Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Para escrever “40 Derbies para a História”, Rui Câmara Pina pesquisou, registou e descreveu os principais acontecimentos sobre os jogos entre os dois grandes rivais que se realizaram desde a década de 1960 até Agosto de 2015. Começa num longínquo Benfica - Sporting disputado em Abril de 1960 e termina na final da Supertaça no Algarve, em 2015. Convém assinalar desde já que o autor é sócio leonino e desde sempre muito interessado por tudo o que diga respeito ao seu Clube.
Sabe-se que o futebol é um desporto de paixões “partidárias”, mas Rui Câmara Pina optou desde o primeiro momento por uma abordagem factual e detalhada, com o conveniente recurso a sínteses e a fotografias sobre os derbies. Para cada partida elaborou a ficha de jogo. Foi preciosa a colaboração de Hilário, Manuel Fernandes, Carlos Xavier, José Augusto, Toni e Hélder, que escreveram testemunhos inéditos para o livro. António Tadeia é o autor do prefácio.
O autor teve a preocupação de inserir os derbies no respectivo contexto temporal. São 358 páginas de informação oportuna e minuciosa que nos permite obter uma visão inesperada de acontecimentos pouco ou nada conhecidos, ou de recordar outros que já estarão esquecidos. Há inúmeras “pequenas histórias” do nosso futebol e dos seus protagonistas, algumas absolutamente surpreendentes e de que nem suspeitaríamos da sua ocorrência.
Sendo um apaixonado pelo futebol e pelo Sporting, Rui Câmara Pina assistiu desde os finais dos anos 50 a inúmeros jogos entre leões e águias. Escreveu que “muito cedo me pus a caminho dos campos de futebol, umas vezes com o meu Pai, outras com amigos e agora, mais recentemente, com os meus filhos”. Conhece por dentro as peripécias de muitos dos nossos derbies e viu jogar grandes nomes do nosso futebol. É disso mesmo que este livro trata.
Na verdade, há uma memória aficionada que atravessa “40 Derbies para a História”. Com a vantagem de aliar o rigor histórico que é indispensável na investigação e na análise dos acontecimentos à paixão emocionada que acompanha Rui Câmara Pina desde sempre. Um livro para ler e reler antes de cada Sporting-Benfica (ou Benfica-Sporting, pois claro)!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.