Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Rui Patrício, o "leão" gigante !

Rui Gomes, em 01.10.14

 

 

Podemos rever o jogo por todos os ângulos possíveis, mas em análise única e final a derrota apenas por 1-0 deve-se a uma exibição fenomenal do "leão" gigante Rui Patrício, que fez nada menos do que quatro defesas espectaculares perante adversários que iludiram a defesa do Sporting e apareceram isolados frente à sua baliza: Diego Costa, logo aos 2' de jogo, Óscar, aos 56', novamente Diego Costa, aos 83', e finalmente Salah aos 90'+2. Tanto assim é, que no final do jogo José Mourinho atravessou o relvado para felicitar o guarda-redes de Marrazes.

 

Foi um Sporting muito tímido e inofensivo que entrou no jogo e assim se manteu por muito da primeira parte, com apenas três remates à baliza londrina e sem um único pontapé de canto a seu favor. Na realidade, o resultado ao intervalo até é generoso, para o Sporting, tendo em conta o número de oportunidades criadas e desperdiçadas pelo Chelsea. Ironicamente, o seu golo - aos 34 minutos - surgiu de um lance de bola parada que foi precedido por uma falta não assinalada pelo árbitro. O cruzamento para o segundo poste encontrou Matic que cabeceou para bater Rui Patrício, perante a permissividade de Jonathan Silva, que não disputou o lance. A única grande oportunidade para o Sporting surgiu de um cabeceamento de Slimani, defendido pelo guarda-redes.

 

O Sporting entrou muito melhor no segundo tempo, a exercer mais pressão, com maior controlo do meio campo e com um jogo muito mais objectivo, mas apesar do acréscimo ofensivo e número de remates, faltou a imprescindível finalização. Cheguei hoje à conclusão que o Sporting tem três pontas de lança, mas na realidade, nenhum satisfaz os requisitos necessários: Slimani é uma imponente presença física sobre a defesa adversária, luta muito, mas não tem o toque mágico, especialmente com os pés, para fabricar um golo quando a equipa mais precisa, ao contrário do que fez na época passada. Frey Montero, bem... vai jogando uns minutos - hoje até teve uma bela oportunidade que poderia ter dado em golo, caso houvesse inspiração e eficácia - mas não dá termo à crise que perdura há dez meses. E, finalmente, temos Junya Tanaka, que nem sequer podemos comentar, porque Marco Silva recusa utilizá-lo. Deverá haver uma explicação lógica, mas escapa-me totalmente.

 

O Sporting até podia ter empatado, e ninguém ficaria escandalizado, mas não aconteceu. Deste modo, encontra-se em último lugar do Grupo G - com um ponto - face ao surpreendente empate do Maribor na Alemanha, frente ao Schalke 04. O Chelsea lidera com 4 pontos, Schalke 04 e Maribor ambos com dois. Nada está decidido, mas a equipa leonina tem um enorme desafio pela frente para conseguir aq passagem à fase seguinte ou, em último caso, o apuramento para a Liga Europa.

 

Uma arbitragem com critérios muito discutíveis. Foram "amarelados" William Carvalho (24'), João Mário (42'), Maurício (60' - acabou por sair lesionado - e Cédric Soares aos 74 minutos.

 

Uma palavra final sobre o jovem Naby Sarr. Quase que tenho pena dele. Não é o central que se desejava e se precisava, mas foi atirado para a arena e mesmo com os erros da sua inexperiência tem dado luta do primeiro apito ao final. Pela sua enorme entrega perante tão grande responsabilidade, merece ser louvado.

 

Espectadores: 40,734

 

publicado às 04:13

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De sloct a 30.09.2014 às 22:55

Para além de São Patrício, o melhor jogador para mim foi o Maurício, que esteve imperial, sem uma falha que fosse, e já assim tinha sido contra o Porto.

E o Paulo Oliveira também entrou bem no jogo. Quanto ao Nabyças.... não vale a pena, o rapaz faz o que pode e a mais não é obrigado, mas o que ele pode é muito pouco....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 23:00

Dito isso, o todo da defesa, também por culpa do meio campo, esteve muito vulnerável durante toda a primeira parte.

Sobre Sarr, acho que não se pode exigir muito mais de um jovem tão inexperiente que foi atirado para a arena.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.09.2014 às 23:13

Eu nao entendo essa aversao ao miúdo N.Sarr... Eu nao o vi, até hoje assim tao mal como voces o pintam!!! Será da minha televisao??
Mas sim, estou muito de acordo com o Rui,...........meio-campo!!! E nao é só de hoje.. Com a entrada do J.Mário melhorou bastante, mas nao chega. Vamos dar um tempinho ao Mister Marco. Ele merece. :)
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.09.2014 às 23:12

Maurício jogou bem. Aponto-lhe unicamente um erro ao minuto 3. Diego Costa ultrapassa-o e fica isolado perante o São Patrício, que faz a 1ª grande defesa.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.09.2014 às 23:05

Pois é, Rui....voce até concorda comigo sem querer... Tímidez !!!! Ai, que os papoes veem aí..

Acrescente também o Nani...ele sim tentou remar contra o medo.
Pena é que nao tenha acompanhantes e consequentemente nao é visível à maioria dos adeptos....Mais, alguns até vao dizer que ele se agarrou à bola em demasia (que também é verdade.....acompanhantes, né!!!! )
Se o Sporting tivesse 2, só mais 2 jogadores com classe no lugar do A.Silva e Slimani. O Sporting era quase de certeza campeao.
Outras lacunas nem seriam tao visíveis a nós, adeptos comuns :)

Porque?? Eu explico..esses 2 jogadores com classe faziam golos e dariam mais acompanhamento ao Nani que por sua vez arrastaria (como se viu hoje) Carrillo, J.Mário e W.Carvalho... Além disso, o banco de suplentes ficaria ainda mais forte.
Também vale sonhar.............................
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 23:10

Há um diferença entre tímido e cauteloso. O Sporting não tem argumentos para ser arrojado contra o Chelsea, mesmo hoje em que a equipa de José Mourinho de pôs ao jeito.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.09.2014 às 23:21

Ter carácter, atitude, querer, antes partir que dobrar, et, etc....nada tem a ver com arrogancia ou arrojado...
...Tá ver, por ao jeito!!! Também para aproveitar e por aí fora..

Sinto muito, mas eu detesto quando, ouco: perder por poucos ou vitórias morais.
Ou ganhas ou perdes.. Na escola dizia-se (lembra-se, talvez) :) Quando vais à guerra, dás e levas LOOOLL !!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 23:23

O que estamos a debater nada tem a ver com vitórias morais, mas sim formas de encarar certos jogos. Não reconhecer que o Chelsea é muito superior, é mera ilusão.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.09.2014 às 23:38

Rui, estamos de acordo enquanto a mera ilusao.
Mas, voce mesmo o diz.........modo de encarar os jogos...Sao 11 contra 11 e nós somos a Costa Rica, por exemplo.... Nao digo mais "o Boavista"LOOOOLL !!!

Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 30.09.2014 às 23:21

Caro Rui,

Concordo com a visão que teve do jogo. Que nervos aquela primeira parte onde viu-se a equipa com medo do chelsea. São muito bons, custaram muito, ganham muito mas a nossa 2ª parte demonstra cabalmente que é sempre possível, desde que se tente tudo e se deixe de bichos papões.

Enorme Patrício, JMário, Nani (aqui e ali um bocadinho demais, havia linhas de passe), Adrien, Carrillo e vou meter o Cedric também nos positivos porque apanhar com hazard e filipe luis não é fácil.

Continuo a dizer para o futebol que jogamos Montero é o avançado agora haja mãozinhas, cabeça e talento para o tirar da depressão que anda metido.

Os centrais....pois.... Mauricio e Sarr dão tudo 110% em todos os minutos, mas um é muito limitado e o outro muito verdinho ainda, P Oliveira entrou bem pode ser que sim....

diego costa é uma versão super optimizada do derley, que grande máquina poderio fisico impressionante sempre apontado à baliza.

O resultado do maribor a meu ver deixa tudo em aberto e como a 2ªparte mostra é possível ainda tudo!!!!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 23:31

Caro RRAleixo,

Eu já esperava que não se entrasse fazer pressão alta, porque não teríamos aguentado os 90 minutos, a exemplo do que sucedeu com o FC Porto.

Sim, Nani esteve muito bem e usou toda a sua experiência e talento para tentar equilibrar o jogo.

Ninguém pode acusar Mauricio e Sarr de não dar o seu melhor, mas o seu melhor não é suficiente.

Paulo Oliveira esteve melhor hoje, porque pela primeira vez jogou na sua posição, do lado direito.

Ainda há muito para discutir, mas o Schalke 04 não vai ser fácil, apesar do resultado de hoje com o Maribor.

O nosso maior problema é a falta de golos e sem eles não se ganham jogos.
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 01.10.2014 às 00:21

Nem tava a falar da pressão alta que colocámos na 2ªparte Rui, ao dizer a expressão "com medo" tava-me a referir àquele deslumbre e nervoso que atrapalha que verifiquei.

Pois POliveira se é como diz e esteve melhor por estar à direita...Tobias joga do lado esquerdo..... para bem entendedor...

Mas não acredito na saída de Maurício mais rápido MSilva muda Sarr acho eu.

Sim a falta de golos é o mais problemático porque se marcámos sempre mais um que o adversário ganhamos, por isso é que me faz confusão ter o tipo de jogo de Nani, Carrillo e Cedric e depois Slim ser o avançado. Pode já ser embirração minha ou preferência cega em Montero não sei...

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 00:26

Eu compreendi meu caro, a referência foi por minha iniciativa.

Salvo por lesão ou castigo, acho que não irão mexer nos centrais e se for a colocar Paulo Oliveira no lado esquerdo, sera um grande erro.

Eu sei que gosta muito do Montero, eu também não desgosto, mas os golos não aparecem, salvo com o Gil Vicente, e temos um ponta de lança que nem da bancada sai.

É necessário fazer algo especial com o Montero, e tê-lo no banco a ver os jogos, não será a solução.
Sem imagem de perfil

De FCS a 01.10.2014 às 00:28

Toca num ponto que eu já me questionei várias vezes. Haverá mais algum central que possa jogar pelo lado esquerdo sem ser o Sarr? E não estou a pensar no egípcio que está magoado.

Se calhar a renitência em mudar explica-se um pouco por aí.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 00:33

O único que se adapta a jogar dos dois lados é o Tobias Figueiredo. Ainda não conhecemos o valor do Ramy Rabia, mas é mais um jovem. Aquela defesa precisa de alguém maturo e mandão.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Bórgia a 30.09.2014 às 23:34

E o Maribor é a pior equipa da Champions. Fará se não fosse.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.09.2014 às 23:41

E esta é a sua contribuição para o debate sobre o Sporting e Chelsea ???
Sem imagem de perfil

De Alexandre Bórgia a 01.10.2014 às 15:55

Contribuição? Discussão? O que você quer não é nada disso, e eu não tenho vagar para lhe encher o ego...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.09.2014 às 23:52

Acho muito estranho que ainda ninguém aqui ainda tenha falado do penalty sobre o Carrillo....Até o próprio jogador, acho que o Fábregas, com a sua mímica diz tudo.....
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 01.10.2014 às 00:09

Carlos N.T.

Tem razão até o maisfutebol disse que era penalti. Era penalti, antes houve a falta sobre Nani à entrada na área não assinalada, como o Rui já tinha dito o golo deles è precedido de falta, os amarelos digamos que foram sem coerência para os dois lados. O normal quando o endinheirado vai jogar com o pobre...

Já agora e fugindo ao seu comentário mas em relação ao post no geral...É verdade que Rui Patricio fez um jogão mas faz parte do 11 logo desempenhou o seu papel com 100% de eficácia, isto para dizer que amanhã os mesmos de sempre (CSocial, lamps e afins) que dizem que ele é frangueiro amanhã foi o que nos salvou da goleada, coerente.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 00:13

Não estou a ver esse penálti. A falta sobre Nani, sem dúvida, mas foi fora da area.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.10.2014 às 00:18

É logo depois dessa do Nani.... na linha de fundo mas, dentro da área.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 00:20

Não vi ou não me lembro neste momento.

O Carlos cansou o Julius e ele agora não aparece para comentar o jogo :)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.10.2014 às 00:26

Ò Julius, volta... estás desculpado LOOOOOLL !!!
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 01.10.2014 às 01:38

Era penalty sem duvida - carrillo foi ceifado

O Rui esteve muito bem, mas está la para isso, sem GR tinhamos levado 5 ou 6, mas no futebol nem todas as ocasioes dão golo, senão também tinhamos marcado

MS teve receio de destruir o trabalho de LJ, mas são os jogadores que lhes estão a mostrar quem deve ou não ser titular, Jonathan teve a sua oportunidade e aproveitou-a, Rosell mostrou que pode ser pelo menos alternativa a William e hoje Paulo Oliveira, mostrou que está muito acima de Sarr

Já agora seria assim tão grave se Mauricio jogasse do lado esquerdo ? pela sua maneira de jogar não me parece, mas pode ser que o Sarr com o P.O. ( a confirmar-se a lesão de mauricio) tenha um desempenho diferente

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 02:43

Assim como Paulo Oliveira não se adapta a jogar do lado esquerdo, o mesmo poderá ser o caso de Mauricio.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 01.10.2014 às 02:56

Mais vale tarde que nunca mas aí estou...:)
Li o que todos escreveram.
Sim é falta nítida sobre o Nani e Carrillo.
Patrício... pois claro, grande nível, está numa super forma, Com um guarda redes deste calibre quase que nem precisa defesa. Chegámo ao ponto de sentir que os defesas podiam falhar porque o Rui iría resolver, o problema é que os defesas tambem começaram a pensar o mesmo e vá de falhar e falhar. De Sarr já cansei de comentar e obviamente que a culpa nao é dele mas volto a referir que falta-lhe ....e muito para poder jogar no Sporting e isso faz desiquilibrar demasiado toda a equipa. Disse aqui e volto a dizer; quanto é que nos vais custar essa teimosia de decisão , pontos e dinheiro em todas as competições.
Já agora e para o amigo Carlos este árbitro do jogo foi .....PENDEJO , protecionista dos ricos com necessidade urgente de ir ao oftalmologista.
Fala-se muito (Mourinho) que podiam ter sido 4 ou 5 mas lembro que para entrarem os 5 primeiro terão que entrar o 2º depois o 3º e o 4º para chegarem lá, até parece nao saber das reações do adversário em cada golo que possa entrar.
Tenho uma outra opinião do cumprimento do Mourinho ao Patrício, pura ironia, mordaz, Mourinho demonstrou tambem um pouco da sua vaidade perante o público e quando se dá os parabens só ao guarda redes é a forma de querer-se super valorizar, demonstrar que foi avassalador o domínio do Chelsea, ou que só existiu Chelsea no jogo, mas nao foi só o Patrício que merecem cumprimentos neste jogo, Carrillo e Nani e a espaços Maurício e Adrian tambem os mereciam.
Atravessar o campo directo a Patrício é querer dar a imagem de que só existiu o Guarda redes no Sporting e é injusto para a equipa.
Estou perplexo com o empate do Maribor na Alemanha, ao nivel do que jogamos hoje e contra o Porto teremos muitas hipotesses de passar esta fase de grupos.
Uma ultima nota e para o Chelsea é que tivemos mesmo "Hazard" no jogo, que grande jogador este pata na verdade.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2014 às 03:19

Caro Julius,

A realidade é que com ou sem esse gesto de José Mourinho, Rui Patrício foi a figura fulcral do jogo.

Já tinha um post preparado nesse sentido e o pessoal poderá debater esta questão mais logo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.10.2014 às 08:33

Ontem o Rui Patricio com uma exibição assombrosa quis nos dar a todos a possibilidade de conseguir disputar o jogo com o Chelsea dando-nos uma hipótese que ao inicio poucos pensariam que fosse possível ... mas houve um "senhor" em campo (deve ser um primo do Lopetegui c...) que achou que o desnível inicial entre as equipas não era suficiente e com toda a sua falta de carácter e ética conseguiu branquear pelo menos uma expulsão 2 livres perigosos à entrada da área do Chelsea e claro está um penalti aos 83 minutos, a juntar a isto um rol de faltas atacantes do Chelsea em que valia tudo para ganhar a posição ou "roubar" a bola aos jogadores do SCP!

Era escusado!

Parabéns aos jogadores e ao MS pela exibição de garra e superação que efetuaram face a um adversário de um outro nível que não o nosso!
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 01.10.2014 às 09:00

Não gostei nada do arbitro? O critério disciplinar do árbitro foi péssimo. O Schurrle deu mocada até dizer basta e tenho a impressão que nem amarelo levou. E o Filipe Luís levou um amarelo só aos 75 min. bem sei que podia ter mostrado vermelho ao Maurício também.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo