Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Gianluigi Buffon são os três candidatos ao prémio de jogador do ano da UEFA relativo à época 2016/2017. O vencedor será conhecido a 24 de agosto, por ocasião do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Mónaco.
Os três candidatos foram seleccionados por um júri constituído pelos 80 treinadores dos clubes que participaram nas fases de grupos da Champions e da Liga Europa na última época, bem como por 55 jornalistas da European Sports Media (ESM), em representação das federações associadas do organismo que tutela o futebol europeu.
Cristiano Ronaldo (2014 e 2016) e Lionel Messi (2011 e 2015) foram eleitos jogador do ano da UEFA em duas ocasiões.
Modric, Toni Kroos, Paulo Dybala, Sergio Ramos, Mbappé, Lewandowski e Ibrahimovic também estavam na corrida à distinção.
Não acho adequado a inclusão de um guarda-redes nesta consideração. A exemplo do que a FIFA anunciou recentemente, devia ser uma distinção separada.
Dito isto, e apesar de Cristiano Ronaldo ser a escolha lógica, não me surpreenderá ver Buffon ser o premiado. Há já algum tempo que se sente que o procuram distinguir, não tanto por uma só época, mas sim pela sua carreira, que tem sido de facto brilhante.