Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Revolução tranquila

Naçao Valente, em 28.05.19

img_920x518$2018_06_26_13_16_22_1414939.jpg

Ponto prévio: não fui apoiante do candidato Varandas aquando das eleições. Mas foi eleito pela maioria dos votos expressos e é o presidente dos Sportinguistas. Depois da sua posse, critiquei pontualmente, algumas decisões como a contratação de um treinador sem grande currículo. Estou portanto completamente à vontade para fazer, com alguma equidistância, a análise dos primeiros meses do seu mandato.

Varandas e a sua equipa encontraram o Clube numa situação muito difícil. Tiveram de resolver, em tempo recorde, um pagamento obrigacionista, sem apoio de personalidades com influência na área bancária e com alguma hostilidade dos meios financeiros. Ousou e conseguiu com o apoio de alguns grandes investidores e de muitos adeptos, que  colocam o Sporting acima de qualquer personalidade, concretizar essa operação.

De forma discreta e em certo sentido sigilosa, como convém, resolveu os graves problemas de tesouraria e começou a saldar dívidas cujo pagamento já estava atrasado. No aspecto financeiro foi arrumando o todo da casa sem alardes e sem "foguetório". Melhor, nunca fez nenhum alarde, nem pretendeu colher louros, do relativo êxito da operação.

No plano desportivo encontrou uma equipa de futebol profissional que estava destruída. Depois de um período em que o novo treinador parecia perdido e sem soluções, começou a notar-se o seu cunho pessoal, e com um plantel com poucos "craques" deu uma nova alma a um grupo que se uniu, e com humildade e trabalho recuperou terreno, e conseguiu a proeza de conquistar dois títulos.

61372846_10155991563936555_318022511289696256_o.jp

No mesmo estilo sereno, Frederico Varandas e a sua equipa,  reformaram toda a estrutura, com ênfase na aposta da Academia, entregue ao desmazelo e à incompetência, durante anos. Nos oito meses de mandato, tempo demasiado curto para uma avaliação profunda e segura, podemos concluir, contudo, que o presidente está a fazer uma revolução muito tranquila, longe do "show off" inútil a que estávamos expostos.

Até  este momento parece-me certo e adequado o caminho seguido, mas muito falta fazer. O Sporting não pode querer, como os seus homólogos dos chamados grandes, dominar o "sistema", através de procedimentos ilícitos e condenáveis. 

Ao Sporting Clube de Portugal, como clube histórico e, sim, diferente, compete-lhe lutar pela libertação do "sistema", para que a justiça e a verdade possam voltar a imperar. De uma forma tranquila, mas com passos bem firmes, é o único Clube que, com mãos limpas, pode moralizar o futebol português.

A impunidade pode parecer natural e até eterna, mas um dia terá o seu fim, como outras iniquidades. Compete agora aos Sportinguistas unirem-se à volta da sua Direcção e sem divisionismos, remarem todos no mesmo sentido.

P.S.: Ontem, no seu discurso na Câmara , o dr. Varandas, deixou uma ideia que transcrevo, sem total rigor, de memória: "nós somos diferentes e mostrámos que se pode vencer sem abandonar os valores". Comprova o que escrevi e penso. Que não fique na nossa história nenhuma conquista que não seja legítima.

___________________________________________________

cartaz (2).jpg

Para quem gosta da minha escrita venho informar, que numa vertente ficcional, estarei a autografar, no próximo domingo, na Feira do Livro de Lisboa, entre as 16h00 e as 17h30, o meu livro "Os bons Velhacos", no pavilhão dos pequenos editores (Mosaico de Palavras), sem pseudónimo e com o nome José Mateus Gonçalves. Estão convidados. Obrigado ao Rui por me permitir a inclusão deste convite.

publicado às 02:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 28.05.2019 às 16:38

"Ao Sporting Clube de Portugal, como clube histórico e, sim, diferente, compete-lhe lutar pela libertação do "sistema", para que a justiça e a verdade possam voltar a imperar. De uma forma tranquila, mas com passos bem firmes, é o único Clube que, com mãos limpas, pode moralizar o futebol português.
A impunidade pode parecer natural e até eterna, mas um dia terá o seu fim, como outras iniquidades."

Primeiro ponto:
Gosto de o ler e acredito que o seu livro seja uma boa leitura. Desejo todo o sucesso para si como autor.

Depois:
Tudo muito certo na sua visão de adepto do Sporting.
Que, provavelmente, vê o Benfica como o oposto do que escreve aqui sobre o seu clube.
Relembro no entanto que também existe um passado com acontecimentos duvidosos ligados ao seu clube.
Os mais recentes passam pelo depósito de dinheiro na conta de um árbitro e pelo chamado Processo Cashball.
Acredito que 99% dos Sportinguistas não se revejam nestes actos. E que acreditam que no Cashball não se vai provar nada contra o Sporting.
Mas vejo que também 99% dos Sportinguistas acreditam que tudo o que se diz do Benfica é verdadeiro e que o clube é culpado mais que provado em todos os processos em que está envolvido...

Acaba por ser natural. O nosso clube é sempre sério e os outros uns vigaristas...
Para mim não há gente, neste mundo do futebol, completamente séria. Não queria falar nele, mas sobre Bruno de Carvalho ainda muita coisa se virá a saber. E acredito que não serão boas coisas. Que consequências é que isso terá para o Sporting (se tiver), desconheço.
Mas também ninguém sabe que decisões serão tomadas em relação ao Benfica. No entanto, a condenação está mais que feita há muito tempo...
E acredite que se se provar alguma coisa, 99% dos Benfiquistas também não se reverão nesses actos.

Em relação ao presente e ao futuro do Sporting há apenas uma coisa que me mete alguma confusão, que é perceber onde se consegue ir buscar tanto dinheiro para investir no futebol e, principalmente, nas modalidades.
O Sporting vai no segundo ano sem Champions. Os dois rivais esta época ganharam lá imenso dinheiro. O FCP cerca de 70 milhões, acho eu, e o Benfica quase 50, mesmo não passando da fase de grupos... E já tem outros 40 ou 50 assegurados para a próxima época...
Sem estas verbas, será quase um milagre conseguir um plantel que consiga competir com os dois rivais, embora no FCP também se esteja a assistir a uma enorme saída de jogadores...
Só vejo uma maneira que é vender o melhor jogador do clube e o único que valerá muitos milhões.
Substitui-lo é que nunca será fácil...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 18:00

Caro JPG,

Obrigado pelos parabéns. Do que se conhece o Benfica está implicado em "esquemas" que podem indiciar processos menos "limpos" para tirar vantagens desportivas. Se se vai provar ou não, veremos.
O que se percepciona é que conseguiu empurrar responsabilidades para um "testa de ferro" que não sendo dirigente ilibará o clube se for condenado. Portanto, penso que tudo como dantes…
Relativamente aos casos que refere no Sporting, quer os já resolvidos, quer os que não estão, pelo que se conhece, não apresentam sintomas de qualquer "esquema" para controlar o "sistema".
De facto o Sporting não dispõe de todas as fontes de financiamento dos rivais. Terá de encontrar alternativas para construir um plantel competitivo. Se conseguirá lutar de igual para igual não sabemos. Mas não é só o dinheiro que decide.
Sem imagem de perfil

De Samuel A. a 28.05.2019 às 19:29

Este nação valente ate parecia um tipo sério.... parecia.....

Ficou por enumerar quais processos menos "limpos" ele conhece que tiraram vantagens desportivas. As toupeiras ? Ou vouchers ? Faz lembrar o discurso de um gordo que por ai andava

E nao seria de esperar outra coisa... obviamente que o cashball nao apresenta nenhum sintoma de esquema... e obviamente tambem nunca traria vantagens desportivas.

Espalhou-se ao comprido com a conversa do "sao diferentes sim". Todos nós sabemos que para ser sportinguista passa-se por um apertado crivo desde nascença onde só os mais puros podem entrar. E tudo pessoal de uma casta superior e que como sabemos sao donos do titulo nacional por decreto. Ha é um sistema que desvirtua esta historia natural de ganhar titulos.

Outra perola é a parte de elogiar o Vagandas por tudo o que tem acontecido. Juro que delirei mesmo com o parte do " nem pretendeu colher louros"... oh amigo NValente... acompanhou a campanha ? Tem ouvido o homem falar ? Mas ha la politiqueiro que nao diga as maiores barbaridades do mundo ? seja do sporting , do benfica ou de outro qualquer.

Querem ver agora que o medico la do sitio.. o tal que tem 11 anos de futebol profissional (uns bons menos que o paulinho e a senhora da bilheteira).... agora é um guru da alta finança e qual magico qual que, deu a volta ao clube como ninguem?



Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.05.2019 às 20:15

Leitor/Comentador Samuel, não é hábito vê-lo por cá, mas vem, legitimamente, em defesa da sua dama e vou-lhe responder, com todo o respeito.
Todos os processos menos "limpos" são públicos. Cabe aos tribunais decidir se são confirmados ou não. Sem esquecer que como no caso "Apito Dourado" os principais mandantes escaparam por entre os buracos da lei. Sim, porque a justiça é feita por homens e também erra.
O Cashball pelo que consta de um depoimento pessoal, consistiu numa tentativa de compra de árbitro (ou árbitros) para ganhar influenciar jogo(s) no Andebol. Se se provar é grave, mas não confunda com um "sistema" tipo "Apito Dourado". De qualquer modo as pessoas que eventualmente podem ter praticado esse delito já foram destituídas. Sim, porque no Sporting somos diferentes, e não pactuamos com quem não respeita o ADN do Clube.
Não sei onde viu preto no branco alguma afirmação sobre a "pureza" dos adeptos do Sporting. Não sou por essa pureza nem por outra qualquer porque não existe. Os adeptos do Sporting são cidadãos como todos os outros. Há gente culta e inculta, gente com boa ou má formação. O que digo é que em toda a sua história, tirando um ou outro caso sem grande significado, o Sporting tem a folha limpa.

A alusão ao actual Presidente do Sporting, e tendo em consideração a sua falta de respeito, não merece qualquer resposta.

Quanto à questão de seriedade não o conheço e por isso não posso dizer se é ou não sério. Se considera, sem me conhecer, que eu não sou, com base em discordâncias de análise, é lá consigo. Se isso o faz feliz, muito bem. O que sei pela forma como escreve o comentário é que a sua atitude não se pauta pela urbanidade.

Saudações
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 29.05.2019 às 10:45

"elogiar o Vagandas"..... tu és só parvo ou fazes-te?
Quem és tu para falares mal do Sporting ou do seu presidente?
Volta lá para os blogs dos grunhos como tu do teu clube e vomita lá o teu ódio ao Sporting e aos sportinguistas, aqui estás a mais e a poluir o ar

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo