Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Rui Jorge é um desejo antigo

Rui Gomes, em 30.06.18

 

Rui+Jorge+Portugal+v+Argentina+Men+Football+f6rMnx

 

Não sei se Rui Jorge seria um nome consensual para assumir o leme da equipa principal do Sporting, mas creio que é um desejo antigo de muitos sportinguistas. O facto do Dr. Frederico Varandas fazer cartaz dele na sua campanha eleitoral, passa apenas por ser um aproveitamento sensacionalista do óbvio

 

Rui Jorge, 45 anos, actual selecionador nacional sub-21, é um dossier complicado e há vários obstáculos a contornar. Por isso, neste momento é prematuro dizer-se que Rui Jorge vai regressar a Alvalade onde esteve como futebolista durante sete temporadas. Será preciso que o treinador esteja disposto a abdicar de um projecto que se iniciou em 2011 e que tem sido coroado de êxito significativo - há Europeu da categoria no próximo ano, em Itália. As coisas ficam ainda mais difíceis quando se sabe que Rui Jorge tem contrato com a Federação Portuguesa de Futebol até junho de 2021.

 

José Sousa Cintra vai tentar contratar um treinador que não seja apenas até às eleições. Vingou a ideia de Cintra dentro da comissão de gestão, pois outros elementos mostraram-se mais inclinados para uma opção temporária como Luís Martins ou Tiago Fernandes, actual treinador dos juniores.

 

O antigo presidente vai contratar um técnico cujo vínculo será de, pelo menos, um ano. José Couceiro, que tem sido associado ao inédito cargo de Director Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, era, em princípio, uma da apostas mais realistas do administrador da SAD, mas Rui Jorge também foi um nome equacionado.

 

Foi Augusto Inácio que lançou Rui Jorge no escalão maior do futebol português (época 1991/92 no Rio Ave) tendo depois o reencontrado, como adjunto de Carlos Alberto Silva e Bobby Robson, o actual selecionador sub-21 nas Antas. Voltariam a encontrar-se na época 1999/2000 em Alvalade na época em que os leões quebraram um jejum de 18 anos. E depois disso Rui Jorge seria novamente campeão em 2001/2002 no último ano em que os verdes e brancos festejaram o título nacional. O seu treinador nessa época foi o romeno Laszlo Bölöni que no seu livro "Bloco de Notas" confidenciou que Rui Jorge tinha sido o jogador "mais inteligente que tinha conhecido".

 

Na base da preferência por Rui Jorge estará a sua experiência  em trabalhar com jovens, não sendo despiciendo o facto de conhecer os cantos à casa. Teve apenas uma experiência curta na principal equipa do Belenenses (dois encontros), mas goza de crédito junto das pessoas com quem trabalhou em Alvalade e Alcochete e que ainda permanecem no clube. Fica por saber se a decisão de Sousa Cintra em querer contratar um treinador para, pelo menos um ano, não hipoteca esta possibilidade. Isso, e/ou a vontade de Rui Jorge em continuar como seleccionador nacional sub-21.

 

As próximas horas serão decisivas para se perceber o que pretende fazer o Sporting no que diz respeito ao seu comando técnico. Com a dispensa de Sinisa Mihajlovic e o plantel a apresentar-se na próxima segunda-feira, data limite imposta pelo próprio Sousa Cintra para anunciar o novo técnico, o tempo joga claramente contra os dirigentes leoninos.

 

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel da Silva a 30.06.2018 às 12:08

Amigos próximos de Rui Jorge dizem que o mesmo não está interessado por enquanto em interromper o projecto que tem nas mãos, desejando concluir o que tem para concluir e depois pensar estar ao serviço de um clube, que no momento actual do Sporting seria uma experiencia pouco apetecível.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 12:16

Já referi essas considerações aqui no blogue e em particular.
Sem imagem de perfil

De Joël Baristo a 30.06.2018 às 12:22

Para mim, tudo que não seja Scolari, Sá Pinto, Carlos Queiroz ou JJ, está óptimo!
É que todos nos lembramos do segundo pior acto de gestão (o pior foi a contratação de JJ) praticado por Sousa Cintra que foi despedir Sir Bobby Robson e contratar o grande perdedor.
A fazer fé nas notícias que vêm a lume, continua incompetente em matéria de futebol e, especialmente, no que toca a contratar treinadores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 12:50

Eu, nesta altura, atendendo às circunstâncias excepcionais, estou disposto a dar o benefício da dúvida a Sousa Cintra, embora seja crítico dele há muitos anos e até em tempos mais recentes quando ele surgiu como apoiante do ex-presidente.

Eu assisti a muito do que ocorreu pela saída de Bobby Robson e a entrada de Queiroz, que já andava a "minar" o ambiente há algum tempo. O próprio Cintra hoje reconhece que foi o maior erro que cometeu enquanto presidente.

Ele tem conhecimentos de futebol muito pouco além dos do adepto comum, um ponto de discórdia entre nós, em 1993, quando eu me disponibilizei para ser director-técnico do futebol leonino.

Tudo isto não obstante, não duvido da sua sinceridade e que está a fazer o melhor possível numa situação muito difícil, para entregar o Sporting aos novos dirigentes em Setembro em condições promissoras.
Sem imagem de perfil

De Joël Baristo a 30.06.2018 às 14:08

Que ele quer o melhor para o SCP, eu não duvido absolutamente nada!
Mas isso, sem competência, vale exactamente zero. É como a questão da garra nos jogadores. Quando eu tinha vinte anos, se me tivessem colocado a jogar pelo SCP, garanto-lhe que ninguém teria mais garra e vontade do que eu em campo mas, o efeito prático seria sempre uma produção igual a zero.
Pode ter tido outros interesses mas também não duvido que BdC queria o melhor para o SCP. O resultado foi desastre...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.06.2018 às 15:12

Pois eu JB duvido, ou melhor quer o melhor para o Sporting desde que seja, ao mesmo tempo, o melhor para si. E o que tem feito ultimamente e continua a fazer, mostra exactamente o contrário.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 30.06.2018 às 12:32

Atualmente a ideia que passa, é que face a tudo o que aconteceu, graças ao ditador, está tudo com medo de vir treinar no clube..e aliado a isto, uma SAD em falência tecnica.. O ditador arruinou o clube autenticamente..

Mas a canalhada da net/ bando de marginais acéfalos dele, nem assim enxerga..

Continuem no forum a recolher e mails e dados de socio pra candidatura, e a esperar instruções dele.. Marionetas autênticas..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 12:55

Mas essas considerações laterais não obstante, o mais importante neste momento é dar sentido de organização e estabilidade ao futebol do Sporting.

É por de mais óbvio que esta pré-época vai ser um período complicado, até porque vai ser necessário reforçar a equipa, algo que só deve ser feito após a chegada do novo treinador.

Não vejo Luís Martins ou Tiago Fernandes (juniores) como interinos, ser a solução desejada.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.06.2018 às 13:27

Rui Jorge era excelente (talvez o nome mais consensual) mas creio que terá ambições em ocupar o lugar de Fernando Santos em breve.

De resto espero que SC escolha bem e principalmente que tenha atenção ao tempo do contrato e ao vencimento.

Hoje continua-se a falar em JJ e junta-se ainda Scolari mas vamos aguardar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 13:49

Jorge Jesus já foi descartado, e ainda bem, seria um erro. Scolari também não me agrada, mas até admito que daria alguma estabilidade à SAD e à equipa.

Dentro de fronteiras não há grande escolha, salvo a aposta em um ou dois nomes com pouca experiência a treinar e nenhuma num dos grandes.

Há quem não concorde, mas eu acho que é muito importante contratar um treinador fiável quanto antes, por múltiplas razões. Não podemos esperar até ao fim do mês de Setembro, que é quando os novos dirigentes estarão em posição para poderem agir. Até lá, além da importante preparação de pré-época, teremos o campeonato e a Liga Europa. Também, como já referi, a necessidade de contratar, imagino 3/4 jogadores para reforçar um plantel severamente afectado pelas rescisões de alguns dos activos de maior nível.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.06.2018 às 14:27

As circunstancias são especiais e não há uma formula 100% certa.

Scolari pela experiencia e pela forma de ser podia trazer algumas vantagens, mas é um treinador extremamente sobrevalorizado e quanto a mim ainda mais ultrapassado que JJ - espero sinceramente que não seja a escolha

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 13:58

Entendo o Rui Jorge e outros que tal!
Neste momento a base de um projecto está muito debilitada.

Concordo com o Rui Gomes.
Sousa Cintra de bola, não sabe mais que o normal adepto, contudo acho também que quererá fazer o melhor.
Se é bem aconselhado, consegue o desejado.. Um treinador que saiba da "poda"..
Talvez alguém sem carisma suficiente para agregar adeptos mas, se for inteligente, concentra-se exclusivamente no balneário e faz-se surdo e mudo para fora.
Já dei um nome.. Jaime Pacheco(sem clubites, sem lobbys)
Vou dar outro.... José Mota(sempre quis treinar um grande e foi sempre pouco equacionado. É feio, bruto e careca)
A ambos falta-lhe esse carisma que todos os lïderes necesitam para agradar a gregos e troianos. Neste caso, agradar a verdes e brancos.
Contudo, acho que são dois com provas dadas e uns grandes "tomates" para arriscar num All-in.

Estas decisões nunca são consensuais. Tá claro!..

Apoio o Sousa Cintra na decisão de não querer um interino. Sim, um treinador a curto prazo.. 1 ano de contracto com 1 opcional e uma claúsula anti-rescisâo antes do ano de contracto. E todos contentes, a Comissão de gestão, o novo Presidente, o treinador, os jogadores.. e grande parte dos adeptos 😂😂😂
Mas, com estas condicionantes é extremamente dificil arranjar um treinador. Mais a condicionante de esse mesmo treinador não saber com que plantel vai ter!.
A solução interina até às eleições..
Nunca!
Isso sim era desistir antes de começar! E os adeptos por muito que digam; este época já foi, na hora ds verdade vão bater no treinador aos primeiros desaires.
Porquê, não à solução de interino!?
Porque os jogadores não respeitariam esse mesmo treinador.. Quem realmente andou na bola futebol, sabe isso de cor e salteado.
Aqui e agora explico aquela claúsula que parece absurda... Assim os jogadores sabem logo à partida que o treinador está ali para ganhar, não para fazer joguinhos de bastidores.
Todos com a cabeça no cepo😁😁

P. S... Sousa Cintra, espero ter ajudado.
É penalte. Porra!!
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.06.2018 às 14:35

José Mota e Jaime pacheco são nomes bastante consensuais
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 14:42

Caro Carlos,

Na realidade, estamos a opinar algo no escuro, porque não sabemos ao certo os nomes de quem foi abordado e as condições apresentadas. Mas, de qualquer modo, nas actuais circunstâncias do Clube e da SAD, é uma missão muito complicada.

Até porque, pelo mesmo motivo, não vejo estarem treinadores de boca aberta à espera de convite, quando até o Carvalhal deu a resposta de registo. Porventura, ainda sentindo algum rancor pela maneira como foi tratado quando esteve em Alvalade.

Não descarto Jaime Pacheco ou José Mota, mas não são figuras que me impressionam.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 30.06.2018 às 15:19

Rui,
Jaime Pacheco teve o seu ponto alto no Boavista nos tempos do Apito Dourado. Depois eclipsou-se. Não me parece boa solução, a não ser por exclusão de partes. José Mota tem uma carreira longa e nunca foi capaz de dar o salto. Não será possível encontrar melhor, mesmo para transição?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 16:04

Daí que sejam nomes que não me impressionam.

Em Portugal não há muito por onde escolher.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 16:48

Sim, muito verdade!. Estamos opinando no escuro.
Mas, é tudo de borla.

Eu sim vejo treinadores de boca aberta para dizer sim. Mas se o pensamento está só nos já conceituados, estou de acordo consigo.
Um C. Carvalhal, primeiro está queimado e não deseja outra vez ser queimado, além disso, tem a sua vidinha arrumada lá fora.
Quem treina lá fora, dificilmente regresserá ao circo Portugal de boa vontade.

Quando eu menciono esses dois nomes. eu sei claramenente que 70% ou mais, dos adeptos sportinguistas dizem logo.. Não!.
Não, impressionam ninguém. 😂
Também não o desejo mas, se desde o meu sofá puder ajudar o nosso clube com uma opinião descabelada, assim o farei.
Dou nomes, não só digo sim ou não, como a maioria dos adeptos de futebol.

Agora, eu quando analiso primeiro olho para o carácter, a firmeza dessa mesma pessoa.
Pois, para lidar com a disparidade de opiniões é preciso ter... Tudo no sitio!


P. S.. Rui opine..
Nomes. Quereremos saber a sua opinião.
Sim, opinamos no escuro.. Somos só adeptos com amor ao Sporting, um clube muito especial. Diferente!!..
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 30.06.2018 às 17:08

Por mim vinha Eurico Gomes
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 17:25

Cris Dileo,

Aí está!.. Talvez interessante.
Não tenho opinião sobre ele. Nunca o vi treinar ou equipas suas jogar.
Mas, é outro tal e qual os que mencionei que não tem lobbys atrás dele..
É dizer, chegar longe para esses é quase impossível.

P. S.. O normal adepto acha que se um treinador (jogador igualmente) for bom chega longe, simplesmente por esse facto.. Nada mais errado. Se não tiver um lobby e um bom empresário pode esse treinador patalear o que quiser. Não será tomado em conta. Nunca!.
É a vida!..
Sem imagem de perfil

De altaia a 30.06.2018 às 17:19

E porque não Paulo Bento que até já conhece a casa e capaz de por ordem nisto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 18:17

Já vi piores ideias!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 30.06.2018 às 14:46

Rui Jorge??

Mas treinar juniores de uma seleção de tempos em tempos é o mesmo que treinar uma equipa com uma pressão tremenda todas as semanas como um clube como o Sporting ?
Está apto para treinar todos os dias jogadores com os egos de profissionais?

Onde está esse curriculo?

Pode dar certo? Pode ...mas é sempre um tiro no escuro e muito mais o Rui Jorge teria a perder se sair desastre.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 16:37

Muitas vezes eu pergunto-me..?
Tem os sportinguistas consciência realmente do que o Sporting é?..
Acho que não?..
Hà muita soberbia, desculpem!

O actual Sporting é um grande só em Portugal, por o seu passado e por a quantidade de adeptos e ingressos que genera.
Depois, por muito que não seja do nosso agrado, nada. Bola!
O Sporting só é aptecível para jogadores que queiram dar o salto e para treinadores igualmente.
Antes de me atirar pedras... 😁 Olhem para os ultimos anos, inclusive os anos brunianos. Depois preparem as figas LOOOOOOOOOLL!!
O mais conceituado jogador foi o Bast Dost e nem queria vir. O Mathieu veio para retirar-se.. Veja bem aonde chegamos.
O mais conceituado(em Portugal, sómente) treinador foi o JJ e sabemos todos porque aceitou..

Com isto dito!
Estamos à espera de que?. Que venha o Sarri, o Allegri, o Pochettino, o Guardiola, J. Klopp. !!
A. Wenger, Capelo, Ranieri ou van Gaal!. Estes, já meios retirados...
(Alguns nomes destes já eu li por aí)


P. S. Não se zanguem muito comigo!

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 17:43

Eu continuo apostando no meu cliente..
O famoso e sobretudo por todos nós ovacionado Julius,... Indiana Julius.
(Luis Vicente, não te metas!! LOOOOOOOOOOLL )

Vejam aí como ele ganha o seu ultimo campeonato.
O VAR ajudou LOOOOOLL!!....
https://youtu.be/GfXTvys99nU


P. S. Julius, te queremos panita!. Eres un tipo chévere. 😬
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.06.2018 às 18:20

Esta mensagem foi eliminada
A Argentina também LOOOOOOOOOLL!!..


P. S. Merssi.. !!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 30.06.2018 às 19:18

Um nome consensual? Maurizio Sarri e tínhamos TREINADOR.
Futebol bonito e disciplina.
Fica aqui um nome para Sousa Cintra se este dá uma espreitadela no Camarote Leonino.
Imagem de perfil

De Nasd a 30.06.2018 às 22:50

Na CMTV acabaram de dizer que o novo treinador é o José Peseiro, por mais anos que viva não entendo como é que este tipo ainda consegue trabalho, surreal....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2018 às 23:07

No entanto, o Record adianta que é apenas um dos nomes sob consideração, que nada está confirmado.
Imagem de perfil

De Nasd a 30.06.2018 às 23:21

Eu admito que neste tópico sou super tendencioso, acho que o tipo é a versão do futebol para os cozinheiros do antigamente versus Chefs dos dias de hoje, faziam comida fixe, mas já só têm lugar em tascas com menus a 5€, convenhamos o tipo nos últimos anos é o "gajo dos restos", quando os projectos das equipas implodiram e precisam de um tipo que faça figura de corpo presente para não se queimar quem vai começar no ano a seguir, lá está o peseiro, a grande evolução do gajo é que no porto já apareceu de fato e não de fato de treino, pena é que tenha conseguido o milagre do porto jogar pior com ele do que com o espanhol...LOL
Desculpem mas é uma das minhas maiores embirrações de estimação, ahahahahahah

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo