Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

nani-532561.jpg

 

Afirmação algo estranha - no mínimo surpreendente - de Nani após o encontro entre Portugal e a Argentina deixa dúvidas quanto à sua continuidade no Sporting até ao final da presente temporada:

 

«É bom sentir carinho dos adeptos (ingleses). Estou num bom momento, vou continuar a trabalhar assim. Regressar ao Manchester United em Janeiro ? Não sei, vamos ver... não digo que não.»

 

A questão é se o acordo entre o Sporting e os "Red Devils" contempla ou não o regresso do jogador durante a abertura de transferências em Janeiro. Sempre constou que essa cláusula não está estipulada, no entanto, que eu saiba, o Sporting nunca se pronunciou oficialmente sobre esta matéria e, através desta afirmação, Nani aparenta não descartar a possibilidade.

 

O que é que terá motivado Nani a falar da maneira que falou, sabendo, indubitavelmente, que iria precipitar um furor de dúvidas ?

 

publicado às 03:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.11.2014 às 16:12

Caro L,

Vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas. Concretamente, não sei se há ou não cláusula de opção para o Man U que permita com que Nani regresse a Inglaterra em Janeiro.

Sempre me guiei pela informação original de que o empréstimo era por uma época.

Estamos perante as declarações de Nani - ao vivo e não através do filtro da Imprensa - que são no mínimo ambíguas e que aparentam inferir que essa possibilidade existe. Quero crer que o jogador tem conhecimento das condições em que está emprestado ao Sporting.

Até não duvido - por não ter conhecimento de causa - de que o Man U não reserva opção alguma. Dito isto, nunca vi comunicado algum do Sporting a esclarecer a contenda. Informações por "fontes oficiais" anónimas à Lusa ou a outros não me dizem muito.

Talvez que o L possa explicar as afirmações de Nani e as razões para as mesmas.

É o meu desejo que Nani permaneça até ao final da época e não obstante o nosso actual 8.º lugar, não vejo benefício algum - para ele próprio - do seu regresso a Inglaterra nesta altura.
Sem imagem de perfil

De L a 22.11.2014 às 09:48

Sobre se o Sporting falou ou não falou e depois de verificar que os comunicados no site oficial já só podem ser consultados até dia 14, curiosamente no único espaço da blogosfera leonina que frequento assiduamente até há um post sobre a antevisão do Paços: http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/tobias-figueiredo-et-al-1119170
E como já tinha dito nessa mesma antevisão Marco Silva também foi questionado sobre Nani e respondeu precisamente: - “Melhor do que eu, o Sporting já se pronunciou ontem sobre as cláusulas contratuais. Se aí já está respondido, não preciso de estar a garantir nada.” Isto se o treinador também ainda for uma fonte razoável. Desde o princípio que nunca percebi aliás tanta renitência por parte do caro Rui Gomes em aceitar que o Sporting já se tinha mesmo pronunciado, sobretudo quando até começou por dizer: - “…que eu saiba…”. Com toda a certeza, alguma razão haverá.
Eu também não sei o que a Direcção pretendeu com a fonte à Lusa mas à semelhança de outros casos o que se percebe para já é que não quer ficar amarrada a nada mais concreto.
Acontece que o próprio Sporting passa a tema secundário e lamento muito dizê-lo, por causa de matéria muito mais relevante. E com tamanha consideração pela Agência de Notícias de Portugal e o respeito associado pelos seus profissionais não é mesmo possível entender-mo-nos nesta matéria. Até porque me obrigaria sempre a uma declaração de interesses a que também não estou disposto. Mas não deixo de dizer entretanto que num Estado de Direito verdadeiramente Democrático há poucos alicerces tão profundos como a Agências de Noticias Publica. E uma Democracia tão recente como Portugal pode ter e tem de certeza ainda muitos problemas mas não é propriamente uma Republica das Bananas, como às vezes com muito mau gosto também se brinca. Muito embora e até por coincidência toda a última semana, que culminou esta noite com a 1ª detenção de um 1º Ministro da história da Republica, para aí também possa apontar, muito pelo contrário.
Também não sei até que ponto o distanciamento geográfico do caro Rui Gomes possa ou não ter interferido com o juízo em causa. E por favor nunca confundir, sobretudo com o carácter mais especulativo dos diários desportivos da actualidade, com que concordo como é óbvio. Portugal também já teve, como julgo que o caro também concordará, uma excelente imprensa desportiva. O negócio veio alterar muita coisa, dentro e fora do campo. Aqui está algo que valia a pena discutir, sobretudo agora que se volta a falar tanto da influência nos media. Antigamente a fórmula era, uma equipa mais ou menos, boa imprensa e arbitragens simpáticas.
É verdade que na actualidade todos os dias também se publica muito lixo e muita da imprensa verdadeiramente livre foi mais uma que ficou no Séc. XX mas aí de nós e do país quando deixarmos de ter referências. E a Lusa como já disse não é só uma referência mas um dos grandes baluartes da nossa Democracia. Não aconteceram já por acaso várias tentativas de a esvaziar, como acabaram por exemplo de sangrar mais uma vez o DN. E volto a lembrar que Portugal não chegou a este Mundo globalizado, onde os Estados se ajoelham diariamente perante interesses privados, com vários séculos de Democracia como outras Nações - mais sortudas. Também não é por acaso que entretanto surgiu inclusive legislação propositadamente para camuflar a estrutura accionista de alguns media. E perdão por qualquer coisa mas para mim era muito importante referi-lo, a propósito do futebol ou de outra área qualquer. Nunca pensei em fazê-lo na blogosfera, onde na maior parte dos casos se assiste à bizarria de só acreditar nos media quando convém. De uma coisa podemos estar todos certos sem media não há Democracia. Já para não dizer que mais de 90% das conversas sobre futebol resultam de notícias veiculadas nos media sem qualquer confirmação oficial dos clubes. E não que isso seja necessariamente mau. E também não será por acaso que o jornalismo protege como protege as suas fontes.
Sem imagem de perfil

De L a 22.11.2014 às 09:49

Já agora e pela minha grande estima, o objecto da Lusa no seu site oficial,
“A Lusa, como única agência de notícias portuguesa de âmbito nacional, tem como objetivo a recolha e tratamento de material noticioso ou de interesse informativo, a produção e distribuição de notícias a um alargado leque de utentes (media nacionais e internacionais, empresas e instituições diversas de carácter público e privado) e a prestação ao Estado Português de um serviço de interesse público relativo à informação dos cidadãos.
Além do interesse público, os princípios que orientam a atividade e comportamentos dentro da organização são a clareza, o rigor, a isenção, a pluralidade da informação, a rapidez, a qualidade e o trabalho em equipa.”
E o excerto do boletim em causa,
O Sporting reagiu nesta terça-feira às declarações de Nani após o Portugal-Argentina, tendo uma fonte "leonina" reafirmado que o clube nem sequer admite negociar o regresso do futebolista ao Manchester United na reabertura do mercado, em Janeiro.
"Não existe qualquer cláusula no contrato de empréstimo do Manchester United que preveja o regresso do Nani em Janeiro e nem sequer admitimos negociar essa possibilidade", disse à agência Lusa aquela fonte do Sporting.
A mesma fonte não quis comentar as declarações de Nani no final da partida de carácter particular entre as selecções de Portugal e da Argentina, que terminou com a vitória portuguesa por 1-0, e remeteu para o comunicado que o Sporting tornou público quando se noticiou nos órgãos de comunicação social o alegado interesse do Manchester United no regresso do jogador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.11.2014 às 10:03

Verifico que o caro L é persistente, para não dizer teimoso, com dois "livros" para tentar sustentar sua teimosia.

Para me obrigar a dar a "mão à palmatória", apresente-me uma declaração directa, identificada e oficial do Sporting neste sentido, além das "fontes oficiais" anónimas e insinuações por parte do treinador.

Sei muito bem o que é a Lusa, até tenho o tipo de acesso que o L não terá.

Uma vez que esta Direcção se dá tão bem como comunicados, decerto que haverá um que me passou despercebido a comprovar esta questão !??
Sem imagem de perfil

De L a 22.11.2014 às 11:18

Caro Rui Gomes,

Desta vez a resposta teve muito pouco ou nada a ver com teimosia e muito com a Lusa. De qualquer forma,

“Melhor do que eu, o Sporting já se pronunciou ontem sobre as cláusulas contratuais. Se aí já está respondido, não preciso de estar a garantir nada.”

O caro Rui Gomes chama a isto uma insinuação do treinador que o Sporting já se tinha pronunciado no dia anterior?

Ainda bem que concordamos na Lusa porque tinha ficado com a ideia da equiparação a um jornal diário, pelo qual aproveito para me penitenciar. Sendo assim, acha que a Lusa punha cá fora um boletim a citar uma fonte oficial sem o comprovar?

Mais do que o caro Rui Gomes dar ou não a mão à palmatória, que só diz respeito ao caro Rui Gomes, estava a minha convicção que o Sporting já se tinha pronunciado, admitindo inclusive outra forma que não um comunicado, de todo em todo impossível de confirmar no site oficial. Citei inclusive parte do texto no 1º comentário:

"... o acordo com o Manchester United passa pelo empréstimo de Nani até ao final da época, pelo que não existe a possibilidade do extremo português abandonar o clube de Alvalade no mercado de inverno."

Onde é que ele entretanto foi parar, com todo o respeito, já me ultrapassa. Senão for um abuso muito grande, talvez a “fonte” do caro Rui Gomes pudesse auxiliar:)

P.S. Peço desculpa pela edição dos "livros" sem parágrafos.
Sem imagem de perfil

De L a 22.11.2014 às 10:01

Voltando ao Nani, como também já tinha dito e a fazer fé na “força” da Direcção, também não me passa pela cabeça a sua saída já em Janeiro. Se bem que sei de antemão que se o Man United fizer muita questão, c/ ou s/ cláusula… Como é mais que óbvio nestes casos e apesar de ainda ir passar muita água por baixo da ponte até Janeiro, Van Gaal nunca tomaria qualquer atitude sem falar primeiro com o jogador e nada melhor que aproveitar Nani em Old Trafford.

Já a boleia que Marco Silva tentou apanhar de Peseiro sobre as declarações de Nani em Manchester lamentavelmente não abona muito a favor de nenhum. Durante o mesmo estágio Nani também afirmou que desconhecia qualquer cláusula e de qualquer modo era assunto entre os dois clubes – provavelmente o que todos gostariam de continuar a ouvir sempre - mas Nani sabe perfeitamente o que diz em cada momento. E era exactamente pela mudança brusca nas declarações que concordo que se exigia mais que uma fonte à Lusa. Onde? Estamos só a falar do jogador mais importante da equipa e mais uma vez de uma Direcção que até queixas fez da FPF, por causa do Paulo Oliveira, onde? No site oficial! Entretanto também li a “defesa” do caro Rui Gomes sobre não criar mais sensacionalismo. Numa semana em que não se falou de outra coisa?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.11.2014 às 10:16

Mas esse sensacionalismo sobre esta temática não foi provocado pelo Sporting ?

Pode argumentar o que desejar, mas a realidade é esta: a cláusula não existe mas o Sporting reconhece que caso o Man U manifeste o desejo de o recuperar em Janeiro, tudo depende da vontade do jogador. Depois da bronca com a mensagem do Bruno no Facebook, não convém de forma alguma mexer oficialmente no assunto neste momento.

As palavras de Nani em Manchester serviram de aviso.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo