Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Regresso ao futuro

Rui Gomes, em 31.03.22

21105016_F4Vcq.pngNão sei se o Sporting este ano vai voltar a ser campeão. Tenho esperança que sim, sobretudo porque fico com a amarga sensação de que a distância que nos separa do primeiro classificado, tem duas causas maiores.

A primeira radica na qualidade das arbitragens nos confrontos contra o FC Porto, que se traduziram objectivamente em perdas de pontos.

A segunda prende-se com o benefício que o Porto colheu de meia dúzia de arbitragens benévolas. É fácil jogar bem contra adversários encolhidos ou reduzidos.

Não partilho da opinião de que a estrelinha, este ano, rumou a Norte; acho outrossim que os santos padroeiros a quem o Porto pré-encomendou o seu destino, estão a responder cientificamente às suas preces.

Qualquer que seja o desfecho, uma coisa me consola: a constatação que a próxima época está a ser preparada, a tempo e horas.

Este é um registo que contrasta mesmo muito com um passado recente, em que o Sporting contratava jogadores, muitos deles de refugo, no último dia da janela de transferências, já com o campeonato a decorrer, com a consequência inevitável de plantéis desequilibrados.

Rúben Amorim joga por antecipação. Projecta aquilo que irá ocorrer na próxima época e procura agir em vez de reagir. Ugarte e Edwards são bons exemplos dessa metodologia.

Se João Palhinha, Mateus Nunes ou Porro tiverem que sair, pela força das condicionantes financeiras, o Sporting não fica órfão, porque já tem plano B.

O que o futuro nos reserva, só Deus sabe, mas eu sei de certeza absoluta, uma coisa: o Sporting 22/23 vai ser competitivo e ambicioso, como o tem sido ultimamente, porque já não há lugar ao improviso voluntarista.

O campeonato português será de todos quantos se disputam na Europa, aquele em que, para além da pouco prestigiante distinção de ser a competição onde menos tempo se joga, os factores exógenos têm mais peso na classificação. Esclareça-se que, factores exógenos são a organização técnica e administrativa, a disciplina e a arbitragem, com VAR incluído.

Vamos ter um Sporting CP à altura dos seus valores e pergaminhos? Não tenho dúvidas, assim os erros – que os haverá sempre - sejam equitativamente repartidos.

Porque a mão invisível só vale na economia de mercado!

Artigo da autoria de Carlos Barbosa da Cruz, em Record

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Yazalde a 31.03.2022 às 07:56

Nós partimos em desvantagem ,porque os outros ,agora mais o Porto porque tem o sistema montado a volta dele, com a saída do Vieira do Benfica que controlava arbitragem, isto não melhorou até piorou, os lá cima chamaram lhe um figo, voltou arbitragem controlada por eles porto para lá, vai ser difícil, eles conseguem nseguiram o que quisera , está e ano houve roubo a descarada, se isto fosse isento , eu não tenho a menor dúvida estamos campeões outra vez ou seja o bi que há muitas décadas nos foge por causa dos roubos, o futebol português tinha que levar uma grande vassourada, que eu não acredito ,com a corrupção que é muita , e uma justiça medrosa , só e forte para os fracos
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 31.03.2022 às 08:03

Houve erros de ortografia, que eu comentei peço desculpa por causa do teclado, repetindo eles controlam arbitragem, em caso normal arbitragem isentas, nós éramos campeões, o porto não joga mais, este ano tem sido roubo a descarada, também temos tido azar nalguns jogos, mas o problema é as arbitragens, sao intimidadas , e agem por medo não é só o Soares dias
Sem imagem de perfil

De FF a 31.03.2022 às 11:20

Bom-dia, Yazalde
Não acredito que seja (só) por medo que os assopradores de apito rastejam perante o execrável presidente do clube das Antas E também não terá sido apenas pela "fruta".
Com a continuação governativa do partido protector dos corruptos, continuaremos a ter mais do mesmo e o país continuará no "honroso" e triste 5º. lugar dos países europeus mais corruptos, segundo a agência britânica que percebe destas coisas.
"Em Portugal, ser corrupto é o melhor estatuto que se pode ter" Medina Carreira.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 12:25

Nem dá para imaginar que hajam 4 países ainda mais corruptos que Portugal...

No futebol, devemos estar no topo dessa indecorosa tabela!
Sem imagem de perfil

De FF a 31.03.2022 às 13:44

Boa-tarde, sr. Rui Gomes,
Possìvelmente terá a ver não apenas com o futebol, mas a fonte onde colhi a informação não especificava.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 13:57

Boa tarde,

Sim, também me parece que tem a ver com o país no seu todo. Daí que eu tenha dito que no futebol devemos estar no topo da tabela.
Sem imagem de perfil

De João F. a 31.03.2022 às 16:16

"Com a continuação governativa do partido protector dos corruptos..."

Como se os governos anteriores a este e de outras cores partidárias tenham feito alguma coisa para acabar com a corrupção! Ao que chegou a cegueira política!
Enfim! Haja paciência...
Sem imagem de perfil

De FF a 01.04.2022 às 14:20

Boa-tarde, sr João F
Só agora é que tomei conhecimento do seu comentário.
Devo esclarecer que o facto de ter apontado o dedo ao partido do governo, não estava implícito que tal postura seja exclusiva do PS.
Ao longo da sua História, Portugal sempre padeceu deste cancro.
Não padeço de cegueira política. e devo dizer, para que não restem quaisquer dúvidas, que não confio nos políticos, qualquer que seja a sua cor e abomino os partidos, cujo principal objectivo é sentarem-se à mesa do orçamento e banquetearem-se à custa dos contribuintes. Após o 25/4 apenas houve, para mim um político digno desse nome. Foi o Dr. Sá Carneiro, miseràlvelmente assassinado, ainda que, ao que parece, tenha sido um dano colateral, dado que o alvo era o Adelino de quem fui colega no1º ano no Liceu de Jaime Moniz.
Depois disso, deixei simplesmente de votar em quem quer que fosse.
FF
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 01.04.2022 às 02:06

Isso tem toda a razão , os árbitros não é só por medo há outros fatores financeiros e estarem no pódio, terem as insígnias da FIFA , esses mesmos clubes que os elevam e os protegem, é por estas e outras i Sporting já teve os dois maiores jejuns da estória, num país onde respira só corrupção , no futebol o sistema, continua , as vezes adormecido porque dá jeito
Sem imagem de perfil

De Rui a 31.03.2022 às 08:15

Um excelente texto. Acho que o Sporting pode ser campeão de novo já na próxima época, se mantiver o ritmo competitivo que tem tido.
O Porto foi ajudado este ano, mas aquilo anda seguro por arames, entre um presidente doente, candidatos a preparar com impostos em atraso, um treinador contra a administração, jogadores que saem a custo zero, etc. Algum dia há de arrebentar.
Edwards já veio para substituir Sarabia. Acreditar que outras alternativas estejam também a ser preparadas.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 31.03.2022 às 12:06

Era bom acreditar nisso, mas os arames do Porto já se estão a ir. Já sairam do fair play financeiro, e......

Receberão no final desta época o prémio da Champions, o pagamento de Sérgio Oliveira, e têm no plantel um gigantesco potencial de vendas: Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, Taremi....

E depois têm os Artures Soares Dias desta vida, árbitros covardes e desonestos que jamais terão a coragem de aplicar as regras equitativamente nos jogos do Porto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 12:21

As potenciais receitas não obstante - até porque continuam a ter muitos problemas financeiros -, o que mais preocupa sobre o FC das Antas é a corrupção evidente no futebol português.

Esse é o factor crucial para a sobrevivência deles e a cultivação de títulos.

E, infelizmente, não há razão para pensar que algo vai mudar num futuro próximo.
Sem imagem de perfil

De Rui a 31.03.2022 às 13:09

Não acredito numa intervenção externa ao futebol que resolva o problema da corrupção, mas acredito numa implosão interna do clube. As críticas públicas de conceição à administração foram um sinal disso. Aí, nem o Artur soares dias os conseguira safar. E a venda dos melhores jogadores dá entrada de dinheiro, mas destrói a equipa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 13:15

Por isso já referi que não obstante as receitas e eventuais vendas, eles continuam com muitos problemas financeiros.

Conceição deu essas bocas, mas ele sobrevive à base do sistema viciado que favorece a sua equipa. Para mim, não passa de um treinador mediano que nunca teve sucesso algum até chegar ao FC das Antas e não voltará a ter depois de sair, se chegar a sair.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 13:24

P.S.: A única intervenção "externa" seria do Estado, mas num país corrupto como Portugal não vai acontecer.
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 01.04.2022 às 02:17

O Rui, isto só mudava era uma intervenção externa uma ueffa , fazer uma investigação, e aí obrigar o conselho de disciplina a castigar os culpados do mau futebol português ou seja corrupção ,ex ameaças de castigo a seleção não poder competir no mundial, isto e outras enquanto não fizessem uma limpeza ,eu sei que estes organismos ueffa não se podem meter nos assuntos internos de futebol de cada país, mas também da jeito, a eles ia mexer com muitos interesses, isto só pude melhorar com outra geração mas há sempre um s porque os que vem ainda vem piores porque o sistema está viciado e há quebra de valores humanos
Sem imagem de perfil

De Yazalde a 01.04.2022 às 02:20

Vai ser difícil o sistema está tão viciado que é difícil, o polvo tem ramificações há muitos interesses obscuro
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 31.03.2022 às 12:31

Um texto sempre muito assertivo que gosto muito de ler.

Beijinhos, Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 12:41

O Dr. Carlos Barbosa da Cruz é o melhor comentador do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Rui Câmara Pina a 31.03.2022 às 12:55

Para além das arbitragens, há que admitir que o scouting do FC Porto tem sido muito eficiente pois o plantel do FCP é muito competitivo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 13:08

De certo modo até é verdade, mas nunca saberemos o seu real nível de competitividade pela corrupção do sistema.

Ou seja, os seus activos renderiam o mesmo num campeonato equitativo, em que seriam obrigados a competir num campo não inclinado a seu favor e sem adversários frequentemente a jogar em inferioridade numérica?
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 31.03.2022 às 17:10

O texto está bem construído, mas eu diria que é um regresso ao passado, a constatação do presente e a premonição do futuro. Tento sempre ser o mais objectivo e racional nas minhas análises, sou capaz de admitir que o Sporting esta época foi incompetente num jogo, nos Açores, esteve a ganhar por duas vezes e perdeu o jogo e parcialmente incompetente num jogo, não foi capaz de segurar o resultado contra o Braga, apesar de aí se ter notado como o VAR é tão capaz de descobrir agulha em palheiro, mas não ver um fardo inteiro à frente dos olhos. Há ainda o jogo do Marítimo e aí lá está, não contemos com isenção. Creio que esta época há um jogo que a marca, o jogo contra o Antas, nas ditas, e a expulsão de Coates, após um primeiro amarelo digno de vaudeville rasca. Ganhar no Antas, como teria sido mais que possível, teria dado um suplemento de força à nossa equipa e lançado a dúvida nos “ bandidos”. A estrelinha, melhor, as estrelinhas desta época, têm nomes vários, Artur, Pinheiro, Martins, Miguel, Narciso, Nobre, Costa , Godinho, etc, é uma constelação que olhando para o céu, não vemos, nem no céu mais limpo. Sabem porquê, porque estão tão sujas, tão encardidas que só são vistas pelos seus pares e criadores. Preparemos o futuro, mas enquanto a FPF for gerida por aquela gente, a mando do “ bandido”, não esperemos qualquer equidade.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 31.03.2022 às 17:17

Peço desculpa por me ter esquecido de duas estrelas muito cintilantes, a estrela Mota e a estrela Veríssimo, que lapso imperdoável.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2022 às 18:02

Parece-me que o título do artigo pretende ser irónico.
Sem imagem de perfil

De JCR a 02.04.2022 às 00:02

Em parte percebo e estou de acordo com o comentário de Carlos Barbosa da Cruz, e é de facto visível que o SCP e bem e finalmente, está diferente para melhor, mas continuo a perguntar, isso serve de quê, se o sistema continua corrompido para os mesmos do costume?

Para mim e infelizmente, não serve de nada, não quero com isto mostrar que o SCP devia também corromper o sistema a seu favor, quando o que defendo é absoluta e total imparcialidade, mas se não se atacar o sistema que está montado, bem podemos continuar a ter bons planos de gestão desportiva, que depois, o sistema corrompido vai dar os benefícios a quem o corrompe, é tão simples quanto isso, e só espero é não sermos ingénuos ao ponto de acreditarmos que as coisas vão mudar, relembrando aqui que o mesmo aconteceu em grandes semelhanças, após o SCP ter sido campeão nacional em 2001/2002, tendo nós esperado 19 anos para festejar novo título, tivemos culpa, mas a outra parte a gente sabe como é que não nos fez campeões nacionais, durante todo esse tempo, o famoso sistema que o antigo presidente Dias da Cunha muitas vezes refenciou, e portanto e repetindo-me, paremos de ser ingénuos, a corrupção do sistema do futebol tem que terminar, senão, é mais do mesmo, é fazer trabalho de qualidade para nada!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo