De L a 19.11.2014 às 09:46
O Sporting já se tinha pronunciado oficialmente - mais um comunicado - quando surgiram os primeiros rumores: "... o acordo com o Manchester United passa pelo empréstimo de Nani até ao final da época, pelo que não existe a possibilidade do extremo português abandonar o clube de Alvalade no mercado de inverno."
E reagiu agora outra vez através de fonte oficial: "Não existe qualquer cláusula no contrato de empréstimo do Manchester United que preveja o regresso do Nani em Janeiro e nem sequer admitimos negociar essa possibilidade."
Portanto e segundo diz a Direcção, porque não podemos confiar em mais ninguém, é impossível o Nani sair em Janeiro. Ainda bem!
A questão é mais - o que é que se passou entre a 1ª conferência de Nani na Selecção e ontem nas passagens rápidas? E o Record sabe somar o que se passa no seio do plantel com o que se passou ontem em Manchester por isso é que a capa não é asquerosa. E também não chamaria asquerosos, talvez imprudentes, além de mentirosos - alguns enviados especiais que andaram a espalhar nos media que o Bruno andava a trocar beijinhos e abraços com o Nani no estágio da Selecção e que estava tudo bem no futebol. Desde quando é que um clube expõe as relações com o plantel nos media? Boas ou más, mais uma vez, são sempre para gerir internamente! Criaram a crise e diria que não podiam estar a geri-la melhor. Com estas últimas declarações do Nani pior era mesmo impossível! Porque não está tudo bem e se o problema fosse só o Nani, para mais um ciclo decisivo que aí vêm e com Janeiro ainda tão longe. Nada como mais um jogador desmotivado!
Não ganhem juízo de uma vez por todas que não é preciso. Por este andar e em Janeiro já vamos ver a grande vantagem que foi "recuperar" algumas percentagens. Foi realmente muito importante recuperar a totalidade dos direitos económicos, pena que não tenha qualquer tradução na liquidez que realmente se encaixa mais à frente.
E bastava estar calado e deixar trabalhar os profissionais! Numa época em que repito, nada está ou pelo menos estava realmente perdido!
...
E reagiu agora outra vez através de fonte oficial: "Não existe qualquer cláusula no contrato de empréstimo do Manchester United que preveja o regresso do Nani em Janeiro e nem sequer admitimos negociar essa possibilidade."
...
Isto em bom português chama-se cuspir no prato da sopa...
De L a 19.11.2014 às 10:01
Não há cláusula nenhuma. Nem podia acontecer nada pior que a saída de Nani em Janeiro. Desportivamente falando e até pela credibilidade da Direcção, atrás de patrocínios.
Qual é o significado de "fonte oficial" ? ... A realidade é que o SPORTING ainda não se pronunciou OFICIALMENTE sobre este caso.
De L a 19.11.2014 às 10:23
Então não emitiu um comunicado na semana passada?
"... o acordo com o Manchester United passa pelo empréstimo de Nani até ao final da época, pelo que não existe a possibilidade do extremo português abandonar o clube de Alvalade no mercado de inverno."
Onde foi esse comunicado publicado ?... No site do Sporting ou é mais uma "fonte oficial" ?
De L a 19.11.2014 às 15:01
Caro Rui Gomes,
Pedir desculpa por não ter tido disponibilidade para perceber que continuava. Não fazia a mínima ideia que tinha desaparecido mas se desapareceu chapéu, não é a primeira vez. São useiros e vezeiros. Eu pelo menos jurava que foi através de comunicado e estranho tanto ou mais o caro também não se lembrar de nada. Como eu também ainda me lembro perfeitamente que logo no dia a seguir, na antevisão ao Paços o Marco Silva falou do comunicado. É tentar ouvir: “O Sporting já se pronunciou e já vieram a público aspectos contratuais. Acho que isso é mais do que suficiente para percebermos a continuidade ou não de Nani até ao final da temporada. Blá blá blá, o Nani está muito bem no Sporting, que é muito importante para a carreira dele nesta fase” Mais ou menos isto.
Para além de que também confesso cansaço da paranóia da blogosfera com os media, que não partilho de maneira nenhuma. Aliás a reacção de ontem, que mais uma vez também remete para o comunicado, foi à Lusa – que comprova as fontes oficiais. Por isso é que aparece replicada em vários media da mesma forma e não em nenhum desportivo em particular. Devem ter amuado com as reacções ao comício.
Quando eu digo que não há cláusula nenhuma até ao fim da época é porque não há, não é com certeza porque estou a ser ambíguo. Se entretanto passar a haver algum acordo novo é porque já foi feito agora.
E ainda, se desapareceu já é muito mau sinal.
Caro L,
Vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas. Concretamente, não sei se há ou não cláusula de opção para o Man U que permita com que Nani regresse a Inglaterra em Janeiro.
Sempre me guiei pela informação original de que o empréstimo era por uma época.
Estamos perante as declarações de Nani - ao vivo e não através do filtro da Imprensa - que são no mínimo ambíguas e que aparentam inferir que essa possibilidade existe. Quero crer que o jogador tem conhecimento das condições em que está emprestado ao Sporting.
Até não duvido - por não ter conhecimento de causa - de que o Man U não reserva opção alguma. Dito isto, nunca vi comunicado algum do Sporting a esclarecer a contenda. Informações por "fontes oficiais" anónimas à Lusa ou a outros não me dizem muito.
Talvez que o L possa explicar as afirmações de Nani e as razões para as mesmas.
É o meu desejo que Nani permaneça até ao final da época e não obstante o nosso actual 8.º lugar, não vejo benefício algum - para ele próprio - do seu regresso a Inglaterra nesta altura.
De L a 22.11.2014 às 09:48
Sobre se o Sporting falou ou não falou e depois de verificar que os comunicados no site oficial já só podem ser consultados até dia 14, curiosamente no único espaço da blogosfera leonina que frequento assiduamente até há um post sobre a antevisão do Paços: http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/tobias-figueiredo-et-al-1119170
E como já tinha dito nessa mesma antevisão Marco Silva também foi questionado sobre Nani e respondeu precisamente: - “Melhor do que eu, o Sporting já se pronunciou ontem sobre as cláusulas contratuais. Se aí já está respondido, não preciso de estar a garantir nada.” Isto se o treinador também ainda for uma fonte razoável. Desde o princípio que nunca percebi aliás tanta renitência por parte do caro Rui Gomes em aceitar que o Sporting já se tinha mesmo pronunciado, sobretudo quando até começou por dizer: - “…que eu saiba…”. Com toda a certeza, alguma razão haverá.
Eu também não sei o que a Direcção pretendeu com a fonte à Lusa mas à semelhança de outros casos o que se percebe para já é que não quer ficar amarrada a nada mais concreto.
Acontece que o próprio Sporting passa a tema secundário e lamento muito dizê-lo, por causa de matéria muito mais relevante. E com tamanha consideração pela Agência de Notícias de Portugal e o respeito associado pelos seus profissionais não é mesmo possível entender-mo-nos nesta matéria. Até porque me obrigaria sempre a uma declaração de interesses a que também não estou disposto. Mas não deixo de dizer entretanto que num Estado de Direito verdadeiramente Democrático há poucos alicerces tão profundos como a Agências de Noticias Publica. E uma Democracia tão recente como Portugal pode ter e tem de certeza ainda muitos problemas mas não é propriamente uma Republica das Bananas, como às vezes com muito mau gosto também se brinca. Muito embora e até por coincidência toda a última semana, que culminou esta noite com a 1ª detenção de um 1º Ministro da história da Republica, para aí também possa apontar, muito pelo contrário.
Também não sei até que ponto o distanciamento geográfico do caro Rui Gomes possa ou não ter interferido com o juízo em causa. E por favor nunca confundir, sobretudo com o carácter mais especulativo dos diários desportivos da actualidade, com que concordo como é óbvio. Portugal também já teve, como julgo que o caro também concordará, uma excelente imprensa desportiva. O negócio veio alterar muita coisa, dentro e fora do campo. Aqui está algo que valia a pena discutir, sobretudo agora que se volta a falar tanto da influência nos media. Antigamente a fórmula era, uma equipa mais ou menos, boa imprensa e arbitragens simpáticas.
É verdade que na actualidade todos os dias também se publica muito lixo e muita da imprensa verdadeiramente livre foi mais uma que ficou no Séc. XX mas aí de nós e do país quando deixarmos de ter referências. E a Lusa como já disse não é só uma referência mas um dos grandes baluartes da nossa Democracia. Não aconteceram já por acaso várias tentativas de a esvaziar, como acabaram por exemplo de sangrar mais uma vez o DN. E volto a lembrar que Portugal não chegou a este Mundo globalizado, onde os Estados se ajoelham diariamente perante interesses privados, com vários séculos de Democracia como outras Nações - mais sortudas. Também não é por acaso que entretanto surgiu inclusive legislação propositadamente para camuflar a estrutura accionista de alguns media. E perdão por qualquer coisa mas para mim era muito importante referi-lo, a propósito do futebol ou de outra área qualquer. Nunca pensei em fazê-lo na blogosfera, onde na maior parte dos casos se assiste à bizarria de só acreditar nos media quando convém. De uma coisa podemos estar todos certos sem media não há Democracia. Já para não dizer que mais de 90% das conversas sobre futebol resultam de notícias veiculadas nos media sem qualquer confirmação oficial dos clubes. E não que isso seja necessariamente mau. E também não será por acaso que o jornalismo protege como protege as suas fontes.
De L a 22.11.2014 às 09:49
Já agora e pela minha grande estima, o objecto da Lusa no seu site oficial,
“A Lusa, como única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes (media nacionais e internacionais, empresas e instituições diversas de carácter público e privado) e a prestação ao Estado Português de um serviço de interesse público relativo à informação dos cidadãos.
Além do interesse público, os princípios que orientam a atividade e comportamentos dentro da organização são a clareza, o rigor, a isenção, a pluralidade da informação, a rapidez, a qualidade e o trabalho em equipa.”
E o excerto do boletim em causa,
O Sporting reagiu nesta terça-feira às declarações de Nani após o Portugal-Argentina, tendo uma fonte "leonina" reafirmado que o clube nem sequer admite negociar o regresso do futebolista ao Manchester United na reabertura do mercado, em Janeiro.
"Não existe qualquer cláusula no contrato de empréstimo do Manchester United que preveja o regresso do Nani em Janeiro e nem sequer admitimos negociar essa possibilidade", disse à agência Lusa aquela fonte do Sporting.
A mesma fonte não quis comentar as declarações de Nani no final da partida de carácter particular entre as selecções de Portugal e da Argentina, que terminou com a vitória portuguesa por 1-0, e remeteu para o comunicado que o Sporting tornou público quando se noticiou nos órgãos de comunicação social o alegado interesse do Manchester United no regresso do jogador.
Verifico que o caro L é persistente, para não dizer teimoso, com dois "livros" para tentar sustentar sua teimosia.
Para me obrigar a dar a "mão à palmatória", apresente-me uma declaração directa, identificada e oficial do Sporting neste sentido, além das "fontes oficiais" anónimas e insinuações por parte do treinador.
Sei muito bem o que é a Lusa, até tenho o tipo de acesso que o L não terá.
Uma vez que esta Direcção se dá tão bem como comunicados, decerto que haverá um que me passou despercebido a comprovar esta questão !??
De L a 22.11.2014 às 11:18
Caro Rui Gomes,
Desta vez a resposta teve muito pouco ou nada a ver com teimosia e muito com a Lusa. De qualquer forma,
“Melhor do que eu, o Sporting já se pronunciou ontem sobre as cláusulas contratuais. Se aí já está respondido, não preciso de estar a garantir nada.”
O caro Rui Gomes chama a isto uma insinuação do treinador que o Sporting já se tinha pronunciado no dia anterior?
Ainda bem que concordamos na Lusa porque tinha ficado com a ideia da equiparação a um jornal diário, pelo qual aproveito para me penitenciar. Sendo assim, acha que a Lusa punha cá fora um boletim a citar uma fonte oficial sem o comprovar?
Mais do que o caro Rui Gomes dar ou não a mão à palmatória, que só diz respeito ao caro Rui Gomes, estava a minha convicção que o Sporting já se tinha pronunciado, admitindo inclusive outra forma que não um comunicado, de todo em todo impossível de confirmar no site oficial. Citei inclusive parte do texto no 1º comentário:
"... o acordo com o Manchester United passa pelo empréstimo de Nani até ao final da época, pelo que não existe a possibilidade do extremo português abandonar o clube de Alvalade no mercado de inverno."
Onde é que ele entretanto foi parar, com todo o respeito, já me ultrapassa. Senão for um abuso muito grande, talvez a “fonte” do caro Rui Gomes pudesse auxiliar:)
P.S. Peço desculpa pela edição dos "livros" sem parágrafos.
De L a 22.11.2014 às 10:01
Voltando ao Nani, como também já tinha dito e a fazer fé na “força” da Direcção, também não me passa pela cabeça a sua saída já em Janeiro. Se bem que sei de antemão que se o Man United fizer muita questão, c/ ou s/ cláusula… Como é mais que óbvio nestes casos e apesar de ainda ir passar muita água por baixo da ponte até Janeiro, Van Gaal nunca tomaria qualquer atitude sem falar primeiro com o jogador e nada melhor que aproveitar Nani em Old Trafford.
Já a boleia que Marco Silva tentou apanhar de Peseiro sobre as declarações de Nani em Manchester lamentavelmente não abona muito a favor de nenhum. Durante o mesmo estágio Nani também afirmou que desconhecia qualquer cláusula e de qualquer modo era assunto entre os dois clubes – provavelmente o que todos gostariam de continuar a ouvir sempre - mas Nani sabe perfeitamente o que diz em cada momento. E era exactamente pela mudança brusca nas declarações que concordo que se exigia mais que uma fonte à Lusa. Onde? Estamos só a falar do jogador mais importante da equipa e mais uma vez de uma Direcção que até queixas fez da FPF, por causa do Paulo Oliveira, onde? No site oficial! Entretanto também li a “defesa” do caro Rui Gomes sobre não criar mais sensacionalismo. Numa semana em que não se falou de outra coisa?
Mas esse sensacionalismo sobre esta temática não foi provocado pelo Sporting ?
Pode argumentar o que desejar, mas a realidade é esta: a cláusula não existe mas o Sporting reconhece que caso o Man U manifeste o desejo de o recuperar em Janeiro, tudo depende da vontade do jogador. Depois da bronca com a mensagem do Bruno no Facebook, não convém de forma alguma mexer oficialmente no assunto neste momento.
As palavras de Nani em Manchester serviram de aviso.
De L a 19.11.2014 às 10:24
Oficialmente é o quê? Mais um comício com o líder?
De Carlos N.T. a 19.11.2014 às 12:15
Algumas do ............O Record. Só fiz cópia e..
"Não sei, vamos ver, não digo que não", respondeu Nani quando questionado...................Yeah!! Temos bomba
Nani: «Regressar ao Man. United em janeiro? Não digo que não»...........Yeah!!! Recapitulando
Bruno de Carvalho chegou a ponderar processar jogadores........Yeah!!Super bomba
Nani e leões nem querem ouvir falar no Manchester United........Yeah!! Mais do mesmo
Van Gaal quer Nani de volta ao Manchester United...... Yeah!!! Mais bomba
Bruno de Carvalho: «Não vejo qualquer ataque ao presidente».... Yeah!!! Bombinha
Nani: «Não fiz mal a ninguém»...........Yeah!!! Eu também nao
Nani seguro até ao final da época
Nani: «Quem não sabe perder, também não sabe ganhar»......Yeah!!! Ufff !! Basta
Nao teem mais nada para noticiar!!!!
Viva o Record que sao amigos, amigalhaços.
É quase prá dizer: O Sporting vende melhor. Os adeptos sportinguistas tem mais guita. Sao mais ricos.......Será esta a estratégia???
De Schmeichel a 19.11.2014 às 10:54
O que me deixa mais confuso é o próprio jogador não perceber que não será titular no Man.Utd , e que pelos comentários que tenho lido dos próprios adeptos ingleses eles não estão assim com tantas saudades dele. E é isto que me deixa confuso, é o próprio jogador não perceber a sorte que tem de estar num clube que lhe dá a oportunidade da titularidade ininterrupta (mesmo jogando mal), que lhe permitiu regressar à uma boa forma física e mental, e estragar isso tudo para ir para o Man.Utd para ser novamente suplente, é isto que não tem sentido...
Pelo menos que termine uma época inteira a jogar, coisa que não o faz à muitos anos!
De Anónimo a 19.11.2014 às 11:12
A alternativa de jogar no oitavo lugar da liga portuguesa também não é propriamente aliciante....deve ser frustrante dar o maximo durante 90 minutos para depois vir um Mauricio ou um Sarr deitar tudo por agua abaixo. Por fim, se as relações com o presidente pioraram então o scp está em maus lençois...
carlos
De Schmeichel a 19.11.2014 às 12:06
Então porque é que veio para o Sporting?
O Man.Utd não joga competições europeias, já foi eliminado da Taça, e está em 7º, também não é grande coisa... podes dizer que é a Premier League, mas ele está em Inglaterra desde 2007...
Já fez mais minutos este ano que nas ultimas 2 épocas, ele tem é de perceber que tem de jogar e não ficar no banco.
Aliás, até digo mais, fazia-lhe bem é sair no fim do ano, para um clube tipo Juventus ou Atlético Madrid.
De Carlos N.T. a 19.11.2014 às 12:32
Ò xará(pessoa com o mesmo nome), isso é muito mau...muito mau mesmo. Quero dizer o comentário
Se és sportinguista... e estás desmotivado... Tem calma que este Sporting ainda vai ganhar alguma coisa
Se és dos outros.... pois sim, o medo nao te deixa pensar claramente
P.S. Olha aí, o comentário do Schmeichel !!
De Pedro Miguel a 19.11.2014 às 16:36
Boas,
Isto é que tem sido umas semanas bem atribuladas. Eu como tenho uma teoria, que lhe podem chamar da conspiração, sobre os últimos acontecimentos na nossa vida desportiva, resumo-me a deixar somente uma opinião sobre ontem.
O problema para mim, não está no que foi dito, mas como foi dito. Se repararem bem na postura, quando lhe mencionam os adeptos, ele responde afavelmente e sorridente, e, quando lhe perguntam sobre a hipótese de saída, a resposta é tensa e com uma postura de sobranceria. Havia muita forma se fugir a essa pergunta, bastava dizer, " isso é com os clubes", pelo que, acredito piamente que Nani esteja a querer forçar a saída, indo ao encontro do ambicionado pelos pasquins e adversários do Sporting.
Um Sporting candidato ao título com Nani assustou bastante, 8 pts de atraso fizeram o restante, a vinda dele foi um choque tremendo para os nossos adversários, e, quando outras questões se levantam, jamais poderíamos disputar os 2 primeiros lugares do nosso campeonato em igualdade de circunstâncias, esta é a verdadeira razão dos ataques constantes de que somos alvo.
Alguém tem dúvidas, que serão aqueles com interesses em carnide e freixo que irão financiar a Liga e os atrasos dos salários dos árbitros? Com toda a certeza, não serão carnide e freixo que o irão fazer, mas sim, quem por trás deles está.
Jamais nós nos poderíamos intrometer porque existe a plena convicção que um Sporting vencedor significa que o clube da fruta ficará mais fragilizado, porque, quer se queira quer não, ainda somos a 2ª maior força de adeptos e a Maior! força desportiva em Portugal.
We must see the bigger picture
SL