Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Rio Ave/Sporting

Rui Pedro Barreiro, em 16.02.20

dd686e89-9a06-4baf-96f2-fb6868b66e68.jpeg

Ao terceiro jogo da época com o Rio Ave, conseguimos empatar!

Para variar lá tivemos um jogador expulso, mas tivemos a sorte do jogo apesar do remate de Eduardo à barra... Max garantiu o empate depois de uma boa arrancada de Bolasie, ficando a responsabilidade de marcar a grande penalidade com Jovane.

Jogo em que o resultado foi obviamente muito melhor que a exibição. O onze que começou teve jogadores muito abaixo do exigível numa equipa como o Sporting. Apesar de Silas ter mexido bem na equipa (podia/devia ter mexido logo ao intervalo), julgo que as ausências de Vietto, Acuña e Mathieu foram demasiado sentidas. O nosso meio campo foi incapaz de se superiorizar ao do Rio Ave, criando dificuldades à nossa defesa e não disponibilizando bola jogável a Sporar.

Melhor em campo da equipa leonina, Luís Maximiano. Espera-se uma melhor exibição na próxima quinta-feira, no jogo da Liga Europa, em Alvalade.

_________________________________________

Os mil e um sistemas de Silas

Um artigo da autoria de Bernardo Ribeiro, Director de Record

O Sporting mereceu o empate em Vila do Conde?

Mereceu porque os leões não têm culpa da incompetência dos anfitriões. O Rio Ave estava a ser muito superior, tinha o jogo na mão, podia ter dilatado várias vezes, mas mesmo com dez o Sporting não baixou os braços e o penálti existiu mesmo. Como Jovane não falhou, aceita-se. Futebol também é isto.

Como se explica que o Sporting jogue tão pouco?

É verdade que os leões não têm o mais equilibrado dos plantéis, mas daí a não poderem jogar melhor... Silas muda de sistema como quem muda de camisa numa equipa sem maturidade táctica para tanto. Aliás, poucas haverá capazes de desempenharem tantos sistemas. Falta uma ideia de jogo a este leão. Isto é fingir que tem várias.

Entendem-se as escolhas de Silas em Vila do Conde?

É sempre injusto criticar sem ver os treinos. Ainda assim, deixar Battaglia no banco para deixar jogar Doumbia é para mim uma espécie de sacrilégio. Depois, no lançamento do jogo Silas disse que o Sporting tinha Sporar, Jovane e Plata. De início jogou apenas o primeiro. Haverá explicação, mas eu não consigo dar.

Nota-se dedo de treinador no Rio Ave?

Muito. Apesar do empate, a equipa do Rio Ave foi muito superior ao Sporting. mandou nos tempos do jogo, foi mais incisiva ofensivamente, mesmo que falhando várias oportunidades. Belo trabalho de Carlos Carvalhal.

publicado às 04:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 07:13

As ausências de Vietto , Acuna e Mathieu deu para explicar precisamente as limitações gritantes do plantel , sem eles fica uma equipa banal sem referencias .
Uma equipa que só consegue defender (mal) e limitadíssima a criar jogo quase inexistente.
Esta é a triste realidade , os jogadores esforçam-se é um facto , fazem o possível mas não dá mais que aquilo.
Qualquer treinador nestas circunstancias fica a jeito de ser criticado , esta equipa não consegue ter bola no ultimo terço do terreno porque não tem qualidade para a conseguir ter, está condenada a jogar essencialmente no contra ataque através dos extremos rápidos que tem (Bolaise, Camacho e Plata ).

Ficamos todos tristes a ter que encarar a realidade , ficamos todos apreensivos porque com esta incapacidade não vai ser nada fácil a equipa manter-se nos lugares de cima , o 9º lugar sò está a 5 pontos e agora ja nada se pode fazer para melhoria do plantel.
Penso ser opinião generalizada dos adeptos que esta Direção terá a derradeira oportunidade de fazer as coisas bem quando organizarem o plantel para a próxima época , será o ultimo cartuxo , ficou sem margem .
Vamos todos acreditar que aprenderam com os erros e que tudo irá mudar .
Queremos que trabalhem soluções credíveis e que não andem constantemente em lamentações que sò desgasta a credibilidade das suas reais capacidades.
O Dr Varandas ja percebeu que afinal não é assim tão fácil como ele pintou.
Precisa-se de gente de qualidade , volantes criativos e um bom central , á direita continuamos coxos na lateral e de mais um avançado com tarimba, se Sporar fica lesionado voltamos ao deserto.

As saidas de Raphinha , Bruno e Bas Dost se ja eram insuficientes agora a equipa ficou limitadissima sem soluçoes.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 16.02.2020 às 14:05

Totalmente de acordo. Apesar de me parecer que Doumbia ainda tem idade para evoluir se for bem trabalhado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 16:47

Gosto do Dounbia e tem se esforçado a evoluir mas comete ainda muitos erros que podemos considerar naturais para uma posiçao das mais complicadas de executar bem.
Um bom 6 será sempre o.pendulo da equipa e isso Dounbia ainda nao o sabe fazer.
Tem que aprender a ler melhor o jogo para chegar as zonas por antecipaçao e ser mais pragmativo e acertivo no passe.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 16.02.2020 às 08:54

Não percebo porque:
- insistimos em Doumbia quando temos Battaglia. O 1º nunca será um bom 6;
- insistimos em Camacho quando temos Jovane. O 1º já provou que só faz bons jogos de 10 em 10 jogos. Até o Plata já mostra mais evolução. Camacho nunca será bom o suficiente;
- insistimos em mudar de sistema todos os jogos. Isto é impossível de funcionar assim. Não acredito que os jogadores consigam assimilar todas estas diferenças num tão curto espaço de tempo;

Mas palpita-me que Varandas está à espera do fim da época para ir contratar Leonardo Jardim.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 09:47

Sao amigos , é sempre uma possibilidade válida ,Leonardo pode ser o trunfo do Drº Varandas para recuperar grande parte da credibilidade que tem perdido.

Mas Leonardo terá as suas exigencias em termos de plantel , jamais aceitará se nao houverem garantías de entradas de gente com qualidade.
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.02.2020 às 10:00

Camacho é bom, tècnicamente, mas falta-lhe intensidade e apesar da insistência de Silas não se vêm progressos. É preferível Jovane, talvez um pouco trapalhão, em comparação com Camacho, mas com maior capacidade de choque..
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 16.02.2020 às 14:08

Pelos jogos que tenho visto Plata e Jovane seriam titulares. Vietto faz muita falta e Acuña e Mathieu são essenciais. Se compararmos plantéis com Braga, Famalicão, Rio Ave e Guimarães percebemos as dificuldades de Silas.
Sem imagem de perfil

De LG a 16.02.2020 às 09:09

Não dá para mais, face aos resultados e exibições da equipa o 4.º lugar é uma maravilha.
Mais uma jogo com uma série de equívocos.
Vejamos quanto tempo demora a começar a falar-se (ALERTA CM) em Marco Silva ou Abel. O próprio Silas já percebeu, como se pode concluir pelas suas declarações a semana passada, que não fica.

Para não dispersar o meu comentário, Battaglia negou o ALERTA CM que o Ruiu refere num post abaixo
https://twitter.com/RodriBattaglia/status/1228830507800068097

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.02.2020 às 09:14

Sim, o CM é fonte credível e importante.

Fala em Marco Silva e Abel, porque não em Leonardo Jardim?

Também vi essa suposta mensagem de Battaglia. Não altera nada. Aconteceu o que foi inicialmente reportado que agora se pretende minimizar para evitar sensacionalismo avulso.

P.S.: Evite de escrever links nos comentários.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 16.02.2020 às 09:38

Rui Gomes-------Felizmente não vi a primeira parte. Não consigo entender a razão do nosso treinador mudar todas as semanas de sistema de jogo. Também não entendo porque aposta em jogadores, que já tiveram várias oportunidades e que não nos conseguem convencer.Já sabíamos que esta equipa era curta e com muitas lacunas, mas tanta falta de qualidade é desesperante para os adeptos.
Li algures que o SCP está a 5 pontos do nono classificado. Sabendo das saídas , que temos de efectuar e mesmo em casa somos uma desgraça, a curto prazo poderemos estar numa classificação, que só dá razão aos adeptos que contestam este Presidente, que no inicio da época não elucidou os adeptos de tantas carências quer desportivas como financeiras,
Ontem, o Rio Ave deu uma lição aos nossos inexperientes dirigentes como é possível com um orçamento pequeno estar perto do 4º. lugar. Não vi a primeira parte e não tenho vontade, pois segundo ouvi a exibição foi desastrosa, mas quem viu o jogo pela TV terá pensado que o Rio Ave seria o nosso clube.
A inércia de tudo o que está a acontecer em relação à nossa prestação na Liga NOS é preocupante, pois cada vez jogamos pior. Fernando Albuquerque (SCP)
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 09:59

Bom meu caro amigo ,foi das poucas vezes da historia que somos claramente dominados por um clube bem menor , ja perdemos algumas vezes com o Rio Ave no passado mas foram obrigados a jogar em contra ataque situação que se inverteu nos días de hoje.
Ontem sorriu-nos a fortuna , quando se esperava o 2-0 fizemos nós o 1-1 num lance fortuito que deu penálti claro.
De facto nao temos culpa da incompetência do adversário em não ter sabido matar o jogo .
É um facto que Coates é perseguido facilmente pelos árbitros mas também é verdade que ele muitas vezes se pôe a jeito , é uma situação de estudo , eu por mim sei qual é o problema e creio que Silas e o próprio jogador também.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 16.02.2020 às 18:46

Caro Fernando Albuquerque,

Discordo da sua expressão "cada vez jogamos pior". É verdade que neste campeonato o Sporting tem sido muito irregular. Mas já fizemos bons jogos, nomeadamente contra o Porto, e perdemos. E há outros.

Temos uma equipa muito desequilibrada, com jogadores que não têm competência para jogar no Sporting. Silas parece um pouco perdido sempre a mudar o modelo, sem conseguir acertar, mas a matéria prima não abunda.

Como disse um jornalista, com a situação de guerra que existe no Sporting, o que admira é como ainda se ganha alguma coisa. Uma equipa precisa de estabilidade psicológica, e esta não a têm, quando um grupo de adeptos tudo faz para puxar o Clube para baixo, a fim de levar avante o seu objectivo de voltar ao poder.

Vai ser muito difícil conseguir o terceiro lugar ou até o quarto. O Braga tem uma grande equipa. Ainda temos que jogar com Benfica, Porto, Famalicão, Guimarães, mas estas equipas também têm jogos difíceis e vão perder pontos. Tudo depende de quem perder mais.

Sobre a questão do Rio Ave jogar melhor com menor orçamento, é relativo. Acontece. É futebol. Senão como se explica que o Braga com um orçamento muito menor, tenha ganho a Porto e Benfica, nos seus estádios. Aliás se tivesse perdido esses jogos, como seria lógico, estava cinco pontos atrás do Sporting.

Portanto esperemos que possamos jogar com os melhores do plantel, e esperemos que o treinador, estabilize um sistema que corresponda às suas características. A nós mais que carpir mágoas, compete-nos dar força à equipa, nos bons e nos maus momentos.

SL

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 19:50

Amigo Naçao Valente
Começa a repetir-se muitas vezes que Silas muda muitas vezes o sistema e aos poucos começa a fazer eco numa apontaria de baterias criticas ao treinador.

Não me parece bom senso pegarem por aí , o plantel tem poucas soluções com jogadores com características que não foram analisadas na base de um.projeto de equipa.
Com tantas limitações quando jogadores saem da equipa por lesão as características dos substitutos obriga a varias alterações inclusive estratégicos .
Pode criticar o modelo de 3 centrais que trouxe de novo quando do jogo do Portimonense mas que se deu conta que não funciona e fica-se por aí.
Depois são mesmo as características dos jogadores que tem disponíveis que o obrigam a alterações.
A reposta que eles dão em certas funções é diferente podia pormenorizar mas teria que escrever extenso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 16.02.2020 às 21:42

Caro Indiana,

Completamente de acordo consigo. Não tenho a veleidade de apontar baterias de críticas a treinadores. Respeito o seu trabalho e muitas vezes os defendo de treinadores de bancada que os avaliam sem conhecerem o seu trabalho, assim como as suas condicionantes.

O que digo sobre a constante mudança de sistema é uma constatação de muita gente. O que tenho escrito é que não a percebo. Compreendo as condições com que trabalha. E nunca me viu pôr o seu trabalho muito difícil em causa. E muito menos me viu dizer que tem que ser substituído, como já vi por aqui. Admiro a sua coragem em ir trabalhar para um clube que já foi apelidado de manicómio. E digo mais: penso que irá ser um grande treinador.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 17.02.2020 às 10:56

Nação Valente----------Desde o principio desta época que eu venho a defender os jogadores, fazendo elogios, que agora noto serem errados. A forma como a maioria deles jogam é inacreditável, pois parece que estão a fazer um grande frete. O seu segundo paragrafo diz tudo sobre o meu pensamento actual , pois as boas exibições existiram de facto mas foram raras. e esta equipa caminha para a pior classificação de sempre, se entretanto não houver alguém que chame a atenção destes atletas, que devem jogar com mais qualidade, pois o que fazem é de uma equipa mediana, O jogo contra o Portimonense (na cauda da classificação) deveria ter envergonhado todos os intervenientes. Mas, contra o Rio Ave a sua exibição foi pior e sendo assim, a razão de eu dizer que cada vez jogamos menos. Sou um Sportinguista muito velho, que acompanhei sempre o meu clube, até mesmo quando estive em Angola, e sinceramente o actual momento é triste e não vejo alterações profundas, que são necessárias. A invasão a Alcochete vai fazer 2 anos e pelos vistos vamos ter de gramar sempre o mesmo choradinho pelos prejuízos causados quer na parte financeira quer desportiva, que aconteceram e que eu lamento bastante. O facto de nos ter acontecido esta catástrofe, cujos autores ainda estão a ser julgados e que espero fiquem longe da nossa companhia por muito tempo, não deverá ser um entrave para reabilitarmos o nosso SCP. Infelizmente a inexperiência dos nossos dirigentes, que penso estarem a dar o melhor na gestão do nosso clube, embora tenham feito imensos erros a nível do futebol, essas alterações, que se desejam, deveriam estar em marcha e ser apoiada por todos os adeptos e esta desunião existente vai continuar a prejudicar apenas o SCP.
O silêncio dos concorrentes às últimas eleições é esquisito, pois deveriam apoiar estes Corpos Sociais, pois o seu silêncio é comprometedor, pois nunca li alguém a contestar esta fase da vida do nosso SCP. Concordam ou discordam da atitude desta gentalha, que todos os dias empobrecem mais a maior Instituição em Portugal, que tem apenas 37 títulos Europeus , ganhos sem malabarismos ou ajudas de ninguém estranho ao nosso clube.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 16.02.2020 às 10:00

Silas vai chegar ao fim do campeonato sem se conseguir perceber as ideias dele. Se Silas não é para continuar arranjava-se outro treinador que começasse já a pensar a próxima época. De preferência algum nome que os jogadores reconhecessem como alguém de méritos comprovados. E, não, não acredito que Jardim ou Marco Silva voltem a Portugal por agora. E o Abel Silva não é lá muito bem visto pelos adeptos, especialmente que, depois de ter sido goleado na Luz, ter saído todo feliz e sorridente. Se eu fosse o presidente duma equipa (qualquer uma) pra mim esse treinador estava riscado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 16.02.2020 às 10:29

Foi com muita surpresa que li que o presidente tentou trazer o Abel , não sei se isso corresponde á verdade , mas Abel tem e terá sempre uma forte resistência dos adeptos do Sporting , eu ficaria muito desiludido se isso algum dia acontecer.

O Drº Varandas pode ja ter o trunfo na manga que tem o nome de Leonardo Jardim , nao a excluo de forma alguma.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.02.2020 às 10:57

Se tivéssemos perdido iamos para o 5 lugar.... Relembro os mais distraídos que a direcção do Sporting no início de epoca colocava como candidata ao titulo.... o que podemis esperar mais? Eu fico muito preocupado com o que ai vem... grande risco de ficarmos fora da Europa.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 16.02.2020 às 11:45

Bom dia.O ideal era O Sporting contratar um treinador de créditos firmados e começar já a contratar alguns jogadores no "segredo dos deuses" para reforçar bem a próxima época. A não ser assim, Varandas não chegará ao fim do seu mandato, por mais explicações que deia, e que não convencem praticamente ninguém. Vou deixar aqui uma "dica": Contratem os responsáveis pelo futebol do S. Braga, nomeadamente o seu departamento de scouting.

José Silva
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 16.02.2020 às 18:57

José Silva,

José Silva,

Concordo que a próxima época tem de começar a ser preparada, sobretudo na correcção do plantel, com aquisições que sejam garantidas. E penso que será possível, porque depois da venda de Bruno Fernandes, existe alguma folga financeira para o fazer.

Continuo a discordar que um presidente, seja qual for, não chegue ao fim do seu mandato apenas por causa dos resultados do futebol. Eu sei que o adepto reage pela emoção e não pela razão. Mas a verdade é esta: ou o Sporting arruma a casa, e cria condições financeiras equilibradas, ou então não é o Varandas que está em causa, mas o próprio Sporting.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 16.02.2020 às 19:04

E o Sporting não é só futebol. hoje foram divulgadas no blogue duas notícias: A equipa de basquetebol está em primeiro lugar, e equipas de atletismo foram campeãs. Sobre isso nem uma referência pelos leitores. O que fez grande o Sporting também foi o seu ecletismo.
Imagem de perfil

De Rui Pedro Barreiro a 16.02.2020 às 21:22

Completamente de acordo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo