Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

mw-320.jpg

 

Rui Santos comenta a saída de Paulo Gonçalves do Benfica, avançando que a constante defesa pelos encarnados do assessor jurídico poderá comprometer o clube da Luz:

 

“O Benfica quis proteger o Paulo Gonçalves do Apito Dourado ou do E-toupeira e de outros processos? Aquele comunicado é uma desgraça”.

 

Comunicado: "Na base da proposta do Dr. Paulo Gonçalves estão razões de natureza pessoal, em especial a necessidade de se dedicar à sua defesa num processo judicial, em nada relacionado com o exercício de funções que lhe estavam confiadas na Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD".

 

Em assunto relacionado, leitores pediram ontem para se publicar mais detalhes sobre os processos do Benfica em curso. Pela extensa natureza do tema, limitamo-nos a um breve resumo:

 

Investigação no 'Caso dos Emails'

 

Ministério Público acusou a SAD do Benfica e Paulo Gonçalves de vários crimes no âmbito do processo e-toupeira, incluindo corrupção, favorecimento pessoal, peculato e falsidade informática.

 

O caso teve origem em denúncias feitas por Francisco J. Marques. No dia 6 de Julho de 2017, o director de comunicação do FC Porto denunciou no programa ‘Universo Porto da Bancada’, do Porto Canal, emails que terão sido trocados entre Adão Mendes, antigo árbitro da Associação de Futebol de Braga, e Pedro Guerra, na altura director de conteúdos da Benfica TV, salientando que os mesmos configuram um "esquema de corrupção [na arbitragem] para beneficiar o Benfica".

 

Pedro Guerra acabou por admitir a existência dos referidos emails, no programa da TVI Prolongamento, mas disse que não se lembrava dos seus conteúdos.

 

Luís Filipe Vieira também "comentou" o caso na Assembleia-Geral do Clube "Em relação aos e-mails, desculpem falar à português, tanta m... e zero. Não temos medo de ninguém. Nunca comprámos um filho da p... de um resultado".

 

Caso e-Toupeira

 

Com origem nos emails, o e-Toupeira é outro dos casos que envolve directamente Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, um técnico informático e um funcionário judicial.

 

Paulo Gonçalves é acusado de ter aliciado três funcionários judiciais. Os três elementos foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção activa e passiva.

 

Em causa está a prática dos crimes de corrupção activa e passiva, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal.

 

Paulo Gonçalves terá recebido informações sobre o processo 'caso dos emails' depois de acesso informático indevido a informações que se encontravam em segredo de justiça.

 

Operação Lex

 

Esta investigação do Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e da Policia Judiciária.

 

Num processo que envolve o juiz desembargador Rui Rangel e Luís Filipe Vieira estão em causa alegados crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagens, branqueamento de capitais, fraude fiscal e tráfico de influências.

 

A conversa divulgada pela revista "Sábado" adianta uma conversa entre Rangel e Vieira, que que em troca de um intervenção num litígio fiscal de Vieira no valor de 1,6 milhões de euros, Rangel seria agraciado com um cargo na direcção da escola e Universidade do convidado e seria convidado das deslocações do clube encarnado ao estrangeiro.

 

Caso dos Vouchers

 

O caso dos 'vouchers' surgiu depois de declarações de Bruno de Carvalho no dia 5 de Outubro de 2015 no programa televisivo da TVI. O então presidente do Sporting trouxe à Luz alegadas ofertas do Benfica a equipas de arbitragem que atingiam um valor total de 250 mil euros. No dia 27 de Janeiro de 2017 o processo acabou por ser arquivado.

 

Lavagem de dinheiro

 

Outra das investigações levada a cabo pelo Ministério Público relacionada-se com a alegada transferência de 1,9 milhões de euros do Benfica para uma consultora informática, por uma suposta prestação de serviços. O valor foi posteriormente alvo de levantamento, alertando as autoridades bancárias.

 

De acordo com notícia do Jornal de Notícias, este alegado esquema pode incorrer no crime de fraude fiscal e de lavagem de dinheiro. Já foram feitas buscas no estádio da Luz por parte da Polícia Judiciária.

 

Mala Ciao

 

Numa investigação que foi tornada pública no dia 25 de Julho, o Correio da Manhã revelou  buscas relacionadas com alegada corrupção desportiva, com o Benfica a ser alvo de suspeitas de ter subornado atletas de outros clubes para vencerem ao FC Porto. As contrapartidas envolveriam a promessa da compra efectiva dos respectivos passes dos jogadores. A PJ fez buscas nas instalações do V. Setúbal, Desportivo das Aves e P. Ferreira.

 

A Procuradoria-Geral do Distrito do Porto confirmou que realizou 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais em sociedades desportivas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Manita de prata a 19.09.2018 às 14:24

Este resumo diz tudo e "resumindo" é uma mão cheia de nada, sumo zero. Em 10 anos de emails encontram muito menos do que num mês de Cashball ou Hackers.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.09.2018 às 15:54

Claro, basta dizer que se está a falar do "imaculado glorioso", onde inocência é o tema do dia, todos os dias.

Triste figura que vocês fazem!!!
Sem imagem de perfil

De js1975 a 19.09.2018 às 15:04

Já acreditei mais em Rui Santos sou sincero, contudo temos de ser mais inteligentes a analisar ou interpretar o que lemos e ou vemos.

Já vi várias vezes referido esse excerto do comunicado, não o li todo porque o que vem desses lados também não me interessa assim tanto, mas sinceramente posso ser eu a ver mal a coisa mas queriam o quê? Esse excerto é claro na defesa dos interesses do águias de carnide e a deixar cair o toupeiras sozinho no lamaçal. Quando dizem que "em nada relacionado com o exercício de funções que lhe estavam confiadas" querem dizer que ele atuou sozinho e não a mando de, depois podemos discutir se foi ou não a mando (como eu acho que foi, pelo menos com conhecimento) e isso vai caber ao MP provar, o que mais uma vez e atendendo ao que li no despacho de acusação o MP quanto a essa ligação tem uma mão cheia de nada, espero ao menos que tenham guardado os trunfos para depois. Não entendo o ênfase nesse excerto como uma contradição.

A única coisa que desejo é de que Frederico Varandas seja um corte com o modus operandi generalizado entre esta gente, porque começamos a ver que BC não o era.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.09.2018 às 15:57

No post dei o link para o próprio comunicado que, na realidade, pouco mais diz, salvo agradecer a Paulo Gonçalves pelos serviços prestados.
Sem imagem de perfil

De js1975 a 19.09.2018 às 18:14

Não tinha reparado, li e não consigo perceber onde está a desgraça. Comunicado normalissimo ou estávamos todos à espera que assumissem que o homem é um criminoso do pior? Sinceramente e apesar de tudo acho que o comunicado é do mais banal e sem notícia possível, a não ser o facto de eles deixarem cair de vez o toupeiras.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.09.2018 às 16:00

A saída (queda) de um dos principais cabecilhas do gang é um sinal claro que a justiça está a chegar ao coração do "animal" e a dar início ao desmantelamento da organização (criminosa), enquanto muitos escrevem e comentam numa perda de tempo com os acessórios , forma de aliviarem a sua respiração a justiça avança silenciosa com o essencial. tic tac tic tac......

Com que então eram tetras , pentas....era sempre a aviar!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Artur Pinto Semedo a 19.09.2018 às 23:24

E assim vai o leao...
Ou seja... porque o Benfica tinha acesso ao citius.... ganhou tris, tetras e ate quis o penta

Qualquer coisa serve para justificar o porque de nao ser o SCP a ganhar
Imagem de perfil

De Greenlight a 19.09.2018 às 16:19

O comunicado da Slb-Sad é "state of the Art". Peço desculpa por usar a língua de Shakespeare mas essa língua é a mais adequada para representações teatrais. Vendo bem, o italiano seria até mais apropriado pois estamos perante uma "opera buffa" e no caso concrecto este "libretto" deveria ser levado à cena no Teatro Massimo de Palermo pois aí o enquadramento seria perfeito. Claro que o "librettista" teria alguma dificuldade em ordenar acção em diferentes actos pois o PG tanto é "leal" e "íntegro" como, no exercicío das suas funções, leva a cabo actividades que não estão relacionadas com as tarefas que lhe foram confiadas. O personagem será um Rigolletto? um bobo da corte? Mas Rigolletto (uma obra prima) não é uma opera buffa pois termina tragicamente depois do bobo ter tentado matar "his master"
Sem imagem de perfil

De cova da piedade a 19.09.2018 às 17:21

O manita tens razao o cashall nao e nada ao pe das toupeiras o cashall desconfio que foi uma invencao mesmo que seja verdade em julgamento o benfica ficava reduzido a po
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.09.2018 às 17:40

Outra vez arroz....

Os leitores pediram mais detalhes e o que lhes dá é a mesma coisa?

Os seus posts são sempre interessantes, mesmo quando deles discordo, mas citar Rui Santos, um anão intelectualmente desonesto não acrescenta nada de positivo.

Quanto ao comunicado é óbvio que é um exercício de hipocrisia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.09.2018 às 17:54

Arroz para si, bife para outros...

Publiquei o que já tinha em arquivo e que estava mais ao alcance. Não tenho paciência nem disponibilidade para aprofundar mais as múltiplas questões sobre a mesa. São muitas e deveras complexas.

Lamento que não lhe tenha agradado, mas já era de esperar dado que a visão encarnada acaba por ser cor de rosa!
Imagem de perfil

De Greenlight a 19.09.2018 às 19:19

Recomendo o visionamento do filme de comédia (tinha que ser) francês, "De braços abertos" em que um intelectual rico e de esquerda recebe, em sua (luxuosa) casa, uma família de emigrantes romenos (tradução=ciganos). Pois um dos ditos ciganos é especialista na captura de toupeiras que acabam por ser servidos num guizado aos anfitriões, não me lembro se com ou sem arroz
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.09.2018 às 19:45

Na verdade é um filme com algum interesse, acaba por se tornar previsível, e como comédia é a ir para o fraquinho.

Mas o que retive foi a dicotomia entre o que se faz e o que se apregoa como bom.

Um pouco a hipocrisia e o cinismo que se vê nos implacáveis acusadores do Benfica- faz o que eu digo, não faças o que eu faço.

Mas por falar em filmes, recomendo isso sim um grande filme frances "Intouchables", traduzido para "Amigos Improváveis", que prova que pessoas com interesses opostos e muito diferentes podem ser grandes amigos
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.09.2018 às 19:37

Pois, não deixa de ser verdade que na defesa dos "nossos" se adopte uma visão mais "cor-de-rosa"
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.09.2018 às 17:59

Arroz??? Tem me sabido mais a Filé mignon!!! Agora só falta o champagne geladinho , mas ja vem a caminho.!!!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo