Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Revolução tranquila

Naçao Valente, em 28.05.19

img_920x518$2018_06_26_13_16_22_1414939.jpg

Ponto prévio: não fui apoiante do candidato Varandas aquando das eleições. Mas foi eleito pela maioria dos votos expressos e é o presidente dos Sportinguistas. Depois da sua posse, critiquei pontualmente, algumas decisões como a contratação de um treinador sem grande currículo. Estou portanto completamente à vontade para fazer, com alguma equidistância, a análise dos primeiros meses do seu mandato.

Varandas e a sua equipa encontraram o Clube numa situação muito difícil. Tiveram de resolver, em tempo recorde, um pagamento obrigacionista, sem apoio de personalidades com influência na área bancária e com alguma hostilidade dos meios financeiros. Ousou e conseguiu com o apoio de alguns grandes investidores e de muitos adeptos, que  colocam o Sporting acima de qualquer personalidade, concretizar essa operação.

De forma discreta e em certo sentido sigilosa, como convém, resolveu os graves problemas de tesouraria e começou a saldar dívidas cujo pagamento já estava atrasado. No aspecto financeiro foi arrumando o todo da casa sem alardes e sem "foguetório". Melhor, nunca fez nenhum alarde, nem pretendeu colher louros, do relativo êxito da operação.

No plano desportivo encontrou uma equipa de futebol profissional que estava destruída. Depois de um período em que o novo treinador parecia perdido e sem soluções, começou a notar-se o seu cunho pessoal, e com um plantel com poucos "craques" deu uma nova alma a um grupo que se uniu, e com humildade e trabalho recuperou terreno, e conseguiu a proeza de conquistar dois títulos.

61372846_10155991563936555_318022511289696256_o.jp

No mesmo estilo sereno, Frederico Varandas e a sua equipa,  reformaram toda a estrutura, com ênfase na aposta da Academia, entregue ao desmazelo e à incompetência, durante anos. Nos oito meses de mandato, tempo demasiado curto para uma avaliação profunda e segura, podemos concluir, contudo, que o presidente está a fazer uma revolução muito tranquila, longe do "show off" inútil a que estávamos expostos.

Até  este momento parece-me certo e adequado o caminho seguido, mas muito falta fazer. O Sporting não pode querer, como os seus homólogos dos chamados grandes, dominar o "sistema", através de procedimentos ilícitos e condenáveis. 

Ao Sporting Clube de Portugal, como clube histórico e, sim, diferente, compete-lhe lutar pela libertação do "sistema", para que a justiça e a verdade possam voltar a imperar. De uma forma tranquila, mas com passos bem firmes, é o único Clube que, com mãos limpas, pode moralizar o futebol português.

A impunidade pode parecer natural e até eterna, mas um dia terá o seu fim, como outras iniquidades. Compete agora aos Sportinguistas unirem-se à volta da sua Direcção e sem divisionismos, remarem todos no mesmo sentido.

P.S.: Ontem, no seu discurso na Câmara , o dr. Varandas, deixou uma ideia que transcrevo, sem total rigor, de memória: "nós somos diferentes e mostrámos que se pode vencer sem abandonar os valores". Comprova o que escrevi e penso. Que não fique na nossa história nenhuma conquista que não seja legítima.

___________________________________________________

cartaz (2).jpg

Para quem gosta da minha escrita venho informar, que numa vertente ficcional, estarei a autografar, no próximo domingo, na Feira do Livro de Lisboa, entre as 16h00 e as 17h30, o meu livro "Os bons Velhacos", no pavilhão dos pequenos editores (Mosaico de Palavras), sem pseudónimo e com o nome José Mateus Gonçalves. Estão convidados. Obrigado ao Rui por me permitir a inclusão deste convite.

publicado às 02:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 28.05.2019 às 08:22

É com satisfação e até, orgulho, que me incluo nos sócios que participaram nalgumas acções que refere, nomeadamente no empréstimo obrigacionista que foi tão fortemente boicotado quer pelos nossos adversários quer por alguns "notáveis" (na imbecilidade) de dentro da nossa casa.
Que bom que é viver o Sporting em Maio de 2019, tão perto, mas já tão longe dos dias tenebrosos de Maio de 2018!
Sem imagem de perfil

De luis a 28.05.2019 às 08:55

O empréstimo obrigacionista foi boicotado ? Pelos adversarios? Quais adversarios? Sim pelo Sporting ao não cumprir pagamentos ,sendo a única empresa cotada em bolsa a entrar em incumprimento ,um record , fora as restantes dividas ainda em incumprimento,só pagaram aquilo a que foram obrigados para não chegar à barra dos tribunais , ninguém faz milagres ,o Bruno arrebentou financeiramente com o Sporting e encheu os bolsos antes de ir embora ,mesmo assim fez uma boa época ,pena comemorarem com o hino : Quem não salta é lampião,enfim é uma doença com tratamento ,e como diz o N.C. São diferentes!
Imagem de perfil

De Greenlight a 28.05.2019 às 09:17

Em relação à questão do suposto hino, acho que é uma patetice mas isso comparado com as diatribes, ou se quiser delinquêcias, que se passam noutros clubes e que são aplaudidas pelos respectivos sócios, nomeadamente no Slb, é coisa pouca. Assim e como diria Geoge Orwell, há patetas em todos os clubes mas nalguns clubes há mais patetas que noutros.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 10:58

Greenlight mas tem de Concordar que ha algo de errado com os animadores e certos adeptos do sporting, pois os cantigos de jogadores e do micro contra o benfica em celebracoes do titulo do sporting não são normais, e na comemoração de um titulo no vosso estadio, so com adeptos do benfica e haver pancadaria com a policia não é normal.
Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 28.05.2019 às 10:58

Este comentario e meu
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.05.2019 às 11:23

E é "normal" o queimar de uma camisola do Sporting nas celebrações do Benfica?

Deixe-se dessa conversa avulsa. Até parece que não há registo de muito pior da parte de adeptos e claques encarnadas.
Sem imagem de perfil

De João Eduardo a 28.05.2019 às 14:58

Não, não é normal, como não é normal sportinguistas já terem feito a mesma coisa e isso não o incomodar. Basta pesquisar e encontra os videos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.05.2019 às 15:06

Quando eu responder a um comentário seu, tudo bem, caso contrário abstenha-se!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 15:39

Desculpe Rui Gomes mas não há nada mais estupido do que haver confrontos com a policia numa festa para comemorar um trofeu no estadio, nem os que estao no micro cantarem sobre outros clubes nas mesmas comemorações . Só prova que as claque são todas iguais e o Sporting não é exceção.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.05.2019 às 16:13

Claro... e quando matam adeptos isso não conta, os cânticos é que preocupam.

A v/letra é sempre a mesma Hugo Gomes!
Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 28.05.2019 às 16:41

Da mesma que a sua letra e sempre a mesma, as atitudes que tem feito sao otimas pois os outros fazem piores. Ja agora quando fala de morte de adeptos, fala do que morreu no jamor ou a do adepto italiano que foi com o gangue da juveleo aonestadio da luz com barras de ferro e paus ao estadio da luz para lutar com outro gangue e morreu? Rica cultura desportiva e civilidade que voce demonstra a defender criminosos.
Sem imagem de perfil

De geronimo batista pereira a 28.05.2019 às 20:53

Sr Rui existe o habito de justificar vossos erros com as acções dos outros clube , se quero um futebol melhor não podemos sempre a falar que aquele clube queimou uma camisola do seu clube uma tarja a ofender pessoas para justificar os cânticos . em todos os clubes existem ovelhas negras. porem convém que olhemos para nos deixemos outros em Paz , se continuarmos nesta há mas aquele clube fez isto nos também podemos. não!!! errado. por fim este problema não e só dos clubes mas também da sociedade que vivemos que se importam mas com a casa alheia do que a própria casa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.05.2019 às 21:09

Mas quem é que tentou justificar esse ou qualquer outro acto?
Sem imagem de perfil

De geronimo batista pereira a 28.05.2019 às 21:33

você escreveu se era normal queimar uma camisola do seu clube nas celebrações do titulo do vosso grande rival . claro que não .a questão que sua resposta ao comentário anterior da no sentido de justificar os cânticos . as duas situações para mi estão mal . eu quando vou ao estádio aqui na Madeira normalmente fico entre os adepto da casa eles insultam que não e do clube da região , já fui insultado varias vezes mas para bem nunca respondo porque no fim isto e só um jogo de futebol e no dia a seguir sigo minha vida.a paixão clubística nunca devia caminhar para descriminação e ódio entre pessoas ou instituições e futebol português esta cheio de maus exemplos enquanto cada um pensar na sua casa e na casa do alheio o futebol português nunca ira dar o salto que precisa.
Sem imagem de perfil

De Hugo Gomes a 28.05.2019 às 10:59

Como se devem perceber enganeime queria dizer so com sportinguistas
Perfil Facebook

De Julio Silva a 28.05.2019 às 10:13

bom dia sr luis voce tem alguma coisa a ver com o sporting
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 13:23

Em todos os clubes como na sociedade há pessoas com boa e má formação. As claques (não todas) foram tomadas por jovens sem princípios, alguns próximos da marginalidade. Neste momento são um problema. No Sporting esta Direcção está a tomar medidas para as colocar no seu verdadeiro papel.
Sem imagem de perfil

De Luis a 28.05.2019 às 13:46

Caro Nação Valente concordo plenamente consigo ,mas como sabe no meio da amálgama é impossível separar o trigo do joio e depois comem todos pela mesma bitola ,porque acredito que nomeio daqueles jovens que se encontram detidos haverá com certeza muitos que não têm qualquer cadastro e que foram atrás de outros com passado reprovável,e imagino o que as famílias estão a passar, e para eles próprios quanto mais estiverem junto de marginais pior será para esses jovens.
umprimentos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.05.2019 às 15:34

Caro Nação Valente tem toda a razão em todos os clubes há mas como se vê no comentario do greenlight,tenta se diabolizar os adeptos do Benfica enpor isso dei os ultimos exemplos do Sporting, só para demonstrar que são todos iguais há pessoas bem formadas e pessoas mal formadas em todos os clubes e não se deve generalizar. E acho que ja estava na altura de banir todas as claques, e começar a responsabilizar as pessoas individualmente pelo seus atos como ja se faz em inglaterra há muitos anos.
Sem imagem de perfil

De geronimo batista pereira a 28.05.2019 às 20:56

Nacao valente o problema das claques que muitos que estão la só para descarregar a frustrações da vida e aproveitam que tem proteção , porem existe muitas pessoas de bem que vão para claques só para apoiar seus clubes
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 21:14

GBP,

Tem razão. Nas claques é preciso separar o trigo do joio.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:15

Greenligt,

Quem é Sportinguista e vive com paixão o mundo do futebol faz o que pode para ajudar o Clube. Quem não o faz, ou porque não o quer fazer propositadamente, não presta um bom serviço ao Sporting. Como diz o ditado "com amigos destes não são precisos inimigos"
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 28.05.2019 às 09:07

Bom dia caro José Mateus Gonçalves...finalmente sabemos quem é o Naçao Valente!!!
Parabéns pelo livro!!!

Apesar de nem sempre concordamos...até são mais as vezes que não...mas porque todos vemos o mesmo clube com olhos diferentes.
O livro tem um título muito interessante.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:23

José Sousa,

Ficou a saber o meu nome real, apenas. De resto não muda nada. É verdade, algumas vezes temos discordado, mas isso faz parte da vida. Mas independentemente disso, nunca pus em causa o seu grande sportinguismo e o seu constante apoio ao Clube. Assim fossem todos.
Já que se refere ao livro acrescento que pretende ser um pouco um retrato do País, em pequenas histórias, sem qualquer pretensiosismo.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 28.05.2019 às 09:17

Eu acho que esta direção fez um bom trabalho em termos de serenar os ânimos do balneário, unir o grupo e metê-los todos a lutar para a mesma coisa. E até considero que se reforçou bem em Janeiro, dado o mau trabalho em termos de contratações feito pela CG.

Agora nesta época que aí vem, é um verdadeiro teste à competência da direção. Já não vai ter a desculpa dos ataques de Alcochete e vai ter que mostrar que consegue montar uma boa equipa na pré-época. Eu acho que devíamos tentar não vender o B.Fernandes, embora reconheça que seja muito difícil. E definitivamente não vender abaixo dos €60M.
Mas mais do que isso, precisamos de:
- defesa direito melhor que Ristovski (nem falo de B.Gaspar)
- um médio centro melhor que Gudelj
- um extremo melhor que Diaby

Isto para mim é o mínimo dos mínimos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:30

Mike Portugal,

Todos nós esperamos sempre mais do nosso Clube. Queremos o título maior do nosso campeonato. E eu não deixo de ter essa expectativa. Mas temos de ser realistas, os nossos adversários directos estão numa melhor posição à partida.
Concordo que devemos melhorar a equipa, mas sem deitar tudo a perder. Nesta fase o Sporting tem de conseguir fazer mais com menos. Se isso dá para chegar ao título não sei. O que digo é que apesar das limitações, não há impossíveis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.05.2019 às 09:23

Em resumo, o Varandas esteve bem ao despedir o Peseiro e contratar o Keiser…. foi uma jogada de risco, mas compensou!

Quanto à parte financeira, não gostei da forma como ele expôs a situação do clube publicamente, chegando mesmo a enxovalhar o clube quando veio com a conversa dos colchões… e a realidade é só uma, as soluções para os problemas de tesouraria são as soluções que já lá estavam…. antecipação do contrato NOS, Emissão Obrigacionista, e resolução das rescisões….. não vi ainda da parte desta direcção nenhuma decisão do ponto de vista financeiro que aumentasse significativamente as receitas do clube.

Varandas de resto faz bem em colocar o clube num patamar distinto dos nossos rivais…. o Sporting tem de ser um clube de ética e valores, onde a vitória não vale tudo….. Falta um pouco de força no discurso do Varandas, mas que com o passar do tempo vai melhorando.

O próximo ano vai ser mais exigente, porque o que todos os sportinguistas querem mesmo é o titulo nacional!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:41

Schmeichel,

É um lugar comum mas neste mundo não há ninguém perfeito. Varandas não é extraterrestre, e também comete e cometerá erros. Sem me querer repetir esta Direcção partiu de uma situação muito difícil, o que no seu comentário, parece desvalorizar.

Varandas não inventou a roda nem podia inventar. As formas de financiamento, com pequenas variações, são conhecidas. Se acaso conhece outras soluções porque não as apresenta?
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.05.2019 às 13:37

Nação Valente,

Eu não estou a criticar a forma de financiamento…. o que eu estou a dizer é que as soluções para os problemas de tesouraria do Sporting já estavam encontradas e definidas, logo não havia razão para na praça pública estar a exponenciar o problema, ainda por cima quando estávamos em fase de Emissão Obrigacionista.

Em resumo, foi importante criar o pânico e descredibilização, para depois criar a ideia da Salvação….. isto foi a táctica do BdC e o Varandas seguiu o mesmo caminho…. espero é que haja alguma continuidade na gestão da parte financeira, porque o Sporting não pode andar recorrentemente a alterar a sua estratégia a longo prazo. Vou ficar atento aos custos com pessoal no próximo Orçamento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.05.2019 às 14:55

"As soluções para os problemas de tesouraria do Sporting já estavam encontradas e definidas"...

Incrível - ou talvez não vindo do Schmeichel. Em que Mundo é que o caro vive?

Decerto que não é neste nosso planeta!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.05.2019 às 15:09

Como é óbvio que sim…. e só uma pessoa que tenha andado distraída poderá dizer o contrário…. O Sporting teve um rombo que se chama rescisões…. anular esse facto nas contas de tesouraria não é sério!!!

As soluções foram…. antecipar o contrato com a NOS (coisa que nos rivais seria impossível porque já estava antecipado)….. emissão empréstimo obrigacionista (em linha com o que estava planeado pela antiga direcção)….. e receber o valor de indemnização pelos jogadores que rescindiram.

Repito…. financeiramente o Varandas ainda não fez nada que essencialmente contrarie ou altere o principio de gestão financeira do clube.
Sem imagem de perfil

De Sel a 28.05.2019 às 09:51

Tal como o autor do Post, tenho um ponto prévio: nem sequer sou sportinguista. Em relação ao Varandas, vejo alguns aspectos positivos e outros menos positivos. Acho muito injusto os sportinguistas não valorizarem devidamente o trabalho de Sousa Cintra. Foi ele que garantiu a equipa e o treinador que iniciaram o campeonato. O Bruno Fernandes só ficou no Sporting devido à acção do Sousa Cintra. Quando o Varandas trocou o treinador, o Sporting estava em segundo lugar a 2 pontos do primeiro e já tinha conseguido ir empatar a casa do Benfica. O Sporting acabou por ficar com uma equipa superior à do Braga. Vencer taças da liga ou taças de Portugal também Aves, Moreirenses ou Setúbais o conseguem. Difícil é vencer o campeonato. Portanto, o sucesso desportivo não é assim tão excepcional como o querem pintar. Dito isto, não deixa de ser uma época positiva. A próxima época será então toda planeada pelo Varandas e veremos como se safa. Quanto ao comportamento com uma postura de muito menos ruído, isso todos agradecemos. Seria muito positivo que Benfica e Porto seguissem o exemplo.
Ao José Manuel Mateus, os meus parabéns pelo livro.
Perfil Facebook

De Julio Silva a 28.05.2019 às 10:17

bom dia o sporting para vencer a taça da liga teve que vencer o porto na taça de portugal teve que vencer o benfica e porto
Sem imagem de perfil

De Sel a 28.05.2019 às 11:16

Fez bem relembrar isso. De facto vencer tendo confrontos directos com 2 dos 3 grandes clubes, creio que nenhum dos clubes que citei conseguiu. O Moreirense venceu Benfica e Braga, mas não é a mesma coisa. Eu já tinha dito que considerava uma época positiva, mas no campeonato o Sporting ficou a 11 pontos do segundo lugar, o tal que dá possibilidade de acesso à Liga dos Campeões. E é isso que me faz ter alguma contenção em classificar muito bem a época do Sporting. Contra o Benfica o Sporting teve 4 jogos, venceu 1, empatou outro e perdeu 2. Contra o Porto o Sporting não venceu nenhum dos 4 jogos (as taças foram ganhas nos penaltis).
Se formos fazer um mini-campeonato englobando todos os jogos da época entre os 3 grandes temos: Benfica: 13 pontos em 6 jogos, dando 2,17 pontos por jogo ; Porto: 6 pontos em 6 jogos, dando 1,00 pontos por jogo e Sporting: 7 pontos em 8 jogos, dando 0,88 pontos por jogo.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 28.05.2019 às 16:55

Boa tarde,

Os campeonatos não se ganham no confronto com os grandes!! Para mim o FCP é que perdeu o campeonato e foi com os pequenos.

SL
Sem imagem de perfil

De Sel a 28.05.2019 às 17:12

Pelisca:
Não o Porto não perdeu o campeonato com os pequenos. Tinha um bom avanço e empatou em casa do Sporting, do Guimarães e do Moreirense, tudo equipas boas, que ficaram nos 6 primeiros lugares da liga. Apesar disso, ainda teve a hipótese de selar o título recebendo em casa o Benfica. Tivesse o Porto pelo menos empatado esse jogo e não teria perdido este campeonato. O Porto perdeu os 2 jogos com o Benfica e mesmo assim só ficou a 2 pontos. Portanto perdeu mesmo o campeonato no confronto directo com o Benfica.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 13:28

Resposta anterior, , é para o comentário de Júlio Silva.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:47

Sel,

Obrigado pelos parabéns. Eu sei que o campeonato é o grande objectivo de qualquer clube. É uma prova de regularidade que exige do vencedor um permanente e constante rigor competitivo.

Opiniões são opiniões. Eu não desvalorizava tanto os outros títulos. Como já disse um leitor, o Sporting venceu-os depois de afastar os principais adversários.
Sem imagem de perfil

De Pedro Santos a 28.05.2019 às 10:31

Gostei da maneira simples e humilde do seu texto em reconhecer o trabalho da direção do Frederico Varandas.
Eu fui apoiante e com votos na sua candidatura por reconhecer a principal característica que o Sporting precisava (e para mim continuará sempre a precisar): discrição e competência, porque o resto virá por consequência natural destas duas variáveis. Muitas das vezes, fazemos barulho para disfarçar a incompetência e disso estou farto nos últimos anos.
Vamos manter o espírito de união (nas vitórias e nas derrotas, sempre com a consciência de que se fez de tudo para se vencer). Neste aspecto, a minha referência é Bobby Robson e Alex Ferguson (senhores do futebol paixão): Podemos perder no campo, mas se os adeptos perceberem que deixámos tudo em campo e não conseguimos vencer, só lhes podemos pedir que nos continuem a apoiar da mesma maneira porque da próxima vez conseguiremos.
Lá estarei para o ano com a Gamebox renovada para apoiar (nos bons e nos maus momentos)
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 12:56

Pedro Santos,
Apresenta uma descrição esclarecida e positiva do que deve ser a posição dos Sportinguistas. Devemos apoiar a Direcção e as nossas equipas. E independentemente de resultados é importante valorizar a sua atitude em campo.
Trabalho, humildade, devoção, deve ser o lema. o resto vem por acréscimo.
Sem imagem de perfil

De Luis a 28.05.2019 às 12:01

Em resposta a N.C, que relativizou os cantigos dos adeptos do Sporting lembrando que não vivem sem o Benfica ,que me lembrou que há adeptos do Benfica que cometem diatribes ,ou delinquências ,do meu ponto de vista estão muito bem onde devem estar : na prisão e pagarem pelos dislates que cometeram,mas lembro o meu Caro N.C,que a claque legal do Sporting tem cerca de quarenta em prisão preventiva e o chefe da mesma por posse de droga ,a minha opinião é esta e sempre foi : qualquer das claques legais e ilegais não presta só causam prejuízos as clubes e não me venham com o colorido que dão aos estádios ,que não passa para termos de aturar verdadeiros selvagens de que eu quero estar bem longe no estádio da Luz.
Sem imagem de perfil

De Fuzo a 28.05.2019 às 12:27

Bom dia Nação Valente, volto a comentar neste blogue, para lhe dar os meus sinceros parabéns pelo seu livro. Sempre fui apreciador dos seus textos, neste blogue é pela forma superior como vive o seu Sporting (muito proximo, da forma que eu tenho de vivre o meu benfiquismo).
Desejo-lhe sucesso para o seu livro, caro José Mateus Gonçalves.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 13:04

Obrigado caro Fuzo, pelos parabéns. Também aprecio as suas atitudes enquanto benfiquista. Podemos viver o nosso Clube e o desporto com paixão, mas com elevação. Saber ganhar e saber perder devia ser a norma, mas ainda estamos longe.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.05.2019 às 16:38

"Ao Sporting Clube de Portugal, como clube histórico e, sim, diferente, compete-lhe lutar pela libertação do "sistema", para que a justiça e a verdade possam voltar a imperar. De uma forma tranquila, mas com passos bem firmes, é o único Clube que, com mãos limpas, pode moralizar o futebol português.
A impunidade pode parecer natural e até eterna, mas um dia terá o seu fim, como outras iniquidades."

Primeiro ponto:
Gosto de o ler e acredito que o seu livro seja uma boa leitura. Desejo todo o sucesso para si como autor.

Depois:
Tudo muito certo na sua visão de adepto do Sporting.
Que, provavelmente, vê o Benfica como o oposto do que escreve aqui sobre o seu clube.
Relembro no entanto que também existe um passado com acontecimentos duvidosos ligados ao seu clube.
Os mais recentes passam pelo depósito de dinheiro na conta de um árbitro e pelo chamado Processo Cashball.
Acredito que 99% dos Sportinguistas não se revejam nestes actos. E que acreditam que no Cashball não se vai provar nada contra o Sporting.
Mas vejo que também 99% dos Sportinguistas acreditam que tudo o que se diz do Benfica é verdadeiro e que o clube é culpado mais que provado em todos os processos em que está envolvido...

Acaba por ser natural. O nosso clube é sempre sério e os outros uns vigaristas...
Para mim não há gente, neste mundo do futebol, completamente séria. Não queria falar nele, mas sobre Bruno de Carvalho ainda muita coisa se virá a saber. E acredito que não serão boas coisas. Que consequências é que isso terá para o Sporting (se tiver), desconheço.
Mas também ninguém sabe que decisões serão tomadas em relação ao Benfica. No entanto, a condenação está mais que feita há muito tempo...
E acredite que se se provar alguma coisa, 99% dos Benfiquistas também não se reverão nesses actos.

Em relação ao presente e ao futuro do Sporting há apenas uma coisa que me mete alguma confusão, que é perceber onde se consegue ir buscar tanto dinheiro para investir no futebol e, principalmente, nas modalidades.
O Sporting vai no segundo ano sem Champions. Os dois rivais esta época ganharam lá imenso dinheiro. O FCP cerca de 70 milhões, acho eu, e o Benfica quase 50, mesmo não passando da fase de grupos... E já tem outros 40 ou 50 assegurados para a próxima época...
Sem estas verbas, será quase um milagre conseguir um plantel que consiga competir com os dois rivais, embora no FCP também se esteja a assistir a uma enorme saída de jogadores...
Só vejo uma maneira que é vender o melhor jogador do clube e o único que valerá muitos milhões.
Substitui-lo é que nunca será fácil...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 18:00

Caro JPG,

Obrigado pelos parabéns. Do que se conhece o Benfica está implicado em "esquemas" que podem indiciar processos menos "limpos" para tirar vantagens desportivas. Se se vai provar ou não, veremos.
O que se percepciona é que conseguiu empurrar responsabilidades para um "testa de ferro" que não sendo dirigente ilibará o clube se for condenado. Portanto, penso que tudo como dantes…
Relativamente aos casos que refere no Sporting, quer os já resolvidos, quer os que não estão, pelo que se conhece, não apresentam sintomas de qualquer "esquema" para controlar o "sistema".
De facto o Sporting não dispõe de todas as fontes de financiamento dos rivais. Terá de encontrar alternativas para construir um plantel competitivo. Se conseguirá lutar de igual para igual não sabemos. Mas não é só o dinheiro que decide.
Sem imagem de perfil

De Samuel A. a 28.05.2019 às 19:29

Este nação valente ate parecia um tipo sério.... parecia.....

Ficou por enumerar quais processos menos "limpos" ele conhece que tiraram vantagens desportivas. As toupeiras ? Ou vouchers ? Faz lembrar o discurso de um gordo que por ai andava

E nao seria de esperar outra coisa... obviamente que o cashball nao apresenta nenhum sintoma de esquema... e obviamente tambem nunca traria vantagens desportivas.

Espalhou-se ao comprido com a conversa do "sao diferentes sim". Todos nós sabemos que para ser sportinguista passa-se por um apertado crivo desde nascença onde só os mais puros podem entrar. E tudo pessoal de uma casta superior e que como sabemos sao donos do titulo nacional por decreto. Ha é um sistema que desvirtua esta historia natural de ganhar titulos.

Outra perola é a parte de elogiar o Vagandas por tudo o que tem acontecido. Juro que delirei mesmo com o parte do " nem pretendeu colher louros"... oh amigo NValente... acompanhou a campanha ? Tem ouvido o homem falar ? Mas ha la politiqueiro que nao diga as maiores barbaridades do mundo ? seja do sporting , do benfica ou de outro qualquer.

Querem ver agora que o medico la do sitio.. o tal que tem 11 anos de futebol profissional (uns bons menos que o paulinho e a senhora da bilheteira).... agora é um guru da alta finança e qual magico qual que, deu a volta ao clube como ninguem?



Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 20:15

Leitor/Comentador Samuel, não é hábito vê-lo por cá, mas vem, legitimamente, em defesa da sua dama e vou-lhe responder, com todo o respeito.
Todos os processos menos "limpos" são públicos. Cabe aos tribunais decidir se são confirmados ou não. Sem esquecer que como no caso "Apito Dourado" os principais mandantes escaparam por entre os buracos da lei. Sim, porque a justiça é feita por homens e também erra.
O Cashball pelo que consta de um depoimento pessoal, consistiu numa tentativa de compra de árbitro (ou árbitros) para ganhar influenciar jogo(s) no Andebol. Se se provar é grave, mas não confunda com um "sistema" tipo "Apito Dourado". De qualquer modo as pessoas que eventualmente podem ter praticado esse delito já foram destituídas. Sim, porque no Sporting somos diferentes, e não pactuamos com quem não respeita o ADN do Clube.
Não sei onde viu preto no branco alguma afirmação sobre a "pureza" dos adeptos do Sporting. Não sou por essa pureza nem por outra qualquer porque não existe. Os adeptos do Sporting são cidadãos como todos os outros. Há gente culta e inculta, gente com boa ou má formação. O que digo é que em toda a sua história, tirando um ou outro caso sem grande significado, o Sporting tem a folha limpa.

A alusão ao actual Presidente do Sporting, e tendo em consideração a sua falta de respeito, não merece qualquer resposta.

Quanto à questão de seriedade não o conheço e por isso não posso dizer se é ou não sério. Se considera, sem me conhecer, que eu não sou, com base em discordâncias de análise, é lá consigo. Se isso o faz feliz, muito bem. O que sei pela forma como escreve o comentário é que a sua atitude não se pauta pela urbanidade.

Saudações
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 29.05.2019 às 10:45

"elogiar o Vagandas"..... tu és só parvo ou fazes-te?
Quem és tu para falares mal do Sporting ou do seu presidente?
Volta lá para os blogs dos grunhos como tu do teu clube e vomita lá o teu ódio ao Sporting e aos sportinguistas, aqui estás a mais e a poluir o ar
Sem imagem de perfil

De Rui (RF Hunter) a 28.05.2019 às 17:53

Qualquer que seja a direcção do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, entendo que não deve entrar pelo caminho da ilegalidade e da batota para atingir a glória no entanto, tem de estar nos lugares chave de tutela e de decisão e aí deve jogar o jogo que tiver de ser. Ou seja, terá de dançar ao tom da música que for, nem que não goste dessa mesma música.

Caso contrário, continuará no romantismo que tem andado há décadas e por isso, nos últimos 37 anos venceu apenas 2 campeonatos.
É inegável que o SCP perdeu nas últimas décadas força institucional e influência na esfera do futebol. Há por isso, que ter a consciência de que, para se vencer e atingir os objectivos é necessário ir à luta e não ter medo das palavras nem dos discursos, mesmo que pareçam belicistas. Afinal o futebol é uma selva e na selva ou se come logo, ou se é engolido vivo, não há segunda via.

O futebol em Portugal actualmente está demasiado doente e a sua doença maior dá pelo nome de Estado Lampiânico.
Qualquer que seja a Direcção do SPORTING C. P. não pode achar que se chega lá tendo um discurso de “beijinhos e parabéns” e pretendendo ser amiguinho e cordial com todos, o Estado Lampiânico é um problema real que, deve em meu entender, estar na ordem do dia, não pode ser descurado e é imperioso ser atacado diariamente por todos os meios.
Não sei, pois nunca vi dados nenhuns que me garantam que o Centro de Estágio e de formação do SCP esteve entregue ao desmazelo e à incompetência, durante anos.
Também não tenho dados seguros que me mostrem e garantam que a actual administração encontrou o Clube numa situação difícil ou fácil, nem sei se o SCP ao nível de tesouraria estaria assim numa situação tão difícil. Pois é, não embarco no que a jornaleiragem maioritariamente pro lampiânica praí debita…

Com o SPORTING entendo e concordo que todo o SPORTINGUISTA deve incondicionalmente estar mas, quanto à personagem que ocupa o cargo de presidente do presidente do SCP eu, já mais em vez alguma estarei ao seu lado. Não gosto de cortesãos que batem no rei depois de ele já estar morto.

Agora é desejar boas férias a todos e depois esperar que comece a próxima época e então aí, depois sim, uma avaliação séria será feita.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 18:22

Rui,
O seu raciocínio parte de dois pressupostos que se resumem a um e dos quais discordo. Diz que o futebol é uma selva onde temos de comer ou ser comido.
Este pensamento é o oposto do princípio da função do desporto desde que existe. Se o futebol é uma selva está errado e o que devemos fazer é lutar para que deixe de ser. Se é uma música de que não gostamos não devemos dança-la mas mudá-la.

Na selva corremos sempre o risco de haver feras maiores que nós, e na dança quem dance melhor a música que não dançamos. Se queremos um futebol melhor não pudemos tentar ser como os vigaristas, mas trabalhar para a sua mudança.
Sobre as dificuldades que esta Direcção encontrou são reais e evidentes. Não vê quem não quer.
Não gostar deste ou de outro presidente é um direito. Nunca haverá alguém que agrade a todos. A minha avaliação é apenas pelo trabalho feito.
Retribuo as boas férias





Sem imagem de perfil

De Rui (RF Hunter) a 28.05.2019 às 19:37

Senhor Nação Valente

Percebo que o caro senhor entendeu bem o que eu pretendi dizer e chegar.

Se o senhor acredita de facto que o futebol não é uma selva e que, é mesmo por esse caminho que descreve que, há que seguir, então não tenho dúvidas - é mesmo um romântico em vias de extinção!

Seria um paraíso ser assim, ser tudo sério e imaculado e vencerem sempre os melhores, aqueles que o provassem apenas dentro do recinto de jogo serem os melhores mas, infelizmente, bem sabemos não é assim. Também não acredito que algum dia o seja. Sou mais realista e nada romântico. E reitero - não só mas, também em virtude desse romantismo, em 37 anos, venceu o SCP apenas duas vezes.

Cervantes, também no seu romance colocou Dom Quixote de la Mancha a lutar contra moinhos de vento e o que ganhou com isso?... Raspas!

Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 20:24

Caro Rui,

Não disse que o futebol não é uma selva. O que digo é que é preciso mudar esse paradigma. Diz que não acredita e acusa-me de "romantismo" .Aceito com realismo. Se na humanidade não houvesse quem sonhasse e ousasse mudar, ainda estávamos no tempo dos moinhos de vento para não ir mais longe.
Temos perspectivas diferentes. É normal. Todos os males do mundo fossem esses.

Retribuo as saudações
Sem imagem de perfil

De Rui (RF Hunter) a 01.06.2019 às 17:49

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo