Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Os dois jogadores foram lançados no escalão sénior por Laszlo Boloni, o último treinador campeão nacional pelo Sporting em 2001--2002, época em que debutou Quaresma - Ronaldo só se estreou em 2002-03. Passaram muitos anos mas o romeno continua a mostrar uma admiração sem limites pelos dois futebolistas:
«Hoje em dia são dois jogadores com grande experiência, talento e que gostam de jogar por Portugal, que na minha opinião tem uma óptima selecção.
Eu tenho a certeza do que vou dizer: não há jogadores no mundo com mais talento do que Ronaldo e Quaresma. Eu olho para as selecções que estão no Europeu e não há nenhuma - nem a França, nem a Espanha, nem a Itália, nem a Alemanha... - que tenha avançados com o talento de Ronaldo e Quaresma. Por isso, se me perguntar se Portugal, que tem muitos jogadores com grande maturidade, pode ganhar o Europeu, eu digo que sim, pode muito bem vencer. Nesse capítulo isso será mais importante para Ronaldo. Desejo muito que ele e Quaresma façam grandes exibições, o treinador vai dar-lhes confiança para fazerem tudo e, se falei da importância do Euro para Ronaldo, não tenho grandes dúvidas de que Quaresma pode ser uma das figuras do torneio».
Não por mero acaso, tenho o "Bloco de Notas" que Laszlo Boloni publicou e, se a memória não me falha, já tive ocasião em um outro texto de referir esta observação do antigo treinador do Sporting:
«Vale a pena fazer aqui uma reflexão mais demorada sobre Quaresma. Até porque foi exactamente contra o Standard de Liège que este jovem me convenceu em absoluto sobre as suas potencialidades. Ele fez um grande jogo. Após este encontro comparei-o, nas minhas anotações, a um Mustang difícil de dominar. Anotei esse comentário com um grande ponto de interrogação. Perguntava-me, "será que algum dia ele conseguirá aceitar determinadas regras que o podem tornar um bom cavalo de corrida, com bom galope, ou nunca irá aceitar as regras e permanecerá um Mustang que corre livremente mas sem rumo?"».
Passados tantos anos, é discutível se Ricardo Quaresma alguma vez "aceitou as regras", mas é muito possível que venhamos a assistir a algo muito especial neste Campeonato da Europa com os dois "meninos" de Laszlo Boloni.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.