Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

A diferença é "peanuts", mas pela primeira vez em muitos anos o Sporting tem uma folha salarial mais elevada do que a do Benfica. No primeiro semestre deste ano, o clube de Alvalade gastou 31,5 milhões de euros em custos com o pessoal. Um pouco mais do que o Benfica, que totalizou 30,4 milhões.

 

Os dois clubes de Lisboa aumentaram a folha salarial, mas é a do Sporting que mostra um crescimento cada vez maior (ver gráfico). No primeiro semestre deste ano, o clube de Alvalade gastou mais 34,5% em salários do que no mesmo período do ano passado.

 

 

mw-680.jpg

mw-680.jpg

 

Em causa está a política de contratações dos últimos anos, uma aposta da presidência de Bruno de Carvalho que se tornou visível sobretudo desde 2015/16, ano que ficou marcado pela contratação de Jorge Jesus ao rival da Segunda Circular. A 31 de Dezembro último, o plantel do Sporting estava avaliado em 42,4 milhões de euros. Este valor subiu 10 milhões face a 31 de Junho, mercê sobretudo da contratação de Bas Dost. Mas se a análise for um pouco mais longe, então o plantel do Sporting vale neste momento mais 120% (mais do dobro) do que valia a 31 de Junho de 2015, isto é, no final da época antes de Jesus.

 

Apesar de a folha salarial do Sporting estar próxima da do Benfica e de o investimento na equipa de futebol ter aumentado muito, o valor do plantel leonino é significativamente inferior ao do Benfica, que no final da época passada era de 115 milhões de euros. Em grande parte, esta diferença de 170% entre o valor nos balanços dos plantéis dos dois clubes é explicada com o facto de o Sporting ter um peso de jogadores de formação na sua equipa mais elevado do que o Benfica (e, já agora, do que o FC Porto). E os jogadores da formação, como nunca foram transaccionados, são registados no activo a zeros.

 

Isto significa que jogadores como Rui Patrício, Gelson Martins e William Carvalho estão contabilizados a zeros no balanço. Adrien está valorizado em apenas 1,2 milhões de euros porque recebeu um prémio de assinatura. Mas qualquer um destes jogadores teria um valor de mercado, caso fosse vendido, de muitos milhões de euros.

 

O reverso desta valorização do plantel é o aumento dos salários. Neste momento, Jorge Jesus continua a ser o ‘empregado’ mais bem pago do Sporting. Na equipa, os jogadores com salários mais elevados são Bas Dost, Rui Patrício e Adrien.

 

Analisando toda a era Bruno de Carvalho no Sporting, verificam-se dois movimentos nos custos salariais semestrais do clube. Nas duas primeiras épocas, uma queda súbita (de 31% nos primeiros seis meses de 2012/13 face ao mesmo período do ano anterior, seguida de mais 21% no ano seguinte), após a qual há uma subida acelerada (de 94% no primeiro semestre de 2015/16 face ao período homólogo do ano anterior, mais 34,5% no primeiro semestre deste ano).

 

A folha salarial a 31 de dezembro de 2016 mais do que duplicou (um crescimento de 107%) face ao primeiro semestre da primeira época de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting.

 

Nota: No segundo semestre deste ano, é provável que o Sporting venha de novo a ter custos salariais inferiores aos do Benfica. É que a venda e a devolução de jogadores emprestados também significa pagar menos salários, podendo estimar-se que pague entre menos 4 a 5 milhões de euros nos últimos seis meses desta temporada do que pagou no primeiro semestre.

 

 

Artigo de Lídia Paralta Gomes e Pedro Santos Guerreiro, jornal Expresso.

 

publicado às 04:05

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


48 comentários

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.03.2017 às 15:49

Schmeichel,
É bom estar de volta ao debate. Os seus comentários, mesmo que seja pelo absurdo, animam a discussão. Dê as voltas que der, os seus argumentos acabam sempre por arranjar maneira de desculpabilizar os erros da Direcção, como se vê neste caso concreto.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 14.03.2017 às 16:09

Nação Valente,

Deixe-se de tretas.... qual debate?!? para haver debate, primeiro tem de se respeitar as opiniões dos outros... coisa que o Camarote não o faz, excepto de batermos no Presidente eleito por 86% dos sócios do Sporting.... e isso não é um debate, é um monólogo anti-BdC!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 14.03.2017 às 16:17

E já agora.... para haver esse conceito teórico de debate não se deveria eliminar comentários, só porque fiz uma critica ao Camarote Leonino.... ou para não ser eliminado, tenho de me vergar às vossas Excelências?! é esse o vosso conceito de liberdade de expressão?!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.03.2017 às 16:43

Schmeichel,
Com todo o respeito já fez o seu número de "calimero" ou se quiser desabafou as suas mágoas. Pela parte que me toca nunca lhe faltei ao respeito. Nem a si nem a ninguém. Debater ideias é o que aqui se faz. Neste post, por exemplo, apresentou os seus argumentos livremente, mas tem de admitir que podem ser contestados, como aconteceu. Não sei porque lhe eliminaram um comentário. Acho estranho que seja apenas por uma simples crítica, como acho estranho que se queixe de falta de liberdade de expressão onde se pode opinar dentro das regras de convivência. Quanto a "batermos no Presidente eleito" para usar as suas palavras, é um direito que qualquer sportinguista tem, independentemente deBdC ser eleito por 86 ou 99 por cento. Da mesma forma que V. E. (expressão sua) tem direito a defendê-lo. E por fim quero lembrar-lhe que nem sempre as maiorias estão certas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.03.2017 às 16:47

O Schmeichel é um autêntico fanático que recusa compreender que para ofender terceiros não é necessário recorrer a insultos e/ou impropérios.

Os seus comentários são invariavelmente ofensivos por o caro recorrer a todos e quaisquer meios ao alcance para defender a "dama", mesmo perante factos incontornáveis.

Se a sua ideia agora é "atacar" este espaço bateu à porta errada. Além do mais, é um ingrato que não reconhece que, aqui, tem gozado em pleno de liberdade de expressão, há muito.

Não pretendo comentar mais este assunto e deixo desde já o alerta que não lhe vou permitir mais "ataques" avulsos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 14.03.2017 às 17:54

Nação Valente,

Como é óbvio a minha critica dirigia-se ao Rui Gomes.... ao eliminar os meus comentários nunca saberemos se de facto a minha critica era ou não justificável.... é a vantagem de os eliminar!

Depois.... eu comento no Camarote creio que vai para uns 2/3 anos.... eu sempre disse que o Camarote era dos blogues mais respeitadores de opiniões distintas.... até que me aconteceu a mim, a edição e ameaças de bloqueio aos meus comentários, só porque tenho outra visão.... o Rui Gomes acha ofensivo eu ter outra opinião..... pois eu acho muito mais ofensivo acusarem-me de ser pago para comentar aqui no Camarote.... e olhe que o Nação Valente já me fez igualmente essa acusação....

Eu não comentei nas ultimas 2 semanas e poderia facilmente vir esfregar na vossa cara a derrota estrondosa que a oposição teve.... preferi respeitar o vosso espaço! Mas como os meus comentários são ofensivos, portanto tenho de repensar se não é melhor deixar-vos a falar sozinhos....
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.03.2017 às 19:53

Schmeichel,
Não tenho nenhuma lembrança de o ter acusado de ser pago para comentar no CL. Deve haver algum mal entendido, pois não me pronuncio sobre o que não sei. Quando muito posso tê-lo considerado fundamentalista na defesa do seu status quo. Quanto ao resultado das eleições no Sporting está a laborar num equívoco. Eu ( e penso que muita gente, aqui no blog), não assumi qualquer compromisso com a candidatura da oposição. Foi elogiada pela coragem de se opor ao situacionismo, mas se estivesse estado atento tinha percebido que se desejava outra(s) candidatura. Portanto não venha com essa lenga lenga do "esfregar na cara". Não há uma oposição, mas oposições. Quanto a comentar ou não, é uma opção sua, como é óbvio. Na parte que me toca respeito todos os comentários feitos com correcção. Falar sozinhos? Não seja tão dramático! Isto é apenas um espaço de debate e reflexão.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 14.03.2017 às 20:06

Caro Rui,
As minhas desculpas por ter alimentado este "lavar de roupa suja" com o comentador Schmeichel. Eu talvez por ser um pouco mais conciliatório, não o consigo levar tão a sério. Apesar das justas razões apresentadas, creio que anda por aí muito pior.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.03.2017 às 22:31

Não há problema algum. Creio que estamos a dar importância de mais a este assunto.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 15.03.2017 às 11:15

Nação Valente,

Não vou prolongar esta discussão estéril.... mas você chegou-me a perguntar se "Você é real ou é um holograma do Bruno?"
Parto do pressuposto que fazia a alusão de que ou eu era o BdC, ou então eu era pago para o fazer.... é o que pressupus das suas palavras.

Depois para terminar, não é verdade que o Camarote Leonino não fez parte da oposição a BdC.... quando tem como escritores o CityLion e o Ricardo Leão! E por aqui me fico....

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo