Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reunião do universo leonino

Rui Gomes, em 28.02.19

 

ab15d92e66376278721ba6577a0a030f.jpg

 

Foi realizada uma reunião ao longo desta quarta-feira na Academia de Alcochete, mediada por Tomaz Morais, que contou com a presença de mais de 300 colaboradores do Sporting e todos os elementos do Conselho Directivo.

 

Entre outras considerações, Frederico Varandas teve isto para dizer:

 

"Eu sou apenas um soldado com mais responsabilidade. É extremamente importante as pessoas perceberem o grau de exigência desta missão. Muitas vezes pensamos que uma missão terminará bem, com o Sporting a vencer, mas muitas vezes existem percalços, existem quedas e existem derrotas. Esta estrutura não pode ceder nem duvidar da sua competência e do caminho que temos de trilhar".

 

O director desportivo Hugo Viana, um dos oradores na reunião:

 

"É sempre importante mantermo-nos unidos. Na reunião falámos da dinâmica e dos valores que queremos incutir na primeira equipa. Esses valores são, de uma maneira geral, os do Clube. O Sporting é enorme e devemos partilhar ideias e experiências".

 

Segundo o prospecto enviado à CMVM, o Sporting vai antecipar receitas do contrato com a NOS, para regularizar duas operações realizadas em 2014 no âmbito da reestruturação financeira.

 

A administração da SAD revela no referido documento que, à data de hoje, o respectivo "fundo de maneio e os saldos de caixa e equivalentes não são suficientes para cobrir as suas necessidades nos próximos doze meses, necessidades estas que se estimam em cerca de 65 milhões de euros, dos quais 41 milhões de euros até 30 de Junho de 2019".

 

O Sporting comunicou à CMVM a negociação em mercado regulamentado de 28 milhões de euros em acções, com o valor nominal de 1 euro cada, representativas de 41,79% do capital da SAD.

 

Trata-se de uma formalidade que decorre de uma exigência legal que deveria ter sido cumprida pela anterior Direcção, pois resulta de duas operações realizadas no âmbito do plano da reestruturação financeira: a fusão por incorporação na Sporting SAD da SPM, com transferência do património da SPM para a Sporting SAD (fusão que implicou um aumento de capital da SAD em 8 milhões de euros, correspondente a 8 milhões de novas acções, a 1 euro cada); e a conversão de um crédito de 20 milhões de euros da Holdimo em capital da SAD, através de emissão de 20 milhões de novas acções, a 1 euro cada).

 

Francisco Zenha, vice-presidente responsável pelas finanças do Sporting, em declarações à Lusa:

 

Se me pergunta se é preciso vender jogadores agora, digo que não, não é preciso. O que estou a trabalhar, diz-me que não é preciso. Concluídas as operações que estamos a trabalhar, nós temos uma situação perfeitamente confortável desse ponto de vista. Venderemos jogadores se houver a proposta certa para eles, se houver interesse nisso, em função da estruturação do plantel.

 

Não há nenhum clube que não viva de vender jogadores de futebol. Benfica e FC Porto têm vivido mais disso, porque têm vendido mais, e nós não somos diferentes. Vender um jogador é parte da nossa actividade corrente, mas essa gestão tem de ser feita de forma inteligente, como estamos a fazer - e acho que o provámos no "mercado" de Janeiro - para contratar bem e vender bem".

 

publicado às 05:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


158 comentários

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 28.02.2019 às 06:53

A necessidade de antecipação de um valor considerável das receitas do contrato da NOS é um sinal de fumo negro que irá provocar contestação no universo leonino , um sinal nada positivo para a gestão do Drº Varandas .

Á posterior , apartir de Julho ainda a necessidade de mais outro tanto até final do ano , espero que a estratégia nao passe pelo desinvestimento da equipa de futebol e das modalidades , se assim acontecer tudo terá forçosamente que ser de novo repensado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 08:09

Qualquer que fosse o novo presidente iria enfrentar situação idêntica, pelo buraco que o lunático criou.

Até parece que receber adiantado dos direitos televisivos é alguma novidade.

Sempre se suspeitou que a situação era má e agora confirma-se.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2019 às 08:21

Bom dia Julius, não vejo outra alternativa a esta Direção, que não seja, entre outras coisas, desinvestir na equipa de futebol e nas modalidades. A gestão deve ser feita com a razão e qualquer empresa que esteja na difícil situação financeira do Sporting ?, não teria outra solução que rever a sua estrutura de custos operacionais. Mas talvez o Julius, que parece ser esclarecido, tenha sugestões a fazer a esta direção do Sporting ?.
Alias, eu aproveitaria para fazer uma sugestão ao Rui Gomes: fazer um debate neste blogue sobre a estratégia para os próximos anos para o SCP. Este excelente blogue, com a enorme qualidade dos seus intervenientes, (desde logo, o próprio Rui Gomes, mas também o Nação Valente, o Leão Zargo, Rampante ou ainda um Drake Wilson - algo afastado ultimamente), que produzem textos de grande qualidade, com profundidade e visão estratégica (razão pela qual, este é o meu blogue preferido, apesar de ser benfiquista). Mas não só, os participantes mais frequentes neste blogue, como o próprio Julius, Mike, Schemeikel, etc, que apesar de frequentemente deixarem a emoção dominar o pensamento (o que em matéria de futebol é um elemento legitimo, a ter em conta em qualquer estratégia), têm certamente contribuições responsáveis a aportar.
A marca Sporting é a segunda marca mais valiosa no mercado português, é o clube com a segunda mais importante massa de adeptos em Portugal, um clube eclético com um historial fantástico. O que está a fazer o Sporting, sistematicamente, a traz de outro clube com menos potencial que o vosso clube ?
Nesta altura, para alguns a questão é: " porque raio, um lampião, estará tão interessado na estratégia do Sporting ?"
Porque sinceramente, gostaria de voltar a ver o Sporting a ocupar o seu lugar histórico, de disputar os títulos com o Benfica, de ser o nosso adversário principal.
Sem imagem de perfil

De Fuzo a 28.02.2019 às 08:23

Peço desculpa, o texto é do Fuzo.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 07:31

O que tenho a dizer sobre esta questão é que, se era para isto, mais valia FV nem ter concorrido. Afinal no que é que ficamos ? Na sexta feira passada iriamos voltar a ter a melhor academia do país, na quarta feira seguinte já só temos dinheiro para mais um mês.

Se não arranja alternativas financeiras (tal como JMR disse e pelos vistos tinha razão) para que se candidatou ?

Estou muito desapontado com tudo isto
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 08:05

Esperava milagres em 6 meses de mandato?

Se Ricciardi tivesse sido eleito, resolvia o problema como?... Montava uma fábrica de fazer dinheiro?

Não é surpresa alguma o lunático ter deixado o Sporting num enorme buraco. Sempre se esperou que fosse esse o caso e agora confirna-se.

Eu detesto comentar questões financeiras, mas acho que devemos ser justos com a análise do estado de coisas.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 09:08

Não Rui, não esperava milagres, esperava soluções ao nivel de investimentos exterior ao clube.

Para chegar lá e dizer que não há dinheiro e que temos que vender tudo, qualquer um servia, não é preciso ser nenhum especialista em finanças nem nenhum ser super dotado.

Quando me referi a JMR, fi-lo tendo em conta o que este afirmou há uns meses, que FV não tinha qualquer estratégia nem solução para os problemas financeiros do Sporting (não estou a falar na altura da campanha eleitoral)
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.02.2019 às 11:14

O meu receio é o aplicar de receitas do passado que não funcionam, como a venda de jogadores ao desbarato, venda de património, etc.
Mais do que saber o caminho trilhado, queremos saber onde estamos e para onde queremos ir.
Para quem se apresentou na campanha como tendo as soluções todas ao nível desportivo e financeiro...FV tem desiludido.
Soluções já faladas no tempo de BdC e nunca concretizadas, como o naming do estádio e pavilhão ficaram na gaveta?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 11:17

Onde estava esse rigor de exigência com o lunático ao leme???

Vocês são muito (pouco) engraçados!!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.02.2019 às 11:21

Lá tinha o Rui Gomes com o BdC que nunca mais vai ser nada no clube.
Então tínhamos que falar dos anteriores presidentes e nunca mais saímos disto.
O Rui quer desculpas, eu quero soluções que o próprio FV disse ter.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 11:24

O que eu não quero, ou pelo menos não aprecio, é hipocrisia!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.02.2019 às 12:09

FV disse ou não disse que tinha as soluções para o clube!?
Disse ou não disse que o clube estava bem desportiva e financeiramente!?

As últimas piruetas significam muito daquilo que se desconfiava antes e depois das eleições.
O que vale é que lá mais para frente ninguém votou no homem, como é típico em Portugal em qualquer acto eleitoral.
Já aqui escrevi várias vezes que os verdadeiros desafios desportivos e financeiros vinham perto do verão.
Vamos ver como FV se safa com o plano traçado...
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 15:12

Então mas agora para tudo temos que trazer o tresloucado ao barulho ? Uma coisa é o mal que para trás está feito, outra, bem diferente é a prespectiva de futuro (ou neste caso, quanto a mim de nenhum futuro)
Sem imagem de perfil

De Borges Coutinho a 28.02.2019 às 09:55

Parece-me um juizo injusto e precipitado, Mike. Varandas herdou a situação, não a criou.

Que pode ele fazer a não ser baixar a despesa e antecipar receitas? Permitir que o Sporting entre na espiral dos salários em atraso?

É tempo de vender os aneis para ficarem os dedos.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 15:14

Mas alguém disse que ele a criou ?

Desculpe que lhe diga, mas não sei como arranja paciencia para comentar os assuntos de outro clube que não o seu.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 15:56

É muito simples: o Sporting é um verdadeiro case-study, e geralmente para o que não deve ser feito.
Uma boa ferramenta de aprendizagem!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 16:24

Por razões diferentes do que também são o Benfica e FC Porto, mas não sei se o que há a aprender com estes é verdadeiramente legal.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 17:20

Não nos enganemos!
A menos que haja alguma revolução, não estou a ver que Benfica e Porto (só para falar dos “maiores”) escapem, mais cedo ou mais tarde, a sérios problemas.
Infelizmente, para o Sporting, e atendendo a gestão dos últimos (largos) anos e à machadada que levou com os acontecimentos de Alcochete e, presumivelmente, com os atos de (des)gestão do BdC (a saber com mais pormenor), a crise financeira chegou bem mais cedo, “apenas” isso!

Eu já o tinha dito, na altura das eleições, que mais uma vez os Sportinguistas tiveram “pontaria” para a escolha da sua liderança! Tiveram o azar de não haver grandes candidatos, mas pior que isso (e, obviamente, na minha opinião) voltaram a escolher errado, por várias razões. Agora, é acreditar que esta direção consiga fazer alguma coisa de positivo e que, principalmente, não cometa erros graves e levar este mandato até ao fim. Querer fazer já uma (nova) destituição, não levar este mandato até ao fim é, para mim, pura idiotice e, novamente, dar um tiro no pé! Ainda só passaram 6 meses, para perceber da “bondade” de uma gestão é necessário mais tempo, principalmente para a situação atual do clube/SAD.

Quanto a mim, há sinais relativamente preocupantes, vá lá, de levantar o sobrolho, para algumas ações e comunicações da direção, mas há que dar ainda o beneficio da duvida.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 17:29

Vamos ser honestos e realistas...

Sem menosprezar a preocupante situação financeira do Clube - que na realidade não é novidade alguma - os sinais de "alarme" devem-se exclusivamente a dois factores:

- Os meios de comunicação do actual Conselho Directivo, que deixam alguma/muita ambiguidade no ar;

- Os resultados da equipa principal de futebol.

Tudo o resto é conversa de café.
Sem imagem de perfil

De José Nunes a 28.02.2019 às 16:23

O que resta abrir o capital da SAD e fazer um aumento de capital para entrada de um investidor?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 16:29

Bem... não sei se esta informação está cem por cento actualizada, porque não fiz pesquisa, mas se a memória me serve bem, a Holdimo tem quase 30% do capital social (29 e qualquer coisa) e a SGPS 59%.
Sem imagem de perfil

De José Nunes a 28.02.2019 às 16:35

Bem sei Rui.

Mas se a SAD não consegue gerar receitas suficientes e se fez um empréstimo obrigacionista que não conseguiu reembolsar a tempo e teve dificuldade em colocar todo o montante no novo que fez, um aumento de capital seria uma possibilidade.
Situações como o naming do estádio e do pavilhão são sempre situações demoradas e com negociações complicadas, a a entrada desse capital pode demorar meses senão mesmo anos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 16:43

Não sou muito conhecedor desta matéria caro José Nunes, mas parece-me que a margem disponível é mínima.

Creio, no entanto, que quem se encontra no Sporting estará a analisar todas as vias ao alcance.

Uma solução imediata, mas que está muito morosa e pelos vistos complicada, seria os casos pendentes das rescisões que sendo favorável ao Clube permitiria um encaixe muito substancial. Estou a referir-me a Gelson Martins, Rafael Leão e Daniel Podence.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 17:30

Relativamente ao assunto das rescisões, e nem sequer consigo ter opinião sobre para que lado a situação possa pender, penso que poderá haver um problema de timing, mesmo que as coisas sejam favoráveis ao Sporting. É de desconfiar (sem base em conhecimento, só pura especulação) que o assunto possa demorar ainda muito tempo, quer para a decisão quer para a implementação do que for a decisão. Ainda por cima, com um risco de ser o Sporting a poder ser sentenciado com algumas indemnizações (a meu ver, pouco provável, mas...).

Desconfio que a direção tenha que ter soluções alternativas (e de curto prazo) para resolver os problemas financeiros. Não há de ter muitas!

O FV não há de querer dizer isso, porque não é isso que os sócios e adeptos querem ouvir, mas a menos de “milagre”, recuperação financeira e resultados desportivos são forças, neste momento, de direção oposta! Há muitos (e até se vê aqui neste blog) que tem a ilusão de que não é assim. O milagre poderá vir, mas com solução ou soluções que não serão, hoje, do agrado dos sócios.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 17:35

Essa é, sem dúvida, uma preocupação óbvia. Para ser sincero, nem compreendo as razões que tornam estes casos tão morosos, mas é assim que funciona o sistema.

A partir do momento que a FIFA decidou não intervir, este cenário era de antecipar, infelizmente.

Em última análise, os dirigentes do Sporting terão de conduzir a gestão do Clube sem contar com isto, até porque não há garantia alguma que as decisões serão favoráveis ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 17:42

Exatamente. Não diria, nem me explicaria, melhor.
Vem, sem dúvida, tempos difíceis para o Sporting. Mas já não é novidade nenhuma, já desde algum tempo!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.02.2019 às 08:05

Bem, esta questão não pode ser imputada à atual direção visto ter a ver com a reestruturação financeira. No entanto, fico boqueaberto com o facto de Varandas e a sua equipa, aparentemente, não saberem desta necessidade na altura das eleições. Mostra que fizeram mal o trabalho de casa. E não me venham com a conversa de que Ricciardi tinha soluções para isto tudo, pois em tantos anos no clube nunca lá meteu um tostão que fosse.

Agora, vamos ter que antecipar receitas futuras, mas pelo menos, espero que seja para concluir todo o processo da reestruturação e que o clube fique mais desafogado para o futuro.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.02.2019 às 08:14

Já agora também gostava de saber porque é que isto não foi falado na conferência de imprensa, com este detalhe?
Imagem de perfil

De Nicolae Santos a 28.02.2019 às 09:09

Correndo o risco de estar a escrever asneiras, creio que este tipo de operações têm que ser comunicadas à CMVM em primeira mão, o que não aconteceria se tivessem sido anunciadas em conferência de imprensa.
A questão é se a conferência de imprensa não deveria ter sido feita depois do anúncio da operação. Eu acho que sim e que a Direcção errou no timing.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 08:15

Qualquer que fosse a direcção eleita, só teria verdadeiro conhecimento do estado de coisas depois de estar lá dentro.

Não se trata de defender Varandas, ou outro, mas há muito que se suspeitava que quem seguisse o lunático na liderança iria herdar uma situação muito complicada.

Não é a primeira vez que o Sporting adianta receitas futuras.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.02.2019 às 08:17

Mas podiam ter falado desta antecipação e deste detalhes na conferência de imprensa. O facto de não o terem feito, deixa-me com a sensação de desconfiança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 08:25

Na realidade, nada alterava, mas essa questão só a Direcção poderá esclarecer.

Para ser sincero, não me parece que seja esse o problema, mas sim o estado em que o Sporting se encontra, que, a bem dizer, não é surpresa alguma considerando a anterior liderança.

O que se pagou ao melhor treinador do planeta e arredores dava para cobrir o que agora teremos de pedir adiantado à NOS.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.02.2019 às 08:30

A questão é só uma.
Como meter a equipa na fase de grupos da liga dos campeões? Porque se isso acontecer, entram imediatamente €20M na conta.

Este ano isso já não vai acontecer. É preciso planear como se vai fazer isso para o ano que vem. É a única forma de manter a equipa competitiva em relação aos outros 2 grandes.
Sem imagem de perfil

De JCN a 28.02.2019 às 09:00

Parece-me um mau princípio gerir o que quer que seja a pensar no sucesso amanhã. Essa foi aliás a receita de BdC.

O Sporting tem que repensar a sua política de contratações. Tem que respirar fundo. Tem que voltar a olhar para Alcochete e ter um treinador que perceba que é lá que está o futuro.

O Sporting não tem que pensar como chegar à champions para pagar as dívidas. Tem que pensar em pagar as dívidas, ter um orçamento equilibrado, para depois sim, chegar com consistência à champions.

Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 28.02.2019 às 14:51

Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 17:38

Se está à espera que a entrada na liga dos campeões seja a solução dos problemas financeiros do Sporting (pelo menos no curto/médio prazo) pode, desde já, encomendar a sua “alma” (do Sporting SAD) ao criador!

Espere que a direção de FV (e próximas) tenham outras cartas na manga!

Isso é que esperar pelo ovo de ouro no c* da galinha! (Sem intenção de trocadilhos :) )
Sem imagem de perfil

De Paulo Marques a 28.02.2019 às 13:45

Estavam mais interessados em lavar roupa suja, é uma forma sui generis de eles unirem o Sporting
Sem imagem de perfil

De José Nunes a 28.02.2019 às 08:53

Isto só se resolve com aumento de receitas. A reestruturação financeira só tem sucesso se a SAD conseguir aumentar as suas receitas.

Não sendo especialista, mas tendo em conta que todas as principais receitas foram vendidas à NOS e já antecipadas (tv, publicidade camisola, pub estática) o que resta ao clube para ter um significativo aumento de receitas?

Vender jogadores parece-me que seria o passo, só que os principais que podiam render dinheiro já foram vendidos ou saíram da maneira que se sabe, resta neste momento Bruno Fernandes e Acuna como os que podem fazer entrar dinheiro pra colmatar as dificuldades de tesouraria, a outra possibilidade é o apuramento pra champions, mas neste momento isso parece-me muito difícil e sem dinheiro pra jogadores isso vai ser cada vez mais difícil.
Tudo o resto que se chama reestruturação financeira é só empurrar o problema pra frente, senão houver capacidade de gerar receitas em valores significativos.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.02.2019 às 09:01

É desta mentalidade que tenho receio…. estes são tão bons e os outros eram tão maus, que estes agora vêm falar de saldos em caixa insuficientes…. acho isto uma falta de capacidade de liderança de um clube como o Sporting chocante!

1) O que mudou desde que o Varandas foi eleito que o obrigasse a fazer este tipo de comunicado? Isto não é desvalorizar o valor da marca Sporting? Como poderá ele nos próximos tempos ter força negocial?

2) Porque razão os nossos 2 rivais que anteciparam 100M€, nunca os ouvi a falar de incapacidade financeira, e nós que queremos antecipar menos receita temos de falar nestes termos?

3) Se não há dinheiro, porque razão fomos os maiores investidores de inverno? com que dinheiro investimos? e com que finalidade?
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 09:11

200% de acordo
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.02.2019 às 13:33

Só uma nota. O investimento na equipa "no inverno" justifica-se por claras deficiências no plantel, situação que esta Direcção herdou. Mas por outro lado, e sem ter feito as contas, as vendas, e as saídas com redução substancial de salários elevados, devem ter equilibrado esta situação. Temos quer ser minimamente rigorosos no debate.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 13:39

No que diz respeito a entradas e saídas, há uma diferença de sensivelmente 8 milhões de euros brutos.

Mas, como o caro Nação Valente refere, a folha salarial foi reduzida substancialmente. Creio que era este o objectivo principal, sem, na ideia da SAD, baixar a qualidade do plantel.

Mas ainda há um outro problema, embora mais secundário: temos cerca de 27 jogadores emprestados e não sabemos quanto isso implica em termos de salários, ou seja, se apesar do empréstimo o Sporting ainda assume uma percentagem de alguns vencimentos. Vem-me à ideia Alan Ruiz, por exemplo.

Tudo isto foi herdado pela actual Direcção.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 28.02.2019 às 15:17

Deficiencias de plantel essas que foram criteriosamente colmatadas... só faltou acrescentar essa parte.

Caramba, tirando Borja, nenhum dos que chegou é melhor dos que já cá tinhamos.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.02.2019 às 17:01

Preso por ter cão e preso por não ter, Ou seja crítica por gastar dez milhões e critica pelaa aquisições. Meu caro, jogadores de grande qualidade não se compram com esse dinheiro. Se os que vieram são melhores, é discutível. O facto é que são todos titulares incluindo os da CG. Especificando: Diaby, Gudelj, Illori Doumbia (em adaptação) entre outros.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.02.2019 às 17:31

Nação Valente,

Não posso aceitar o seu argumento…. então o presidente do nosso clube vem afirmar que o Sporting tem problemas de tesouraria prementes e despede o treinador… o novo treinador fez com que passados 10 anos jogámos sem nenhum jogador da formação, e somos o clube mais gastador do mercado de inverno…. Isto são opções estratégicas e de gestão do Varandas…. não foi o Cintra nem o BdC que tomaram estas decisões….. Se me dizem que poupámos 8M em ordenados, então que se utilizasse esse dinheiro para equilibrar as contas, o que o Varandas fez foi precisamente o contrário!

O que se está a passar é claro para mim….. o Varandas está a imitar o BdC na exponenciação dos problemas que herdou, para com isso exponenciar as soluções a encontrar no futuro….. Trata-se simplesmente de uma estratégia para adormecer as perguntas e criticas dos sócios do Sporting….
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.02.2019 às 19:03

Schmeichel,

Opiniões são opiniões. O sporting está acima de qualquer Presidente. Compete ao actual agir em função dos interesses do Sporting. Quando o seu mandato tiver tempo útil para se fazer uma avaliação com dados concretos, pronunciar-me ei.
Imagem de perfil

De Nicolae Santos a 28.02.2019 às 09:16

Em relação ao seu ponto nº2, desconheço em que moldes o FC Porto antecipou receita, mas no caso do Benfica foi para abater a parte do passivo que tinha juros mais altos. Se não estou em erro foram cerca de 90 M€ com acréscimo de juros operacionais por volta dos 15 ou 16 M€.
A gravidade, no meu ponto de vista, da necessidade desta antecipação por parte do Sporting é que não é para abatimento de passivo nem para investimento, que poderia gerar receita superior, é apenas por necessidade urgente de tesouraria, ou seja, para pagar o que precisa para poder continuar a funcionar.
Não estando aqui a fazer apologia de uns contra outros, a minha intenção é só tentar esclarecer que a razão por detrás de uma antecipação de receita é muito importante para aferir sobre o estado financeiro de quem a faz.
Saudações Desportivas
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.02.2019 às 09:26

Nicolae,

Os €60M necessários são para usar na reestruturação financeira (cerca de €40M) e aí sim, os outros €20M são para despesas correntes, como ordenados e afins. Estes últimos €20M é que preocupam. Mas era inevitável devido à demora dos casos das rescisões. O SCP perdeu a possibilidade encaixar cerca de €70M com as possíveis vendas de Gelson, Podence e Rafael Leão. É dinheiro que deveria ter entrado no clube e que só deverá entrar daqui a alguns anos.
Imagem de perfil

De Nicolae Santos a 28.02.2019 às 09:33

Não contra argumentarei nada do que escreveu porque só sei das finanças do Sporting o que leio na comunicação social, e porque concordo em absoluto com todos os que pensam e dizem que o que aconteceu em Alcochete foi o maior acto de flagelação auto-infligido da história do futebol português.
Espero honestamente que corra tudo pelo melhor.
SD
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 28.02.2019 às 11:59

Chamar "reestruturação financeira" ao pagamento de obrigações..... enfim.....
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 28.02.2019 às 14:59

Infelizmente não são necessários apenas os 65M para os próximos 12 meses, existem mais de 150M€ de passivo no Sporting a pagar no curto prazo (em 12 meses), além de mais de 40M€ a pagar aos bancos por causa da conta reserva dos VMOC's. Retirado do prospecto.
Daí a tentativa, pelo que consta, de antecipar 200M do contrato da NOS. Ou em alternativa de vender activos (jogadores).
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 28.02.2019 às 09:31

O Sporting não vai pedir adiantamentos à NOS, mas sim, tentar fazer o mesmo que o Benfica e o Porto fizeram com créditos que têm da NOS e MEO (titularização de créditos), e não só!
"À data do Prospeto, o fundo de maneio da Emitente e os saldos de caixa e
equivalentes de caixa não são suficientes para cobrir as suas necessidades de
fundo de maneio nos próximos 12 meses (saldo entre os recebimentos e
pagamentos de ativos e passivos correntes), necessidades estas que se estimam
em cerca de 65 milhões de euros, dos quais 41 milhões de euros até 30 de junho
de 2019. Estimamos que a insuficiência de recursos se manifeste no final de abril
de 2019. A sazonalidade da atividade do Emitente resulta ainda que o último
trimestre de cada época desportiva (neste caso, no período de 3 meses que
terminará em 30 de junho de 2019) é o mais penalizador em termos de fundo de
maneio em virtude do fim da época desportiva, com a consequente inexistência
de receitas de bilhética e de pagamentos relativos ao contrato de cedência de
direitos de transmissão televisiva dos jogos disputados pela equipa principal de
futebol estabelecido entre a Sporting S.A.D. e a NOS Lusomundo Audiovisuais,
S.A..
Para fazer face a estas necessidades, a Emitente pretende concluir, em março de
2019, uma operação de titularização de créditos detidos pela Sporting S.A.D.
relativos ao contrato de cedência de direitos de transmissão televisiva dos jogos
disputados pela equipa principal de futebol estabelecido entre a Sporting S.A.D.
e a NOS Lusomundo Audiovisuais, S.A.. A Emitente tem a expectativa que esta
operação será bem sucedida, caso em que a Sociedade poderia, só com esta
operação, suprir as necessidades de fundo de maneio dos próximos 12 meses. A
Emitente poderá ainda, nos próximos 12 meses, (i) realizar novas operações de
financiamento, nomeadamente financiamento bancário ou emissões
obrigacionistas, e (ii) obter novos patrocínios relacionados com a equipa
principal de futebol, o Estádio José Alvalade ou a Academia Sporting. A
expectativa do Emitente é que também estas ações sejam bem sucedidas, embora
não possa dar garantias de que as mesmas se concretizarão, em particular a
obtenção de novas linhas de financiamento.
Caso a operação de titularização não seja concluída no calendário previsto ou,
no limite, não seja bem sucedida a par das demais ações mencionadas no parágrafo anterior, a Sociedade poderá enfrentar dificuldades de tesouraria para
cumprir com as suas responsabilidades. Contudo, a Sociedade está confiante que
tal situação não se verificará pois poderá sempre, em última instância, recorrer à
venda de ativos, designadamente dos direitos económicos dos jogadores de
futebol de modo a satisfazer eventuais necessidades de liquidez. A alienação dos
direitos económicos dos jogadores de futebol como ferramenta de geração de
fundo de maneio é, aliás, comum neste sector de atividade sendo recorrente na
generalidade das Sociedades Anónimas Desportivas em Portugal. Se, porém,
também esta ação não for bem sucedida e não for possível alienar ativos pelos
valores necessários para suprir dificuldades de tesouraria, a Emitente poderá não
conseguir fazer face às suas obrigações com as respetivas consequências legais
que daí possam advir."
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 11:13

É interessante ver um benfiquista preocupado com as contas do Sporting:)
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.02.2019 às 11:30

Quando um benfiquista se preocupa com o SCP...fico muito desconfiado.
Eu pelo menos não me preocupo com o Benfica, só mesmo quando é nosso adversário num jogo.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 28.02.2019 às 11:34

Claro que estou preocupado!!!! O que acontece ao Sporting se isto acontecer: "....a Emitente poderá não conseguir fazer face às suas obrigações com as respetivas consequências legais que daí possam advir." Depois os Benfiquistas vão discutir futebol com quem???
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2019 às 13:15

o boss benfqistas nem devia se preocupar com as contas do sporting.porque voces nao merecem.. que se cuidem e nao de falar neste blog no BENFICA e suas
contas BENFICA nao tem a ver com o sporting ..nao esquecer de pagar o fogo posto no estadio da luz que la estavam os incompetentes beto e o viana e outros dragartos mais .mesmo assim tenham boa sorte e mais educacao
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2019 às 13:22

tens a mania que sabes e dizes aquilo que queres..feito sporting perdulario
venderam dois jogadores importantes e queram ser campeos..santa ignorancia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2019 às 14:11

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 28.02.2019 às 14:15

este comentário anterior era meu

Eu, como benfiquista, quero um Sporting mais fraco do que nós, é óbvio, mas um Sporting mais fraco no campo ou no pavilão,não quero um Sporting que não tenha meios para lutar, porque isso a longo prazo é mau para o nosso futebol.

Que interesse pode haver em ser campeão "n" vezes seguidas, porque o poderio de uma equipa, artificialmente, como o caso do FCPorto (corrupção, dominio do "sistema"), ou através do dominio economico (Juventus), ou politico (Dinamo Bucaresti de Ceausescu), acabam por canibalizar os concorrentes?

Um titulo tem mais valor quanto maior a valia dos adversários.

Não me importo de vencer uma taça de Portugal ao Belenenses, mas tem mais sabor se for ao Sporting, e o Sporting deve apreciar mais uma vitória de 7-1 sobre o Benfica do que 21-0 sobre o Mindelense ......

O sonho do vosso clube não é ser tão grande como os maiores da Europa?

Obviamente que tal só será possivel combatendo e ganhando a esses "maiores".

Esta é a visão que o desporto me ensinou, grandes rivais tornam-nos grandes.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 28.02.2019 às 15:21

Fala de corrupcao quando o seu clube e que esta a ser investigado e so se safou do e-toupeira porque a aninha peres resolveu fechar os olhos
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 28.02.2019 às 17:02

Falou bem investigado, como o sporting. O unico julgado e condenado foi Porto. Se o benfica e corrupto por tar a ser investigado o sporting esta na mesma situacao.
Sem imagem de perfil

De chakraindigo a 28.02.2019 às 19:12

Meu caro, disse, e bem, que o meu clube está a ser investigado, mas o seu, o FCPorto, foi condenado.
Devem ter sido as tais toupeiras que criaram condições para as vitórias do meu clube, deve ser isso.

Quando falar de juízes tenha bem presente aqueles que safaram o seu clube de ser condenado em diversos processos que nem me vou dar ao trabalho de elencar.
Perfil Facebook

De Hugo Marinho a 28.02.2019 às 23:50

Condenado onde? Na justica civil nao foi de certeza. E nao me venha falar do Ricardo Costa, o amigalhaco do Benfica como se viu nos e--mails
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 01.03.2019 às 05:52

Hugo Marinho há uma declaracao assinada pelo pinto da costa aceitando a perda de pontos do porto por corrupcao.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.02.2019 às 09:43

O SCP não sai disto há décadas.
A CG dizia que o clube estava bem financeiramente e gastou 21M em reforços.
FV dizia antes e depois da campanha eleitoral que as contas do clube não lhe tiravam o sono, e gastou 12M no mercado de inverno.
Não há tesouraria no clubeve depois gastou 34M? Não faz sentido!!!
Ainda 6a feira se falou do "Estado da Nação Sportinguista"... FV falou até de colchões e não mencionou assuntos importantes como este, entre outros igualmente importantes que ignorou.
Não fizeram os trabalhos de casa, porque ninguém se candidata sem estar minimamente informado da real situação do clube.
E FV devia ter essa obrigação como candidato e funcionário do clube há 8 anos, acompanhando de muito perto o clube.
Não esperava títulos esta época, mas sim uma aposta séria na formação à semelhança da época de Leonardo Jardim.
Se o tivéssemos feito estaríamos a construir um futuro risonho.
Não foi e não é essa a aposta claramente.
Há muitos anos que andamos à volta desta matéria, mas na minha opinião, o SCP tem a despesa adequada à grandeza do clube que representa e de forma a competir com os rivais.
O grande problema do clube é o facto de não conseguir subir, de forma sustentada, as receitas geradas.
Não me parece mal a antecipação de valores do contrato com a NOS, desde que esse dinheiro seja para amortizar dívida, baixando significativamente os encargos mensais do clube.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 28.02.2019 às 09:52

Se o Sporting tem de (seja de que forma for) pedir adiantamento do contrato com a nos que o faça. Se 40M/50M forem necessários para estabilizar financeiramente - por mim tudo bem.

Só no entanto 2 questões - porque se omitiu isso na CI sobre o "estado da nação"?
Com essa operação ficamos com o problema resolvido ou daqui a uns meses volta-se a fazer o mesmo ?

Eu gostava sinceramente de saber qual a massa salarial agora e há exactamente 1 ano atrás porque desconfio que não mudou assim tanto.

O Sporting precisa de encontrar um equilíbrio como encontrou em 2013.

Se for preciso vender acuna ou até BF que se venda - aposte-se na prata da casa e na prospecção de jovens com potencial mas comece-se a fazer alguma coisa já.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.02.2019 às 10:34

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 28.02.2019 às 10:57

Bom dia, o seu clube é conhecido lá fora pela marca??? Não me faça rir !!! O SLB é conhecido até hoje por causa de um sr chamado Eusebio tenha juizo !!!
Se isso que escreveu fosse verdade o clube mais conhecido era o FCP amigo porque têm o palmares europeu mais rico que o vosso.

Já que é tão admirador de perdões de dívida devia explicar o negócio futre com dinheiro da RTP e os belos tempos de JVA.

Acha mesmo que um palmares é assim tão importante para ser conhecido.. bom coitado do Chelsea ou M City

SL
Sem imagem de perfil

De josé antonio a 28.02.2019 às 10:57

Este é um assunto que só diz respeito aos Sportinguistas, por esse motivo fico calado.
Punto!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 11:14

Faz muito bem!
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 23:12

Mas, extraordinário, extraordinário é fazer um post a dizer que não tem nada para dizer.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2019 às 23:13

Cada um reage à sua maneira. Não há danos alguns neste caso.
Sem imagem de perfil

De E-mocho a 28.02.2019 às 23:19

De todo! Mas não deixa de ser, a meu ver, extraordinario.

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo