Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Se os Presidentes da nossa I Liga imitassem a atitude de Sandro Rossel em casos semelhantes, dentro da respectiva dimensão, duvido que a maioria estivesse ainda a liderar um clube. Desde anunciar contratações por valores abaixo daquelas que foram pagas (o que parece ter sido este caso) a anunciar vendas por valores muito diferentes dos reais, infelizmente sabe-se que quase tudo ainda é possível em Portugal, mesmo com o advento das SADs.
No caso do Sporting, que é que mais me interessa, existe há muito o receio entre os sócios de sermos enganados por este tipo de comportamento numa indústria já de si com má fama.
Por falar em má fama é inegável que, justa ou injustamente, muitos sportinguistas, nos quais me incluo, não têm grande confiança a este nível em Bruno Carvalho. Há quem defenda que ele até pode roubar / lavar dinheiro, etc. desde que a equipa de futebol ganhe. Escusado será dizer que obviamente um clube como o nosso não pode pactuar com esse tipo de comportamento, embora admita que é uma forma de estar, há muito instalada nos nossos rivais, que tem vindo a fazer a sua evolução em Alvalade e hoje já não somos tão diferentes como eu, talvez ingenuamente, gostaria que fossemos.
Temos desde há alguns meses na administração da SAD do Sporting o Dr. Guilherme Pinheiro, da empresa KPMG. Trata-se de uma pessoa que foi obviamente colocada nesse lugar pelos nossos credores, como contrapartida à reestruturação acordada, para agir como “controller”, ou seja alguém que controla os custos do clube e garante que o Sporting faça aquilo que se comprometeu a fazer na reestruturação financeira, cujo maior mérito na elaboração sei que até é dele e foi um grande serviço que prestou ao nosso clube. O mais curioso, ou talvez não, é que o Dr. Guilherme Pinheiro vem da empresa que auditava as contas do Sporting, o que surpreendentemente não foi criticado nem tão pouco questionado pelos actuais “lambuças”, alguns dos quais tanto gostam de “arrasar” os meus posts.
Custa ter lá dentro da SAD uma espécie de “troika” até por uma questão de orgulho leonino, mas acredito ser importante termos algumas garantias (que sei nunca serão totais) de que não iremos cair nos mesmos erros, como agora no todo-poderoso Barcelona. Pelo que consegui saber, o Dr. Guilherme Pinheiro tem feito um trabalho meritório e positivo para o Sporting, mas bem difícil e até dificultado. O nosso Presidente diz publicamente que o manda embora quando quiser, mas, como em tantas outras coisas que diz, sabe bem que a realidade é diferente.
PS: Desde o início da época estava convencido que este ano iríamos chegar a uma final de Taça, ainda tenho esperança que amanhã consigamos ultrapassar o Porto, mas não gostei nada da forma quase arrogante como o Leonardo Jardim (será que aquilo se pega?) falou do jogo com o Penafiel como se fossem “favas contadas” ganhar o jogo. Para além disso, desmentiu publicamente o Presidente do Sporting que nos garantiu que não haveria entradas de jogadores em Janeiro e disse que até ao final do mês afinal já existe essa possibilidade. Se se está a referir à chegada de Nani, ele seria muito bem vindo!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.