem o clube. Está aqui assumido. E tenho a certeza de que, como eu, há muita e muita gente que vê esse senão na bela temporada de estreia do elenco directivo do SCP. Digo-lhe mais: não gosto também daquele lambebotismo permanente do Jaime Marta Soares. E o mesmo vale para as crónicas facciosas do Eduardo Barroso n'A Bola. O que eu pergunto, a si e, já agora, ao DesertLion, é se toda a gente que analisa como positiva a gestão de BdC (mais ainda em comparação com anteriores gestões fraquíssimas quer a nível desportivo quer financeiro) tem de ser um conspirador mandatado por ele. Isto é que eu não entendo. Tanto mais que há factos alegados. Prevaleça sobre as animosidades pessoais uma visão tendencialmente objectiva do que mudou no SCP. E mesmo que não concordem comigo, aceitem por uma vez que podem não ter razão - como eu posso também não a ter - e deixem de estigmatizar quem tem uma opinião diferente da vossa. Aproveito para criticar também, até por uma questão de coerência, quem vos acusa de terem sido expulsos disto e daquilo, de dizerem o que dizem porque se acabou a mama, etc, etc. Esse tipo de discursos não produz nada de positivo, nem para um lado nem para o outro. São assunções ignorantes, insultuosas e cobardes.
De zargo a 08.04.2014 às 16:00
Agradeço-lhe a cordialidade das palavras, Marcos Cruz. E peço desculpa pelo tom das minhas que não se justificava. Não é uma questão de responder ou não às questões que levantou, pois há discordâncias mais fundas que impedem determinados consensos.
Há quem considere que BdC está a gerir o SCP apenas de forma adequada e que não haverá motivos para tamanho endeusamento.
Por outro lado, o próprio BdC se encarregou de estabelecer fronteiras quando foi eleito, com aquela história pateta dos croquetes e outros que tais. Logo num comentário em baixo fala-se de "verdadeiros sportinguistas". E dos que não são, é claro. De seguida, vêm os tachos que foram para o galheiro e de indivíduos ressabiados.
Num ambiente assim é difícil falar com tino e dignidade, o que não é o seu caso. Discordo, mas compreendo as suas posições.
Um abraço sportinguista.
De altaia a 07.04.2014 às 21:12
Na mouche
De Jorge a 07.04.2014 às 16:36
Estou 100% de acordo. Já me estava a preparar para retorquir acerca deste post inacreditável do Desert Lion, mas depois de ler o seu comentário, achei que o mais importante está dito.
Apenas acrescento: Espero sim, que Bruno de Carvalho seja o nosso presidente por muitos e bons anos. Seria um excelente sinal, e todos os sportinguistas a sério deveriam desejar o mesmo. Mas será sempre o Sporting Clube de Portugal que estará acima de qualquer coisa!
Nem vale a pena responder aos muitos comentários aqui feitos, todos no mesmo sentido. Se mesmo perante a evide'ncia não conseguem entender o quão dispensável e' este tipo de auto elogio , também não vou perder o meu tempo a explicar.
No entanto, 'aqueles que me acusam de não ir a Alvalade, quero apenas dizer que vivo longe - mesmo, muito, muito longe... E que, ainda assim, pago religiosamente as minhas quotas e as da minha família , todos os meses, apesar de só poder ver ao vivo um jogo do Sporting por ano, que e' quando vou ai' passar o Natal.
SL
De TK a 07.04.2014 às 17:13
Se o meu caro não tem oportunidade de ir a Alvalade, eu disponibilizo-me para lhe transmitir o que lá se vai passando.
Posso-lhe falar das macacadas do Jubas ao intervalo com os Sportinguistas, dos adeptos que são homenageados constantemente, dos discursos em lágrimas que alguns fizeram em campo, das vezes sem conta que vejo o vídeo dos sócios que foram conhecer os jogadores, das várias homenagens ao C. Ronaldo, dos constantes cânticos ao Capel, aplausos a Montero, William, Slimani e CIa. e as ovações no inicio de jogo a Leonardo Jardim.
Tentarei transmitir-lhe o que se vive no estádio, longe dos pasquins e ex-colaboradores ressentidos com informações menos viáveis, um sentimento de total união onde curiosamente, os minutinhos guardados para BdC costumam ser no final, quando vem mais uma vez aplaudir os adeptos.
Tirando toda a poeirada que levantam junto ao Sporting, acredite meu caro, quem lá está, está feliz, e como leão, você e a sua família podem estar descansados.
Um abraço e parabéns por manter essa ligação intacta ao nosso clube!
De João Neves a 07.04.2014 às 17:16
Caro Desert Lion, acredite ou não, vejo este video com uma preocupação mais funda do que a mera adulação do Bruno de Carvalho, paga por todos os sportinguistas (a menos que tenham descontado as nossas quotas e desconsiderado as nossas acções).
Sou pessoa para dizer que quem vê isto e não fica chocado não conhece o mundo e nunca estudou. É capaz mesmo de ser uma geração nascida já nos anos 90 ou perto disso, agora com 24 anos, que não era obrigada a perceber o porquê da cortina de ferro, o que se passava do outro lado, o que se tinha lutado na Europa ou os instrumentos das máquinas de propaganda. A arregimentação dos descontentes, a recorrência do insulto, das acusações sem provas, de um discurso xenófobo (vide o que se disse do Brasil e dos brasileiros por causa da negociação gorada do Elias, ou o que se disse do Bruma, do Bebiano e do Catio Baldé, do Pini Zahavi), conhecem paralelos noutros locais e nenhum deles é bom.
É a perda da noção da referência ética, mais do que o video da parabenização do ano 1 depois de Carvalho, que choca.
De TK a 07.04.2014 às 17:25
Ou seja, BdC é um Hitler e quem votou nele é Nazi.
Epá, haja esperança em homens como vocês que permanecem cientes do que há a fazer, mas apenas cientes
De Gonçalo Catarino a 07.04.2014 às 17:28
TK onde é que nós nos enquadramos? Nos que não estudaram ou nos que não conhecem o mundo?
:)
De TK a 07.04.2014 às 18:09
No grupo dos que não foram convidados a sair do Jornal Sporting presumo.
Logo estamos cegos e seguimos sem questão o Brunismo, ou como dizem, NEO-Brunismo.
Sr. Rui Gomes, já que ninguém lhe consegue dar factos necessários de que a maioria apoia o trabalho realizado até agora, eu troco a questão:
PROVE-ME que a maioria é contra e argumente. É que se eu sou Nazi como diz o Salgueiro Maia virtual do comentário acima, a ver se não há aqui "Croquetekistas" Vermelhos.
Caro TK,
A sua presunção sobre quem foi convidado a sair do jornal não passa de uma mera amostra de quem se dá à ousadia de falar sobre assuntos sobre os quais não tem conhecimento algum, disposição, indica o bom senso, que devia evitar.
Quanto à outra questão que abordou, eu não tenho de provar coisa alguma, dado que a afirmação, em termos até absolutos, não foi minha. Eu limitei-me a questionar a fonte de tão monumental declaração.
Essas suas adjectivações, e as de outros, no mesmo sentido, não resolvem seja o que for e, sobretudo, são autênticas absurdidades.
De Anónimo a 07.04.2014 às 17:43
Caro João Neves
A avaliar pelo seu comentário, devo dizer - e nem preciso de invocar a minha idade - que, se os apreciadores deste vídeo (nos quais eu não me incluo, mais por razões estéticas do que outras) nasceram de 90 para cá e não conhecem o mundo, então o meu amigo nasceu ontem, porque criticar o dispêndio de verba num vídeo de mobilização de adeptos - que naturalmente prevê um retorno, não só em verba mas sobretudo em apoio - é de quem anda a dormir sobre as práticas comuns de tudo quanto é instituição neste País. Ainda hoje li uma entrevista do Dadá a alegar que foi ele quem inventou o marketing no futebol, já lá vão 50 anos. Não creio que isso seja verdade, mas que o marketing, além de ideias, implica pagamentos, disso não tenha dúvidas, e ainda bem que assim é, pois de outro modo a nossa dívida aumentava em vez de diminuir.
De João Neves a 07.04.2014 às 18:04
Caro Anónimo, seria marketing nos termos que sugere se se promovesse o Sporting. Mas infelizmente não, a razão do video - e isso é claro para todos - é promover o aniversário da eleição dos atuais órgãos sociais. Pelo menos não negue o teor da mensagem publicitária.
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 18:12
Já percebi a sua vidência. Quer quanto a pessoas quer quanto a mensagens. Presunção e água benta cada um toma a que quer. Eu prefiro chamar a dúvida para junto de mim. E pronto: lá me tenho de incluir nos que acham que a razão do vídeo é "promover o aniversário da eleição dos actuais órgãos sociais", uma vez que "isso é claro para todos".
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 18:14
Com as suas capacidades interpretativas talvez não fosse preciso dizer-lhe que o anónimo era eu. Mas nunca fiando...
De Anónimo a 07.04.2014 às 18:41
Caro Marcos, pode dar o benefício da dúvida que quiser. Mas volte a clicar no video. Pode parar logo aos 3 segundos, até porque o título e o subtítulo do Record poderiam ser maldosos, quando referem que "Leões recordam ano de Bruno de Carvalho na presidência" e que "Bruno de Carvalho ultrapassou os 365 dias na liderança do Sporting e o emblema leonino recordou os melhores momentos do clube nas várias vertentes"-
Aí poderá ler : Um ano de mandato, "um ano com o leão a rugir mais alto".
Diria não ser necessária uma grande capacidade interpretativa para, depois desta introdução, do excerto das palavras do Bruno Carvalho, das imagens dos órgãos sociais na AG, para constatar (não se trata de uma inferência, porque a mensagem é clara) que o vídeo se destina a assinalar o decurso de 1 ano de mandato.
Mas se me disser que estou errado, pondero seriamente duas hipóteses em alternativa: ou que não estamos a olhar para o mesmo vídeo, caso em que o desencontro de opiniões seria mais do que justificada, ou estamos a olhar para o mesmo vídeo e eu estou totalmente louco.
Agradecia portanto que me confirmasse que o vídeo é o mesmo, que eu confirmarei por outros meios se perdi a cabeça.
Abraço e SL
De João Neves a 07.04.2014 às 18:42
Este último comentário é meu, peço desculpa pelo lapso.
Caro anónimo, para evitar ser editado pelo sistema de moderação do blogue, agradecemos que recorra ao uso do seu nome ou de um qualquer nick da sua preferência.
De Marcos Cruz a 07.04.2014 às 18:22
Só não o fiz naquele comentário por mera distracção. Se assim não fosse não me teria depois identificado.
De Jorge a 07.04.2014 às 17:38
Quem está contente com a actuação de BdC como presidente não merece ser acusado de pertencer ao Sporting Bruno Carvalho como insinua, através de um vídeo que nada de mal tem. Quando achar um sportingómetro que consiga distinguir que alguém é mais sportinguista que outro venha então falar. Apoiei BdC por achar que era o homem mais indicado para o Sporting Clube de Portugal, não para me tornar adepto do SBC. E sim, não conhecia BdC de lado nenhum e continuo sem o conhecer pessoalmente, e assim penso continuar.
De iorda9 a 07.04.2014 às 18:13
Portanto:
Ou somos o SCP ou do SBC - é isso ?
É essa a maxima aqui transmitida ?
Sinceramente não percebo como é que alguem faz parte de um blog, emite a sua opinião publicamente, admite comentários e os despreza completamente
Acho completamente idiota a ideia por vezes passada que quem não odeia BC é um qualquer parvinho hipnotizado pela sua "doutrina", como tanto costumam dizer.
Lamento que se tenha neste blog uma ideia tão negativa da maioria dos sócios do Sporting
Meus caros - não tenham a menor duvida que BC caminhará para o mesmo caminho de GL, se o resultados forem os mesmos ou parecidos
E não sei que idade tem, mas penso que já terá idade suficiente para perceber que há opiniões diferentes e as devemos respeitar todas e não pensar que só nós temos sempre a razão toda.
Caro Iorda9,
Tudo bem sobre o seu comentário, a que tem pleno direito, salvo ter pecado de forma grosseira quando, em termos generalizados , afirma que lamenta que "neste blog se tenha uma ideia tão negativa da maioria dos sócios do Sporting".
Não é verdade e lamentamos que tenha recorrido ao termo. Há opiniões diferentes e, se eu desejasse, também poderia recorrer a generalizações do género para responder aos seus comentários, o que seria incorrecto e injusto. Não obstante as diferenças, devemos evitar extremar pelo absurdo.
De iorda9 a 07.04.2014 às 18:58
Desculpe a generalização, mas é mais uma resposta ao post e consequentemente ao seu autor do que a si.
Mas tem que recolher que implicitamente ou não - há a ideia neste blog que de um lado estão os Sportinguistas atentos e criticos e do outro uma maioria de adeptos iludidos com a labia do presidente - e como calcula não é propriamente um atestado de inteligencia que se está a passar a quem pensa dessa forma
Meu caro, creio que não. Os autores, como é natural, emitem uma opinião, e acredite que é muito diferente escrever um texto para todo o mundo ver e criticar, e meramente opinar sobre esse texto como leitor.
Eu desconhecia o vídeo em debate e depois de o ver compreendi prontamente a essência da contenda. O fenómeno que existe no Sporting neste momento, é a menor, quase não existente, tolerância e objectividade para com qualquer coisa que seja, que possa ser interpretada como uma crítica ao presidente, em muitos casos deixando a explícita sensação de que este é mais importante do que o Clube.
Em todo o caso, o que é na realidade são opiniões e interpretações diferentes que mesmo sem haver um consenso, podem ser debatidas construtivamente.
De iorda9 a 07.04.2014 às 23:50
Sinceramente acho que pode ter razão em parte - pode haver uma (pequena) facção que não tolera que se critique o presidente, mas também uma (pequena) facção que simplesmente não tolera o presidente
Eu orgulhosamente não me revejo em nenhuma