Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Santa Casa de Alvalade

Esfinge, em 12.05.19

 

21449061_E3SCt.jpeg

 

Escrevi recentemente sobre uma mania que é frequente nas contratações do Sporting para o futebol: somos uma casa milagreira, por isso não há antiga "jovem promessa" do futebol mundial que não passe por cá na tentativa da carreira ficar recuperada. Desde o Tomas Skuhravy até ao recente Vietto, as direcções do Sporting, todas elas sem excepção, vão enfiando estes barretes.

 

E, com muitas honrosas excepções (Coates), tem dado asneira e prejuízo.

 

Mas faço uma simples pergunta, tão rápidos somos a dar a mão a quem vem de fora, porque demoramos tanto a apostar em quem de cá saiu?... Neste particular falo de Rúben Semedo. Na sua primeira época a titular fez uma excelente dupla com Sebastián Coates. Depois perdeu algum gás, mas acabou por sair por cerca de 14 milhões de euros (excelente negócio).

 

Fez asneiras graves, andou aos caídos e voltou a Portugal, para o Rio Ave. Aparentemente estabilizou e ganhou maturidade na vida fora do campo. E isso reflecte-se: tem sido titular, tem ganho confiança (2 golos marcados em 12 jogos), as qualidades que lhe reconheciam têm vindo ao de cima. Foi expulso na última partida, mas são incidências de jogo.

 

21449062_jund3.jpeg

 

De certeza que não seria uma contratação cara, nem terá um salário alto - sendo um risco baixo. E, se correr bem, o Sporting ainda poderia voltar a ganhar dinheiro com o jogador. Este de certeza que ficaria agradecido por uma nova oportunidade no Clube de formação e coração.

 

E,  ao contrário de outros que fazem hoje parte do plantel, nunca desmereceu o Clube. Há coisas que não esqueço - gratidão e ingratidão são algumas delas.

 

publicado às 05:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 12.05.2019 às 09:03

Esfinge------ O jogador em causa foi muito mal tratado pela CS, pois teve sempre honras de um cadastrado, que roubou algo e foi preso onde esteve alguns meses na cadeia . Não sei porque razão mas a verdade é que deturpam os factos para destroçarem as pessoas. Penso que toda a gente já percebeu , que ele agiu mal, pois deveria ter ido à policia fazer queixa de quem o roubou e que tentou reaver o seu dinheiro através de acções que são condenáveis. Muitos de nós se calhar faziam o mesmo, pois cada um tem a sua forma de estar na vida.
Já tinha pensado porque razão o SCP não deu uma oportunidade a um jogador que contribuiu com 14 milhões menos as malfadas comissões. Não tenho dúvidas que o Semedo é melhor que os outros centrais sentados no banco. de suplentes. Se algum dos efetivos saírem ficamos mal, pois o que fica é pouco para as necessidades da equipa. Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 16:09

Concordo - mal não fica ao Sporting dar a mão a alguém da casa. E acredito que haveria retorno, porque o Semedo, com outra maturidade e acompanhamento efectivo, poderá ainda dar muito ao Sporting.
Eu até acho que já o vi a jogar a 6 e fiquei bem impressionado (há uns anos).
E não é, seguramente, pior do que o Ilori, André Pinto ou Marcelo.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 12.05.2019 às 09:47

Também não acho que o Vietto vá ser grande reforço, acho que vai ser um barrete.

Quando ao Ruben Semedo, sinceramente não é jogador (apesar de ser da formação) que tenha grande confiança, nem que aprecie. Preferia que tivéssemos ficado com o Merih Demiral esse sim com grande potencialidade.

Ele saiu do Sporting não só pelo rendimento desportivo irregular, mas também por uma situação de tensão que ocorreu no final da sua última época no Sporting. Após uma derrota na Feira, perante os protestos (mais do que justificados) dos adeptos depois de uma fraquíssima prestação do Sporting ele disse que não estava para se chatear e se continuassem a reclamar quando chegasse a Lisboa ia para o Marquês de Pombal festejar o título do Benfica.
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 16:06

Caro Aracaçu, desconhecia esse episódio.
No entanto, apesar de algumas reservas, acho que o Semedo ainda não fez toda a evolução possível. E poderia ganhar num ambiente conhecido, em que se sentisse apoiado. A maturidade, seguramente, será outra e talvez tenha aprendido. Seguramente não será pior do que outras contratações que vamos fazendo todos os anos para a posição. Mal por mal, é da casa.
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 12.05.2019 às 12:15

Bom dia,

Para mim não tem condições para jogar no SCP fez uma boa época a 2 foi muito fraca, foi para Espanha e falhou jogar no Rio Ave não é o SCP gelson dala é exemplo disso.

SL
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 16:04

Eu também esperava mais da segunda época, mas acho que ainda está longe de ter atingido o pico. Os centrais demoram mais tempo a amadurecer, e acho que o Semedo ainda pode evoluir mais - se quiser, claro. Por outro lado não é pior do que o Ilori, e é, seguramente, mais barato.
Perfil Facebook

De Henrique Pinto Costa a 12.05.2019 às 12:48

Rúben Semedo, tem de jogar, mais uma época, para recuperar, a vir neste momento, ia para o banco! Vietto, não pode aos 25 anos ser comparado com jogadores que vieram com mais a 30 anos! Não vingou no Atlético? Também João Pinto, Gaitan, Jackson, Gelson, e muitos outros craques! Vietto pode muito bem recuperar confiança e forma, e ser uma mais valia, até financeiramente no futuro!
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 16:02

Caro Henrique,
Acho que pode recuperar no Sporting facilmente.
Sem querer entrar em consideração com os nomes que adiantou, no fundo, a minha pergunta é - e vamos arriscar 4 milhões ano numa incógnita? Sendo os bens escassos e as necessidades muitas, acho que se deveria optar por um investimento mais seguro.
Sem imagem de perfil

De altaia a 12.05.2019 às 21:55

Meu caro foi com os velhos André Cruz e um guarda redes aposentado foi com um Keita reformado com um Acunha em final de carreira que fomos Campeões...!
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 23:26

Caro Altaia, eu não me devo ter explicado bem.
Os jogadores que referiu: Schmeichel, o André Cruz, e presumo que tenha querido dizer Acosta, e pode juntar mais recentemente o Mathieu, quando vieram para o Sporting, já tinham tido, até àquele momento, uma carreira fantástica, e de que se podiam orgulhar.
Vieram para o Sporting, não para recuperar a carreira, mas para nos dar uma mais-valia desportiva, de maturidade e de profissionalismo.
A quem me refiro no texto é àqueles jogadores que, enquanto jovens, se achava que iam ser estrelas, mas depois não deram em nada. Como o Ilori que foi para Inglaterra a achar que ia ser o maior do mundo, mas agora voltou a ver se consegue ser algo. E, pelo que tem demonstrado, nem cá tem lugar. O caso mais flagrante dos últimos tempos é o Renato Sanches, que de super-vedeta, está a correr o risco de desaparecer. É a esse tipo de jogadores que me refiro. E que o Sporting tem a mania de achar que consegue dar a mão para eles inverterem os falhanços em que se estão a tornar.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 12.05.2019 às 16:16

Caro Esfinge

Afinal parece que já está decidido: Vietto será jogador do Sporting. Trata-se de um atleta com grandes qualidades, que foi disputado pelo Atlético de Madrid e Barcelona, mas depois sabe-se como foi.

Encaro a contratação dele com algum optimismo, sabendo como é complicada a adaptação ao futebol em determinado país. Mitroglou era um flop no Fulham, Jonas (creio) no Valência, Adrian Lopez agora no FC Porto, e assim por diante. Mas, é verdade que nós temos uma história de desilusões. Só nos últimos vinte anos recordo-me de Kirovski, Spehar, Purovic, Caicedo, Pongolle e Bojinov.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.05.2019 às 16:36

A título de curiosidade, o Caicedo, desde que saiu do Sporting, já passou por outros seis clubes, contabilizando 62 golos, 36 dos quais no campeonato espanhol.
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 17:31

Vamos lá a ver. O Caicedo precisou de 9 anos para marcar esses 62 golos - uma média que não chega aos 7 golos por época. Em Espanha fez 36 golos ao longo de 5 épocas, uma média de 7,2 golos. Não é com jogadores destes que seríamos ou seremos campeões. Para isso temos o Diaby que leva 4 golos. O Carlos Bueno marcou 7 golos (ok, 4 foram num único jogo) em 18 jogos.

Eu acho que não me estou a fazer perceber - vamos assumir o compromisso de pagar 4 MILHÕES de euros POR ÉPOCA a um tipo que tem marcado abaixo dos 5 golos por época nos últimos 4 anos? Sou só eu que acho isto um desperdício de dinheiro? Repito o que escrevi, o Vietto representa um investimento a 5 anos de 20 milhões por alguém que não tem feito nada de jeito nos últimos 4 anos. É sensato?
Imagem de perfil

De Esfinge a 12.05.2019 às 17:17

Já aí está uma bela colecção de cromos.
Existe o mito de que o Jonas no Valência foi um flop e estava encostado. O Jonas em 4 anos fez 157 jogos e 51 golos - uma média de quase 40 jogos por época. Não marcava era o que veio a marcar cá. Existe diferença entre ser um flop e não ser extraordinário.
O Mitroglou só esteve um ano no Fulham, só jogou 3 jogos. Na época anterior fez, acho que, 40 jogos, 20 golos.
Com Vietto não se pode falar de adaptação. Está na Europa há 5 anos, chegou ao Villareal em 2014, e marcou logo 20 golos. Foi contratado pelo Atlético por 20 milhões. De lá para cá, desapareceu. Nas últimas e épocas, marcou 19 golos (uma média de 4,75 golos por temporada - sendo que na última marcou 1 golo). Estou sempre a queixar-me do Diaby, mas este ano já marcou 4 golos - comparado com o Vietto, é um matador perigosíssimo! E não custa 4 milhões por ano.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo