De Elitista a 08.08.2022 às 10:13
Rúben Amorim conquistou já, aos comandos do nosso clube, relevantes títulos que muito lhe agradecemos.
No entanto, já leva duas épocas e meia aos comandos da equipa, a SAD tem realizado avultados investimentos para dotar o plantel de jogadores que ele sugere, portanto, o que se lhe exige, por esta altura, não é que se sinta desagradado mas que acerte!
Não costumo comentar opções técnicas porque apenas entendo do meu ofício e mal.
Contudo, continua sem tirar um rendimento minimamente decente (já nem digo aceitável) da contratação mais cara da história do Sporting e, a uma defesa permeável a jogar em modo "peladinha", à qual, inexplicavelmente, retirou o único elemento a produzir em pleno, Pedro Porro, acrescentou, Ricardo Esgaio.
A sério, Rúben?! Esgaio?!
O que mais me irritou, não foi a expressão desesperada que os Sportinguistas, que assistiam ao jogo comigo, tiveram quando Esgaio começou a aquecer mas o dito não ter deixado os seus créditos por mãos alheias e confirmado a preocupação generalizada da Nação Leonina! Mais 10 minutos desastrosos - o lance do 3º golo brafiquista é, no mínino, constrangedor - a confirmar uma contratação completamente disparatada!
Uma última nota para uma notícia que dava conta de insultos ao atleta nas redes sociais. Não é assim que as coisas se resolvem! Isso é um exercício de pura covardia e Esgaio é quem menos culpa tem no sucedido.
Como já era de esperar, os críticos mais dedicados vêm todos à rua como se o empate, mesmo da maneira como foi, fosse o fim do Mundo.
Quem é que está minimamente preocupado com a expressão dos amigos que assistiam ao jogo consigo?
De RR a 08.08.2022 às 13:15
O caríssimo quando se tratava do lunático queria lá saber do resultado!!!
Menos... aceite a opinião dos outros que diferem da sua.
Quando eu precisar de conselhos seus assobio!!!
De Anónimo a 08.08.2022 às 17:22
O maior lunático é o autor do blogue: um letal ao Sporting
No anonimato é um valentão. Infelizmente, há mais imbecis como o caro!!!
De Elitista a 08.08.2022 às 13:40
Claro! Os meus amigos são pessoas e Sportinguistas de 2ª ou 3ª categoria! Naturalmente, a anos luz da elite a que pertence Vossa Excelência e seus pares. Nada de surpreendente no caro que reage, invariavelmente, de forma deselegante a quem usa o legítimo direito de pensar de forma diversa.
Lamento porque o tenho em muito melhor conta do que isso e gosto de discutir o Sporting com quem me demonstre educada e assertiva que existe outra realidade e me conceda o privilégio de alterar a minha visão das coisas
E como se entendeu no direito de diminuir e ridicularizar as pessoas que me acompanhavam, mesmo sem saber quem são, merece que, de igual forma, eu lhe diga que, em matéria de Sportinguismo, comparado com eles, o caro nem chega a ser um gatinho. Mas quem
é que está minimamente preocupado com isso, não é mesmo?
É exactamente esse o problema! a forma como o empate aconteceu! Aliás, opinião semelhante tem a cara Luísa de Sousa! Parece que, afinal, eu e os meus amigos Leões não somos os únicos "burros" no universo Sportinguista...
PS - Ainda bem que, na minha vida profissional, nunca apanhei patrões/superiores hierárquicos com a complacência que o caro tem para com profissionais de futebol pornograficamente remunerados porque isso significaria que, hoje, eu fosse um profissional medíocre.
Mas explica muito do 18 + 19...
Mas que comentário disparatado e totalmente fora de contexto!!!
Não adjectivei os seus amigos, indiferentes que me são, simplesmente questionei quem está preocupado com a referida expressão deles.
Nunca lhe recusei o direito a opinião - mais vezes do que não muito crítica do Sporting - mas assim como comenta sujeita-se a levar resposta.
Gastou muita tinta para dizer tão pouco aproveitável.
De Elitista a 08.08.2022 às 16:13
É a sua opinião que registo e respeito, mesmo discordando da mesma. Continuo convicto do que escrevi e da pertinência dos meus argumentos mas, acima de tudo, desejo que seja o caro a ter razão e que o desaire de ontem tenha sido um mero percalço e não um problema estrutural. E, já agora, que os dois activos que refiro no meu primeiro comentário estejam apenas a viver um período de menor forma e não sejam, simplesmente, futebolistas de rendimento insuficiente para um clube ambicioso.
Saudações
Apesar das circunstâncias do jogo e de alguns erros que foram cometidos - ao fim e ao cabo pelo das equipas - considerar o empate de ontem um "desaire" não é apenas uma simples opinião, é uma asserção de má fé.
E pode "pintar" a coisa como desejar, mas não há aqui amibiguidade alguma!
De Elitista a 08.08.2022 às 20:41
Tirando alguma situação pontual, como por exemplo o empate no dragão no ano do título (que, mesmo assim, não festejei) ou numa eliminatória que nos permita o apuramento, para mim, qualquer empate é, obviamente, um desaire.
Não deve recordar-de mas na última derrota oficial do SCP eu vim aqui elogiar a equipa e até foi em Alvalade.
Porque perdemos o controle dos acontecimentos e a derrota foi ditada pelas circunstâncias.
Ontem, fomos incompetentes. Produzimos para golear e acabamos a perder 2 pontos.
Em 2007, devido a um erro de Arbitragem, perdemos o campeonato por 1 ponto e em 2016 por dois pontos!
Elitista
O mundo do futebol gera paixões como se fosse a coisa mais importante da vida. Dá azo a discussões, desentendimentos, insultos entre pares. O disparate ganha , relevo e aparece como sentença. Quem na sua profissão, ou na sua vida, comete erros de palmatória, aparece aqui a acusar, sem nenhum conhecimento de causa, e a "malhar em quem faz". Definem tácticas estratégias, com uma assertividade lamentável.
Na vida aprendi que devemos saber colocarmo-nos no lugar do outro. Mas não me posso colocar no lugar da ignorância. Vejo os jogos de futebol com emoção, e quando a equipa que apoio erra barafusto no meu silêncio. Se forem os adversários a errar exulto. É a dualidade da natureza humana. No fim, posso ficar frustrado, mas passo à frente. Quem tem de resolver o que não corre bem, é quem como se diz na tauromaquia, tem que pegar o touro.
Este jogo em concreto, foi um grande espectáculo, digno das melhores ligas, de acordo com os especialistas da análise. Houve erros de parte a parte e daí o resultado volumoso. Se nunca houvesse erros o resultado seria sempre zero a zero, o que era uma coisa enfadonha. Por outro lado, não jogámos com uma equipa de segunda linha, com as quais já temos perdido, e portanto não há razões para análises negativistas, quando a procissão ainda não saiu do adro.
Por regra, as equipas que têm os melhores artistas, e a melhor afinação têm sempre hipótese de ganhar, sobretudo se funcionarem como colectivo. A equipa que jogou na primeira parte, sem Esgaio ,por exemplo, sofreu dois golos. Dois suplentes da segunda parte fabricaram um golo depois de entrarem, e foram colocados pelo mesmo treinador que colocou Esgaio. Os golos que sofremos resultaram de erros colectivos, incluindo o último, e não apenas da acção de um de outro jogador, assim como os que falhámos, ou os não construímos.
Em conclusão, ler comentários assentes na ignorância, ou pior, ,na má fé, apesar de ser um exercício masoquista, também serve para confirmar a subjectividade da natureza humana. Só espero que não intertiram no trabalho de quem tem que fazer. Deixem jogar quem têm que jogar.
De Elitista a 08.08.2022 às 16:30
Caro Nação Valente, agradeço o seu comentário à minha opinião, apesar de não o ter entendido muito bem.
Espero que não me esteja a chamar de ignorante...
Confesso que tenho alguma dificuldade em entender o problema de parte da Nação Sportinguista em lidar com o pluralismo e diversidade de opinião.
Deixo algumas notas:
- eu não tenho conta em redes sociais, pelo que não fui um dos muitos a ficar desagradado (termo simpático) com a prestação de Esgaio.
- no desporto, há esse romantismo do ganhar e perder, em alta competição, não! Por isso há os Bayern, Real, Barça, Celtic, Rangers, Brasil, Alemanha e Italia (dominadores) e, depois, há os outros...
Uns ganham mais do que os outros, não por caprichos da redondinha, mas porque são mais exigentes e competentes do que os demais.
- o meu comentário não insultou ninguém! Fiz apenas uma análise ao que é legítimo esperar do técnico mais caro sa história do futebol português, que tem beneficiado de um esforço financeiro de um clube com sérias dificuldades de tesouraria e que está há dois anos e meio no clube.
Qual a minha pertinência e legitimidade em emitir tais opiniões? A mesmíssima que a sua e dos restantes 3 milhões de Sportingistas.
SL
Elitista
Em primeiro lugar esclareço que falo em disparates genericamente e não em relação a nenhuma pessoa em concreto. Leio aqui alguns, mas muitos mais noutros espaços das redes sociais.
A sua liberdade em manifestar opinião é tão legítima como qualquer outra. Da mesma forma é legítimo o contraditório. Já discutimos esta questão de termos de ganhar sempre e continuamos em desacordo. A exigência e a competência são fundamentais em todas as actividades, mas não chegam. A competência sobretudo, depende da "matéria prima que se tem.
O treinador é o mais caro em quê? No que ganha? Certamente não. No que se pagou para poder ser contratado? Será, mas entramos no campo das meias verdades. Pergunto: quanto dinheiro já meteu no Sporting? Um campeonato (bestial) Liga dos Campeões(bestial) criador de mais valias, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Gonçalo Inácio, Pote (bestial). Faça as contas e veja o saldo. Empatou um jogo (besta)
É um clássico do futebol passar de bestial a besta. Cometerá erros? Quem não comete? Refira um treinador ou um atleta que não cometa.
Existe liberdade para manifestar opinião, mas muita da opinião manifesta ou má fé ou ignorância, e não estou a pessoalizar..
De Elitista a 08.08.2022 às 20:49
Foi esclarecedor, caro Nação Valente.
E, já agora, eu também pretendo esclarecer algo: neste momento, eu nem sequer imagino o SCP sem o Amorim como treinador!
Apenas me parece que o plantel tem alguns equívocos e que há questões que foram mal geridas por ele.
Essa coisa, com a qual concordo 1 000 000%, de que ninguém está acima ou é mais importante do que o SCP, deve ser aplicada a TODOS!
De Profeta a 08.08.2022 às 13:37
Será que a pré época foi bem planeada? Numa altura em que é preciso definir processos e integrar reforços, só jogaram praticamente com equipas de topo, que nesse aspecto poderão dificultar.
O Rui que tem mais experiência em futebol que eu, o que acha?...
Eu nunca me dou ao trabalho de analisar o trabalho do treinador em detalhe.
Sobretudo, não ando com a proverbial lente na mão à procura de razões para criticar.
Rúben Amorim não é perfeito e, por isso, corre o risco de cometer erros. Mas, na generalidade, tem feito um excelente trabalho e merece o nosso respeito.
Não tenho nada a dizer sobre a pré-época. Eu, nos meus anos de director técnico, em conjunto com o treinador, agendava sempre cerca de 10 jogos de preparação, com grau de dificuldade em crescendo. Parece-me que RA fez isso.
Não compreendo tanta análise a um empate na casa de um adversário difícil. Muito, como é usual, em função do resultado final, o forte da maioria dos adeptos. Se o golo do empate não aparece, hoje eram todos heróis.
De João F. a 08.08.2022 às 17:31
E a procissão ainda só vai no adro e com um empate na casa duma equipa, que para muitos joga para o título! Imagina-se o que será lá mais para a frente!...
A maior parte deles, nunca aparecem quando a equipa ganha, mas quando perde pontos, apresentam-se com microscópios para analisar os detalhes, como se fossem cientistas da bola.